Cataguases precisa melhorar muito no quesito transparência pública. Pelo menos é o que revela levantamento divulgado nesta quarta-feira, 9 de dezembro, pelo Ministério Público Federal (MPF), que avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. O objetivo do órgão é verificar a divulgação dos dados de forma transparente por prefeituras e governos estaduais, tais como receitas, despesas, processos licitatórios e outros.
Na pontuação máxima, Cataguases obteve nota, 4,5, e ocupa a posição número 242 no ranking do estado. Em primeiro lugar no estado ficou o município de Santana do Paraíso, que teve nota de 8,9 pontos e Alpercata (8,8). Leopoldina, cidade mais próxima de Cataguases, está na posição 184, com nota 5,0, Muriaé, aparece em 148 com nota 5,3, e a capital do estado, Belo Horizonte, aparece em quinto lugar no ranking, com 8,2 pontos.
Para a elaboração do ranking, o MPF avaliou se os sites mantidos por prefeituras e governos estaduais cumprem 14 obrigações de transparência previstas em lei. A legislação citada trouxe uma série de normas que podem realizar uma revolução no controle dos gastos públicos.
Segundo o MPF, no entanto, até hoje, não se tinha feito uma avaliação do seu efetivo cumprimento nos 5.568 municípios e 27 estados da federação brasileira. Ainda segundo o órgão, a avaliação dos portais de municípios e estados e seu ranqueamento é apenas o primeiro passo.
Após o diagnóstico nacional, o Ministério Público Federal vai expedir recomendações àqueles entes federados que não estão cumprindo suas obrigações legais, dando um prazo de 120 dias para sua adequação às Leis de Transparência. As recomendações serão acompanhadas de um diagnóstico do município/estado para que os gestores possam saber quais pontos estão em desconformidade com a legislação.
Após esse prazo, será feita nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 09 de maio de 2016. Caso as irregularidades persistam, ações civis públicas serão ajuizadas conjuntamente de forma coordenada, no Brasil inteiro, no dia 1º de junho de 2016.{{banner-interno}}
Um homem negro chegou morto ao hospital de Cataguases nesta madrugada de quinta-feira, 10 de dezembro, após ser socorrido pela equipe do Samu com um ferimento grande na cabeça. Até o fechamento desta matéria ele não havia sido identificado conforme informou a Polícia Militar que atendeu a ocorrência.
Pouco depois das 3 horas da madrugada um telefonema anônimo informou à PM que um homem negro estava caído sangrando na cabeça, próximo a uma padaria na entrada do bairro Taquara Preta, em Cataguases. Os policiais sargentos Vânio, André, Procópio e soldado Bastos se deslocaram até lá e o encontraram agonizando tendo ao lado uma pedra grande e um pedaço de pau, sugerindo que havia sido agredido por alguém que utilizou aqueles objetos, conforme relataram os policiais.
A equipe do Samu foi chamada e o levou para o Pronto-Socorro onde deu entrada sem vida. O corpo, agora passará por exame de necrópsia antes de ser liberado para o sepultamento. A PM espera que a família da vítima, quando for identificá-lo, possa dar detalhes sobre o ocorrido ajudando a esclarecer o caso.
{{banner-interno}}
A Polícia Civil de Ubá investiga a morte de um radialista de 48 anos, ocorrida na última segunda-feira (7), na zona rural da cidade. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o crime foi registrado no Córrego dos Braguinhas, por volta das 15h, e chocou a população da cidade.
De acordo com delegado de Antidrogas e Homicídios que acompanha o caso, Rafael Gomes de Oliveira, o motivo do crime ainda é desconhecido. Testemunhas estão sendo ouvidas e o delegado informou, ainda, que imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos próximos foram solicitadas para que sejam avaliadas. Ninguém foi preso até o momento.
CrimeSegundo a PM, testemunhas contaram que o carro em que a vítima estava foi perseguido por um suspeito a pé e por outros cinco, que estavam em outros dois veículos, e atingido por vários tiros.
