Dois homens de capacete chegaram em uma motocicleta, sendo um portando arma de fogo, provavelmente um revólver, assaltaram por volta das 16h30min desta quarta-feira, 14 de outubro, a Distribuidora Amigão, que fica na Rua Elsie Fajardo da Silveira, próximo à Praça Chácara Dona Catarina, no centro da cidade.
Os dois renderam os funcionários e levaram o dinheiro que estava no caixa fugindo em seguida sem efetuar disparos nem ferir os trabalhadores. A Polícia Militar foi chamada e compareceu no local onde apurou os fatos e tomou os depoimentos dos empregados. A empresa não tem câmeras de segurança e, segundo a PM informou, os funcionários não viram a motocicleta usada pelos ladrões, tendo ouvido apenas o barulho dela.
Policiais militares fazem buscas na região à procura de suspeitos, mas até o momento não há pistas dos ladrões.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 11;25h de 15/10/2015.{{banner-interno}}
Os policiais militares sargentos Vilela e André prenderam no meio da manhã desta quarta-feira, 14 de outubro, o Matheus Amãncio Gabriel, 25 anos, suspeito de estupro. Sua prisão aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina cerca de quinze minutos após ele ter molestado sexualmente duas moças no Calçadão, conforme as próprias vítimas contaram aos policiais.
Amâncio, como é chamado, chegou ao local de trabalho da primeira vítima por volta das 9h50min desta terça-feira e ao se aproximar dela, segurou-a pelo braço direito e passou a mão em seus seios sem o seu consentimento. Em seguida, mostrou seu órgão genital para ela dizendo "aqui o que te espera". Ela conseguiu se soltar dele com um empurrão acrescentando que ele a perseguia havia vários dias.
Enquanto os policiais registravam o Boletim de Ocorrência, uma mulher chegou ao Posto Avançado da PM na Vila Tereza, afirmando também ter sido vítima de Amâncio. Ela contou aos PMs ter sido agarrada por ele dentro do elevador quando a beijou à força e ainda teria passado as mãos por sua genitália sem o seu consentimento. Ela completou dizendo que só conseguiu se soltar após gritar por socorro.
Matheus Amãncio foi localizado e preso pelos policiais por estupro e levado ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passou por exame médico e depois foi conduzido à Delegacia de Polícia em Cataguases onde prestou depoimento ao delegado Guttemberg de Souza Filho que ratificou sua prisão por estupro. Matheus já tem passagem na polícia por furto e roubo.{{banner-interno}}
Estão na reta final os preparativos para o 3º Festival de Samba e Petiscos de Miraí que começa nesta quinta-feira, 15 de outubro, e termina no próximo dia 17. A maior festa do samba da região espera repetir o sucesso das edições anteriores com grande público, muita música boa, bebida gelada e petiscos deliciosos. Miraí, terra de um dos maiores sambistas que o Brasil já produziu, Ataulfo Alves, é uma cidade que gosta e sabe receber turistas, acolhe com carinho e muita alegria os visitantes, oferecendo a todos sua hospitalidade, diversão com segurança e tranquilidade e uma infraestrutura adequada.
O prefeito José Ronaldo Milani, um grande incentivador do Festival de Samba, através da Prefeitura, não mede esforços em promover o evento. Para ele, a festa é uma iniciativa que soma e melhora a imagem do município na região e até mesmo em outros estados. "Um festa desta magnitude exclusivamente de samba traz recursos para o município e divulga nossa cidade para o estado e o país. Isso ajuda a promover o nosso turismo e a trazer mais recursos para o município", analisa. José Ronaldo aproveita para convidar as pessoas a participarem do festival. "Quem já conhece este evento, sabe que ele é muito bom e tenho certeza, retorna, mas aquela pessoa que ainda não teve oportunidade de conhecer, venha este ano e vai se encantar com ele", afirma.
