A Câmara Municipal de Miraí realizou na noite desta sexta-feira, 27 de novembro, solenidade festiva para entrega de Títulos de Cidadania Honorária e Benemérita e Moção de Aplausos e de Congratulações. A cerimônia aconteceu no Buffet Palmeiras e reuniu, além dos convidados, diversas autoridades como o prefeito José Ronaldo Milani e seu vice, Jaime Vargas, os juízes Henrique Alves Pereira, Consuelo Silveira Netto e Leon Alvim Soares. Aberta pelo presidente daquela Casa Legislativa vereador Marcileide Carlos dos Santos a solenidade contou com a participação de todos os vereadores que compuseram a Mesa juntamente com algumas autoridades que também foram agraciadas. Em seu pronunciamento, o único da cerimônia, Marcileide, registrou o sentimento de felicidade com que presidia aquela solenidade festiva, "afinal vamos agraciar pessoas de nossa sociedade que, de uma forma ou de outra, fizeram algo de relevante por nossa sociedade", lembrou.
O presidente da Câmara Municipal frisou - em nome de seus colegas de Legislativo - ser "uma honra passar à suas mãos estes títulos, pois vocês foram reconhecidos como destaque e nós precisamos cada vez mais de pessoas como vocês que de preocupem com o crescimento e o bem estar de nossa cidade, de pessoas como vocês que fazem a diferença. Tenho certeza que todos aqui estão orgulhosos de vocês", afirmou recebendo aplausos do público. Ele completou parabenizando a todos pelo exemplo que dão ao dedicar suas vidas a Miraí e ao seu desenvolvimento.Em seguida cada vereador fez a entrega dos títulos que concedeu a seus homenageados em ordem alfabética (veja a relação completa ao final desta matéria). Entre os agraciados o delegado de polícia daquela cidade, Thiago Soares Marty, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Miraí pelas mãos da vereadora Daniela Faria. Ele, aliás, vem se destacando na região e recentemente recebeu um elogio do Ministério Público de Minas Gerais, na última quinta-feira foi agraciado como um dos delegados mais atuantes do 4ª Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, além de ter recebido um ofício com elogios à sua conduta do Juiz daquela comarca.
Uma Moção de Congratulação foi concedida ao comandante da Polícia Militar de Miraí, tenente André Carvalho da Silva, pelo presidente da Câmara, vereador Marcileide Carlos dos Santos. O militar desde que assumiu o comando da PM na cidade vem se destacando por uma atuação firme no combate à criminalidade e, paralelamente, efetuando um trabalho preventivo junto à comunidade. Desde então, a PM vem se fazendo mais presente no dia-a-dia da cidade promovendo um maior senso de segurança entre a população.O ex-promotor de Justiça em Miraí, Gustavo Garcia Araújo, recebeu o título de Cidadão Honorário concedido pelo vereador Marcileide Carlos dos Santos, por seu trabalho à frente do Ministério Público no município. Segundo o vereador, "doutor Gustavo nos deixa como exemplo sua vontade de resolver os problemas e seu enorme senso de justiça". O juiz de direito da comarca, Marcelo Alexandre do Valle Thomaz foi agraciado com o titulo de Cidadão Honorário através da vereadora Daniela Faria. Para ela o magistrado é um homem dedicado e comprometido com as causas que abraça e tem grande carinho pela cidade. Também foi agraciado com o título de Cidadão Honorário o Desembargador de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Marcos Alvim Soares, concedido pelo vereador Sérgio Cortines Chiconeli.
