O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido pela 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases, formou 397 alunos das Escolas Estaduais Guido Marlière, Coronel Vieira, Dr. Norberto Custódio Ferreira e Oficina Iracema Menezes - Apae. O evento foi realizado na segunda-feira, 7 de dezembro, na quadra do Clube do Remo, onde os estudantes compareceram acompanhados de seus padrinhos, madrinhas, professores e familiares.De forma descontraída, o sargento Wanderson Henrique conduziu a apresentação do evento, ao lado do coordenador do programa, sargento Charles Henrique Coelho. A banda Amigos do Proerd realizou as apresentações musicais. Ao final, os alunos se empolgaram com a chegada do mascote do PROERD, o Leão Darem, que veio de Belo Horizonte para animar os estudantes. "E um trabalho preventivo que pretende ensinar aos adolescentes a como dizer não para as drogas e também aproximá-los da Policia Militar" analisa o Major Fernando Machado Miranda, comandante PM em Cataguases. Ao longo do ano, o programa trabalhou com os alunos do 5º ano do ensino fundamental lições sobre os perigos do uso do álcool, cigarros e das drogas. Ao final, os alunos escreveram uma redação que foi avaliada e as melhores dissertações de cada turma foram premiadas durante a formatura. (Fotos: Samuel Pereira)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sediará a entrega do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos - condecoração que será concedida pela primeira vez no Estado a 33 municípios que tiveram índice zero de homicídios nos últimos dez anos. O prêmio é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), de acordo com os registros da Polícia Militar e da Secretaria de Estado de Saúde. A solenidade será às 18 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG.
Os municípios que tiveram índice zero de homicídio na última década são: Alto Caparaó, Arantina, Belmiro Braga, Capela Nova, Caranaíba, Carrancas, Casa Grande, Conceição da Barra de Minas, Congonhal, Dom Viçoso, Douradoquara, Fama, Gonçalves, Grupiara, Ibituruna, Ingaí, Itambé do Mato Dentro, Itamarati de Minas, Madre de Deus de Minas, Maripá de Minas, Minduri, Olímpio Noronha, Paiva, Passabém, Pequeri, Rio Doce, Rochedo de Minas, Santana do Garambéu, Santo Antônio do Rio Abaixo, São João da Mata, Senhora dos Remédios, Serranos e Turvolândia.
Como premiação, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, entregará aos prefeitos um acervo de livros, para que os municípios modernizem ou iniciem biblioteca pública, além de computadores, doados pela Fundação Banco do Brasil.
Além da ALMG, são parceiros na realização do evento a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Cemig, o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Movimento Minas Pela Paz.{{banner-interno}}
O radialista Luiz Manoel Souza foi assassinado na tarde desta segunda-feira, 07 de dezembro, em Ubá. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu próximo ao APAE Rural, com troca de tiros e pelo menos três veículos envolvidos.
O carro em que estava Luiz Manoel, um Jetta de cor preta, teria sido perseguido desde o fim do bairro Palmeiras, e depois fechado. O tiroteio teve início em seguida, furando o pneu do carro do radialista. Neste momento, ele teria descido do carro e corrido em direção a um matagal, porém foi perseguido pelos autores, que o atingiram com mais disparos. Ainda não há informações sobre quantos tiros atingiram a vítima. A PM informou que os outros dois veículos envolvidos são um Citroen e uma Montana. A Polícia Militar realiza rastreamento. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil.
Luiz Manoel Souza era um radialista conceituado em toda a região. Atuou em Ubá, na Rádio Educadora, e em Visconde do Rio Branco, na Rádio Cultura. Com voz marcante, e estilo questionador e polêmico, deixou sua marca na comunicação. Apresentou o Prêmio Ary Barroso em 2013 e 2014, além de festas e exposições agropecuárias em diversas cidades.{{banner-interno}}
Com a pauta enxuta, a reunião dessa terça-feira, 8 de dezembro, vai colocar em apreciação apenas dois Projetos de Lei propostos pelo Poder Legislativo e dois Requerimentos. A tão aguardada votação da Lei Orçamentária Municipal, deverá voltar à Ordem do Dia na próxima semana, quando terá passará pelo primeiro turno de votação e na semana seguinte, o segundo e último. Os trabalhos do Legislativo Municipal encerram-se no di 22, quando tem início o recesso parlamentar.
