A Polícia Militar apreendeu um veículo Audi A4, no começo da tarde deste domingo, 27 de dezembro, na Avenida Eudaldo Lessa, no Bairro Popular, em Cataguases, por estar com o documento supostamente adulterado (CRLV), conforme informaram os policiais sargentos Alexssandro e Alex Paulo.
Eles fizeram a abordagem junto ao veiculo durante patrulhamento naquela região. O condutor, de 28 anos, E.M.M. estava habilitado e apresentou o documento original do veículo referente ao ano de 2015, porém os policiais perceberam algumas falhas no seu preenchimento e consultaram o sistema informatizado que lhes informou que o automóvel, na verdade, estava com o licenciamento atrasado desde 2009.
Além disso o veículo, que tem placa da cidade de São Paulo, está em nome de uma mulher e, por conta do não pagamento do IPVA, ele está em dîvida ativa. O condutor do Audi informou aos policiais ter adquirido o carro há aproximadamente cinco meses e que teria pago por ele algo em torno de trinta mil reais. Os PMs localizaram outro REDS - feito pela Polícia Civil - envolvendo aquele mesmo veículo em Visconde do Rio Branco.
O condutor E.M.M. foi levado para a delegacia de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento e foi liberado, mas o Audi A4 foi apreendido e levado para o pátio do Auto Socorro Toledo, bem como o documento CRLV supeito de estar adulterado que serão periciados pelos peritos da Polícia Civil.
Na manhã desta segunda-feira, 28 de dezembro, o condutor do veículo apreendido, procurou a reportagem do Site para dar sua versão do episódio. Segundo ele é "vítima" neste caso porque comprou o veículo "acreditando que o documento é original e, portanto, estava em dia" já que informava que o exercício de 2015 estava pago. Ele disse também estar tomando as providências necessárias junto ao ex-proprietário afim de recuperar o veículo.
NOTA DA REDAÇÃO: Matéria atualizada ás 10h48min de 28 de dezembro de 2015.{{banner-interno}}
Um adolescente foi apreendido pela Polícia Militar (PM) na madrugada deste domingo, 27 de dezembro, em Miradouro (92,5 km de Cataguases) suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrida na noite da última quinta-feira (24), na zona rural daquela cidade. Segundo a PM, a motocicleta da vítima estava com ele e um rapaz adulto também foi detido na mesma ação.
De acordo com o boletim de ocorrência da PM, o adulto, que é morador de Santo Antonio do Glória, distrito da cidade de Vieiras e foi detido por receptação, foi abordado enquanto seguia à pé pela BR-116. Ele contou que o menor fora até um terreno usado como depósito de recicláveis buscar a moto do homem baleado e de lá iria encontrar-se com ele na rodovia.Segundo o registro policial, o jovem disse que após o crime, o adolescente passou dois dias escondido em Santo Antonio do Glória e que ambos voltariam para lá na moto da vítima. Os policias seguiram para o terreno e localizaram a motocicleta roubada, sem placa, e ainda encontraram o menor escondido em um canto escuro do local.
A dupla foi detida e trazida para delegacia de plantão em Muriaé, onde sua apresentação está sendo acompanhada por um policial civil da DP de Miradouro, que investiga a tentativa de homicídio. A moto foi recolhida para um pátio credenciado pelo Detran em Muriaé.
A vítima da tentativa de homicidio está internada no Hospital São Paulo (HSP), em Muriaé, após ter sido baleada no pescoço e agredida em uma estrada de terra na região de Monte Alverne, na noite da véspera de natal, e encontrada por populares, no início da manhã de sexta-feira (25). Quem cometeu o crime ainda roubou a moto do rapaz.{{banner-interno}}
Produtores rurais da cidade de Barão de Monte Alto, na Zona da Mata, têm aumentado sua produtividade com a implantação de um sistema que alterna plantio e pastagem. Para utilizar a técnica, denominada Integração Lavoura-Pecuária (ILP), eles recebem orientações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
Barão de Monte Alto é produtor de leite e de bovinos para abate, e, portanto, tem grande demanda de pastagens e silagem de milho para alimentação do gado. "Neste sistema, plantamos o milho em outubro e colhemos entre janeiro e fevereiro. Após a colheita, a área passa a ser pasto para os animais", explica o extensionista agropecuário da Emater daquela cidade, Cristiano Alberto Silva.
O aproveitamento do espaço proporciona ganho de produtividade, já que o milho, além de manter a umidade e cobertura do solo, é plantado sobre um terreno mais nutritivo e, quando transformado em silagem, alimenta melhor o gado. Os animais, mais nutridos, produzem melhor e geram um esterco na própria área de plantio, o que também beneficiará a safra do milho na época de plantio. "É um círculo virtuoso, pois todos se beneficiam", conclui Cristiano.
