O samba pediu passagem e entrou majestosamente nesta quinta-feira em Miraí. O 3º Festival de Samba e Petiscos realizou ontem sua noite de estreia em grande estilo e a praça central da cidade recebeu um bom e animado público que cantou e sambou mais ainda ao som dos sucessos interpretados por Thaylis Carneiro, talento renomado e cada vez mais requisitado na região e, depois, cantou e sambou ao som dos sucessos do grupo carioca Bokaloka.A primeira noite do Festival de Samba e Petiscos de Miraí superou as expectativas, segundo avaliação de seu produtor e organizador, Fausto Menta. "O público compareceu além do esperado por ser uma noite de quinta-feira, tendo em vista que no dia seguinte as pessoas estudam e trabalham. E isto nos permite prever que a tendência é de que o Festival tenha um público muito bom como nos anos anteriores", prevê. Além disso, ele contou que toda a infraestrutura do evento funcionou como o esperado e não houve nenhum incidente.
Realizado em parceria com a Prefeitura de Miraí e com patrocínio da Energisa e do Governo de Minas com apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, o Festival de Samba e Petiscos, o evento é o maior do gênero na Zona da Mata. Nos shows desta quinta-feira, a força do samba na voz de Thaylis Carneiro fez o público dançar por duas horas em um show que esteve o tempo todo sintonizado com a plateia. Logo em seguida, o Bokaloka, banda consagrada, fez a multidão cantar seus maiores sucessos, em cento e vinte minutos do mais puro samba madrugada adentro.
Geraldo Loures, Secretário de Administração da Prefeitura de Miraí, avaliou a primeira noite do Festival."Tivemos uma noite muito agradável com samba de altíssima qualidade, com duas apresentações espetaculares. O público compareceu em bom número e não tivemos nenhum incidente. Tudo está acontecendo como o planejado e este festival será, como os anteriores, um sucesso. Todos estão convidados a virem para cá participarem desta festa do samba", completou. Logo mais vão se apresentar Exige o Tom e Dudu Nobre.
Veja as fotos da primeira noite de Festival na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um acidente aconteceu na Rua Tenente Luíz Ribeiro, em frente à Matriz Nossa Senhora do Rosário, por volta do meio dia desta sexta-feira, 16 de outubro, envolvendo 6 veículos, sendo 2 motocicletas e 3 carros, além do que provocou o acidente, um Chrysler Neon verde, que estava sendo dirigido por Gilson Soares de Souza, 56 anos.
Ninguém ficou ferido e os cinco veículos atingidos estavam estacionados na via. Segundo Gilson contou aos policiais que atenderam a ocorrência, cabos Danielle e Onéias, ele transitava normalmente quando sofreu um mal súbito ao volante e não viu mais nada. Quando retomou os sentidos o carro já havia atingido outros veículos que estavam estacionados.
Gilson saiu do carro com a ajuda de pessoas que viram o acidente e ainda ficou sentado à porta de uma farmácia recuperando-se enquanto a Polícia fazia seu trabalho. Minutos depois foi levado por parentes para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicado e até o fechamento desta matéria estava internado sob cuidados médicos.
O carro de Gilson atingiu primeiro uma Parati, produzindo um efeito dominó, colidindo em sequência com duas motos e depois em outros dois carros que sofreram danos menores conforme mostram as fotos abaixo.
Veja mais fotos abaixo.
{{banner-interno}}
Na última quinta-feira, 15 de outubro, a Polícia Militar realizou na área da 146ª Companhia Especial mais uma etapa da Operação Região Segura. A equipe de Itamarati de Minas obteve resultados significativos ao apreender 4 armas de fogo após receber denúncia anônima. Elas estavam guardadas em duas propriedades rurais. Seus proprietários prestaram depoimento na Delegacia de Plantão em Leopoldina onde foi arbitrada fiança e vão responder ao processo em liberdade.
Os policiais sargento Alexandre juntamente com os soldados Mário e Barros localizaram um cidadão em um sítio na zona rural de Itamarati de Minas trabalhando portando uma garrucha calibre 38 municiada com munição intacta. Ao ser abordado pelos PMs ele entregou a arma e vários cartuchos deflagrados de calibres 38, 32 e 20.
Em outra propriedade rural, os policiais encontraram 3 espingardas, sendo duas de calibre 32 e uma de calibre 36, além de recipientes plásticos contendo espoletas, chumbos, esferas, um cartucho de espingarda 32 intacto e outro deflagrado. As duas pessoas que estavam na residência foram presas como supostos proprietários dessas armas. {{banner-interno}}
As reclamações contra empresas de telefonia lideram o ranking de atendimento do Procon de Cataguases e, conforme destaca o coordenador local do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor, advogado Rafael Vilela Andrade, as notificações desta natureza crescem cada vez mais, agravando a situação que não é exclusiva desse Município.
