Por vidas mais leves e saudáveis é o lema e filosofia de trabalho da mais nova casa de produtos naturais de Cataguases. A Bendita Terra - empório, inaugurada na manhã desta quinta-feira, 19 de novembro, na Rua Major Vieira, 300 - loja 2, no centro da cidade, tem à frente o simpático e competente casal Letícia de Oliveira e Marcos Antonucci que cuidaram com carinho de cada detalhe do negócio a fim de atender os clientes com qualidade, eficiência, higiene e produtos com procedência garantida.Diferenciada. Esta é a primeira imagem que se tem ao entrar na Bendita Terra - empório. O quadro de boas vindas e a decoração caprichada da arquiteta Thaís Werneck, que assina o interior da loja, torna o ambiente climatizado ainda mais aconchegante e acolhedor. À vontade, o cliente começa a se envolver com as cores e sabores da bancada de produtos à granel onde estão frutas desidratadas, castanhas, grãos, cereais, farinhas, sementes, temperos, e outros.
Desvie o olhar para a direita e vai deparar-se com produtos especiais sem glúten, orgânicos e diet. Do outro lado está o mel, por exemplo, e por aí afora. Há sucos, chás, biscoitos, doces importados como o de leite uruguaio Lapataia (de lamber os beiços!), antepastos e geleias especiais. Este é o setor da Bendita Terra ideal para escolher o que levar para casa e depois chamar os amigos para aquele bate papo agradável. Hora de pegar a cerveja, artesanal, fazendo a opção entre as melhores marcas do mercado ou até mesmo o vinho. Tem aperitivos, também, é claro! Excelentes.A linha gourmet também oferece queijos diferenciados, azeites e embutidos. E fica completa com o café que pode ser levado em grão ou moído na hora, acrescenta Marcos Antonucci. A Bendita Terra - empório conta ainda com a assessoria da nutricionista Sarah Abritta que orienta e tira dúvidas dos clientes sobre os produtos. Marcos completa dizendo que a loja vem ocupar um espaço no mercado "oferecendo um produto diferenciado, com qualidade para clientes de bom gosto", finalizou.
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Um jogo eletrônico em que o participante é guiado por meio de comandos de voz é o primeiro software desenvolvido pelo Laboratório de Multimídia Interativa (Lamif), do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, a conseguir registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O áudio game Fuga, desenvolvido para deficientes visuais, é um jogo assistivo com som 3D e controlado por kinect. O produto é fruto de pesquisa realizada pelo professor Alex Fernandes Machado e os estudantes Gabriel Moreira, Lucas Nascimento, Matheus Ramalho e Paulo Roberto Faustino.
Esta é apenas mais uma das conquistas do grupo que tem ganhado destaque por sua participação em eventos nacionais e internacionais. No dia 14 de outubro, Alex Machado levou o conceito do desenvolvimento de softwares para deficientes visuais para I Simpósio Nacional de Tecnologia Assistiva do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela oficina que tratou do estado da arte no entretenimento digital para cegos. No final de outubro, o trabalho "Uma proposta de jogo assistivo para dispositivos móveis em prol da inclusão digital de deficientes visuais", elaborado por Alex Machado, Josimar Ribeiro, Maria Aparecida Junqueira e Luiz Felipe Cunha, foi apresentado no IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Já nos dias 11 e 13 de novembro, os pesquisadores participaram do XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), em Teresina (PI). Foram apresentados os seguintes trabalhos:
Music Sheet Challenge – Um jogo educativo para o ensino de partituras musicais; Leonardo Faêda, Pablo Sanches, Miguel Lopes e Alex Machado
Introdução à lógica de programação utilizando robôs educacionais para crianças do ensino básico; Lucas Oliveira, Letícia Ribeiro e Alex Machado
Curso de Unity3D integrado com Leap Motion e Oculus Rift; Matheus Ramalho, Gabriel Martins, Paulo Faustino.
Em outubro, o grupo conseguiu algo que todos pesquisadores da área desejam: a publicação de trabalho completo em evento internacional. Dois projetos foram aprovados no European Simulation and Modelling Conference, evento realizado na Inglaterra, entre 26 e 28 de outubro. Foram aprovados os seguintes artigos:Metaheuristics applied to the autonomous movement of intelligent agents; Dâmaris Bento, Bárbara Rodrigues, Juliano Alves, Bruno Sousa, Angelo Neves Júnior, Lindomar Matos e Alex Machado.
Affective computing: measuring the player emotions in virtual reality environments; Gabriel Moreira, Paulo Roberto Faustino, Matheus Ramalho, Esteban Clua, Alex Machado e Matheus Baffa.
Ações na regiãoOs integrantes do Lamif também têm sido chamados para participar de eventos em instituições de ensino da região. Em setembro, o grupo promoveu atividades na Semana do Pensar na Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (MG). Em 6 de novembro, foi a vez de os estudantes da Faculdade Doctum, de Cataguases (MG), conhecerem os projetos desenvolvidos pelo grupo. E no dia 9, o Lamif marcou presença no II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) do IF Sudeste MG, em Barbacena (MG).{{banner-interno}}
Aleia Oficina Criativa de Redação iniciou seu trabalho no início de outubro, oferecendo cursos para turmas na faixa etária de 11 a 13 anos e de 14 a 16 anos. O curso com duração de dois anos, e máximo de 12 alunos por turma foi criado com o objetivo de desenvolver o gosto pela escrita através de uma oficina lúdica e aulas didáticas. A Oficina foi uma ideia que deu certo - turmas completas, alunos e pais satisfeitos.
