Terminou nesta sexta-feira, 13 de novembro, a Semana Anjosiana, que contou com uma programação variada no espaço Augusto dos Anjos. Lá aconteceram um Sarau de poesias que recebeu o nome do poeta e também foram lançados os livros "Da Vida à Poesia" de Públio Cunha e "Histórias do Rio Pirapetinha" de José Mauro Pires Silveira.
Na quarta-feira, 11 de novembro, amigos e admiradores lotaram o Espaço para homenagear Serginho do Rock com o evento "Serginho do Rock entre amigos" que contou com depoimentos e casos com apresentação musical de Natália Montes. No dia seguinte, os alunos da Escola Estadual Augusto dos Anjos e Centro Educacional Conhecer declamaram poesias junto ao túmulo do Augusto dos Anjos no cemitério local celebrando 101 anos de sua morte. Às 19 horas foi realizada a palestra "Augusto dos Anjos, uma poética do corpo", proferida pelo professor Fernando Fiorese e em seguida, o lançamento de seu romance "Um chão de presas fáceis"."Avatares de Nós Dois" vence o 24º Concurso de Poesias Augusto dos Anjos A grande vencedora da noite foi a poeta Fernanda Hamann de Oliveira, da cidade do Rio de Janeiro, com o pseudônimo de Joana Amarante, com a poesia "Avatares de nós dois", interpretada pela declamadora Angélica Vargas Santana.
Após um mês de inscrição, a organização do concurso recebeu mais de 600 poesias, de todas as regiões do Brasil e de alguns países, como, Portugal e Japão. Com 473 poesias validadas, foram selecionadas 20 pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes, organizadora do concurso que começou no início da década de 1990.
Capitaneadas pela servidora municipal Maria Helena Vieira, a equipe lutou com bravura, adquirindo um tal grau de aprimoramento que já na quarta edição o certame teve âmbito nacional, e no ano seguinte, através da Lei nº 2.844, passou a fazer parte do calendário oficial do município.
Ao longo destes 24 anos, Leopoldina tem vivido momentos especiais de culto à poesia, através dos inúmeros poetas e declamadores que atualmente se apresentam na solenidade que marca o julgamento final deste concurso. Os autores locais têm, assim, oportunidade de conhecer seus pares, ouvir novas vozes, sentir outras emoções. E muitos pequeninos começaram a trilhar a estrada literária estimulados pela vivência deste acontecimento. (Fotos: Gentilmente cedidas pela Alla)
{{banner-interno}}
A "in.model agency" vai realizar, nesse sábado, 21 de novembro, a partir de 20h, o primeiro concurso Miss e Mister Cataguases nas categorias infantil (7 a 9 anos), juvenil (10 a 12 anos) e teen (13 a 17 anos). Dos mais de 90 candidatos inscritos, 60 foram selecionados para disputar a fase final desse certame que permitirá aos ganhadores a oportunidade de representar o Município em competição estadual no próximo ano, com todas as despesas pagas.
Os vencedores também ganharão coroa, faixa e troféu de campeões, brindes do comércio local, um book fotográfico e o contrato de 1 ano com a agência produtora do evento, além da visibilidade que naturalmente possibilitará a eles condições de alavancar possíveis carreiras nas passarelas.
Agora, os candidatos fazem os últimos ensaios para acertar detalhes das coreografias que serão apresentadas no salão social do Clube do Remo. Segundo destacou Pathê Alves de Souza, que coordena o evento junto com o seu sócio Alexandre Rodrigues Vieira, em cada categoria os participantes desfilarão com duas produções, sendo uma roupa fashion e outra social. Na categoria teen, também haverá desfile com roupa de banho, de acordo com o coordenador."Os concursos de Miss e Mister hoje estão voltando com toda força no Brasil inteiro e a expectativa para o nosso evento é ótima. Para prestigiar ainda mais nossa iniciativa, contaremos com um ilustre júri, com participação de Miss e Mister Minas Gerais 2015, Júlia Horta e Kaio Juliani; Miss e Mister Cataguases 2015, Eduarda Menezes e Ferdinando Júnior; Miss Leopoldina, Carol Donato; além de Maria Juliana Garcia da Costa, a única que representando Cataguases ganhou o título de Miss Minas Gerais. No júri, também teremos o assessor de modelos Luis Froes (foto ao lado) e o maior scouter de modelos do Brasil, Jocler Turmina", ressaltou Pathê, entusiasmado.
Ele ainda revelou, em primeira mão ao Site do Marcelo Lopes, que, no dia 22 de novembro, Cataguases sediará uma das seletivas do "The Look of The Year", renomado concurso de modelos que tem coordenação nacional de Jocler Turmina (foto ao lado). "Eu acredito que Cataguases tem grande potencial para promoção de concursos como estes anunciados. O Município sempre foi muito receptivo para desfiles de moda e, durante muitos anos, fizemos concursos "Musa Verão", "Garota Nota 10", "Rainha dos Estudantes", sempre com muita aceitação. Hoje a moda é Miss e Mister e estamos nela. A grande procura que já tivemos nessa primeira edição do evento é, para nós, prova de que a iniciativa tem tudo para dar certo", finalizou Pathê.{{banner-interno}}
Para aumentar a sensação de segurança dos produtores rurais da zona rural de Miraí e São Sebastião da Vargem Alegre, o sargento Norte realizou, no dia 11 de novembro, no distrito de Dores da Vitória, a primeira reunião com 30 produtores da área para a implantação da Patrulha Rural. O próximo passo é expandir o projeto para toda a área do 3º pelotão de Miraí, sob o comando do Tenente André Carvalho.
