Durante a reunião ordinária de quarta-feira (11/11/2015) o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais derrubou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei (PL) 18/2015, de autoria do deputado Dr. Wilson Batista. O PL visa assegurar às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama e ovário o acesso ao teste genético pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.
Com o teste a pessoa terá a possibilidade de escolher formas de prevenção e tratamentos antecipados para evitar o desenvolvimento da doença, caso o resultado seja positivo. Sendo negativo, a mulher deixará de conviver com o temor do aparecimento desses tipos de câncer.
Em sua declaração de voto, o deputado Dr. Wilson Batista, destacou a importância da proposição. "O projeto garante às mulheres que têm alto risco de desenvolver o câncer de mama e ovário o acesso ao teste genético que permite identificar fatores de malignidade um erro genético possibilitando a elas formas de tratamentos muito mais precoces, antes que elas desenvolvam a doença. É um teste importantíssimo que já existe no Brasil há dezenas de anos, mas infelizmente não foi incorporado pelo SUS. Um teste caríssimo, que custa cerca de R$3 mil e é inviável para muitas mulheres que dependem do SUS", enfatizou. (Foto: Assessoria do Deputado Dr. Wilson Batista){{banner-interno}}
O Instituto Francisca de Souza Peixoto, em Cataguases, realiza a "Campanha de Natal 2015", envolvendo todos os seus projetos, inclusive a Biblioteca Digital, em uma grande gincana que possibilita arrecadar brinquedos e alimentos para a doação. A ação acontece desde outubro e termina em dezembro, quando os produtos recolhidos serão distribuídos para creches e asilos da cidade, fazendo mais feliz o momento natalino de diversas crianças e idosos.
Conforme destaca Ivaldo Neto, da Biblioteca Digital, todos os participantes da gincana estão empenhados na "Campanha de Natal" e essa competição sadia está gerando ótimo resultado, a exemplo dos vários anos anteriores em que ela ocorreu.
"Na entrada do Instituto Francisca de Souza Peixoto, temos o posto de coleta das doações e, graças à grande mobilização que estamos promovendo, já conseguimos arrecadar cinco sacos de brinquedos, além de alimentos. Isso é gratificante", ressalta entusiasmado.
Ele sublinha que promover esta ação é uma oportunidade de desenvolver o sentimento de cidadania e partilha. Além disso, a turma que vencer a gincana ganhará um "Dia de Papai Noel" e, com muita alegria, os vencedores, com apoio da da equipe do Instituto, vão entregar os brinquedos e alimentos às crianças e idosos que serão beneficiados.
Ivaldo revela que qualquer pessoa que quiser doar um brinquedo ou alimento pode fazê-lo, mesmo se não for matriculado no Instituto. "Ajudar nunca é demais", frisa, acreditando que, até o fim da Campanha, o volume de doações deve aumentar.{{banner-interno}}
Prefeitos e representantes de oito municípios reuniram-se nesta manhã de quarta-feira, 11 de novembro, no anfiteatro do Educandário Dom Silvério, centro de Cataguases, para dar início ao processo de instalação do Grupo de Trabalho do Trem Turístico "Trem da Terra Rio Minas". Também participaram a representante do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sonia Dias, o Subsecretário da Secretaria de Governo, Fernando Tadeu David, além de Paulo Henrique do Nascimento, da Oscip Amigos do Trem, autora do projeto, entre outras entidades ligadas à preservação da ferrovia.
O evento, previsto para começar às 8 horas, teve início uma hora e meia depois com abertura feita pelo prefeito de Cataguases, Cesinha Samor. Ele elogiou a iniciativa, disse considerá-la "muito positiva para região e, saudosista, afirmou ser "muito gostoso andar de trem", contando já ter utilizado desse meio de transporte em sua infância e juventude. Por fim, disse esperar que todos os presentes e a população "abracem este projeto porque, segundo ele, "vai beneficiar muita gente e promover o nosso turismo e gerar empregos".Em seguida, o subsecretário Fernando Tadeu David (foto), que também é coordenador geral dos Fóruns Regionais de Governo do Estado de Minas Gerais, mostrou-se favorável ao projeto e dizendo que não estava ali para apresentar uma proposta "pronta", mas para "construirmos juntos um uma proposta comum". Ele elogiou a iniciativa e disse, tomando como base o que já conhece do projeto, não ter dúvidas de que o "Trem da Terra vai alçar voos muito altos", completou.
