Com objetivo de arrecadar presentes para distribuir às crianças carentes no Natal, quatro bandas musicais de Cataguases se reuniram de forma solidária, sem a cobrança de cachê, para se apresentarem no "Rock de Brinquedo", show que aconteceu na noite de sexta-feira, 18 de dezembro, na Concha Acústica da Praça Manoel Inácio Peixoto. Os cantores David e Heitor, Renato Barushi, e as bandas Quiabêra e 138 foram as atrações do projeto que para o gestor Cultural do Instituto Francisca de Souza Peixoto, Fausto Menta, é uma mostra que possibilitará projetos maiores para o próximo ano.
"A idéia partiu do Marquinhos Alves, e logo foi abraçada pelos cantores que se disponibilizaram a se apresentar, pelo (Eduardo) Yep que emprestou os instrumentos da Red7, e nós do Instituto, que a partir do próximo ano estaremos com a sede aqui nos casarões da praça, e temos essa vontade de que a Cultura ocupe este espaço, nos responsabilizamos pela parte de logística como obtenção de alvará, montagem de som e energia para que a apresentação ocorresse", explicou Fausto. Sobre a distribuição dos brinquedos arrecadados, Fausto explicou que "o foco será a zona rural e distritos". O músico Marquinhos Alves era só sorrisos durante a apresentação. "Me senti muito satisfeito com a arrecadação massiva de brinquedos e com a ocupação de um lindo espaço que até então estava subutilizado. Agregamos tribos diferentes no mesmo espaço. Assim como acredito deve ser sempre", disse o músico e integrante do Coletivo Arapuka. A Concha recebeu a decoração de apanhadores de sonhos, artesanatos confeccionados pelos irmãos "fazedores de sonhos", Túlio e Heitor Furtado.
"Muito obrigado a todos que participaram diretamente e indiretamente do "Rock de Brinquedo", foi uma noite linda e, em prol da caridade. Quem não levou seu brinquedo e ainda queira ajudar a fazer o natal de uma criança mais feliz, está em tempo, basta levar no Instituto Francisca de Souza Peixoto, durante esta semana. Feliz natal para todos!", agradeceu o cantor Renato Barushi, após o show, em sua rede social. (Fotos: Samuel Pereira){{banner-interno}}
Cinco suspeitos pelo assassinato do radialista Luiz Manoel de Souza foram apresentados à imprensa na tarde da última quinta-feira, 17 de dezembro, na Delegacia de Ubá. Segundo o delegado responsável pelo caso, Rafael Gomes de Oliveira, os cinco executaram o radialista em uma ação de vingança, por acreditarem que Luiz Manoel seria o responsável pelo assassinato de Fausto Teixeira da Silva Junior, ocorrido dois dias antes. Fausto era amigo dos suspeitos, e possuía um relacionamento com Luiz Manoel.
Weverton Ribeiro Marciano, conhecido como "Neguinho", 23 anos, Antônio Carlos de Oliveira Vieira, conhecido como "Dudu", 19, Savio Mariano Coimbra, vulgo "Savim", 18, Saulo Fernandes Rodrigues Cauneto 22, e Rafael Vieira Condé, 27, tiveram as prisões preventivas decretadas após o levantamento de diversas provas, como imagens de câmeras de segurança, provas periciais e testemunhais.
Abaixo reprodução de foto que Luiz Manoel postou em sua página no Facebook um dia depois da morte de Fausto.O crimeSegundo a Polícia Civil, o assassinato de Luiz Manoel foi premeditado. Antônio Carlos de Oliveira Vieira, o "Dudu", atraiu o radialista para o local do crime com o pretexto de receber drogas e outros pertences de Fausto que estavam com Luiz Manoel. Após Dudu descer do carro, o veículo Fiat Palio em que estava Rafael e a Montana em que estava Saulo deram início a perseguição e realizaram diversos disparos contra a vítima.
Em dado momento, com o carro já perfurado por diversos tiros e dois pneus rasgados, Luiz Manoel desceu e tentou fugir a pé, por um matagal. Entretanto, foi alcançado pelos autores e morto a tiros.
Participaram da investigações policiais de Visconde do Rio Branco, já que o corpo de Fausto foi encontrado na Zona Rural de São Geraldo, e da Delegacia Antidrogas e Homicídios, de Ubá. A suspeita de que os dois casos estivessem relacionados existia desde o início dos trabalhos, revelou o delegado.
Arma e drogasDurante a operação montada para efetuar a prisão dos suspeitos, dois flagrantes de tráfico de drogas foram realizados. Na casa de Sávio, foi encontrado um revólver calibre 38, municiado e de numeração, além de seis papelotes de cocaína e três tabletes de maconha.
Já no momento da prisão de Antônio Carlos "Dudu", foram encontrados em sua casa parte das drogas entregues por Luiz Manoel no dia do assassinato: duas buchas e dois tabletes de maconha, além de materiais para embalo e fracionamento das drogas.
AntecedentesWeverton "Neguinho" possuí passagens por tráfico de drogas. Saulo tem passagem pelo crime de dano. Sávio, que atingiu a maioridade recentemente, possuí passagem por atos infracionais de roubo e homicídio. Apenas Rafael e Antônio Carlos não têm passagens anteriores.
Todos os presos foram encaminhados ao presídio de Ubá.
