O detento Antônio Rodrigues Francisco, vulgo Pacu, que cumpre pena no presídio de Leopoldina, fugiu no final da tarde deste domingo, 18 de outubro, quando terminava o horário de visitas. Ele cumpria pena por roubo, furto e homicídio.
O fugitivo realizava faxina interna e teria aproveitado o grande número de pessoas que visitava os detentos e também o momento de troca de postos dos Agentes Penitenciários para fugir. Segundo informações preliminares, Pacu teria pulado o muro de frente do presídio, que dá acesso à rua e ainda danificado a cerca elétrica existente.
O Diretor Adjunto do Presídio Regional de Leopoldina, Valdney Nunes Mariano, compareceu à 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina e registrou o fato. As Polícias Civil e Militar estão à procura do fugitivo.
ALÉM PARAÍBA - No dia 13 de outubro, em Além Paraíba, cinco detentos conseguiram fugir por um buraco que fizeram no muro da cadeia pública daquela cidade tendo sido - todos eles - recapturados nos dias que se seguiram.
As polícias civil e militar estão à procura de Pacu na região. (Foto cedida por O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
Na próxima quinta-feira, 22 de outubro, a Vara do Trabalho de Cataguases vai instalar o Processo Judicial Eletrônico (PJE) e todas as novas demandas do Fórum do Trabalho local serão realizadas por meio desse sistema via computador/internet, que facilita as tarefas de juízes, advogados e servidores judiciários, bem como permite as partes envolvidas melhor acompanhar todo o trâmite dos documentos.Para a implantação do PJE, a tecnologia de informação do Fórum do Trabalho de Cataguases passou por modernização, ampliando a capacidade da rede e dos computadores que agora vão operar com duas telas, permitindo melhor visualização de mais de um documento de uma só vez. A capacitação dos servidores também foi parte importante dessa inovação e, no dia 20, partir das 18h, os advogados também serão treinados para lidar com o PJE.
Nos dias 19, 20 e 21, todos os prazos da Vara do Trabalho de Cataguases serão suspensos e só os atendimentos de grande urgência deverão ser feitos, para que o PJE seja ajustado e possa vigorar a partir do dia seguinte, conforme destacou o secretário José Geraldo Caldas (foto ao lado). Antes de vir para Cataguases, ele trabalhou com PJE durante três anos e, em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, nessa sexta-feira, 16, sublinhou os benefícios que esse sistema proporciona à dinâmica do Fórum do Trabalho.
"O advogado ganha mais tempo porque não precisa de vir muitas vezes aqui no Fórum, como é necessário quando os processos são em papel. Com isso, diminui o número de atendimentos e otimiza o trabalho dos funcionários daqui, simplifica o mecanismo de busca dos documentos. Além disso, os processos ficam disponíveis 24 horas, podem ser acessados de qualquer lugar do país via internet e não têm risco de estarem somente na sala de um juiz ou perito. O PJE também propicia grande economia de papel, enfim, são muitos os benefícios", frisou o secretário do Fórum do Trabalho de Cataguases.
José Geraldo reiterou que todos os processos que já estão feitos no meio físico (em papel) continuarão assim até se encerrarem. Portanto, as várias pilhas de papel comuns de serem vistas nas Varas doTrabalho serão reduzidas gradativamente em Cataguases, a exemplo do que aconteceu em outros Fóruns que já implantaram o PJE há algum tempo. "A implantação das Varas Eletrônicas acontece há cerca de 4 anos e até dezembro todas as Varas do Trabalho do Estado de Minas Gerais deverão ser Eletrônicas", finalizou o secretário. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Um acidente com um caminhão VW 25280 bitruque quatro eixos que transportava uma carga de cimento originária da cidade de Cantagalo – RJ com destino a Muriaé aconteceu por volta das 19h30 deste sábado, 17 de outubro, no Km 774,2 da BR 116 em Leopoldina, na Serra da Vileta. O veículo era conduzido por Rafael Machado Alberfaro, de 19 anos, natural de Ipatinga. Segundo informações obtidas junto a Guarnição do Corpo de Bombeiros que prestou atendimento no local, a carreta, ao sair da pista, desceu cerca de 50 metros na ribanceira, o que dificultou o resgate do motorista e mais tarde do próprio veículo, o que só foi concluído na tarde deste domingo por uma empresa de reboque.
