O ex-diretor do presídio de Cataguases, Alan Neves Ladeira Rezende, foi nomeado no último dia 30 de setembro, Superintendente de Segurança Prisional da SUAPI - Subsecretaria de Administração Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Desde o dia 1º de outubro, Alan Neves, responde pela nova função como responsável pela coordenação preventiva e coercitiva de crises em quase 150 unidades e pequeno, médio e grande porte espalhadas por Minas Gerais, além de administrar cerca de 20 mil agentes penitenciários, centenas de viaturas e todo o material bélico utilizado nestas unidades, revelou ao Site.
Conforme explicou, a Superintendência Prisional é composta pela Diretoria de Segurança externa que são as escoltas municipais, estaduais e interestaduais, pelo comando do COPE - Comando de Operações Penitenciárias Especiais - pela Diretoria de Segurança Interna, responsável pelas normativas de segurança dentro das unidades penais, além da Diretoria de Apoio Logístico, que abastece as unidades prisionais com materiais em geral, além de viaturas, e equipamentos como armas, munições, coletes, aparelhos de raio X entre outros. "É uma pasta com um espectro muito amplo de ações e diversas demandas e, já pude perceber, exige muita dedicação", afirmou.
Feliz e ao mesmo tempo surpreso com a nomeação que definiu como "um presente por seus doze anos de dedicação à instituição que me acolheu desde que cheguei", o novo Superintendente revela disposição. "Vamos trabalhar de forma simples e visando o atendimento de todas as unidades igualitariamente, objetivando as prioridades e o nosso planejamento", enfatizou. Alan Neves fez um trabalho relevante à frente do presídio de Cataguases, onde permaneceu por vinte e cinco meses e, inclusive, lançou um livro com poemas escritos pelos reeducandos, entre outras ações que mereceram o reconhecimento da sociedade. Alan também revelou que reuniu-se com o diretor do presídio de Cataguases quando "coloquei-me à disposição dele para que possamos trabalhar juntos no sentido de trazer novas melhorias para a unidade daqui", contou.{{banner-interno}}
A Polícia Militar Rodoviária de Dona Eusébia e Bombeiros da região fizeram a retirada de um carro que caiu em um açude na MG-447, entre as cidades de Miraí e Guiricema, na manhã deste sábado, 3 de outubro. Segundo informou a polícia, o corpo do motorista, foi identificado como Bruno Augusto Seco, 28 anos, morador do bairro Planalto, em Muriaé.
De acordo com a Polícia, o condutor teria perdido a direção do veículo, que saiu da pista e caiu dentro de um açude. Ainda conforme os policiais viajava com um militar que conseguiu sair do veículo e teve ferimentos leves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Miraí, onde foi medicado e liberado.Corpo carbonizadoO corpo de um homem identificado como sendo Danilo Belarmino de Aguiar foi encontrado carbonizado em um pasto na Serra de Pirapanema, distrito de Muriaé, no início da manhã deste sábado, 3. Ele estva desaparecido desde a última quinta-feira, 30. A Polícia Militar esteve no local, bem como a Perícia da Polícia Civil. Segundo a PM, a notícia sobre o corpo chegou via 190, com informações de que funcionários da propriedade rural haviam achado o cadáver em um determinado ponto do pasto. O corpo está muito queimado e a suspeita inicial é de que o homem tenha sido assassinado. Nenhum documento foi encontrado no local. (Fotos gentilmente cedidas pelo site Interligado Online){{banner-interno}}
Vem aí, organizado pela In. model agency, o primeiro concurso Miss e Mister de Cataguases nas categorias infantil (7 a 9 anos), juvenil (10 a 12 anos) e teen (13 a 17 anos), que vai selecionar candidatos para participar, em 2016, de certame a nível estadual, podendo ser uma ótima oportunidade para quem deseja representar Cataguases e brilhar nas passarelas.
No dia 17 de outubro, às 13h, no Museu da Energisa, com as crianças e jovens inscritos, será realizada a primeira seletiva do concurso, que vai definir os candidatos mais bem preparados para disputar a final, no dia 21, às 20h, no salão social do Clube do Remo.Os vencedores ganharão, além da vaga no concurso estadual com todas as despesas pagas, a coroa, a faixa e o troféu de campeões, brindes do comércio local, um book fotográfico e o contrato de 1 ano com a agência produtora do evento. Para participar, o candidato deve, acompanhado de seu responsável, comparecer a uma das lojas O Boticário e preencher a ficha e realizar a inscrição que custa R$ 10.
Conforme destacou Pathê Alves de Souza, que coordena a iniciativa em Cataguases junto com o seu sócio Alexandre Rodrigues Vieira, o concurso objetiva revelar talentos propiciando que eles sejam projetados na mídia e tenham contato com a passarela, ganhando condições de alavancar possíveis carreiras de modelos.
"Os concursos de miss e mister hoje estão voltando com toda força em todo o Brasil", ressaltou Pathê, reiterando que a participação de Cataguases em eventos desta natureza vem se consolidando cada vez mais. Otimista, Pathê espera um grande número de participantes porque "Cataguases é, antes de tudo, uma cidade de gente bonita", completou.{{banner-interno}}
Miraí começa a se preparar para realizar, pelo terceiro ano consecutivo, o seu já famoso Festival de Samba e Petiscos. A terra do genial Ataulfo Alves está festejando o bom samba e fazendo homenagem à culinária de boteco através de petiscos que são o acompanhamento ideal para quem gosta das batidas do surdo e do tamborim. A iniciativa é do produtor cultural Fausto Menta, idealizador deste e de vários projetos de sucesso na região, e conta com o apoio da Prefeitura de Miraí que tem no prefeito José Ronaldo Milani, um grande incentivador e amante do bom samba. O Festival conta ainda com o patrocínio da Energisa, Governo de Minas Gerais e apoio cultural da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.
