Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 30 de dezembro, na sede da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (PC), em Muriaé, a responsável pela Delegacia de Mulheres, delegada Natália Magalhães, disse que a PC está mobilizada a procura do suspeito de ter abusado sexualmente da filha da namorada, de apenas 9 anos de idade. O Mandado de Prisão contra o suspeito foi expedido pela Justiça da Comarca de Muriaé na manhã desta quarta (30).
De acordo com a delegada, que assumiu o caso nesta quarta, o crime foi descoberto pela mãe da vítima que denunciou o fato à polícia. Natália Magalhães relatou que na madrugada do dia 25 deste mês a mulher acordou de madrugada e percebeu que o namorado não estava na cama. Ela levantou e deparou com o suspeito no quarto da filha, de 9 anos, levantando a calça e a menor estava com o rosto próximo ao órgão genital dele. O suspeito disfarçou, mas a criança relatou o ocorrido. A mulher denunciou o namorado que desde então não foi mais visto.
Ainda segundo a delegada, a criança relatou a conselheiras tutelares que os abusos já estavam acontecendo há alguns meses. Diante da denúncia da mãe, do relato da criança e demais evidências colhidas durante as investigações, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do suspeito que é considerado foragido.
Com o objetivo de orientar o próprio suspeito, a delegada fez um apelo, "Nós não vamos divulgar foto do suspeito, mas sabemos que seu retrato já está nas redes sociais. E por isso mesmo, pedimos a ele que se apresente à delegacia, pois sabemos da comoção e revolta que este tipo de crime causa na população. Ele pode ser identificado por alguém mal intencionado e acabar sendo agredido."
Ainda de acordo com Natália Magalhães, o suspeito foi indiciado por estupro de vulnerável e pede a população que faça denúncias de seu paradeiro através do telefone 197. (Foto: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
A Azul Linhas Aéreas vai deixar de fornecer voos diretos entre o Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Goianá e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, a partir do dia 15 de fevereiro.
A informação foi confirmada pela empresa nesta quarta-feira, 30 de dezembro, e o motivo alegado é um reajuste na malha da companhia.
Os clientes que já reservaram passagens para voos após o cancelamento poderão escolher entre ser reacomodados para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ou ter o valor dos bilhetes devolvidos.
Por mais de dois meses, a empresa disponibilizou três voos diários entre as cidades – um de Minas Gerais para São Paulo e dois no sentido inverso, sempre de segunda-feira à sábado.{{banner-interno}}
O ex-prefeito Willian Lobo de Almeida, que nesta quinta-feira, 31 de dezembro, completa 42 anos de idade, falou com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes na tarde do dia 30 quando afirmou, pela primeira vez, ser o pré-candidato do PSDB, partido do qual é presidente no município, a prefeito nas eleições de 2016. Além disso, negou especulações que apontam diversos nomes como prováveis candidatos a vice em sua chapa e revelou que está conversando com vários partidos a fim de formar uma "grande aliança que possa fortalecer seu eventual governo e, dessa forma, possamos conseguir realizar o máximo por nossa Cataguases", disse.
Sobre sua pré-candidatura, Willian explica que esperou as mudanças na legislação para depois, "juntamente com o Partido, tomarmos a decisão sobre qual caminho seguir e a maioria optou por lançar o meu nome para concorrer à eleição de prefeito", explicou. "Como presidente do PSDB - continua - oriento no sentido de fazermos uma campanha que possa unir a cidade em torno das propostas surgidas desses partidos que estarão conosco nesta grande coligação cujo objetivo é resgatar o desenvolvimento de Cataguases. Nós, você e todos poderão comprovar, teremos propostas concretas, viáveis para o crescimento de nossa cidade", acrescentou.