Investigação continua em VRBO homicídio de Fausto, ocorrido em 05 de dezembro, continua sendo investigado pela Delegacia de Visconde do Rio Branco. (Fotos reproduzidas do Site Ubá em Pauta){{banner-interno}}
Neste sábado e domingo - último antes do Natal - o comércio em Cataguases estará funcionando em horário especial. Hoje, dia 19, sábado, as lojas vão ficar abertas até às 18 horas e amanhã, domingo, serão abertas às 8 horas e vão fechar às 14 horas, conforme informou a direção da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL.
O horário especial de funcionamento das lojas se estende também durante os dias 21, 22, 23 e 24 de dezembro, véspera de Natal, e é fruto de uma negociação entre os sindicatos do Comércio Varejista e dos Trabalhadores no Comércio. Pelo acordo, nos dias 21, 22 e 23 (segunda a quarta-feira) as lojas ficarão abertas de 7h às 21 horas e na véspera do Natal, dia 24 de dezembro, o comércio vai funcionar das 7h às 20 horas.{{banner-interno}}
Usuários, familiares e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial reuniram-se para comemorar a chegada do Natal e para protestar contra a nomeação do novo Coordenador Nacional de Saúde Mental, o psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho, ex-diretor técnico da Casa de Saúde Dr. Eiras, de Paracambi (RJ). "Estamos contra o retrocesso à reforma psiquiátrica, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, nomear uma pessoa que é declaradamente contra a luta antimanicomial ", enfatizou a Coordenadora do CAPS, Valéria Lazaroni Silva. A manifestação pacífica com cartazes aconteceu na porta da unidade, na Avenida Astolfo Dutra, na manhã desta sexta-feira, 18 de dezembro, em Cataguases."Esse movimento está acontecendo em nível nacional, e Cataguases está se posicionando, como todos os outros municípios que tem CAPS", explicou Valéria. Duarte Filho foi diretor do maior hospital psiquiátrico da América Latina, e no ano 2000 a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados constatou graves violações de direitos humanos na entidade como eletroconvulsoterapia, ausência de roupas em pacientes e alimentação insuficiente. Em 1995, o diretor levantou a polêmica ao ser entrevistado pelo Jornal do Brasil e se mostrar contra a atual lei da reforma psiquiátrica e o fim dos manicômios.
O Caps assiste continuamente a 117 usuários, oferecendo além do atendimento em saúde, atividades terapêuticas de socialização. "Nós já vencemos a primeira luta que foi o fim das unidades de manicômios, agora temos que combater o manicômio interior em cada cidadão e quebrar a resistência em aceitar o convívio com o portador de transtornos mentais".Movimento da Luta AntimanicomialO Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Oferecendo aos portadores o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias
(Com informações da Associação de Volta Pra Casa){{banner-interno}}
Cataguases vai receber neste sábado, 19 de dezembro, um time de celebridades, como jogadores reconhecidos internacionalmente e artistas de TV, que vão participar do "Futebol Solidário", evento destinado a arrecadar alimentos para as instituições filantrópicas da cidade. A organização é do trio Daniel Café, Leo Planejados e Thurran Silva, amigo pessoal dos famosos que estarão presentes e responsável por convidar cada um deles, conforme revelou ao Site do Marcelo Lopes, e tem também a participação de David Pussente, José Fernandes e Felipe Canavan.
Thurran e seus amigos organizam o Futebol Solidário pelo quarto ano consecutivo e desta vez querem "bater todos os recordes do evento", conforme ele revelou. "Conseguimos diversos vídeos de celebridades falando do nosso futebol e espalhamos nas redes sociais. Só para citar alguns estão circulando por aí vídeos com os jogadores Marcelo, do Real Madrid, Douglas Costas, da Seleção e do Bayern de Munique; David Luiz. Felipe Coutinho, que joga no Liverpool, além dos atores Suzana Vieira, Douglas Tavares, que faz o Abner da novela A Regra do Jogo, da Globo; o Marcelo Melo Júnior, o cantor e ator Micael Borges, Léo Santana e Dvid Brazil, entre outros", disse empolgado.Ele disse que tomou esta iniciativa (de convidar celebridades a gravarem os vídeos) para mostrar às pessoas de Cataguases o quanto é importante ir ao campo do Flamenguinho neste sábado participar "levando dois quilos de alimento não perecível e ajudar a fazer um natal melhor das famílias mais carentes de nossa cidade", destaca. Ele lembra que ano passado o evento arrecadou 3.500 quilos de alimentos e desta vez ele quer muito mais. "Vamos nos unir nesta corrente de solidariedade e amor", pede Thurran enquanto prevê: "e vamos fazer o Flamenguinho ficar pequeno para a gente amanhã", conclui empolgado.
Para animar ainda mais o público e tranquilizar os fãs ele diz que os famosos começaram a chegar. "Hoje já chegaram a Arielle Macedo, dançarina da Anitta, e o jogador Thiago Ryan, ex-fluminense. Mas amanhã estarão aqui o ator Douglas Tavares, que confirmou presença e também o atleta Wellington Nem, ex-fluminense e seleção brasileira; Oslan, suposto affair da cantora MC Ludmila, e o jogador cataguasense Matheus Alves, sensação do campeonato finlandês e jogador do fluminense, entre outros, informa.
A programação do Futebol Solidário vai começar às 15 horas com a partida entre os atletas sub 13 da Escolinha do Flamenguinho x Ribeiro Junqueira. Às 16:30 horas a seleção master de Cataguases enfrenta a equipe da Manufatora e às 18:30 horas acontece a partida principal entre o time Amigos do Thurran contra os Amigos do Davi, o jogo das estrelas, onde vão atuar as celebridades, a partida mais esperada do dia.
{{banner-interno}}