São problemas comuns como o descumprimento de contratos de internet, cobranças indevidas por ligações não realizadas e por serviços que sequer são solicitados pelos clientes da telefonia, mas aparecem embutidos no valor das faturas, revela Rafael. Até mesmo usuários de serviçospré-pagos sofrem com essa realidade, segundo revela Vilela, reiterando que há promoções em que, quando é feita recarga, são descontados valores significativos do crédito dos celulares, sem o consentimento do consumidor, acrescentou o coordenador do Procon na cidade."A situação da telefonia, não só em Cataguases, parece que no Brasil todo, está muito séria e se complicando a cada dia, porque está havendo disponibilização descontrolada de serviços das empresas de telefonia", sublinhou o advogado, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, nesta sexta-feira, 16, lembrando que, quando o consumidor aciona o Procon, quase sempre o problema é resolvido, mas, no mês seguinte, a situação torna a se repetir, obrigando o consumidor a retornar ao Órgão de Proteção, perdendo parte do seu tempo útil, o que é chamado de "desvio produtivo do consumidor", explicou.
De acordo com Rafael, o assunto está sendo levado ao Ministério Público porque empresas de telefonia estão agindo de má fé, se tornando imprudentes, bem como negligentes. Prova disso é que só em 2015, o PROCON de Cataguases já aplicou a elas mais de R$ 60 mil em multas, que são destinadas ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. "Mas, e o consumidor fica como nesta história toda?", indaga o Procurador que quer, na verdade, ver o serviço prestado com qualidade.
Ele revela o caminho que o consumidor deve seguir: "Além de acionar o Procon, ele deve procurar um advogado para proceder com as medidas legais a respeito do fato. Só o juiz tem o poder de estabelecer uma multa diária em caso de descumprimento de contrato por parte da empresa de telefonia. Então, se a empresa de telefonia cobrar valor indevido, o juiz pode, em caráter liminar, estabelecer uma multa diária até que o problema seja resolvido", explica o coordenador do Procon, acrescentando que há vários casos em que o consumidor ganha essa multa diária, além de danos morais, e passa a ter seus direitos respeitados pelas empresas de telefonia. (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
Na terça-feira, 20 de outubro, diversas palestras vão movimentar o "Seminário de Incentivo à Inovação, Desenvolvimento e Eficiência Energética", que será promovido pelo SEBRAE e acontecerá em Cataguases, no Centro Cultural Humberto Mauro, com início previsto para as 12h. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 19, na sede da instituição, localizada na Rua Nogueira Neves, 22, Loja 8, Centro.
A iniciativa envolve parceria com Energisa, Associação Comercial e Industrial de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) e Sicoob Coopemata, tendo como público alvo os empresários da cidade e da microrregião, que desejam se inteirar das novidades relacionadas ao assunto, buscando alternativas para alcançar maior eficiência no consumo de energia das micro e pequenas empresas.
O seminário abordará o cenário energético brasileiro atual, formas de financiamento de projetos de eficiência energética, bem como as principais tendências e inovação da área, visando incentivar a adoção de novos métodos e tecnologias que proporcionem redução de consumo e consequentemente de custos, por meio da substituição da energia convencional por outras fontes mais limpas e renováveis, que garantam o crescimento das instituições, de forma mais econômica, sustentável e segura.
Segundo destaca Marco Antônio de Mendonça, analista técnico do SEBRAE na microrregião de Cataguases, a expectativa para o encontro é boa, uma vez que os palestrantes são reconhecidos e o tema é atrativo, assim como também possui grande relevância.
"A intenção é sensibilizar as empresas para que possam entender essa mudança que estamos passando e contextualizar a necessidade de acompanhamento disso que está acontecendo. Nós do SEBRAE acreditamos que podemos contribuir nesse sentido, lembrando que um dos grandes segredos é a capacidade de as empresas diminuírem os custos para ganhar competitividade e força, a fim encararem esse momento de transição da economia", acrescentou Marco Antônio, aproveitando a oportunidade para fazer uma avaliação positiva de outra ação desenvolvida pelo SEBRAE e por parceiros.
De acordo com o analista, a programação da Semana do Microempreendedor Individual, promovida junto com a campanha "Compre do Pequeno Negócio", no período de 5 a 9 de outubro, aconteceu dentro do que foi planejado, com oficinas e comunicações na área de estratégia, finanças, marketing, designer, inovação e atendimento, fazendo com que os micro e pequenos empresários entendessem a importância da ferramenta de gestão dentro do modelo novo que o país passa a nível econômico.
"Nós acreditamos que os eventos foram relevantes para a capacitação dos participantes e também para reiterar a importância que o ato de comprar dos micro e pequenos empresários possui na geração de emprego e renda, não só para o município, como para o país", finalizou Marco Antônio. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja a programção abaixo.
{{banner-interno}}