Após ser resgatado, a equipe do SAMU levou Rafael para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina onde foi diagnosticado fratura no antebraço, hematomas no rosto e um corte na cabeça. O pai da vítima, ao saber do acidente foi para Leopoldina e acompanha a recuperação do filho. Ele contou à reportagem do Jornal O Vigilante Online como o o acidente aconteceu. Segundo revelou, seu filho ao tentar transferir a caixa de marchas leve para a pesa não teve êxito, o caminhão embalou caindo ribanceira. (Fotos: O Vigilante Online e Site do Marcelo Lopes){{banner-interno}}
Terminou, com o domingo clareando, o 3º Festival de Samba e Petiscos de Miraí, culminando com mais um sucesso estrondoso deste que é o maior evento do gênero da Zona da Mata e um dos maiores de Minas Gerais. E como aconteceu nas noites anteriores, o público compareceu em massa e prestigiou os shows lotando a praça principal da cidade, sambando e cantando junto com os artistas. Outro detalhe importante: a festa aconteceu sem nenhum incidente conforme informou a Polícia Militar que fez a segurança no local.
Na última noite de Festival a carismática sambista Sandra Portella voltou a se apresentar na cidade e soltou o seu "vozeirão" afinadíssimo em um repertório que trouxe - logo na abertura - uma homenagem ao grande Ataulfo Alves. Depois, ela passeou por outros deuses do samba e não deixou o público parar de sambar durante as duas horas de sua apresentação. Dona de uma energia ímpar em cima do palco, Sandra é uma daquelas intérpretes que quem a vê cantar entende porque o samba é eterno.
E madrugada alta, horário de verão começando, e mais uma banda pronta para para subir ao palco. Na praça do festival, os bares lotados e a multidão sem arredar o pé, esperava Swing e Simpatia. E pouco depois das 3h30min o show do grupo carioca começou, para delírio da platéia que aplaudia os rapazes efusivamente. O grupo, claro, veio com muita energia e um samba afiadíssimo. Ninguém conseguiu ficar parado e muito menos em silêncio. Os poucos que não sabiam as letras das músicas sambavam ou faziam algum tipo de barulho para entrar no pique. Esse foi o clima de todo o show do Swing, que cativou a plateia e apresentou uma música que não deixou ninguém ficar parado.Dia claro, hora de ir embora e Fausto Menta exibia o rosto naturalmente cansado e o semblante sereno e feliz de quem sabia ter alcançado seus objetivos. "O balanço que faço deste festival é que tenho os melhores parceiros que poderia ter: A Energisa, a Prefeitura de Miraí e a Fundação Ormeo Junqueira Botelho. Eles confiam no meu trabalho e me dão a liberdade para trabalhar e com isso o resultado é este que a gente viu aqui", avaliou o produtor e idealizador do Festival. Ele também agradeceu a todos os envolvidos no evento pelo apoio prometendo nova edição em 2016.
O prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani, um dos maiores incentivadores do Festival, assistiu a todos os shows, percorreu as tendas onde estavam sendo comercializados os petiscos, conversou com inúmeras pessoas, ouviu muitas opiniões a respeito do evento e disse ao Site do Marcelo Lopes que "todo mundo gostou muito desta festa". Para Ronaldo, o Festival agrada o público por sua característica popular e por reunir um tipo de gastronomia "mais em conta" para a população. Ele também vê no evento uma alavanca para o turismo do município. "A gente divulga a cidade e muita gente de fora vem pra cá nestes dias de festival", avalia. O prefeito completa dizendo que iniciativas como esta "vão receber da minha administação sempre total apoio porque contribuem para o nosso município", finalizou.
Veja as fotos da última noite do festival na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
A direção do Esporte Clube Vila Reis, que tem como presidente Rafael Guedes, informou o início dna manhã deste sábado, 17 de outubro, a construção de uma laje no bar esportivo, que fica ao lado do vestiário daquele tradicional clube de futebol. O bar começou a ser construído em abril.
A obra foi viabilizada, segundo informou, graças à união de todos os envolvidos com o Clube. "Os materiais foram adquiridos com recursos dos sócios torcedores e com o patrocínio do vereador Aritana que nos doou as ferragens e parte do material que faltava", contou.Prevista para ser inaugurada no dia 8 de novembro próximo, a obra entra neste domingo em seu segundo dia com o trabalho de voluntários, ainda segundo informou Rafael. "No dia da inauguração faremos uma cerimônia de entrega de certificados para os sócios, ex-jogadores e ex-diretores do Esporte Clube Vila Reis", revela Rafaelna foto à esquerda, de camisa na cor predominante vermelha com Régis Capitão.
Rafael anunciou ainda que após a Copa Verão de Futebol terá início a Primeira Taça CARI de Futebol. "Cari fez história com a camisa do Vila Reis e será homenageado, assim como os outros grandes craques que serão lembrados na competição", informou. O bar que está ganhando laje vai homenagear Paulo Roberto da Silva, o Pezão, ex-diretor e ex-presidente daquele Clube.
{{banner-interno}}