O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração, Pesquisa e Beneficiamento de Metais Básicos e de Minerais não Metálicos de Cataguases, Miraí, Itamarati de Minas, Muriaé, Descoberto e São Sebastião da Vargem Alegre, realizou na última quinta-feira, 12 de novembro, eleição que reconduziu seu atual presidente, José Isaac de Morais ao cargo para mais um mandato de quatro anos. O pleito foi prestigiado por lideranças de todo o estado, como o presidente da Força Sindical de Minas Gerais,Vandeir Messias Alves, que elogiou a lisura de todo o processo e a recondução de José Isaac de Morais para mais um mandato à frente da entidade na região. "Isaac é um companheiro de muita garra e que luta com determinação por melhorias pela categoria. Sua reeleição significa que melhorias serão perseguidas para os trabalhadores, sem descanso", disse.A chapa única, porém, está renovada, e composta pelos seguintes companheiros: Antônio Marcos do Amaral, Antônio Luiz Monteiro da Silva, Sérgio Fernando Silva Alves, Márcio Silvério Costa, José Ronaldo Milani Júnior, Sebastião Carlos de Souza, Willia Aparecido da Silva, Paulo César da Silva e Claudinei Alves de Araújo. Dos 110 associados que compareceram para votar, 78 depositaram os votos nas urnas, sendo 76 destes válidos, 1 em branco e 1 nulo, de acordo com a Ata da eleição a que o site teve acesso.
A proclamação do resultado da vitória de Isaac Morais aconteceu na sede do Sindicato em Cataguases às 19 horas, e foi prestigiada pelo dirigente regional do Centro Social de Cabos e Soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, Sargento Norte, o representante do Sindicato dos Comerciários de Cataguases e Região, Eduardo Caetano Machado; Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Cataguases, Márcio Heleno Ribeiro; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberlândia, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Reinaldo Rosa de Souza e o presidente do Sindicato dos Marceneiros de Ubá, José Carlos Reis Pereira.
Assim que foi proclamada sua vitória, Isaac Morais fez um breve pronunciamento aos companheiros em que destacou sua vontade de continuar o trabalho em prol da categoria. "A cada mandato tenho novos desafios. E eles me motivam", afirmou. "A gente tem que se esforçar cada vez mais para defender os nossos interesses do capital que é selvagem e poderoso", acentuou em outro momento para afirmar em seguida que isso não significa colocar a categoria em "aventura". Ele também elogiou a renovação da chapa que com ele começa o novo mandato e se dispôs a ensiná-los a trabalhar desde que queiram servir à categoria, ressaltou. Por fim, Isaac agradeceu o apoio de todos e reiterou seu desejo de continuar lutando pela classe trabalhadora que representa.{{banner-interno}}
Após receber descarga elétrica, um homem chamado Geraldo Vitalino Tiago morreu em Leopoldina no fim da manhã desta sexta-feira, 13 de novembro. O acidente aconteceu quando ele trabalhava na cobertura de um prédio situado na Rua Joaquim Ferreira Brito, no Bairro Rosário.
Segundo informações obtidas pelo site O Vigilante On Line, a vítima, que tinha 50 anos, teria encostado uma estrutura metálica na rede elétrica de alta tensão, no momento em que tentava puxar materiais para cima da construção, a fim de que fosse montada uma cobertura.
Acionados, o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar compareceram ao local e Geraldo pôde receber os primeiros socorros antes de ser encaminhado ao Pronto Socorro Municipal em estado grave onde não resisitu. Ele era morador da Rua Heitor Ribeiro Guedes, no Bairro João Paulo II.
Com informações e fotos de "O Vigilante On Line"
{{banner-interno}}
Nessa tarde de quinta-feira, 12 de novembro, a equipe da Defensoria Pública em Cataguases deixou o escritório e foi de encontro ao público, para prestar orientações jurídicas aos transeuntes que passavam pela Praça Chácara Dona Catarina, Centro da cidade. A ação ocorreu a partir de 13h e contou com o ônibus do projeto Defensoria Itinerante com os equipamentos necessários para a realização dos atendimentos.
