Foi realizada no último dia 02 de dezembro, na área externa das Faculdades Integradas de Cataguases – FIC-UNIS - a I Feira de Negócios do Curso de Administração. A iniciativa foi organizada pelo corpo docente e alunos, com apoio administrativo da instituição, revelou o professor Luiz Paixão, coordenador do curso. O evento, segundo informou, é a "culminância de uma estratégia pedagógica diferenciada que o curso de Administração da FIC-UNIS oferece aos seus alunos que se chama PIC", revelou.
Ele explica. "O Projeto Interdisciplinar de Curso – PIC – tem como objetivo, em síntese, possibilitar ao aluno a intercomunicação entre as disciplinas estudadas, em nível curricular vertical e horizontal, aplicando e traduzindo os conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, adquiridos durante sua formação acadêmica, traduzindo-os de forma concreta na elaboração de um projeto específico para melhor compreensão da realidade em que se insere social e profissionalmente", disse Luiz Paixão.
Nesse sentido, continuou o coordenador do curso, com a orientação dos professores, os alunos têm a oportunidade de desenvolverem análises ambientais e diagnósticos administrativos nas empresas parceiras de modo a lhes permitir elaborarem propostas que elencam ferramentas de gestão que viabilizem melhorias nos ambientes organizacionais em todas as áreas que integram o contexto organizacional como produção, processos gerenciais, gestão de pessoas, marketing, finanças e contabilidade, otimização de estoques, relacionamento com o cliente, arranjo físico, gestão da qualidade, sistemas de informações gerenciais, gestão estratégica, entre outras, completou Luiz Paixão.
A Feira de Negócios, conforme explica o coordenador do curso de Administração da FIC-UNIS, proporciona "além da integração acadêmica, a possibilidade de o aluno demonstrar suas habilidades e competências ao empresariado local e da região, uma vez que muitos de nossos alunos são moradores de cidades vizinhas e desenvolvem seus projetos em empresas de suas respectivas cidades", explicou Luiz. Ele completou dizendo que o projeto também "coroa um ano de conquistas para o curso de Administração da FIC destacando a excelente avaliação que o curso recebeu do MEC, além de ter sido o único curso da região estrelado e recomendado pelo Guia do Estudante – 2016 da Editora Abril, além de ter recebido na Feira grandes lideranças empresariais da cidade e região. {{banner-interno}}
Será realizado neste sábado , 19 de dezembro, a partir das 15h, no Campo do Flamenguinho, a quarta edição do "Futebol Solidário", evento que reúne jogadores de times nacionais e internacionais para arrecadar alimentos para a doação às famílias mais carentes através das entidades filantrópicas da cidade. A partida beneficente está sendo organizada por Daniel Caffé, Léo Maciel, Thurran Silva, Felipe Canavan, José Fernandes (Goiaba) e David Pussente. Este ano a partida terá as participações ilustres dos atletas Wellington Ném, que atuou como meia no Futbolniy Klub Shakhtar, na Ucrânia, e em 2016 estará de volta aos gramados brasileiros defendendo as cores do Fluminense, seu time de origem. Outro atleta que também confirmou presença é Vinícius, também jogador do Fluminense, e Wesley Matos, jogador nascido em Piraúba e escolhido como melhor zagueiro da Série B pelo América, além de Pablo, lateral direito do Avaí. E, para completar o time de famosos, o modelo e ator Douglas Tavares (na foto com a atriz Suzana Vieira), que está no ar interpretando o personagem ‘Abner" da novela ‘A Regra do Jogo’, da Rede Globo, também estará presente.
