Em muitos lares janeiro é sinônimo de compra de material escolar. E sua aquisição este ano em Minas Gerais vai sair mais caro do que nos anos anteriores. É que passou a valer a partir da última sexta-feira, 1º de janeiro, o aumento no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos do gênero. A taxa que antes era de 7% a 12% dependendo do item, agora passa a ser de 18%. Segundo a assessoria do governo, o objetivo é tentar corrigir um déficit nas contas do estado em 2016. A diferença entre as receitas e os gastos previstos para o próximo ano no Estado chega a quase R$ 9 bilhões.
Na prática, esse aumento tributário pressiona o comércio, justo na preparação para o retorno às aulas, momento em que acontece a maior procura por livros e material escolar. Os lojistas deste setor em Cataguases se mostraram unânimes quanto a postura de não repassar o aumento para o comprador. "Vamos manter os preços que estavam sendo trabalhados até o fim ano passado. Com o reflexo da situação econômica nacional, o comércio já está complicado, se aumentarmos os preços, mais complicado ficará" analisou Hélio Pena, da Papelaria Kafka.
Para Cristiano Rodrigues, da Papelaria Maripel, agora é hora de manter os preços. "Nós compramos material e formamos os estoques no ano passado, vamos continuar a trabalhar as vendas baseadas nos valores que compramos". E ainda atentou para outro detalhe. "Além do aumento de impostos, enfrentamos ainda a elevação do dólar, que reflete sobre os materiais que importamos como mochilas", citou.Atento ao momento, o Procon de Cataguases orienta que os pais realizem uma detalhada pesquisa de preços antes de efetuar a compra. "É bom evitar levar as crianças às papelarias, porque elas são atraídas pelos desenhos, informações visuais que cada produto carrega, podendo agregar um valor superior ao objeto", disse Rafael Vilela Andrade, coordenador do Procon. Outra dica é a ‘compra coletiva’. "Se nós temos uma sala com 30 alunos, e eles gastarão papel, caneta e caderno, se você fizer uma compra coletiva com certeza o poder de negociação aumenta, podendo haver uma considerável redução de valores em forma de descontos", sugeriu ele.
Rafael ainda alerta para que na hora da compra, pais e alunos dêem preferência a marcas e produtos que tenham sido inspecionados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. "Muitas vezes o comprador opta por uma diferença pequena de preço, sem saber que nesta diferença está embutida a não verificação do produto. E acaba levando para casa algo que não tem um controle sobre as substâncias químicas agregadas ao processo de fabricação, ou sem o controle de adequação de idade", explica. E alertou também para a exigência da nota fiscal no ato da compra. "Desde a borracha a um apartamento que você compra, em caso de insatisfação ou de dano, você pode reclamar no Procon, mas essa reclamação deve conter o comprovante da compra, por isso a nota fiscal é tão importante", ressalta Rafael. (Fotos:Samuel Pereira) Dicas do Procon• Verificar o restante dos materiais do ano anterior para saber se algo pode ser aproveitado neste novo ano;
• Fazer pesquisa de preços em vários pontos de venda, inclusive em lojas virtuais, tendo em vista a facilidade do dia a dia;
• Junte-se aos pais de outros alunos e opte por fazer uma compra coletiva. Assim, o poder de barganha pode aumentar;
• Evite os materiais licenciados, com desenhos que estão na moda. Normalmente, eles são mais caros e possuem as mesmas características dos demais materiais;
• Exija sempre o documento fiscal de compra. É a partir dele que você poderá reclamar em caso de eventual vício ou defeito;
• Observe a indicação de idade para o uso do material. Não compre nenhum objeto que não corresponda à idade do seu filho;
• Observe se o produto é verificado e licenciado pelo INMETRO. Existem inúmeros produtos mais baratos, porém, que não estão liberados para a comercialização;
• As compras feitas pela internet podem ser canceladas em até 7 dias, a contar do recebimento do produto;
• O prazo para reclamar dos produtos não-duráveis (lápis, borracha, caneta) é de 30 dias. Já os produtos duráveis (mochila, pasta, bolsa), têm o prazo de 90 dias;
• As escolas não podem cobrar materiais determinando a marca de cada um deles. O que pode ser feito é um detalhamento de especificações técnicas;
• As escolas não podem cobrar materiais de uso coletivo, tais como higiene, limpeza e descartáveis;
• As escolas não podem determinar o local que será comprado o material solicitado. Além disso, só poderá determinar o local de compra do uniforme, se houver marca registrada;
• As escolas não podem cobrar taxas de luz, água, telefone e cópias;
• As escolas devem observar os critérios legais para a escolha do uniforme, levando em conta a situação econômica do estudante, além do clima da cidade.{{banner-interno}}
Tomou posse na noite desta segunda-feira, 4 de janeiro, os membros da nova diretoria e do Conselho Subseccional da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cataguases para o mandato 2016-2018. A solenidade aconteceu na Casa do Advogado, sede da entidade, em Cataguases, às 19h30min, e contou com a presença de convidados.