Além do promotor Gustavo Garcia Araújo, outros três cataguasenses também receberam títulos. O músico Emanuel Messias Mariquito recebeu uma Moção de Congratulação concedida pelo vereador José Silva Ferreira, pelo seu trabalho musical na região. Os outros dois agraciados são o presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Antônio Batista Pereira, o Beleza, que recebeu o título de Cidadão Benemérito, por indicação do vereador Osvaldo Alves Felipe, o Sapé, por ter nascido em um distrito de Miraí, e o ex-prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, que foi agraciado com o título de Cidadão Honorário por indicação do vereador Marlei José dos Santos, por seu trabalho como líder político na região. Willian agradeceu ao vereador Marlei "pela lembrança de meu nome" e disse que "Miraí sempre teve um lugar especial em minha vida desde que nasci. Espero poder continuar contribuindo com o desenvolvimento dessa cidade que vem se revelando uma das melhores da região na promoção de eventos de grande porte", completou.
Veja abaixo a relação completa dos vereadores e seus agraciados.
Vereadora Cristina Fatorelli Rocha- Maria da Conceição dos Santos Neto (Cidadão Honorário)- Vera Lúcia Gomes (Cidadão Honorário) - Wirza Lanes de Souza (Cidadão Benemérito)- Gilberto Santiago de Oliveira (Cidadão Benemérito)- Maria de Fátima Resende (Moção de Congratulação)- Veranilda Mendes (Moção de Congratulação)- Estácio de Sá Freitas (Moção de Congratulação)- Empresa de Doces Mirahy (Moção de Aplausos)
Vereadora Daniela de Faria Oliveira e Silva- Dr. Thiago Soares Marty (Cidadão Honorário)- Dr. Marcelo Alexandre do Valle Thomaz (Cidadão Honorário)- Miguel Villar Baffa Capobiango (Cidadão Honorário)- Conceição Aparecida da Silva Leitão (Cidadão Benemérito)- Cenira Miranda da Silva (Moção de Congratulação)- Sandra Beatriz da Silva Alonso (Moção de Congratulação)- Geissiane Aparecida de Aguiar (Moção de Congratulação)- Empresa Guarani Plast (Moção de Congratulação)
Vereador Dr.José Silva Ferreira- Samantha Badin Bilheiro Feijon (Cidadão Honorário)- Maria Cristina da Silva (Cidadão Honorário)- Maria Miranda de Lya (Cidadão Benemérito)- Neusa Maria Lopes Rodrigues (Cidadão Benemérito)- Lucimara de Almeida Magalhães Furtado (Moção de Congratulação)- Adaelson de Almeida Magalhães (Moção de Congratulação)- Emanoel Messias Mariquito (Moção de Congratulação)
Vereador Marcos Antônio Antunes Ribeiro- Arlindo Antunes Ribeiro (Cidadão Honorário)- Miguel Dornas dos Santos (Cidadão Benemérito)- Júlio César Vomero (Moção de Congratulação)
Vereador Marcileide Carlos dos Santos- João Furtado Resende (Cidadão Honorário)- Dr. Gustavo Garcia Araújo (Cidadão Honorário)- Marco Antônio Pereira (Cidadão Benemérito) - Pedro Antônio de Assis Filho (Cidadão Benemérito)- José Carlos Marani (Moção de Congratulação)- Tenente André Carvalho da Silva (Moção de Congratulação)- Manoel Aparecido Ferraz (Moção de Congratulação)
Vereador Marlei José dos Santos- Dr. Jefferson Eduardo Vieira Xavier (Cidadão Honorário)- Antônio Matias (Cidadão Honorário)- Willian Lobo de Almeida (Cidadão Honorário)- Temístocles Miranda Filho (Cidadão Benemérito)- Cassiano Aparecido Ferreira (Moção de Congratulação)- Celeste Soares Mota Moraes (Moção de Congratulação)
Vereador Mauri Antônio Fagundes- Alexandre Mazon (Cidadão Honorário)- Sargento Ismael Pereira Lima (Cidadão Honorário)- Geraldo Magela Freitas (Cidadão Honorário)- Pedro Marques Martins (Cidadão Benemérito)- Paula Alves Cumani (Moção de Congratulação)- Éssela de Melo Garcia Chiconeli (Moção de Congratulação)- Márcia Helena da Silva Carvalheiro (Moção de Congratulação)- Cláudio Márcio Miranda (Moção de Congratulação)