O Festival de Samba e Petiscos de Miraí é uma iniciativa do produtor cultural Fausto Menta e tem como objetivo promover este gênero musical, genuinamente brasileiro. Desde sua primeira edição, vem se firmando no cenário da Zona da Mata como o maior evento de samba da região e um dos maiores de Minas Gerais. Este ano, o festival terá como atrações shows com Thaylis Carneiro, Boka Loka, Exige o Tom, Dudu Nobre, Sandra Portela e Swing e Simpatia, todas as atrações confirmadas. O evento acontece ao ar livre, na praça principal da cidade, onde são montados bares e servidos deliciosos petiscos. A iniciativa conta com patrocínio da Energisa e Governo de Minas Gerais com apoio da Prefeitura de Miraí e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.{{banner-interno}}
Em breve sessão ordinária, vereadores da Câmara Municipal de Cataguases derrubaram, nessa noite de terça-feira, 13 de outubro, mais um Veto formulado pelo Executivo. Desta vez, os oito Projetos de Lei que haviam sido barrados são de autoria de Serafim Couto Spíndola e referem-se à denominação de estradas municipais.
Dos 12 vereadores presentes à reunião, apenas Geraldo Majella Mazini e Paulo Sérgio Ribeiro Ventura, o Aritana, votaram pela manutenção da decisão do prefeito Cesinha Samor, que acatou o parecer de sua Procuradoria alegando inconstitucionalidade das referidas proposições, por considerar que a matéria abordada deve ser de iniciativa privativa do Chefe do Executivo.
Para Serafim, o ato de Cesinha foi mais uma perseguição política, que ocasionou um desrespeito às famílias dos cidadãos escolhidos para serem homenageados com a denominação das estradas municipais. "Se ele pensa que me ataca, está enganado, muito enganado. Ele ataca as famílias de bem, as famílias que foram homenageadas", destacou o vereador, se referindo ao prefeito. Após os debates em torno do Veto, os vereadores de Cataguases aprovaram o Projeto de Lei nº 36/2015 que acrescenta, no quadro de funcionários do Município, 7 cargos de Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Em seguida, os vereadores discutiram o parecer da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), expedido a respeito do Substitutivo ao Projeto de Lei nº 58/2015, formulado pelos vereadores Fernando Pacheco Fialho e Antônio Batista Pereira.
Essa proposição, em tramitação já há vários meses, objetiva instituir o Passe Livre Gratuito em transportes coletivos para os Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Enfermagem e Técnicos de Enfermagens das Unidades Básicas de Saúde. Assim como a Procuradoria da Câmara Municipal, o parecer da CCJR foi pela inconstitucionalidade do Substitutivo devido ao fato de a matéria ser competência exclusiva do prefeito.
A decisão, no entanto, dividiu opiniões no Plenário, e também na Galeria da Casa, onde compareceram membros de empresas de ônibus, do Sindicato dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate a Endemias, dentre outros interessados. Diante da indecisão entre os próprios integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o relator Vinícius Machado pediu sobrestamento do Substitutivo por duas sessões.
Logo em seguida, a reunião foi interrompida, a fim de que o espaço pudesse ser preparado para receber o velório do ex-vereador Francisco Marques da Silva Filho, o Chicão, falecido horas antes. Três requerimentos e o Projeto de Lei nº 92/2015, previstos na pauta desta semana, ficaram para ser discutidos na próxima sessão, que deverá ocorrer na terça-feira, 20.
{{banner-interno}}
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) prorrogou o prazo para que as prefeituras mineiras respondam a pesquisa sobre o planejamento urbano em suas cidades e territórios. Agora, os gestores municipais têm até o dia 16 de outubro (sexta-feira) para enviar o formulário respondido.
A pesquisa tem o propósito de mapear e discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. Os gestores dos 853 municípios mineiros podem acessar o formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru acessando o site da Sedru.
A pesquisa vai direcionar as ações a serem implementadas pela Sedru, visando incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo - além de orientar a construção de um programa de apoio aos municípios na gestão destas políticas.
Responsável pelo ordenamento territorial no Estado de Minas Gerais, a Sedru pretende, com esta pesquisa, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras. "Vamos atuar de maneira proativa, vamos ouvir dos prefeitos e da população onde estão os gargalos e incorporá-los na construção das soluções", explica o secretário Tadeu Martins Leite.{{banner-interno}}