Em parceria com a Prefeitura de Cataguases, Sicoob Coopemata, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Cataguases, o Sebrae realiza a partir desta segunda-feira, dia 5, até a próxima sexta-feira, 9 de outubro, a Semana do Microempreendedor Individual, levando ao público diversas oficinas e palestras voltadas ao empreendedorismo, planejamento, elaboração de preços, estratégias de venda, controle de finanças e de estoque, entre vários outros assuntos referentes ao dia a dia do empreendedor. Os momentos também serão destinados à divulgação do movimento nacional "compre do pequeno negócio", que objetiva, como o próprio slogan diz, fazer com que os consumidores deem preferência para os pequenos negócios da sua cidade ou bairro, porque são eles que alavancam a economia local, conforme destacou Andréia Antunes, assistente administrativa do escritório do Sebrae em Cataguases.
Nesta segunda-feira, 5 de outubro, a abertura da programação dos eventos aconteceu a partir de 8h30, no Centro Cultural Eva Nil, e contou com a presença do prefeito Cesinha Samor e de outras autoridades. Em seguida, tiveram início as palestras e oficinas ministradas por Anísio Araújo, em torno das "obrigações tributárias para o MEI" e, depois, com Monique Gardingo e Jesusimar Dornelas que, respectivamente, falaram sobre "identidade visual e divulgação para obter resultados efetivos", e "como manter os compromissos do MEI em dia". À tarde, a partir de 13h, Bruno Rodrigues ministrou as oficinas "Empreendedor" e "Planejar". A programação do dia está prevista para terminar somente às 22 horas.Segundo destacou Andréia, todos os eventos no âmbito da Semana do Microempreendedor Individual são gratuitos e destinados àqueles que já estão na formalidade ou que estão iniciando um pequeno negócio. "O que o Sebrae quer é fazer com que as pessoas tenham informações suficientes para alavancar seus negócios", ressaltou ela, lembrando que toda a programação desta semana tem participação gratuita e que ainda existem vagas para as oficinas e palestras.
Quem quiser se inscrever deve comparecer, levando CPF, CNPJ e contatos ao escritório do Sebrae, localizado no prédio "Via 22", cujas entradas ficam na Rua Nogueira Neves e no Calçadão."São várias oficinas e palestras, o empreendedor vai participar daquelas que escolher, e a expectativa é capacitar o maior número possível de pessoas para poder gerir bem o seu empreendimento", acrescentou a assistente administrativa do Sebrae em Cataguases, contando que mais de 200 pessoas já fizeram a inscrição. (Fotos: Jonathan Freitas e Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Furioso pelo término do namoro de poucos meses, Fabrício Inácio Reis, de 25 anos, invadiu a residência da ex-namorada na noite deste domingo, 4 de outubro, no Bairro Primavera, por volta das 21h30min. Após agredir a filha dela de 14 anos de idade e tentar fugir da polícia por um pasto existente nas imediações, ele terminou preso depois de cair de um barranco de cerca de 15 metros de altura e ter saído do hospital apenas com um pequeno corte na parte de trás da cabeça.
Desde que o namoro terminou, conforme a vítima contou aos policiais, Fabrício não tem dado sossego à ex-namorada e vem tentando, com ameaças, reatar o relacionamento. Neste domingo, ele tomou uma atitude e decidiu invadir a casa da ex, pulando o muro. Lá dentro chegou gritando em tom ameaçador o nome da ex-namorada e ao ver a filha dela a agrediu com dois socos. A mãe dela, assustada, correu para o banheiro da casa onde se trancou e chamou a polícia que compareceu em duas viaturas. Enquanto a PM se deslocava para o local, as pessoas que estavam na casa tentavam acalmar Fabrício que socava a porta do banheiro dizendo para ela sair.
Com a chegada das viaturas com os policiais sargentos Dos Santos e Wanderson e os soldados Vitor e Couto, Fabrício decidiu fugir pelos fundos da casa e subiu por um pasto tendo em seu encalço os PMs. Num determinado momento da fuga ele caiu do barranco de uma altura de aproximadamente quinze metros sobre algumas telhas de amianto. Meio zonzo e com um corte na cabeça, foi socorrido pela unidade do SAMU e levado ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado e liberado para os policiais cerca de duas horas depois. Foi preso em flagrante por vias de fato, agressão e por violação de domicílio. Fabrício também tem duas passagens anteriores pela polícia, sendo uma por lesão corporal e outra por ameaça.{{banner-interno}}
A Polícia Militar prendeu na manhã deste domingo, 4 de outubro, Wellington Luiz da Silva Oliveira, 31 anos, mais conhecido como "Paraíba", por estupro de vulnerável" (qualquer ação que objetive prazer sexual com menor de 14 anos, segundo explica o site Direito Net). Conhecido no meio policial, ele foi preso em sua casa, no bairro Beira Rio, após ser encontrado com uma garota de 13 anos, com quem assumiu estar mantendo um relacionamento amoroso havia dois meses.