Paulo Henrique do Nascimento, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela criação do projeto "Trem da Terra Rio Minas", fez sua apresentação e o detalhou aos presentes. E não poupou elogios."O trajeto por si só é um grande atrativo", afirmou dando a entender que os 180 quilômetros de ferrovia entre Cataguases e Três Rios são recheados de beleza natural vão encantar os turistas entre outras atrações existentes nos municípios que o trem fará paradas. O responsável pela Amigos do Trem informou também que a cidade de Palma está aderindo ao projeto por ter um distrito que faz parte do percurso. Sobre a estrutura do projeto, Paulo revelou já contar com duas locomotivas e quatro vagões e conta ainda com a possibilidade de ter mais dez, que serão usados para carregar passageiros e como restaurante. Estes, porém, pertencem à Companhia Vale do Rio Doce e estão sendo negociados. Neste sentido, ele pediu a participação do Governo de Minas para que possa agilizar este processo. Ele finalizou informando que a expectativa é de que nos dois primeiros anos de funcionamento do Trem da Terra Rio Minas sejam transportadas 46 mil pessoas e dobrar este número a partir do terceiro ano.{{banner-interno}}
Dois rapazes invadiram a sede do CAPS AD na noite desta terça-feira, 10 de novembro, que fica na avenida Astolfo Dutra, próximo à Praça de Esportes. Esta foi a terceira vez que marginais arrombam aquele órgão público para roubar sendo que a segunda ocorreu recentemente, no dia 19 de outubro e a primeira em 26 de janeiro deste ano. Os autores foram identificados como sendo Marco Aurélio da Silva machado, 34 anos, e Luciano Teixeira de Almeida, 18.
Nesta oportunidade os meliantes foram presos em flagrante pelos policiais cabo Dionísio e soldado Assis, que faziam patrulhamento de rotina na região e viram um deles pulando o muro deixando o imóvel enquanto o comparsa já estava na calçada com uma escada dobrável ao seu lado. A sede do Caps não tem alarme nem câmeras de segurança.
Os PMs chamaram o secretário municipal de Saúde, Celso Benjamim que compareceu ao local, bem como a coordenadora do Caps AD, Valéria Lazaroni, que abriu o imóvel para que a perícia técnica da Polícia Civil pudesse realizar seu trabalho. Lá ficou constatado que apenas a escada fora furtada pela dupla de ladrões.
Aos policiais os rapazes presos disseram que roubaram a escada para poder obter dinheiro para comprar crack. Eles foram levados para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde fizeram exame médico e em seguida conduzidos até à Delegacia de Plantão em Leopoldina onde prestaram depoimento.{{banner-interno}}
As agências dos Correios vão passar a emitir documentos como quitação de dívidas, certidões públicas, passaportes e oferecer outros serviços públicos federais. O anúncio foi feito no dia 28 de outubro, durante a Feira Futurecom 2015, em São Paulo (SP), depois da assinatura de um termo de compromisso entre a Telebras, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e os Correios, órgãos responsáveis pela estruturação do projeto.
Além dos serviços ao cidadão já disponíveis nas agências dos Correios, a população também passará a contar com emissão de documentos, quitação de dívidas com a União, emissão de declarações e de certidões públicas e cadastramento em programas sociais.
O projeto piloto será implantado ainda este ano em duas agências de Brasília, a do edifício-sede e a do Setor Hoteleiro Sul. Inspirada nas agências do Poupatempo, do Rio de Janeiro e São Paulo, e do Na Hora, no Distrito Federal, a proposta vai agregar, inicialmente, apenas serviços relativos ao governo federal, para depois incluir também serviços do governos municipais e estaduais.
Hoje, os Correios já atuam como importante centro de conveniência multisserviço para a população. Nas mais de 6,5 mil agências da empresa, é possível fazer inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), abrir pedidos do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT), emitir certificação digital e realizar serviços bancários - pagamento de contas, transferências e saques.
{{banner-interno}}