Vereador Osvaldo Alves Felipe - José Augusto Resende Cumani (Cidadão Honorário)- Luiz Carlos Pussente da Silva (Cidadão Honorário)- José Hélio da Cunha (Cidadão Honorário)- Antônio Batista Pereira (Cidadão Benemérito)- Carlos Antônio Fernandes (Moção de Congratulação)- Fernando Mauro Morito (Moção de Congratulação)- Orestes Pedrosa (Moção de Congratulação)- Carlos Roberto Vargas Silva (Moção de Congratulação)
Vereador Sérgio Cortines Chiconeli- Pedro Henrique Chiconeli Andrade (Cidadão Honorário)- Desembargador Antônio Marcos Alvim Soares (Cidadão Honorário)- Adailton de Oliveira Cândido (Cidadão Honorário)- Luiz Fortuce (Moção de Congratulação)
Veja na galeria abaixo as fotos da entrega dos títulos.{{banner-interno}}
Autoridades e a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL) abriram oficialmente na noite desta sexta-feira, 27 de novembro, a terceira edição da campanha Natal Iluminado. A solenidade aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina e reuniu o presidente da CDL, Humberto Lanziéri, o prefeito José César Samor, o vice, Sérgio Recepute Gouveia, o secretário Municipal de Cultura, Zeca Junqueira, empresários e comunidade em geral. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e CDL, realizado com o apoio de patrocinadores.A campanha Natal Iluminado foi criada com o objetivo de encantar e sensibilizar a população nesta época de natal, fomentar o comércio e apoiar o desenvolvimento do turismo no nosso município. Zeca Junqueira, em seu pronunciamento, fez questão de agradecer seu assessor na secretaria e criador da decoração nesta campanha. "Nada disso teria sido realizado se não fosse o talento e a dedicação do meu amigo e companheiro de luta Estevinho, a quem que faço um agradecimento especial", salientou o Secretário de Cultura e Turismo.
Para Humberto Lanziéri, presidente da CDL a terceira edição do Natal Iluminado conta com o patrocínio "fundamental das empresas de nossa cidade Energisa, Sicoob Coopemata, Casa Mattos, Distribuidora de Bebidas H2O, Link 10, Loja Nova e Supermercado Morais, mais a parceria da Associação Comercial e Industrial de Cataguases – ACIC –, Sindicato do Comércio Varejista e Sindicato dos Empregados do Comércio, além de outras 92 lojas", frisou. Ele lembrou que além de iluminar, o projeto consiste também em sorteios de vale-compras, palestras motivacionais, programação cultural e – pela primeira vez – a participação do Papai Noel, para animar nossas ruas. Humberto também agradeceu o apoio recebido dos parceiros e pessoas envolvidas.O vice-prefeito Sérgio Gouveia ressaltou a importância da comemoração do Natal como um momento de celebração e convidaram os cidadãos e políticos a trabalharem em conjunto por uma cidade melhor. O prefeito Cesinha elogiou a iniciativa da CDL em promover a campanha Natal Iluminado como forma de alavancar o comércio na cidade e disse que apesar das dificuldades que sua administração enfrenta, o trabalho em parceria viabilizou esta terceira edição da campanha. O evento ainda contou com apresentação de banda de música e, em seguida, aconteceu a tão esperada pelas crianças, chegada do Papai Noel e o passeio no trio da alegria. (Fotos gentilmente cedidas por Gentte S.A.)
{{banner-interno}}
Na tarde desta sexta-feira, 27 de novembro, o projeto Escola Animada reuniu vários de seus participantes - entre realizadores, coordenadores e estudantes - para um grande bate-papo que aconteceu no estúdio-escola do Instituto Fábrica do Futuro, localizado no Bairro Guanabara, onde funcionou o antigo CTM.