CANDIDATO A VICE - Willian aproveitou para esclarecer a definição sobre o nome do candidato a vice em sua chapa. "Hoje o que está acontecendo é que quando eu chego em um bairro, as pessoas estão sabendo de um determinado nome que será meu vice. Eu chego em outro lugar, esse nome para vice já é outro e assim por diante. Então, eu quero dizer que isso é uma campanha da oposição para atrapalhar a nossa candidatura. Eu quero dizer que o vice, para mim, tem que ser como um casamento. Aqui, no sentido político, a gente tem "paquerado", vários nomes na cidade e como tive uma experiência administrativa muito boa com o Zé Neto, espero ter um vice com quem eu possa poder construir uma aliança em torno de um projeto para Cataguases. Por isso, na hora certa, de acordo com o calendário eleitoral, vamos anunciar o nome do vice", completou.
O ex-prefeito lembra o legado deixado no município por sua administração e ressalta o que foi dito durante a campanha. "Nós avisamos que não ia acontecer o que estavam prometendo e agora Cataguases está regredindo e pra nós, com muita tristeza, vemos o momento difícil que ela está vivendo. O primeiro erro é o não pagamento em dia do servidor público; segundo é não pagamento daqueles que prestam serviço ao município, como é o caso do Hospital de Cataguases, que para mim é o órgão mais importante da cidade porque dependemos dele, além das empresas de transporte escolar, empresa que coleta o lixo, sem falar nos buracos das ruas. O município - continua Willian - precisa resgatar a confiança e para isso precisa de projeto de trabalho sério", acrescentou.
OS ADVERSÁRIOS - Sobre os outros pré-candidatos já anunciados - Antônio Lage e Cesinha Samor - Willian disse respeitar o desejo deles em disputar a eleição. A respeito de Cesinha, foi claro. "Ele ocupa o cargo hoje, é um direito dele querer continuar. É democrático. Quanto ao Antônio Lage, eu o conheço já há bastante tempo, tenho um carinho muito grande por ele. E o que eu posso dizer neste momento é que eu tenho um trabalho já provado no município de Cataguases. Um trabalho em que durante quatro anos eu fui diretor da Associação Mineira de Municípios representando a nossa região. Hoje eu tenho uma maturidade muito grande na questão da saúde, durante os dois anos em que estive na Regional de Saúde de Leopoldina, e venho trazendo na bagagem a Educação, não só como diretor de escola, antes de ser eleito prefeito, mas agora, também, com o retorno à sala de aula que foi muito bom o reencontro com essa juventude. Hoje, em conversa com uma pessoa no Calçadão, ela me falou o seguinte: 'As pessoas deixaram de votar em você para acreditar num projeto que não era um projeto concreto. Era um projeto de sonho e que virou um pesadelo para nossa cidade'".
CARNAVAL - Com a proximidade do Carnaval e o risco da cidade ficar sem o desfile das escolas de samba, Willian aproveitou para acabar com outro boato que estaria circulando dizendo que ele é contra a realização da Festa de Momo. "Eu fico triste é com a falta de planejamento", diz logo. "Quando assumi a prefeitura, depois de uma enchente que arrasou com a cidade, fizemos um carnaval pequeno, mas dissemos que no anos seguinte ia melhorar e, de fato, melhorou a cada ano. Nós recuperamos as arquibancadas, aproveitamos os cordões de luz para economizar o dinheiro público", lembra. Hoje o que sabemos é que eles usaram a arquibancada como material para a construção civil. Com relação às escolas de samba não chamaram para conversar para que elas pudessem se organizar para o Carnaval. Agora que estamos a 36 dias da folia, quer jogar tudo nas costas das escolas, de última hora", afirma.
"Eu não sou de forma nenhuma contra o carnaval", assegura o ex-prefeito. Mas eu fiquei sabendo que a prefeitura não pagou o hospital este mês. Então eu não quero crer que a Prefeitura entende que o carnaval é tão bom que as pessoas não vão adoecer e por isso não é preciso pagar o hospital. Os médicos não precisam receber, as enfermeiras, os técnicos, o pessoal da limpeza... Acho que a gente podia fazer assim: Vamos ter as escolas mas não teremos as bandas na praça, ou teremos isso mas não teremos aquilo, vendo o que pode abaixar o custo", sugeriu. Willian lembra, inclusive que a Câmara Municipal, por causa do Carnaval, abriu três Comissões de Inquérito. "por falta de planejamento e de transparência. Então, para nós preocupa porque caminha, mais uma vez, para aquela correria de fazer licitação e cumprir toda aquela logística. Me preocupa essa irresponsabilidade mais uma vez com o carnaval", diz com uma certa indignação.
