Na tarde deste sábado, 14 de novembro, um adolescente de 17 anos, acompanhado de Pâmela Martins Soares, 34 anos, em uma motocicleta preta Honda Titan, assaltaram o Supermercado Santana, no distrito de Santana do Campestre, em Astolfo Dutra, munidos de um simulacro de arma de fogo. Eles levaram R$86 em dinheiro e fugiram em seguida. A fuga, porém, foi frustrada porque o proprietário do Supermercado perseguiu os dois por iniciativa própria. Ao chegar próximo ao trevo que dá acesso ao distrito de Sobral Pinto, Pâmela, que dirigia a moto, perdeu o controle da direção e caiu, mesmo assim, levantou-se rapidamente e fugiu sentido zona rural. Neste momento, o dono do supermercado, que acompanhava a fuga da dupla de perto, aproximou-se e apreendeu o menor levando-o para Campestre onde o entregou para os policiais militares.
Em seguida ele informou aos PMs sobre as características de Pâmela dando início a uma intensa busca por ela nas imediações, que contou com a participação de todo o efetivo da Polícia Militar de Astolfo Dutra e informações prestadas pela população, conforme informou Tenente André Carvalho, comandante do pelotão daquela cidade. Pouco tempo depois a autora do assalto foi encontrada e presa em flagrante com a quantia de R$86 furtada do supermercado.
Os dois foram levados para a Delegacia de Polícia em Leopoldina onde prestaram depoimento, sendo o menor liberado em seguida com Base no Estatuto da Criança e do Adolescente e Pâmela teve sua prisão ratificada.{{banner-interno}}
O calendário das eleições municipais de 2016 foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 10 de novembro. O texto aprovado reflete as alterações promovidas pela Lei 13.165/15, a minirreforma eleitoral, que alterou o tempo de duração do processo eleitoral ao modificar o período das convenções partidárias, a data limite para o registro dos candidatos e o período das propagandas eleitorais, dentre outras mudanças.
Ficou estipulado que a eleição vai ocorrer no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, se houver segundo turno. Para as eleições municipais, o segundo turno só ocorre se a cidade possuir mais de 200 mil eleitores. Além disso, quem quiser se candidatar precisa se filiar a um partido político seis meses antes da data das eleições, ou seja, até o dia 2 de abril de 2016.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos e as decisões sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos aos cartórios eleitorais até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. O novo calendário também incorpora a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, prevista para começar em 16 de agosto.
O período de propaganda dos candidatos nas emissoras de rádio e TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto, em primeiro turno.
Confira aqui o calendário completo aprovado pelo TSE.{{banner-interno}}
Os empresários e lojistas que, em Cataguases, aderiram à Campanha Natal Iluminado 2015 vão participar de uma palestra com o Professor Pachecão, direcionada à motivação para vendas. Com o tema "Vendas é Física Pura", o evento acontecerá no próximo dia 25, no auditório do Colégio Cataguases, no Bairro Granjaria, e deverá contar com muito entusiasmo, característica marcante desse comunicador conhecido nacionalmente.
Pela pauta da palestra, os participantes poderão aprender sobre criatividade e inovação, ressonância, foco nos resultados, atendimento ao cliente, entre outras estratégias para vender mais e nunca desistir de seus objetivos. Conforme destaca o próprio palestrante, "a vida é física pura", pois "a toda ação tem uma reação e o vendedor tem que praticar uma ação, falar a linguagem do seu cliente, porque a comunicação é tudo", ressalta.
Professor Pachecão é especialmente reconhecido pelo fato de ter criado mecanismos para conseguir "vender Física" para seus alunos, uma matéria que dificilmente agrada aos jovens, mas, se trabalhada com linguagem atrativa e dinâmica, pode despertar o interesse de muitos alunos. É justamente esse dom da comunicação que deverá fazer com que a palestra de Pachecão em Cataguases seja tão concorrida, como acontece nos diversos locais onde ele se apresenta.
A atração é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cataguases em parceria com o Sebrae, no âmbito da Campanha Natal Iluminado, conforme revela a secretária da CDL, Vandreia Silva. Para Humberto Lanzieri, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases, a expectativa é a de que os participantes gostem do evento e aprendam ainda mais sobre o assunto tratado, que é fundamental para seus negócios.{{banner-interno}}
Durante esta semana e em continuidade ao processo de discussão de alteração na carga horária dos professores da rede municipal de ensino de Cataguases, servidores da Secretaria Municipal de Educação percorreram as escolas com o objetivo de consultar aqueles profissionais do Magistério pertencentes ao quadro efetivo da Educação, para que pudessem opinar voluntariamente sobre a Proposta de Alteração da Jornada de Trabalho do Professor da Educação Básica.
Antes, aquela Secretaria realizou duas reuniões com a categoria, sendo que a segunda teve a cobertura da reportagem do Site do Marcelo Lopes. Naquela ocasião, a Secretária Luciana Moreira (foto abaixo), titular da Pasta da Educação no município, informou ao Site que até o dia 31 de dezembro, o setor vai demitir 240 professores contratados para cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito Cesinha Samor com o Ministério Público. Servidores concursados vão ocupar o lugar destes demitidos. Para que todos os alunos tenham aula normalmente apenas com professores concursados, e diante do fato que no último concurso público a Prefeitura não ofereceu muitas vagas para a categoria, a saída encontrada pela Secretaria Municipal de Educação foi aumentar a carga horária dos atuais 50 minutos hora/aula para 60 minutos hora/aula. Nas reuniões os professores recusaram a oferta e a Secretaria de Educação resolveu agora fazer nova consulta, individual, e por escrito para, depois, tomar uma decisão final sobre o assunto.