O momento foi de exposição dos resultados alcançados em 2015 e de apresentações preparadas em torno de algumas ações construídas no âmbito desta terceira edição daquele projeto, que alia cultura e educação, a partir do uso do audiovisual e das tecnologias digitais na dinâmica de formação escolar.O gestor do Instituto Fábrica do Futuro, César Piva, fez a abertura do evento e apresentou parceiros da iniciativa. Sobre a importância do Escola Animada, transmitiu a ideia de que a relação entre a cultura, a educação e as tecnologias possibilitada pelo projeto pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e, mais do que isso, para o desenvolvimento sustentável da região.
A ocasião contou com a presença do secretário-adjunto de Estado da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado, e a secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, por causa de imprevistos, não pôde comparecer, mas transmitiu, através de vídeo, seu contentamento com relação ao Escola Animada, parabenizando a todos os envolvidos.
Ainda no início do evento, fizeram uso da palavra o representante da Votorantim Metais, Raul de Abreu Demolinari, e os superintendentes regionais de ensino de Leopoldina e de Muriaé, respectivamente, Sidilúcio Senra e Sandro Carrizo. A Votorantim Metais é patrocinadora do projeto Escola Animada, que é desenvolvido em escolas da Rede Estadual de Ensino em Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Muriaé e Juiz de Fora, com realização do Instituto Fábrica do Futuro e do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira.Os coordenadores do projeto, que atuaram nas escolas participantes, também estiveram presentes na "Arena Escola Animada", como foi chamado o evento, quando falaram um pouco das muitas possibilidades proporcionadas pela iniciativa. Larissa Pinheiro Vieira, por exemplo, disse que o projeto plantou nela "uma semente", através da qual pôde escolher que caminho seguirá. "Hoje eu tenho a certeza de que eu quero usar a tecnologia na minha formação", destacou a participante, grata pela oportunidade.
Após os pronunciamentos, houve apresentações culturais de dança, exibição de vídeos e de outros resultados em torno do projeto. Também ocorreram conversas acerca das perspectivas para o futuro no que diz respeito à capacitação proporcionada pelo Escola Animada, cuja proposta se desenvolveu a partir do conceito de Territórios Educativos. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Policiais Militares em Cataguases apreenderam um revólver calibre 38 aparentemente novo e 14 munições intactas na noite desta sexta-feira, 27 de novembro, além de prender dois rapazes e apreender uma motocicleta na mesma operação. Mais cedo, outra equipe também apreendeu duas motocicletas que estariam a serviço do jogo do bicho, prendeu um homem que trabalharia para a contravenção e apreendeu anotações usadas para aquele tipo de jogo proibido por lei e a quantia de R$ 2.921,35. As informações são da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases.No final da tarde desta quinta-feira, durante uma operação de rotina da PM, policiais desconfiaram de um grupo de homens que conversavam na Rua Alfredo Barroso, próximo à Praça do Doutor Lídio, ao redor de duas motocicletas. Ao verem a chegada da polícia o grupo se desfez ficando apenas um homem sobre uma das motos enquanto a outra foi "esquecida" com a chave na ignição. Os policiais se aproximaram e enquanto faziam a abordagem encontraram na árvore ao lado, sobre um dos galhos, uma bolsa com diversos blocos e anotações usadas em jogo de bicho e a quantia de R$2.921,35 em cédulas e moedas diversas. O rapaz negou a posse da bolsa e disse que tinha acabado de adquirir as motocicletas que estavam com placas de Além Paraíba. Porém, como a outra moto não tinha condutor, os policiais apreenderam os dois veículos e conduziram o homem, identificado pelas iniciais M.S.G., 32 anos, até a delegacia para esclarecimentos onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) sendo liberado em seguida. O caso foi assumido pelos policiais Tenente Lacerda, cabo Fortunato e soldado Túlio.