O Festival de Samba e Petiscos de Miraí é um grande encontro de talentos e uma oportunidade única na região para assistir a shows de samba de qualidade e gratuitos em uma cidade aconchegante, tranquila e com uma infraetrutura impecável. A avaliação é do prefeito José Ronaldo Milani e não há nela exagero algum. Miraí está acostumada a grandes eventos como por exemplo, o carnaval, que recebe milhares de turistas, entre outras festas durante o ano. Em sua terceira edição, José Ronaldo espera confirmar outra expectativa: a de que o festival se torne a segunda maior festa da cidade em termos de público. "A gente percebeu um crescimento da primeira edição para a segunda e estamos trabalhando para que este ano mais pessoas prestigiem a festa", completou.Se depender da programação a terceira edição do Festival de Samba e Petiscos de Miraí vai ser mesmo um sucesso. A receita de dois shows por noite será mantida e desta vez, Fausto Menta, um grande incentivador dos talentos regionais, abriu ainda mais espaço para os artistas da região mostrarem seu samba. Desse modo, quem vai abrir o Festival este ano é a talentosíssima Thaylis Carneiro, na quinta-feira dia 15 de outubro. Logo depois, sobe ao palco a banda Boka Loka. Na sexta-feira, 16, o primeiro show da noite é do grupo Exige o Tom e, em seguida, é a vez Dudu Nobre, um dos maiores nomes do samba nacional. Encerrando o festival, no sábado sobem ao palco do festival prometendo muito samba no pé e animação para o público a consagrada Sandra Portella e, na sequência, o grupo Swing e Simpatia.
Enquanto o samba "come solto" no palco diversos bares estarão abertos oferecendo deliciosos petiscos ao público. Fausto explica que em cada um deles terá um cardápio específico assegurando a qualidade das iguarias que lá serão servidas. "Vale a pena experimentar cada um dos tira-gostos porque são muito gostosos. E fresquinhos, feitos na hora", afirmou. Sobre o festival, a expectativa é de um grande evento. "Estamos trabalhando com muito carinho e dedicação para oferecer ao público um evento de qualidade como sempre fazemos. Por causa do momento dificil vivido pelo país algumas dificuldades surgiram, mas aqui em Miraí, especificamente, a prefeitura é uma parceira que abraça o projeto e isso facilita muito, então não tenho dúvida de que teremos um excelente Festival", finalizou. {{banner-interno}}
Outubro é mês de lembrar, em especial, a importância da prevenção contra câncer de mama e, no mundo todo, diversas entidades realizam ações em torno do assunto, com palestras e campanhas que visam conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre essa doença que faz muitas vítimas, mas pode ser vencida com tratamento adequado, sobretudo, se diagnosticada precocemente. Neste mês, grandes edificações são iluminadas de rosa, cor símbolo da campanha, e as autoridades em Saúde se mobilizam, junto com profissionais do setor, formando grandes equipes imbuídas de levar ao público informações verdadeiras acerca do tema.
Em Cataguases, a programação do Outubro Rosa começou logo no primeiro dia do mês, às 19h, com uma conversa ministrada pelo médico Vinícius da Costa Klein, responsável pelo atendimento oncológico no Município. No Centro Cultural Humberto Mauro, ele explanou sobre as inovações do tratamento contra o câncer de mama e, segundo destacou a coordenadora do evento, Cláudia Cerqueira, o médico abraçou a campanha desde a primeira edição realizada em 2011, sendo considerado uma referência na programação.
Conforme destacou Cláudia, o próximo encontro no âmbito do Outubro Rosa em Cataguases acontecerá no dia 15, também no Centro Cultural Humberto Mauro, às 19h, quando diversos profissionais que dão suporte ao tratamento do câncer de mama vão se pronunciar. "Nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira, assistente social, enfim, esse grupo de profissionais fará uma mesa redonda para falar o que deve ser feito com o paciente de câncer de mama no pós-operatório", destacou a coordenadora do evento, acrescentando que, no dia 30, o encerramento do Outubro Rosa acontecerá no Centro de Convivência da Terceira Idade.Nessa ocasião, Cláudia fará o lançamento do livro que escreveu contando sua história desde quando recebeu o diagnóstico de câncer. Funcionárias dos Correios, Cláudia considera que realizar a campanha Outubro Rosa é fundamental para que as pessoas tomem ciência de que "o câncer de mama não é um bicho de sete cabeças" e, quando diagnosticado, deve ser encarado com determinação e ânimo, porque "nós temos mil e duas maneiras de lidar com esse problema", frisou, ao lado de sua filha Bárbara Vitória Cerqueira dos Santos Costa.
Sobre a prevenção, a coordenadora desta iniciativa vinculada ao Outubro Rosa em Cataguases reiterou que a campanha também faz a diferença porque leva informação à população. Cláudia ainda falou que decidiu promover esses eventos como forma de gratidão a Deus que a concedeu graças de não precisar fazer quimioterapia nem radioterapia em seu tratamento que já está no 5º e último ano. "A importância é prevenir e alertar. Teve o diagnóstico? Então vamos tratar, porque depois do câncer tem vida ainda", completou Cláudia, convidando o Executivo e o Legislativo de Cataguases e de outros municípios vizinhos a participarem da programação. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}