O povo aprovou a iniciativa e pôde revelar suas demandas aos atendentes, que os direcionaram a procurar a sede da instituição, portando os documentos necessários para cada caso apresentado. O evento realizado nesta quinta-feira foi, na verdade, um grande mutirão de assistência popular, uma vez que a Defensoria Pública mobilizou vários parceiros que acolheram a proposta.Participaram membros do Procon prestando informações sobre direitos do consumidor, representantes do Instituto Estadual de Florestas realizando doação de mudas nativas, militares da Polícia do Meio Ambiente falando sobre proteção às espécies de fauna e flora, servidores da Câmara e da Prefeitura Municipal providenciando demandas de emissão de documentos e de pedidos de encaminhamentos em Saúde, agentes do Controle de Endemias com orientações sobre animais peçonhentos e perigosos à população, bem como estudantes do CEC e da Escola de Enfermagem Joana D’arc aferindo pressão arterial e glicose.
Os defensores públicos Eliana Maria de Oliveira Spindola e Davi Cleriston Campos Pereira acompanharam o evento de perto e o avaliaram como tendo sido de grande relevância, uma vez que alcançou expressivo número de pessoas, revelando a elas o trabalho feito pela Defensoria Pública e pelos parceiros do projeto que aconteceu pela primeira vez no Município."Eu estou avaliando de forma bem positiva, ressaltando também o interesse das outras instituições em abraçar esse dia da cidadania. São questões importantes que envolvem direitos jurídicos, preservação do meio ambiente, saúde, direitos do consumidor, enfim, a procura foi muito grande, sobretudo de pessoas que nem tinham conhecimento sobre a sede da Defensoria Pública em Cataguases. Poder acessar esse público foi ótimo e nos deu ainda mais energia para pensar em uma segunda edição desse evento itinerante. Agora vamos tentar fazer no fim de semana", frisou Eliana Spíndola, tendo suas palavras reforçadas pelo seu companheiro de ofício.
"É fundamental que o trabalho da Defensoria Pública seja divulgado, porque o defensor público é um garantidor de diretos e, por ser um garantidor de direto, a Defensoria Pública é um direito do cidadão. Então essa divulgação é de muita importância para o povo tomar conhecimento de que essa instituição é um órgão de proteção da cidadania", concluiu Davi, revelando em primeira mão ao Site do Marcelo Lopes que, possivelmente em março de 2016, a Regional da Defensoria Pública, sediada em Cataguases, contará com mais um Defensor Público, para reforçar os trabalhos já realizados por ela, em busca da expansão dos atendimentos. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Em meio ao cenário de crise econômica, o prefeito de Miraí, José Ronaldo Milani, realiza diversas ações que visam poupar recursos para garantir a manutenção dos serviços que são fundamentais à população. Além de cortar investimentos, demitir servidores, reduzir secretarias e eliminar contratos terceirizados, o chefe do Executivo também formulou Projeto de Lei nº 68/2015, determinando a redução de 10% sobre o valor bruto de sua remuneração, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos cargos comissionados.A redução desses subsídios, segundo o texto do referido Projeto de Lei, terá vigência até o fim de 2016, e a justificativa aponta a necessidade de tais economias não só para manter os serviços essenciais funcionando, como também para tentar reservar recursos que possam ajudar a saldar os débitos herdados de gestão municipal anterior.
"Tenho a convicção de que esse Projeto representa o desejo da sociedade miraiense", diz José Ronaldo, ao justificar a redução dos salários realizada. Sobre a crise econômica, o secretário de Administração de Miraí, Geraldo Loures, sublinha que ela "é fato notórioe de conhecimento geral" e completa revelando que, por causa deste cenário, os municípios sofrem. "Infelizmente, as despesas crescem e as receitas, ano após ano, mês após mês, não acompanham a evolução das despesas".