À noite, por volta das 21h55min, a viatura do cabo Santoro e soldado Renan, durante operação de combate a criminalidade com foco em motocicletas, perseguiu pelas ruas do Bairro São Marcos, uma Honda Fan vermelha com dois ocupantes que fazia muito barulho no escapamento. Ao perceberem que estavam sendo seguidos pela Polícia o condutor da moto empreendeu fuga em alta velocidade, mas foi seguido pela viatura. Mais à frente, segundo o Boletim de Ocorrência, a moto entrou em uma rua sem saída o que permitiu aos policiais interceptá-la e fazer a abordagem em seus ocupantes. Submetido a busca pessoal, o carona foi identificado pelas iniciais P.B.F., 24 anos, sendo encontrado em um de seus bolsos 14 munições intactas de calibre 38, e entre suas pernas, próximo ao órgão genital, um revólver oxidado, aparentando ser seminovo, calibre 38, municiado com seis munições. Foi preso em flagrante por porte de arma e munição ilegal. Ele contou aos policiais ter achado a munição na praça que fica na entrada do bairro Primavera e disse que estava armado porque vem recebendo ameaça pelo celular de um número desconhecido. O condutor foi identificado como sendo J.G.P., 22 anos, foi preso por direção perigosa. É inabilitado para conduzir motocicleta que não estava com a documentação em dia e, por isso foi apreendida. {{banner-interno}}
O Hospital de Miraí assinou convênio com o Ipsemg - Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais - na tarde desta sexta-feira, 27 de novembro. A solenidade aconteceu às 14 horas no plenário da Câmara Municipal de Miraí e foi viabilizada por intermédio do esforço do deputado estadual Isauro Calais (PMN), que é nascido no distrito de Dores da Vitória. Estiveram presentes no ato de assinatura do Convênio, além do deputado, o presidente do Ipsemg, Hugo Teixeira, o provedor do Hospital de Miraí, Bráulio Fontes, o presidente da Câmara Municipal de Miraí, vereador Marcileide Carlos dos Santos e o presidente do PMDB naquele município, José Augusto Cumania, além de vereadores e convidados. Na prática o deputado conseguiu reformular um convênio que já vigorou no passado e que havia anos foi desativado.
Para o provedor do Hospital, Bráulio Fontes, "o convênio vem em boa hora, porque vivemos uma crise sem precedentes nestes 110 anos de hospital", anunciou. Ele também agradeceu ao deputado a destinação de recursos via emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil reais para o hospital que dirige. O presidente do PMDB local, José Augusto Cumani reconheceu que a ajuda de Isauro Calais chegou "no momento em que estávamos prestes a fechar o hospital, nos dando agora, novas esperanças", disse.O presidente da Câmara Municipal de Miraí, disse que procura dedicar seu mandato para lutar "por tudo que é benéfico por Miraí independente de sigla partidária. Por isso hoje estamos aqui assinando este convênio do Ipsemg com o nosso hospital", destacou. Antes de concluir, avisou: "Vamos conseguir muito mais recursos para Miraí porque o deputado Isauro Calais é filho da terra e ele jamais vai nos abandonar", assegurou.
Isauro Calais revelou os esforços feitos pelo hospital em se adequar para poder atender às exigências do Ipsemg que culminaram na assinatura do convênio. Ele aproveitou para dizer que "mentiram para Miraí quando disseram não ser possível fazer o convênio porque nós provamos agora que podia". Ele também revelou ter destinado uma verba de R$100 mil reais para o hospital e outra de R$50 mil para a Apae, além de ter conseguido um trator para a Associação dos Produtores Rurais de São Sebastião da Vargem Alegre. Finalizou dizendo que vai continuar trabalhando por Miraí e a região.O presidente do Ipsemg, Hugo Teixeira, revelou ter conhecido o Hospital "pouco antes do início desta solenidade" e explicou que as exigências feitas pela entidade que preside tem por objetivo "prestar um serviço de qualidade ao servidor". Ele disse que a partir do término daquela solenidade aquela casa de caridade já poderia iniciar o atendimento aos servidores do estado. Ele agradeceu o apoio do Deputado Isauro Calais e a direção do hospital pelo empenho para que este convênio fosse assinado.
{{banner-interno}}