Além de conversar com eles sobre segurança no campo, sargento Norte apresentou as estratégias para coibir crimes na área, como a colocação de placas em pontos estratégicos, informando que a região é monitorada pela Patrulha Rural, distribuição de folders e parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a fiscalização de transporte de gado, com a solicitação do documento Guia de Transporte de Animais (GTA).
Nesta semana, o serviço também deverá ser instalado no distrito de São José do Alegre, mais conhecido como Careço, também em Miraí, em solenidade prevista para acontecer às 19 horas desta quarta-feira, 18 de novembro. O Patrulhamento Rural foi implantado pela Polícia Militar de Minas Gerais em 2000 para levar segurança ao homem do campo e desde então vem se mostrando um meio eficaz contra a ação de bandidos na zona rural, informou tenente André Carvalho.{{banner-interno}}
Desde o dia 1º de novembro a Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo tem novo presidente. É o cataguasense Eduardo Alves Mantovani, 59 anos, que retorna à cidade natal depois de vários anos trabalhando na empresa no Nordeste.
Formado em Engenharia Elétrica, com cursos de pós-graduação e MBA, Eduardo Mantovani começou sua carreira na antiga Cataguazes-Leopoldina em 1978, como engenheiro, tendo trabalhadoem planejamento, projetos, construção, operação e manutenção, além de áreas comerciais e administrativas.
Mantovani atuou como gerente, assessor de planejamento, diretor técnico comercial e diretor-presidente da Energisa Sergipe e da Energisa Borborema. Em 2011 assumiu a diretoria da Energisa Geração e em 2014 passou a vice-presidente de Geração do Grupo Energisa.Com mais de 37 anos no setor elétrico, Mantovani assume o cargo com muita disposição. "Estamos em empresas com sucesso em termos de gestão. O maior desafio é manter e buscar elevar o patamar de qualidade da energia fornecida e de resultados, formar gente e superar as expectativas dos nossos acionistas", conta.
O ex-presidente da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo, Gabriel Alves Pereira Júnior (foto ao lado), assumiu o cargo de diretor-presidente da Energisa Sul Sudeste (ESS). Já o engenheiro eletricista Fernando Lima Costalonga foi promovido a diretor técnico comercial da Energisa Minas Gerais.
Ele é engenheiro eletricista, 33 anos, está na empresa desde 2006 onde ingressou como estagiário. Sua promoção é resultante do programa de sucessão do Grupo Energisa que proporciona aos colaboradores a possibilidade de crescimento profissional e fazer a diferença por meio de novos desafios. (Foto principal: reprodução da internet){{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizará sua sessão ordinária nessa terça-feira, 17 de novembro, a partir das 18h30, quando oito proposições poderão ser debatidas em Plenário. Antes, porém, a pauta prevê pronunciamento de Edson Adriano de Almeida, membro do SINDUTE e convidado para falar sobre "Educação Pública Municipal em Cataguases".
Pela Ordem do Dia, a primeira discussão legislativa da noite deverá ser a respeito do Veto Total formulado pelo prefeito Cesinha Samor sobre o Projeto de Lei assinado por seis vereadores que querem dispor acerca da individualização de instalação de hidrômetro nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais do Município de Cataguases. O Veto foi motivado pelo fato de que a matéria apresentada deve ser de competência privativa do Executivo.
Na mesma reunião ordinária, mas de autoria dos vereadores Fernando Pacheco Fialho e Walmir Linhares da Costa, poderá ser julgado o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 11/2015, o qual objetiva realizar revisão geral do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e dar outras providências.
Outra proposição inscrita na pauta da sessão desta semana é o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 58/2015, que tem o intuito de instituir o passe livre gratuito para os agentes comunitários de saúde, Auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem que prestam serviço ao Município de Cataguases. A gratuidade, segundo o texto do projeto, só poderá ser concedida para o percurso dentro da área de abrangência dos respectivos postos de saúde nos quais os profissionais forem lotados e somente no período em que eles estiverem no horário de trabalho. No entanto, a iniciativa não agrada aos proprietários e funcionários das empresas de ônibus porque, segundo eles, não se pode conceder gratuidade sem repassar a devida verba para custeio de tal cortesia. Essa proposição já tramita na Câmara Municipal há tempos, tendo sido retirada de pauta por meio de sobrestamentos, pedidos de vista e até para receber emendas substitutivas. A expectativa, agora, é a de que o texto seja finalmente aprovado ou rejeitado pelos edis.
Ainda na mesma Ordem do Dia, deverão ser apreciados dois Projetos de Lei propostos pelo vereador José Augusto Guerreiro Titoneli. Um visa dispor sobre a instalação de recipientes com álcool gel antisséptico ou produtos similares nos estabelecimentos privados que prestam serviços ao público.
Já o outro tem como finalidade dispor sobre a movimentação financeira dos concursos públicos realizados por órgãos da Administração Municipal e, se aprovado, tornará obrigatório que o órgão responsável pelo concurso divulgue o valor total arrecadado a título de inscrições, outras receitas e também referente aos gastos. Dois requerimentos completam a pauta da sessão ordinária desta semana que também poderá ter a Tribuna Livre ocupada pelos vereadores Serafim Couto Spíndola, Fernando Pacheco e Walmir Linhares.
{{banner-interno}}