O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã de quarta-feira (16/12/215), em 2º turno, o Projeto de Lei(PL) 27/15, do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), que impõe às unidades do Sistema Único da Saúde (SUS) a realização das cirurgias de reconstrução de mama. A proposição assegura a cirurgia nas mulheres que foram submetidas à mastectomia (retirada da mama) total ou parcial decorrente de tratamento de câncer.
De acordo com o projeto aprovado, quando existirem condições técnicas e clínicas favoráveis, atestadas em laudo médico, a cirurgia plástica reconstrutiva de mama será efetuada, mediante autorização expressa da paciente, no mesmo ato cirúrgico da mastectomia total ou parcial.
Caso a cirurgia não seja realizada no mesmo ato, o médico responsável pela mastectomia apresentará, por escrito, os motivos para a não realização da cirurgia plástica reconstrutiva. Nesses casos, a paciente será encaminhada para acompanhamento clínico e, atestadas as condições técnicas e clínicas, terá garantida a realização da cirurgia plástica reconstrutiva.
Em sua declaração de voto, o deputado Doutor Wilson Batista destacou a importância do projeto para garantir a dignidade da mulher submetida ao procedimento devido ao câncer. "O que queremos é que a reconstrução mamária seja feita logo após a mastectomia, nos casos indicados. A reconstrução ajuda as mulheres a levantarem a auto-estima e recomeçarem suas vidas", afirmou.
Após ser aprovado em redação final, o projeto seguirá para sanção do governador. (Foto: Assessoria de Comuicação do Deputado Dr. Wilson Batista){{banner-interno}}
O caminhão da empresa Souza Cruz, maior fabricante de cigarros do país, que faz entrega do produto na região, foi assaltado nesta manhã de quinta-feira, 17 de dezembro, em Sereno, distrito de Cataguases. O motorista, que estava sozinho no veículo, nada sofreu. Ele relatou aos policiais que a ação teria sido praticada por no mínimo três homens.
A vítima contou que ao estacionar em Sereno para iniciar a entrega dos cigarros, um rapaz que estava sentado na calçada, entrou no veículo dizendo logo: "perdeu, perdeu. Não vai acontecer nada com você, mas não faça nada apenas libera o baú e siga em frente que tem gente monitorando tudo o que estamos fazendo", relatou ele aos policiais.Segundo ainda o motorista, eles seguiram em direção a Miraí passaram pelo trevo de Santana de Cataguases e cerca de dois quilômetros à frente entraram à direita numa estrada de terra. Ali, andaram aproximadamente mais dois quilômetros onde pararam. Neste momento, apareceu um segundo assaltante de motocicleta que ele não soube dizer a marca nem a cor e, em seguida outro homem que ele acredita já estava à espera deles.
Os três, revelou a vítima, demonstravam conhecer profundamente o sistema de segurança do caminhão e exigiram o chip de rastreamento da carga e do baú para que o sistema não travasse as portas. Em seguida, contou, "levaram 21 caixas contendo 50 pacotes com 10 maços de cigarros" cada em uma picape, acrescentando que nem todas as caixas estavam completas. Antes de irem embora eles amarraram as mãos do motorista no baú com fita adesiva, mas ele conseguiu se soltar, disse.
A Polícia Militar fez um cerco na região à procura dos suspeitos mas até o fechamento desta matéria não havia obtido informações sobre os suspeitos. A vítima narrou também que ele foi obrigado a ficar o tempo todo de costas para os assaltantes e ficou muito nervoso com a ação. A PM também fez blitz em caminhões baú que passavam pela rodovia MG-447 na tentativa de descobrir a carga roubada, mas não obteve êxito. (Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes)
{{banner-interno}}
Um jovem de 23 anos foi preso por tráfico de drogas durante a Operação "Neverland" da Polícia Civil no Bairro Palmeiras, em Ubá, nesta terça-feira, 15 de dezembro. Na casa dele os policiais encontraram quatro comprimidos de ecstasy, 24 selos de LSD e aproximadamente 45 gramas de haxixe e maconha.