Ambientalmente correto, o sistema promove o aumento da matéria orgânica e, consequentemente, maior fixação de carbono no solo, sendo caracterizado como Agricultura de Baixo Carbono. Na safra passada, foram produzidas cerca de 50 toneladas/hectare de silagem de milho durante o ciclo de um ano.Produtor de leite em Barão de Monte Alto, Sebastião Vilela implantou o sistema há três anos. Hoje, sua propriedade de cinco hectares funciona como Unidade Demonstrativa de ILP com milho para silagem da Emater-MG, sendo referência para os agricultores e fonte para pesquisas conduzidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). "Quando comprei o terreno, há dez anos, plantava milho e produzia muito pouco. Agora dobrei minha produção e colho mesmo com o tempo ruim. Se não tivesse implantado o sistema com a Emater, acho que não estaria colhendo nada com esta seca brava", diz.
Outra vantagem destacada pelo extensionista agropecuário da Emater de Barão de Monte Alto, Cristiano Alberto Silva, é que, como a principal atividade na cidade é a produção de leite, com a implantação do sistema os produtores conseguem produzir no período de seca, no qual o produto está mais valorizado, por ter qualidade superior e estar mais escasso em outras regiões. "Eles conseguem vender o leite por um preço até 20% maior neste período", afirma.
Culturas diferentesO vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barão de Monte Alto, Frederico Azevedo de Oliveira, avalia que a técnica trouxe muitos benefícios para o município. "A produção melhorou muito", afirma. O sindicato também investe na disseminação da Agricultura de Baixo Carbono, e adquiriu uma plantadeira de plantio direto, para aumentar o uso da tecnologia na região e facilitar a implantação da técnica de integração.
Sistema acessívelApesar de ter sido implantado com foco na produção de leite em Barão de Monte Alto, o sistema Integração Lavoura-Pecuária pode ser utilizado para diversas atividades e praticamente não exige muito investimento do produtor. "Para colher o milho e fazer a silagem, o produtor pode alugar o maquinário, e muitos municípios têm tudo à disposição para empréstimo ao produtor", ressalta o extensionista agropecuário da Emater de Barão de Monte Alto, Cristiano Alberto Silva. A Emater-MG oferece assistência técnica completa gratuita.(Fotos: Divulgação/Emater/MG){{banner-interno}}
Um jovem de 22 anos de idade morreu morreu afogado na Cachoeira Paraíso, nas proximidades da Ponte das Aranhas, em Miraí, na tarde deste sábado, 26 de dezembro. O Corpo de Bombeiros de Muriaé esteve no local para fazer o resgate, mas ao chegar o corpo da vítima, que foi identificada como sendo Geovane Sebastião da Silva, já havia sido retirado da água por populares que estavam na cachoeira. A Polícia Militar de Miraí também foi chamada e compareceu ao local e encontrou o corpo do rapaz sobre as pedras, próximo a água.
Geovane era de São Sebastião da Vargem Alegre e segundo informações preliminares obtidas no local pela PM, ele teria sido visto pela última vez dentro d'água, na cachoeira, se debatendo com os braços desaparecendo segundos depois. Em seguida as pessoas que estavam próximas e que foram socorrê-lo conseguiram localizá-lo e o retiraram da água, já sem vida, segundo relataram aos PMs. O local onde o corpo de Geovane foi encontrado é profundo e não tem visibilidade, ainda conforme relataram testemunhas aos policiais. O corpo foi encaminhado para o IML de Leopoldina. (Foto principal; Silvan Alves - Foto detalhe: Facebook)
{{banner-interno}}
Por volta de 19h20 deste sábado, 26 de dezembro, um homem foi executado, quando estava sentado em um bar, no bairro Inconfidência, em Muriaé, bebendo uma cerveja sozinho. A vítima recebeu vários tiros e morreu na hora.
A Polícia Militar foi chamada e ao chegar no local encontrou a vítima sem vida, e a identificou como sendo Alex Sandro Vieira, 30 anos, de Eugenópolis, conhecido por Lekinho.
Em seguida, fez rastreamentos nas imediações na tentativa de localizar o autor mas até o fechamento desta matéria não havia obtido êxito. A Perícia Técnica foi para o local realizar os trabalhos de praxe e o corpo foi liberado para o IML de Muriaé.
A vítima recebeu cerca de oito tiros e este foi o 27º homicídio do ano em Muriaé. O motivo do crime ainda não é conhecido pela Polícia. (Fotos: Interligado Online)
{{banner-interno}}