O Projeto de Lei Nº 04/2015, de autoria do vereador José Augusto Titoneli, trata da liberação de imagens de câmeras de monitoramento e segurança por parte de comércios, prestadoras de serviços, escritórios autônomos e demais empresas situadas em Cataguases, obrigando-os a fornecer tais informações quando solicitadas por autoridades da Polícia Judicial. O segundo projeto a ser votado na reunião é de autoria do vereador João Manoelino da Silva Bolina – Joãozinho de Vista Alegre, e propõe a denominação do Campo Comunitário Sebastião Honorato (Senhor Tatão), no Distrito de Vista Alegre.
Dois requerimentos aguardam votação dos edis. O vereador Maurício Rufino requer do Poder Executivo, através do requerimento nº 190/2015, explicações documentais se existe algum Secretário na atual Administração Municipal condenado judicialmente pela prática de algum tipo penal ou improbidade administrativa. Em caso positivo, se a decisão condenatória já transitou em julgado. O segundo requerimento de número 191/2015, de autoria de Luiz Carlos da Silva Sodre – Russo - requer informações sobre concertos no calçamento no Bairro Jardim. (Fotos: ArquivoSite do Marcelo Lopes)
{{banner-interno}}
O principal aeroporto da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco) está localizado entre os municípios de Rio Novo (77 Km de Cataguases) e Goianá (86 Km). Inaugurado em agosto de 2011 é o segundo maior do estado com 2.530 metros de pista e capacidade para receber até 750 mil passageiros/ano. O Zona da Mata conta hoje com duas linhas aéreas diárias:
A AZUL com cinco horários por dia: 6h e 10h45 (para Campinas); 14h45 (Guarulhos); 18h50 (para Campinas) e 23h30 (chegada, voo de Campinas). A GOL opera com um horário diário: às 6h45 para Belo Horizonte (com check in até às 06h15) de segunda a sábado. E há uma chegada às 23h29 de Belo Horizonte de domingo a sexta. A aeronave, um Boeing 737 com capacidade para 138 passageiros pernoita no aeroporto para sair cedo no outro dia. Na capitaldo estado há conexões para outros aeroportos.O Aeroporto da Zona da Mata deve ser o maior beneficiado com a chegada de mais uma empresa aérea no estado de Minas a partir de janeiro de 2016, criando novas rotas de transporte aéreo que, a princípio, alcançarão as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Vale do Aço e Sul de Minas.
A empresa Flyways Linhas Aéreas escolheu o Estado para inaugurar a sua atuação no mercado brasileiro e vai operar, inicialmente, a partir do aeroporto da Pampulha, na Capital, com destino ao interior mineiro. Esta decolagem da empresa foi tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana passada. A Flyways recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar linhas comerciais em junho de 2014, após um processo de certificação que durou 15 meses.
Atualmente, a empresa possui duas aeronaves modelo ATR 72-500, que comportam até 70 passageiros e, segundo o diretor-presidente da companhia, Pedro Paulo Valverde, a expectativa é de que chegue ao final do ano com um total 10 aviões, completando, após três anos, uma frota de 30 aeronaves. "Iniciaremos com voos de Belo Horizonte a Ipatinga (Vale do Aço), Uberaba (Triângulo), Patos de Minas e Araxá (ambas no Alto Paranaíba) e, posteriormente, chegaremos a outras cidades do interior do Estado, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo" revelou Pedro Paulo.
{{banner-interno}}