De acordo com os policiais, durante as investigações, eles descobriram que o traficante comercializava drogas sintéticas e derivados de maconha para o público de festas raves e eletrônicas, além de usuários na cidade e na região.
A Polícia Civil deu início ao monitoramento e fez o flagrante ao ver um usuário de drogas indo à residência do jovem. O traficante foi abordado na porta da casa dele. Além dos entorpecentes, os policiais encontraram no local duas balanças de precisão, material para o embalo de drogas e dinheiro.
O jovem já tinha passagens pela polícia e, após prestar depoimento, foi encaminhado ao presídio de Ubá. (Foto: Polícia Civil de Ubá)
{{banner-interno}}
O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, assegurou ao Site do Marcelo Lopes na tarde desta quarta-feira, 16 de dezembro, que haverá Carnaval oficial em 2016. O questionamento foi motivado pela dificuldade financeira vivida pelo município e que vem, inclusive, ocasionando o atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos municipais.
Em rápida entrevista por telefone, o secretário de cultura, disse ter recebido a garantia do prefeito Cesinha Samor da realização do carnaval, mas que ele, Zeca Junqueira, ainda não podia dar mais detalhes sobre o evento porque estava definindo como será esta festa, prometendo fazê-lo o mais depressa possível.
Zeca reafirmou o compromisso do prefeito Cesinha com a realização do carnaval e que por isso, vai se esforçar para que a cidade possa ter a sua festa de Momo, "mesmo que não seja igual à do ano passado, afinal fevereiro tem carnaval", encerrou lembrando a letra da música de Jair Rodrigues. {{banner-interno}}
Com uma pauta resumida a apenas um Projeto de Lei e outro de Resolução, a pedido da Mesa Diretora, vereadores incluíram também na ordem do dia, durante a reunião da Câmara Municipal desta terça-feira, 15 de dezembro, o Projeto de cessão de uso do espaço para abrigar o Polo Audiovisual de Cataguases. Na reunião da semana passada, o Poder Executivo enviou para a votação na Câmara um projeto de lei que concede, por 30 anos, o poder de uso para a Agência do Polo Audiovisual do espaço no bairro Guanabara onde atualmente funciona o Ponto de Integração nas Artes – Pina, o antigo Centro das Tradições Mineiras – CTM. "Se alguém me pergunta o que Cataguases tem de diferente das cidades ao redor, Cataguases tem uma assinatura, uma identidade cultural que nem se quisessem, os municípios vizinhos teriam. Nós temos condição de explorar isso, o que é muito bom para nossa cidade" expressou o vereador Maurício Rufino, mostrando-se favorável ao projeto.
"Não sei se as pessoas têm noção disso, mas hoje a indústria dos games (de celular, tabletes e computadores) são mais rentáveis do que Hollywood. Então aqui em Cataguases, no Polo Audiovisual tem oficinas que capacitam jovens para tal atividade", disse o vereador Fernando Pacheco. O projeto foi aprovado por unanimidade. De acordo com o texto apresentado à comunidade durante a Mostra Polo Audiovisual, no último final de semana, os galpões serão utilizados como estúdios de cinema e televisão, animação, áudio e cenotecnia, permitindo a formação de mão de obra técnica.
Na segunda votação da noite, foi aprovado por todos os vereadores presentes o Projeto de Lei Nº 98/2015, que denomina Estádio Municipal Isaias Ramos de Oliveira para o Campo de Sereno (Na matéria publicada às 12 horas do dia 14 de dezembro, intitulada "Câmara terá mais uma reunião com Pauta reduzida", foi atribuído o nome do campo equivocadamente ao do bairro Taquara Preta). "É impossível pensar em esporte em Sereno, sem pensar no Seo Isaias, muito obrigado à família Ramos por nos permitir prestar essa homenagem", disse o autor do projeto, vereador Vinícius Machado. De autoria da Mesa Diretora da Câmara, o Projeto de Resolução Nº 12/2015 criando a Comissão Temporária de Reavaliação dos bens patrimoniais móveis pertencentes à Câmara Municipal de Cataguases, também foi aprovada por unanimidade. {{banner-interno}}