Começou neste domingo, 1º de novembro, a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Os produtores rurais terão até 30 deste mês para vacinar bovinos e bubalinos de sua propriedade com idade de zero a 24 meses. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano.
A vacinação é obrigatória e é a única forma de se proteger os animais contra a doença. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - órgão responsável por supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho – estima que deverão ser vacinados nesta etapa cerca de 9,8 milhões de animais.
Minas Gerais caminha para completar, no próximo ano, duas décadas sem registrar focos de febre aftosa. Com isso, o estado mantém o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa com vacinação.
A manutenção desse status é fundamental para Minas, especialmente em relação às exportações, num momento em que os Estados Unidos se preparam para voltar a comprar carne bovina in natura do Brasil, depois de 15 anos de embargo. O mercado norte-americano constitui um novo nicho que poderá ser ocupado também pelo produto mineiro.
Garantia de imunizaçãoOs produtores poderão adquirir a vacina nos estabelecimentos autorizados para a venda do produto. Será necessário que apresente, no ato da compra, carteira de identidade ou CPF.
O gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, Bruno Rocha Melo, alerta para que os produtores rurais estejam atentos quanto ao transporte e armazenamento correto das vacinas. O transporte do produto da revenda até a propriedade rural deverá ser feito em feito em caixas térmicas com gelo. Já na fazenda, as vacinas deverão ser conservadas numa temperatura entre 2 e 8 graus centígrados, em geladeiras ou em caixas térmicas com muito gelo.
O produtor deve estar atento também ao modo correto de aplicação, que deve ser feito na região do pescoço do animal. "Tanto os cuidados com o transporte e conservação da vacina como a sua correta aplicação são importantes para garantir a real imunização dos animais", explica.
A legislação prevê que os produtores rurais comprovem a vacinação do seu rebanho junto ao IMA. Para isso é necessário que o produtor preencha o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, que estará disponível no site do Instituto (www.ima.mg.gov.br) a partir de 30 de outubro. O produtor também tem a opção de declarar a vacinação indo pessoalmente a um dos escritórios do IMA na sua região, para o que é imprescindível que apresente a nota fiscal de compra das vacinas.{{banner-interno}}
A Escola Estadual Guido Marlière, localizada na Vila Domingos Lopes em Cataguases, é a grande vencedora de 2015 da primeira etapa do "Prêmio Gestão Escolar", que é organizado pelo CONSED – Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e busca fortalecer a qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino.Informado sobre a vitória pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina (SRE), o diretor da Guido Marlière, Elias Francisco de Oliveira Júnior, comemora o título inédito e destaca que o prêmio é o reconhecimento não só do seu trabalho como gestor há apenas um ano e seis meses, mas, sobretudo dos pais, professores e alunos que colaboraram para transformar a escola em referência local ao longo dos seus 85 anos.
"Aqui muitos médicos, advogados, engenheiros, dentistas, delegados, professores, aprenderam a ler, escrever e acima de tudo ser cidadãos de bem", revela Elias, tendo mais de um motivo para se alegrar. Isso porque, além do "Prêmio Gestão Escolar", a escola também foi agraciada com a indicação da professora Christiane Mendonça como destaque da etapa regional no "Prêmio Professores do Brasil", graças ao projeto "Fracionando Conhecimentos", através do qual ela busca colocar de forma prática o ensino de frações no 4º ano do Ensino Fundamental.
Com essas conquistas, a Escola Estadual Guido Marlière vai representar a SRE de Leopoldina, que cobre dez municípios da região, na segunda etapa dos Prêmios, que ocorrerá em Belo Horizonte em data a ser definida. Caso a instituição fique entre as cinco vencedoras na capital, posteriormente representará Minas Gerais na etapa Nacional, concorrendo ao prêmio máximo de R$ 30 mil, completou Elias confiante.{{banner-interno}}
Um homem invadiu a casa de um policial no bairro Rosário, em Muriaé, na madrugada deste domingo, 1º de outubro, e rendeu a esposa do militar. O PM reagiu e baleou o assaltante que chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu e morreu no Hospital São Paulo - HSP.
De acordo com as primeiras informações colhidas no local, o homem, identificado como Paulo Victor Lopes da Silva Barbosa, de 26 anos, conhecido como "Caixote," teria entrado pela varanda do imóvel, que fica no segundo andar. Ainda não há detalhes do ocorrido, mas o assaltante teria rendido a esposa do PM, que reagiu e acertou-lhe um tiro no abdômen.O próprio militar acionou os bombeiros, que compareceram no local, socorreram o baleado que não resistiu e morreu instantes após dar entrada no Pronto-Socorro do HSP.
De acordo com a Polícia Militar (PM), desde 2008 Paulo Victor havia sido preso várias vezes por furto.