Agora, Aleia lança um novo curso para 2016 – o Redação para vestibulares.
Para um bom desempenho em vestibulares é preciso pensar muito e em curto espaço de tempo. Ser aprovado exige muito mais do que domínio de conteúdo. É preciso rapidez de raciocínio e segurança.
O ENEM mostrou, mais uma vez, que é preciso aprender a pensar. Assim, o novo curso tem a finalidade de diminuir as barreiras do pensamento e abrir espaço para que as ideias surjam sem pré-julgamentos, de maneira que o cérebro seja forçado a sair da zona de conforto e perceber além do que é óbvio, informa a mentora e professora da oficina de criação do curso, a filósofa Marcela de Sousa.Segundo a professora de redação e língua portuguesa, Cíntia Cardoso, o foco das aulas didáticas desse curso vai além das regras gramaticais e estruturas de texto. Nosso foco estará na potencialidade de cada aluno, em sua particularidade do pensar e a segurança de se posicionar na escrita, fundamentais para uma excelente produção de texto, completa.
Além de dominar o tema proposto, é preciso compreendê-lo, olhá-lo de forma ampla. O trabalho desenvolvido no Curso Redação para Vestibulares estará estruturado dentro desse princípio, para que os alunos obtenham diferentes perspectivas sobre os mais variados temas.
A diversidade de olhares é que irá permitir o surgimento de ideias. Portanto, levar o estudante a desenvolver essas perspectivas é a nossa finalidade, pois elas serão fundamentais para que eles tenham domínio da escrita, finaliza Marcela.
Enfim, a proposta da Oficina para a turma Redação para vestibulares é pensar e repensar sob variados contextos. É ensinar a questionar e construir o pensamento e é nesse processo que ocorrerá o desenvolvendo do aluno, proporcionando segurança na escrita e levando-o a vencer as barreiras de produzir uma redação nota mil no Enem.
O curso será formado por uma turma de 25 alunos e aulas uma vez na semana com 2 horas de duração, sendo 1 horas de oficina de criação e 1 hora de aula didática, acrescentou ela, informando que o início do curso será dia 19 de fevereiro. Informações: (32) 8869-3132 e 9989-6434.{{banner-interno}}
Um mutirão de exames de sangue PSA (Prova do Antígeno Prostático) será realizado neste sábado, 21 de novembro, em Muriaé. A ação faz parte da campanha "Novembro Azul" na cidade, que visa conscientizar os homens sobre os perigos do câncer de próstata.
Para participar, é necessário ir durante a semana a um posto de saúde para fazer triagem, consulta e pedido médico para liberação do exame, que é capaz de detectar precocemente a possibilidade de existência da doença.
Em seguida, o paciente deverá comparecer ao Laboratório Municipal, das 10h às 17h, com documentos pessoais e com o pedido já autorizado, para agendamento.
A realização do exame é prioritária para pacientes com mais de 40 anos e que tenham histórico de câncer de próstata na família. O mutirão também será realizado no dia 28 de novembro.
Nos dias de mutirão, haverá ainda a realização de outras atividades no Laboratório Municipal, como palestras informativas sobre a doença, além de exames rápidos como aferição de pressão e teste de glicemia.{{banner-interno}}
Recreio, a 59 Km de Cataguases, está em estado de alerta contra a Dengue. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde com base em 300 notificações suspeitas feitas nas últimas semanas. Para auxiliar no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, o Governo de Minas Gerais enviou à cidade uma caminhonete equipada com o Ultra Baixo Volume Móvel "UBV Pesado", mais conhecido como "fumacê".
A Secretária Municipal de Saúde, Ana Luísa Simões, juntamente com a equipe da Gerência Regional de Saúde/ Leopoldina elaborou o cronograma (dias e horários) das pulverizações que o carro fumacê está fazendo em toda a área do município priorizando os locais onde há mais notificações da doença.
De acordo com o cronograma estabelecido o distrito de Conceição da Boa Vista, localizado a 5 km da área urbana, foi o primeiro a receber o carro fumacê nesta manhã de quarta-feira, 18 de novembro. Lá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, haviam sido notificados 134 casos, sendo 124 somente entre 11 de outubro e 11 de novembro.
Na área urbana são 159 notificações e apenas 2 casos foram registrados em Angaturama, outro distrito de Recreio, totalizando 295 este ano, até o momento, conforme os números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde. "É importante que as pessoas abram as portas e as janelas, cubram as gaiolas de pássaros, retirem os bebedouros de animais, tampem os alimentos e deixem a casa aberta por duas horas quando o fumacê passar", orienta Ana Luísa, lembrando que em caso de chuva e ventos fortes o trabalho será adiado. (Foto: Site Pólis Recreio){{banner-interno}}