Geraldo também frisa atual inflação que ele acredita agir como um câncer sobre o salário dos trabalhadores. Pior do que isso, conforme acredita o secretário, é a "política perversa" que vigora no país com relação à distribuição das receitas. "Infelizmente ela tem como base a matriz dos tempos da ditadura, concentrando a maior parte dos recursos arrecadados nas mãos do Governo Federal", reitera o titular da Secretaria de Administração de Miraí, lembrando que, cada vez mais, novas atribuições são transferidas para os municípios sem as devidas contrapartidas de recursos para o custeio das despesas.
Ele conta que, a partir de dados formulados pela Confederação Nacional dos Municípios, facilmente é possível observar a situação difícil em que se encontram todos os municípios brasileiros, em especial gravidade, aqueles de pequeno porte, com até 20 mil habitantes, como é o caso de Miraí. "Esses estão com dificuldades para pagar até a folha dos funcionários", explica o secretário, concluindo que, na contramão de todas as dificuldades, a gestão municipal, liderada pelo prefeito José Ronaldo Milani, trabalha incansavelmente para melhorar as condições de vida da população. "Isso eu posso garantir ao povo de Miraí", enfatizou aquele secretário.
Geraldo lembra também a questão crescente da judicialização da saúde, que obriga a prefeitura a assumir custos elevados com cirurgias e fornecimento de medicamentos. "É mais um ônus muito grande para os cofres municipais", conta. Além disso, lembra o secretário, "ainda pagamos indenizações trabalhistas, fornecedores e parcelamento junto ao INSS devido pela administração anterior". E conclui informando que a prefeitura ganhou dos governos federal e estadual maquinários, caminhões e veículos novos que hoje eles estão sendo pouco usados porque não há dinheiro para pagar pelo combustível.
A Confederação Nacional dos Municípios produziu o quadro abaixo que ilustra a situação dos municípios hoje no Brasil.
{{banner-interno}}
Nesse sábado, 14, de novembro, a "Festa da Música" vai agitar Cataguases e promete levar centenas de pessoas à AABB, onde serão realizadas 4 horas de shows, tendo como atração principal o cantor e compositor Renato Barushi. O evento tem início previsto para as 16h e contará com apresentações de Wanderson Cruz, Angélica Diniz, Regina Pachiega e Filhos, DJ Alê, Murilo Abritta e Banda Groove Trio.
Conforme destacou Barushi, que organiza a festa para arrecadar recursos destinados à gravação de seu segundo CD, "a expectativa para o show deste fim de semana é a melhor possível, porque, além de contar com parceira de vários amigos, estou me sentido prestigiado pela galera, que já está comprando o ingresso antecipado e ajudando a divulgar o evento".
Sobre as atrações, Renato disse que estes músicos e bandas escolhidos para a "Festa da Música" são alguns dos diversos artistas que integram o "Movimento da Mata", rede cultural que se desenvolve, com epicentro em Cataguases, aglutinando artistas de diversas áreas, como a música, a arte plástica, o teatro, entre outras.O organizador da Festa da Música sublinhou que, durante os shows, as bebidas e petiscos serão vendidos pelo Bar da Piscina, do Clube do Remo. "Venha prestigiar nossa Festa e aproveite a promoção. O ingresso custa apenas R$15, mas, na compra antecipada, até esta sexta-feira, você paga R$ 20 e leva também o CD ‘Renato e o Mercado’", revelou Barushi, lembrando que as entradas podem ser adquiridas na loja Pier ou pelo telefone 9 8896-8636.
Aproveitando a oportunidade, Renato falou sobre o seu novo álbum, que já está sendo gravado em Belo Horizonte e na Argentina, com participação de músicos da capital, do interior e do exterior. "Remendos" é o nome deste CD e está sendo preparado de forma independente, com recursos próprios e pequeno apoio de empresas privadas.
"Com o disco em mãos, deixo Cataguases e sigo para o Rio de Janeiro, mas sempre com o pé aqui, onde nasci e conquistei muitas coisas legais", frisou o cataguasense Renato Barushi, reiterando que, nesse show de sábado que antecede sua nova jornada, o repertório foi preparado de forma especial, com músicas autorais e releituras de clássicos, como Metallica, Secos e Molhados, Barão Vermelho, Zé Ramalho e muito mais. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}