Durante o tiroteio, o carro da vítima teve o pneu furado. Depois disso, testemunhas contaram que ele saiu do veículo, mas foi perseguido pelos suspeitos, que o atingiram com mais disparos. O corpo do radialista foi enterrado em Visconde Rio Branco, na tarde desta terça-feira (8), sob aplausos.
{{banner-interno}}
O atleta da equipe Gracie Barra Cataguases, Patrick Coutinho, se consagrou vitorioso na categoria "master" – faixa azul até 85 kg do Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour, no HSBC Arena, que aconteceu na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, durante os dias 5 e 6 de dezembro. O evento foi mais uma seletiva para o Campeonato de Abu Dhabi.
Foram distribuídos cerca de US$ 63 mil em prêmios no evento organizado pela Federação de Jiu-jítsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF). Com eficiente estrutura, o torneio recebeu atletas de vários países e os consagrados lutadores do cenário nacional como Ricardo Evangelista, Victor Silvério, Faisal Al Ketbi, Erbert Santos, os irmãos Paulo e João Miyao e até Thales Leites que é lutador do UFC, entre outros campeões.
Além da etapa Brasil, a seletiva aconteceu também em Tóquio e Los Angeles. A próxima edição do Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu World Tour será nos dias 19 e 20 de março de 2016, em Londres, informou Patrick Coutinho, que é de Leopoldina, mas treina e dá aulas em Cataguases.
Professor de Educação Física na Escola Estadual Guido Marlière, Patrick é treinado pelo Mestre Ricardo Caetano, da Academia Gracie Barra Cataguases e vem colecionando títulos como Mundiais, Word Cup, Brasileiro sem kimono e com kimono. Este ano ele conquistou o bronze na seletiva do Mundial de Abu Dhabi realizado em São Paulo, e foi vice no Brasileiro organizado no Rio de Janeiro.
O atleta conta com apoio da Pier Cataguases/Leopoldina, Sol e Neve Praça Rui Barbosa, Link 10, Sheffield Idiomas e Iguaria Gourmet. Patrick ressalta a importância e a necessidade de contar com estes patrocínios para poder seguir sua trajetória "representando as artes marciais aqui da nossa região da melhor forma possível", completou.{{banner-interno}}
Em uma sessão tranquila, com a presença de todos os vereadores e o plenário vazio, a Câmara Municipal aprovou, na reunião de terça-feira, 8 de dezembro, um projeto de lei que obriga o repasse de imagens de câmeras de segurança às autoridades policiais e outro que nomeia campo comunitário em Vista Alegre, além de requerimentos.
De autoria do vereador José Augusto Titoneli, o projeto 04/2015 que torna obrigatório por parte de comércios, prestadoras de serviços, escritórios autônomos e demais empresas situadas em Cataguases, o repasse de imagens obtidas através de câmeras de segurança e demais informações que se façam necessárias para auxiliar investigações foi aprovado por unanimidade. "Muitas vezes a justiça depende disso para elucidar um fato. Quero parabenizar ao amigo vereador Titoneli por encontrar uma lacuna e corrigi-la em favor da segurança pública de nossa cidade", elogiou o vereador Geraldo Majella.
Também foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 108/2015, de autoria do vereador João Manoelino da Silva Bolina, que autoriza o Poder Executivo a nominar o campo de futebol comunitário de Vista Alegre homenageando a Sebastião Honorato (Senhor Tatão). Diversos requerimentos foram aprovados na noite, um deles pede ao Poder Executivo que tome providências sobre o entupimento de uma boca de lobo localizada no inicio da Avenida Veríssimo Mendonça, logo após a curva do Bahamas, no início do Bairro Beira Rio. Essa canaleta recebe todo escoamento de água que desce do morro em frente ao mercado e o entupimento acarreta um acúmulo de água e barro na via. Outro requerimento que provocou debate, de autoria de Joãozinho Vista Alegre, pede explicações por parte do Samu, sobre eficiência dos atendimentos do órgão. (Foto; Samuel Pereira){{banner-interno}}