IF SUDESTE - O anúncio da inauguração em fevereiro do campus do IF Sudeste em Cataguases, que vai funcionar no terceiro andar do Colégio Cataguases, mereceu a atenção do ex-prefeito Willian Lobo. Ele lembrou que foi criticado à época pelo então candidato à sua sucessão e hoje prefeito sobre o fato de a instituição não oferecer cursos de nível superior, acrescentando que agora ela será inaugurada sem abrir "sequer um novo curso técnico, apenas com os cursos do Polo e-Tec que até hoje funcionam na Escola Municipal Carmelita Guimarães, como este Site noticiou recentemente. Não há criação de nenhum curso superior, nem técnico - frisou. Pra nós é mais uma tentativa de enganar e iludir o nosso jovem, a nossa população que acreditou. Foram tantas inverdades na campanha, mas eu que sou educador, tenho um papel maior nesse momento de estar falando com transparência sobre o que nós fizemos na Educação", explicou e finalizando em seguida: "Eu vejo que a aplicação dos recursos do município hoje não tem sido de forma satisfatória, não tem prioridades".{{banner-interno}}
As agências bancárias funcionaram nesta quarta-feira normalmente, mas nesta quinta-feira (31), os bancos ficarão fechados para atendimento ao público, e o trabalho será interno para fechamento de balanço do ano. O expediente bancário será retomado na próxima segunda-feira, 4 de janeiro.
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado, ou seja, no dia 4 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso.
Os tributos federais, estaduais e municipais já estão com data ajustada em relação ao calendário de feriados.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta o público a utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias.
As contas com códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos.
Outra opção é o agendamento dos pagamentos das contas de consumo nos bancos.
Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado – DDA. (Foto: Jornal O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
Ela esperou cinquenta e dois anos para ganhar o presente de natal mais desejado de sua vida. E na última segunda-feira, 28 de dezembro, às 8h30min, Regina e o seu pai biológico, Milton, entraram no Cartório de Registro Civil em Cataguases para coroar uma história que hoje é pautada no diálogo, amor e respeito mútuos, conforme revelou. A decisão de registrar a filha foi tomada por ele, conta Regina, "sem fazer o teste de DNA", ressaltou, revelando que o pai nunca negou o relacionamento com sua mãe, porém, mudou-se muito cedo para Sergipe onde formou outra família e com isso, justifica ela, "tudo ficou mais difícil", acrescentou.
Em toda a sua vida, Regina encontrou-se com o pai apenas três vezes, "sempre nas visitas que fazia a Cataguases", explicou. A última vez foi há quinze anos, recorda. Mais recentemente o diálogo entre pai e filha tornou-se próximo, o que permitiu aflorar as afinidades que se revelaram bem maiores do que ambos imaginavam.
Ela conta que foi o pai quem manifestou o desejo de reconhecê-la oficialmente. "Precisava tirar uma coisa de dentro dele que o magoava há muitos anos", disse Regina sobre o que o pai lhe disse à época. Mas foi um tio dela que intermediou a intenção de seu Milton, hoje com 81 anos, e perguntou à sobrinha o que ela achava do desejo do seu pai. Com a confirmação da filha, foi só chegar a Cataguases e esperar o Natal passar para irem juntos ao Cartório.O sonho de uma vida foi concretizado em poucos minutos, e a partir daquele momento sua certidão de nascimento constava o nome do pai, Milton Toledo de Oliveira e o da filha estava, finalmente, completo: Maria Regina Salgado Xavier Toledo. "Uma emoção indescritível", disse ela, em meio às lágrimas, que contagiou todos os presentes. Um almoço entre pai e filha onde os dois brindaram a oficialização da paternidade é o final feliz desta história. {{banner-interno}}