A medida, porém, não foi bem recebida em algumas unidades escolares que se manifestaram contrárias. Na Escola Municipal Flávia Dutra, segundo a Nota de Esclarecimento divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, "as manifestações foram tumultuadas e os questionamentos levantados ocorreram de forma desrespeitosa, principalmente, no que versa sobre a lisura e a transparência do trabalho realizado pela equipe".
A Nota de Esclarecimento informa também que o resultado da consulta será levada ao conhecimento do Ministério Público como "efetivo cumprimento do TAC celebrado" e, por isso, não pode despertar qualquer "sentimento de pressão" ou "coação" nos servidores este tipo de procedimento. E completa reforçando que o gesto é um "ato administrativo consultivo".
Veja a Nota de Esclarecimento na íntegra, abaixo.
Nota
de Esclarecimento
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, vem esclarecer que no decurso da semana compareceu às Escolas da Rede
Municipal de Ensino para promover uma consulta aos profissionais do Magistério,
pertencentes ao quadro efetivo, sobre a Proposta de Alteração da Jornada de
Trabalho de Professor da Educação Básica.
Observa-se que trata-se de CONSULTA e não eleição.
A mencionada proposta foi
apresentada, primeiramente, ao SINSERPU e posteriormente aos representantes de
cada Unidade Escolar.
Para tanto, foram realizadas
duas reuniões, sendo que na segunda houve a participação do SINSERPU, do
Sind-UTE e da imprensa (Mídia Mineira e Marcelo Lopes).
Após a realização destas
reuniões, a proposta foi enviada, via e-mail, às Escolas para ciência e estudo.
Importante destacar que algumas
Escolas convidaram a equipe da S.M.E
para, in loco, explicar, sanar
dúvidas e acolher sugestões relacionadas à proposta apresentada.
Ressalta-se que a equipe da
S.M.E foi recebida com respeito em todas as Unidades Escolares.
Algumas unidades se manifestaram
contrárias as consultas, outras apresentaram manifestações diversas, inclusive
com registro em Livro de Ata, porém houve mutuo respeito e consideração entre
as partes.
Contudo, lamentavelmente, a
equipe da S.M.E não recebeu o mesmo tratamento dispensado pelas outras Unidades
Escolares na Escola Municipal Flávia Dutra.
As manifestações foram
tumultuadas e os questionamentos levantados ocorreram de forma desrespeitosa,
principalmente, no que versa sobre a lisura e a transparência do trabalho
realizado pela equipe.
Em relação ao sentimento de
pressão e coação pelo fato do resultado da consulta ser levado ao conhecimento
do Ministério Público, entendemos que tal sentimento carece de razão, uma vez
que a participação na consulta é facultativa.
A intenção é cientificar o
Ministério Público das ações tomadas para o efetivo cumprimento do TAC
celebrado.
Por fim, importante dizer que a
consulta realizada pela S.M.E é procedimento administrativo consultivo cujo o
objetivo é tornar participativo o objeto desta.
Sem
mais para o momento, apresento protestos de elevada estima e distinta
consideração, colocando-me à disposição para o que fizer necessário.
Atenciosamente.
Luciana
do Carmo Barbosa MoreiraSecretária
de Educação
Na última quarta-feira, 11 de novembro, a Energisa e a Junior Achievement encerraram, em Cataguases, as atividades do curso de formação de jovens empreendedores nas escolas estaduais Francisco Inácio Peixoto e Manuel Inácio Peixoto com a entrega dos certificados para mais de cem alunos. A Junior Achievement é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1919, que contribui com a educação de jovens empreendedores em mais de cem países.
Este ano, em Cataguases, foi disponibilizado o programa de capacitação da Junior Achievement Economia Pessoal, que tem por objetivo ajudar os alunos a entenderem seus interesse e habilidades pessoais, a explorarem opções de carreia e entenderem o valor da educação. Além disso, eles receberam orientações sobre orçamentos, gerenciamento financeiro, pessoal e familiar e vantagens e desvantagens do uso do crédito.
De acordo com o novo diretor-presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani, "a Energisa acredita na educação e no desenvolvimento dos jovens, por isso, participa da formação empreendedora deles nas cidades onde atua, preparando os alunos para uma carreira pautada em comportamentos empreendedores, na ética e na cidadania." Para Mantovani, "a parceria é motivo de orgulho. Nesses sete anos de parceria, o projeto contou com a participação de mais de 90 colaboradores que apoiaram esta iniciativa como voluntário, beneficiando ao todo mais de 1.600 alunos de 24 escolas municipais e estaduais de Minas Gerais". Ele concluiu citando uma frase que diz que o conhecimento é o único bem que ninguém pode tirar do ser humano.
A representante da Junior Achievement Karen Lopes agradeceu a todos os participantes, voluntários e à Energisa pela realização do programa e pelo empenho e dedicação nas aulas. "O resultado desse programa foi um sucesso. Parabenizo a todos e destaco que assim como vocês, fui aluna da Junior Achievement e posso afirmar que minha vida foi transformada, por meio da educação empreendedora. Que vocês também construam a história que sonharam para o futuro e a vida de cada um".
No dia seguinte, 12, a formatura aconteceu na Escola Estadual Omar Resende Peres em Leopoldina. Lá, o programa aplicado foi "Habilidades para o Sucesso", com práticas de preparação para o mercado de trabalho e perspectivas de carreiras. Nos encontros, são trabalhadas habilidades para o sucesso profissional: habilidades pessoais; comunicação eficaz; resolução de conflitos; tomada de decisões; cooperação e trabalho em equipe; elaboração de currículo entre outros.{{banner-interno}}