O pai da menina acionou a polícia após sentir sua ausência em casa no início da manhã. Segundo relatou aos policiais ela saiu da residência durante a madrugada sem sua autorização tomando rumo ignorado. A garota, ainda conforme revelou, sofre de problemas mentais. Ele disse ainda aos policiais, sargento André Luiz de Souza Leite e soldado Filipe Augusto Bastos Oliveira, responsáveis pelo caso, que vizinhos lhe disseram ter visto a menina na casa de Wellington. Os PMs foram até lá e encontraram a garota com ele. "Paraíba" foi levado até a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina onde, após prestar depoimento, teve sua prisão em flagrante ratificada. {{banner-interno}}
O vereador Geraldo Majella Mazini solicitou e vai presidir a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) criada na sessão ordinária da última terça-feira, 29 de setembro, com objetivo de buscar esclarecimento sobre o processo licitatório, aquisição, implantação e retirada de elementos da parte elétrica da Câmara Municipal de Cataguases. Além do presidente, a equipe que vai apurar os fatos será integrada também por Maurício do Vale Rufino (membro) e Serafim Couto Spíndola (relator).
Segundo destaca Majella, o pedido de instauração da CAR aconteceu porque, ao realizar adaptação na parte elétrica da Câmara Municipal, a atual Mesa Diretora não fez processo licitatório para compra de postes e transformador utilizados no novo sistema instalado. "Os postes foram colocados, o transformador, todo serviço foi feito e, de repente, descobriu-se que não tinha feito licitação. Aí a população tomou conhecimento disso e fica nos perguntando na rua qual é o procedimento nosso", ressalta o proponente da Comissão de Assuntos Relevantes.Ele reconhece que era preciso fazer melhoras no sistema de energia elétrica da Câmara Municipal, mas discorda da maneira como o projeto foi realizado. "Quando nós éramos da Mesa Diretora, iniciamos, até com uma Engenheira Elétrica contratada pela Câmara Municipal, um processo junto à Energisa, mas ele era diferente do atual, porque achamos que colocar postes em frente a prédio tombado, no centro da cidade, não ficaria bem", falou o vereador Majella, completando que foi dado tempo à presidência da Mesa Diretora para apresentação dos esclarecimentos a respeito da falta de licitação no processo, mas, de acordo com ele, isso não aconteceu como deveria.
"O Projeto de Resolução que originou a CAR foi aprovado por unanimidade em plenário. Agora deveremos apurar a situação, a princípio, em 90 dias, e começaremos por análises junto à Comissão de Licitação da Casa. A partir dali, vamos fazer uma convocação para que os funcionários venham depor e, por meio dos depoimentos, vamos desmembrar a metodologia do trabalho", frisa Majella explicando que o relatório de conclusão da Comissão de Assuntos Relevantes vai anunciar se houve legalidade ou falhas com relação aos fatos em questão.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Batista Pereira, o Beleza, manifestou-se a respeito do assunto oficialmente, recentemente, em resposta a um Requerimento do vereador Mauricio Rufino (veja reportagem clicando aqui). No documento ele reconhece o erro e diz que agiu no momento que soube que o processo estava sendo realizado sem a devida licitação, cancelando todas as ordens de serviço. Além disso, citou que o fato não trouxe prejuízo ao poder Legislativo. A Comissão de Assuntos Relevantes, ainda de acordo com seu proponente, Majela, "vai, exatamente elucidar definitivamente este assunto", finalizou. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O Lions Clube de Cataguases realizou nesta manhã de domingo, 4 de outubro, no Bairro Ibrahim, em parceria com a Associação de Moradores, a "Blitz da Saúde". A iniciativa envolveu toda a comunidade através da prestação de diversos serviços como medida da acuidade visual e do índice de massa corporal, aferição de pressão arterial e de glicose, além de atendimento com fonoaudiólogo, psicólogo, aula de pilates e orientação sobre escovação dentária com distribuição de kits de higiene bucal e entretenimento. Alunos da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D'arc participaram da iniciativa realizando aferição de glicose e de pressão arterial. A nutricionista Milena Tavares ficou a cargo de tirar os índices de massa corporal das pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde também participou através das equipes de Epidemiologia e de Infectologia, além do Sesc que trouxe a mensagem sobre o Câncer de Mama aproveitando a campanha do Outubro Rosa.
Uma das salas mais concorridas da "Blitz de Saúde" foi a que fazia a medida de acuidade visual. Lá, vários membros do Lions, prestavam o serviço para a comunidade e, em caso indicação para uso de óculos, a pessoa recebia a orientação para procurar um médico. Paralelamente, outra equipe, se encarregava de fazer a recreação com as crianças que tinha à sua disposição alguns brinquedos como pula-pula e podia também comer uma pipoca quentinha.Marcelo Bogado, presidente do Lions, avaliou o evento como "muito positivo". Segundo contou ao Site, o objetivo da Blitz da Saúde foi alcançado. "Nossa meta é conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde e da prevenção e da prática de atividade física em nossa vida, ou seja, da pessoa realmente cuidar de sua saúde. Neste sentido, acredito que nossa mensagem foi passada", disse. Com relação a participação da comunidade na "Blitz", o presidente do Lions, disse que o evento teve "participação maciça dos moradores do bairro".
O evento terminou às 13 horas e a ideia é fazer em outros bairros, informou Marcelo Bogado. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Ibrahim Mendonça, Claudio Nascimento, parceiro da iniciativa, também revelou-se satisfeito com o projeto. "Foi um trabalho que trouxe benefícios concretos para a nossa comunidade e nós estamos muito gratos ao Lions por este projeto", comentou.
Veja mais fotos da Blitz da Saúde na galeria abaixo.
{{banner-interno}}