Ao longo dos quatro anos o "Futebol Solidário" vem ganhando mais credibilidade, e o montante de donativos vêm aumentando, conforme revela Café. "No primeiro ano conseguimos arrecadar apenas 350 quilos de alimentos. No ano seguinte recebemos 700 quilos e ano passado atingimos a marca de 3 mil 500 quilos. E este ano estamos começando muito bem porque já recebemos uma doação de 30 cestas básicas e vamos superar a marca do ano passado, graças a essa credibilidade que esta partida de futebol nos dá", disse. Para completar a festa da solidariedade, à noite acontece a "Tropical Summer", na casa de show Gameleira, com apresentação da banda de pagode ‘Exige o Tom’ com a presença dos atletas famosos, conta Café. O evento, acrescenta ele, tem apoio do Rotary Club de Cataguases que fará a separação e a distribuição das doações às famílias carentes. Café e os demais organizadores convidam todos a participarem desta tarde de esporte solidário. "Vá ao campo do Flamenguinho participar desta grande festa. Leve dois quilos de alimento não perecível, exceto sal e fubá e curta com a gente esse momento de confraternização que só o esporte proporciona", convida ao lado dos amigos Leo Maciel e Thurran Silva.{{banner-interno}}
Atletas e profissionais de educação física participaram de um bate-papo sobre fisiculturismo, dieta, uso de anabolizantes, entre outros assuntos com os campões Mineiro de Fisiculturismo 2015, Thiago Colossus e André Monstrão, e o campeão do Men's Physique, Tony Neto. O encontro aconteceu na tarde de sábado, 12 de dezembro, na Academia Rio Top em Cataguases."O Mens Physique é um conceito novo de concurso, se comparado aos concursos de fisiculturismo como o Campeonato Mineiro e o Brasileiro. Os atletas se apresentam de bermuda por não haver a necessidade tão grande do treino de pernas. Está mais próximo do modelo fitness, seria como se fosse o shape perfeito da praia, voltado para estética e beleza. Enquanto no bodybuilding são avaliados a boa construção muscular, respeitando a simetria, e avaliando a construção e trabalho de membros inferiores", explicou o estudante de nutrição Tony Neto, atual campeão do concurso na categoria 80 kg.
Para cada atleta é necessária a prescrição de uma dieta respeitando as características individuais, como metabolismo, objetivo e a forma de treino. Ela é baseada na aquisição de proteínas, ovos, carnes magras e carboidratos de rápida absorção como mandioca e batata doce. "O importante também é você potencializar o Dia do Lixo, quando você está liberado das restrições de sua dieta. Use esse dia para crescer também, não abandonando as orientações. Não será nesse dia que você vai comer só besteira, você pode apenas acrescentar alimentos em porções razoáveis que você não comeria nos dias de dieta" revelou André Monstrão, campeão mineiro na categoria até 95kg. Em média cada atleta gasta cerca de 60 reais por dia com alimentação, revelaram os atletas."O meu treino é feito em três dias, segunda, quarta e sexta, com hipertrofia, terça e quinta, aeróbicos e abdominais. Mas é pessoal, pra corresponder com o meu metabolismo e com o objetivo da minha categoria", revelou Tony. Já para Thiago Colossus, campeão mineiro na categoria até 90kg, o treinamento compreende o trabalho de um grupamento muscular por dia, sem contagem de número de repetições, até o esgotamento total do movimento. "Bodybuild não é treinamento de saúde, é treinamento de resistência. Sou eu contra meus limites. Quando subo no palco não estou competindo contra nenhum deles, estou competindo comigo mesmo, se erro no treinamento, terá reflexos lá", revelou o atleta nascido em Leopoldina, e com passagem profissional em diversas academias de Cataguases. Todos os três são unânimes quanto ao fato de que a escolha de um profissional educador físico gabaritado é imprescindível para o sucesso no esporte.
O alerta contra o uso de drogas anabólicas foi feito abertamente pelos participantes. "Muita gente quer crescer rápido, sem um acompanhamento de nutricionista, sem um endocrinologista para saber como é sua fisiologia, sem um profissional físico, e injeta óleo ou qualquer outra forma de hormônio no corpo, danifica o músculo, causa um desajuste hormonal por desconhecimento, podendo causar doenças mais tarde ou até mesmo a morte" alertou Thiago.
André Monstrão revelou que aos trinta anos está subindo para a categoria sênior 100 kg, e se preparando para o Campeonato Brasileiro. "Estou voltando mais motivado para o esporte", garantiu. Já Thom Pires, organizador do evento que contou com o apoio da Pro-Sport Nutrição e da Joalheria Primo fez uma avaliação positiva do evento: "Aqui em Cataguases ainda não tem muita gente especializada e por isso tentei trazer o máximo de conhecimento da área para que as pessoas saibam que não é tão difícil quanto imaginam", disse. "Assim, trouxe esses atletas campeões para alertar essa molecada que está começando agora para não fazer besteira, não se envolver com o lado negro e fazer a coisa direita", contou.{{banner-interno}}
A penúltima reunião da Câmara Municipal de 2015 terá em pauta apenas um Projeto de Lei, um Projeto de abertura de comissão, e um requerimento ao Poder Executivo abertos à votação. Após o dia 23 de dezembro, o legislativo de Cataguases entrará em recesso, retomando suas atividades apenas no próximo ano.