Até o fechamento desta matéria o comando da Polícia Militar não havia se pronunciado sobre o ocorrido.{{banner-interno}}
Na última quinta-feira, 29 de outubro, o Município de Recreio homenageou a professora Rosaide Maria Lacerda Lima Silva, dando o nome dela à Biblioteca Municipal que até então era chamada de Dr. Carlos Luz. Solenidade nesse sentido aconteceu às 19h30, na sede da instituição, que foi fundada em 1976 e hoje funciona no Centro Cultural Aristides Dorigo, na antiga Estação Ferroviária, onde conta com acervo de quase 10 mil livros disponíveis à população, de 12h às 17h, de segunda a sexta-feira.Filha da terra, Rosaide é considerada uma das maiores docentes de História de Recreio e ganha esse reconhecimento póstumo graças a Projeto de Lei formulado pelos vereadores Paulinho Pintor e Jovane, e sancionado pelo prefeito municipal Ônio Fialho Miranda. Nascida no ano de 1957, a homenageada, filha de Francisco Lima Filho e Marlúcia Lacerda Lima, era licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestra em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.
Trabalhou nas escolas estaduais Olavo Bilac (Recreio), Presidente Carlos Luz (Conceição da Boa Vista/Recreio) e Sebastião Medeiros (Ribeiro Junqueira/Leopoldina), onde foi diretora por oito anos. Atuou também como professora da UNIPAC em Recreio, das Faculdades Integradas de Cataguases por vários anos e na Sudamérica, também daquela cidade. Faleceu no fim de 2014. Como forma de resguardar as obras literárias lidas pela professora Rosaide, a família dela resolveu doar mais de 500 livros do acervo pessoal para a Biblioteca Municipal que, durante a solenidade reservou um espaço totalmente destinado à homenageada. (Fotos:Assessoria de Comunicação da PMR)
{{banner-interno}}
O PT do B realizou na noite desta sexta-feira, 30 de outubro, no Star Soccer, em Cataguases, um encontro de seus filiados em apoio à pré-candidatura a prefeito de Antônio Lage, do PRB. Esta foi a primeira manifestação oficial independente daquela legenda sobre a eleição municipal de 2016, conforme revelou seu presidente Gerinaldo Souza de Paula, o Naldo, lembrando que anteriormente, a agremiação que dirige anunciou, juntamente com outros partidos, o apoio ao pré-candidato.
A reunião, contou com a presença de Antônio Lage que fez uma explanação sobre os motivos que o levam a lançar sua candidatura a prefeito de Cataguases e também com uma palestra do doutorando em Gestão Pública, Wanderson Henrique Silva. Também estiveram presentes a vice-presidente do PT do B, Gina Maria Meira Faria, a Tesoureira, Josélia Aparecida de Souza, a Secretária Mariza de Fátima da Silva Ramos e o suplente José Félix. O encontro foi apresentado por Rogério Tobias Norte, um dos fundadores do PT do B em Cataguases.Em sua palestra, Wanderson Henrique, mostrou a importância da política na vida das pessoas. Citando exemplos simples do dia a dia ele mostrou a presença da política em tudo que o ser humano faz, desde o preço de um pão até nas decisões mais importantes do mundo. Com base nisso, reforçou a importância da participação das pessoas na vida política da sociedade "seja como candidato, seja assistindo às reuniões da câmara de vereadores, ou fiscalizando as ações dos nossos representantes eleitos, e cobrando deles uma postura ética e de acordo com os interesses da sociedade", frisou. Wanderson também fez um relato sobre a história do PT do B, mostrando sua trajetória desde a década de 90, quando surgiu na cena política brasileira, para mostrar seu comprometimento com as causas que defende em prol do povo brasileiro.
Antônio Lage encerrou o encontro falando sobre o que o motiva a se lançar candidato a prefeito: "a necessidade de resgatar a importância de Cataguases no cenário estadual porque ainda somos a segunda cidade que mais arrecada imposto na Zona da Mata, mas não recebemos nada em troca. Então eu quero usar a minha experiência como administrador bem sucedido para promover isso", disse. Ele contou também que após lançar oficialmente sua candidatura vai fazer uma campanha "sem promessas, com os pés no chão" e mostrará ao eleitor que é possível fazer por Cataguases "com o que a prefeitura arrecada, administrando bem os recursos, sem desperdícios, gastando menos e comprando a preços de mercado", frisou.
O pré-candidato agradeceu ao PT do B o apoio, disse sentir-se fortalecido para continuar nesta trajetória e sublinhou contar com todos daquela legenda para chegar à prefeitura em 2016. Antônio Lage afirmou ainda que está buscando novos apoios à sua futura candidatura e que "todos são bem-vindos porque queremos o melhor para Cataguases. Portanto - continuou - vocês fiquem à vontade para convidar os amigos a virem conosco e a conhecer o que serão nossas propostas para o município", finalizou agradecendo a presença de todos.
Veja mais fotos do encontro na galeria abaixo.
{{banner-interno}}