O Projeto de Lei Nº 98/2015, de autoria do Vereador do Democratas, Vinícius Machado, propõe dar nome Isaias Ramos de Oliveira ao Estádio Municipal que aguarda ser construído no bairro Taquara Preta. Também será votado o Projeto de Resolução nº 12/2015 que cria a Comissão Temporária de Reavaliação dos bens patrimoniais móveis pertencentes à Câmara Municipal de Cataguases.
O vereador do PC do B, Luiz Carlos da Silva Sodré – Russo - pediu informações junto ao Poder Executivo, através do Requerimento Nº 198/2015, a respeito das providências que estão sendo tomadas no sentido de realizar operação tapa buracos e serviço de capina ao longo da Avenida Meia Pataca, estendendo até o mercado do produtor no Centro. "O motivo desta informação se faz necessária uma vez que enviei indicação de nº 93/2015 de minha autoria ao Chefe do Poder Executivo e até a presente data não foi atendida minha reivindicação", explicou. {{banner-interno}}
Representantes de diversos partidos políticos se reuniram no anfiteatro do Educandário Dom Silvério na tarde deste sábado, 12 de dezembro, para manifestar apoio à pré-candidatura de Antônio Lage a prefeito de Cataguases. Estiveram presentes lideranças como o pastor Nelquiades Fernandes, da Assembleia de Deus, que representa o PSDC em Cataguases, o presidente do Rotary Clube de Cataguases e sargento da PM, Rogério Tobias Norte, além do historiador e doutorando em Ciências Políticas na Argentina, Wanderson Henriques. Para o representante do PSDC, Pastor Nelquiades Fernandes (foto), que abriu o encontro, o objetivo maior de apoiar a pré-candidatura de Antônio Lage é o progresso de Cataguases. De acordo com ele nenhum outro motivo deve estar acima deste e a proposta de Lage é a que melhor representa este desejo porque "nosso objetivo é somar ideias, somar forças para trabalhar para o benefício de Cataguases", frisou o pastor.
Na sequência fez uso da palavra, o gestor político Wanderson Henriques. Em sua explanação falou sobre as atribuições do Poder Executivo Municipal deixando claro quais são as responsabilidades do prefeito e quais devem ser suas prioridades, alertando para não se deixar levar por propostas que não sejam aquelas contidas em seu plano de governo. Representando o PT do B, Gisele Faria falou sobre o cenário da política atual. "Por que não temos mulheres à frente do cenário político atual?", questionou. "Esse cenário tem mudado, nós temos opiniões, temos idéias, não estamos aqui de passagem, precisamos fazer ouvir a nossa voz para fazer uma política diferente", mostrando o interesse da legenda em fortalecer a representação feminina na Câmara Municipal. Já Rogério Norte (foto), reiterou a importância de eleger um prefeito comprometido com novas propostas e com uma política de valorização das pessoas e de crescimento de Cataguases "que não pode mais ficar parada no tempo", afirmou.
O pré-candidato a prefeito Antônio Lage agradeceu a todos pela presença e começou tocando em um ponto crucial quando o assunto é administração pública. Transparência. "Esta será a nossa bandeira e aqui não vai ter falcatrua", assegurou completando em seguida: "Comigo, corrupção vai passar longe. Vou fazer um governo honesto, e transparente", afirmou. Ele revelou manter contatos com diversos funcionários de carreira da prefeitura que lhe contam estarem "desmotivados".Antônio Lage (foto) disse estar cumprindo uma agenda extensa de reuniões e encontros nos diversos bairros da cidade apresentando suas ideias e propostas para Cataguases onde vem sendo muito bem recebido, revelou. "Me perguntam até o que farei se caso algum secretário ou cargo de confiança não dê conta do recado. Eu digo que será demitido como acontece na iniciativa privada, porque é assim que tem que ser quando a pessoa não é a mais adequada para exercer aquele serviço", explicou.
Para encerrar o pré-candidato falou que pretende, caso seja eleito prefeito de Cataguases, construir em parceria com o governo do estado, um novo parque industrial na fazenda da CBA, próximo ao distrito de Aracati, que está à venda por R$ 9 milhões e que o governo pode adquirir sem gastar um centavo trocando por crédito de ICMS. Além disso, revelou que como prefeito vai montar uma comissão para criar projetos para Cataguases. "Esta equipe será formada por estagiários do curso de Administração de Empresas, Direito e Engenharia, para elaborar os projetos de que Cataguases necessita e assim a gente vai poder ir a Belo Horizonte e Brasília bater nas portas dos deputados, dos secretários e do governador, e pedir a eles o que precisamos e entregar à eles os nossos projetos prontos", explicou afirmando que isso vai adiantar o processo para conquistar o que precisamos. (Fotos: Samuel Pereira){{banner-interno}}