No dia 21 de novembro de 2015, a chapa encabeçada pelo advogado Márcio Fachini Garcia foi reeleita com 200 votos contra 55 dados à concorrente. Outros cinco votos foram nulos e um branco. O resultado foi divulgado pouco depois das 18 horas. 315 advogados estavam aptos a votar, conforme informou à época a própria 6ª Subseção.Nesta noite de segunda-feira foram empossados o presidente da 6ª Subseção, Márcio Fachini Garcia; a vice-presidente, Karina de Oliveira Martins F. Carvalho; a Secretaria Geral, Patrícia Soares de Mendonça; o Secretário Geral Adjunto, João Lopes Braga e o Tesoureiro, Ernaldo Almeida Monteiro.
Também foram empossados os membros do Conselho Subseccional: Agostinho José Freitas Dias, Elis Regina Coelho, Fernanda Leonardo Lucindo, José Inácio Peixoto Parreiras Henriques e Zenaide Liliana Lenti de Campos. A cerimônia foi presidida pelo Conselheiro Seccional da OAB/MG eleito também na mesma chapa vitoriosa, Ricardo Oliveira Zanella.Em seu pronunciamento, após a nova diretoria prestar o juramento de posse, Márcio Fachini, fez vários agradecimentos, especialmente aos membros da gestão anterior que com ele estiveram à frente daquela instituição. Em seguida ressaltou a responsabilidade de administrar a Subseção da OAB. "É um trabalho árduo, que exige muito de cada um de nós e de cada um dos conselheiros", destacou o presidente.
Sobre a reeleição, Márcio agradeceu a confiança dos colegas e revelou que entre todas as subseções do estado de Minas Gerais, a maior diferença de votos entre as chapas concorrentes aconteceu aqui em Cataguases. "Isso me deixou muito orgulhoso porque revelou a qualidade do nosso trabalho na gestão anterior", comemorou. E completou: "Hoje estamos de volta com uma equipe renovada que está abraçando esta causa comigo e vai fazer muito mais". Ele encerrou agradecendo o apoio do amigo e sócio Ricardo Zanella, além de parabenizá-lo pela posse como Conselheiro Seccional da OAB/MG.O Tesoureiro Ernaldo Monteiro disse sentir-se privilegiado por "estar engajado neste projeto" e revelou encerrar sua participação como membro da diretoria da Subseção neste mandato acrescentando desejar que as mulheres ocupem cada vez mais o espaço na entidade. Já a Conselheira Elis Regina Coelho agradeceu a oportunidade de poder compor a chapa representando Miraí e disse esperar poder interagir para que "juntos possamos fazer muito mais", disse. Antes de encerrar a solenidade, Ricardo Zanella, disse o que espera desta nova diretoria: "Sem desmerecer as anteriores cujo trabalho reconheço e sei o real valor que tiveram para esta Subseção, acredito que esta diretoria será a melhor da OAB".
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Desde o dia 2 de janeiro último é obrigatória a emissão de nota fiscal eletrônica no município de Leopoldina pelos contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN. A utilização do sistema começou a ser utilizada de forma mais efetiva nesta segunda-feira, 04, primeiro dia útil do ano.
O sistema eletrônico de emissão de Nota Fiscal de Serviços – NFS-e foi regulamentado pelo prefeito José Roberto de Oliveira e pelo secretário de Fazenda, Edésio Gouveia Andries, através do Decreto que trata sobre o Código Tributário do Município, publicado em 24 de novembro de 2015, no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.
Agora, o empresário terá que abandonar o velho talão de notas fiscais, sendo proibida a sua emissão. Os atuais documentos fiscais impressos devem ser inutilizados, mas mantidos à disposição da fiscalização durante o tempo previsto na legislação.
Inicialmente, o prazo para obrigatoriedade da emissão de nota fiscal eletrônica foi estipulado para dezembro de 2015, no entanto, após reivindicação da ACOL - Associação dos Contabilistas de Leopoldina, foi estendido para janeiro, de maneira que os contadores pudessem fazer um trabalho de conscientização dos empresários, conforme explicou à época Alesandro Braga Costa, presidente daquela entidade.
O acesso ao sistema para cadastro e emissão de notas fiscais está sendo efetuado através do site www.leopoldina.mg.gov.br, utilizando o link "Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e", ou diretamente no endereço nfe.leopoldina.mg.gov.br, e só será realizado mediante a utilização de senha de segurança.
Segundo membros da Actcon Comércio de Produtos de Informática Ltda, baseada na cidade de Ipatinga (MG), que foi a empresa vencedora do processo de licitação, o sistema é muito intuitivo e de fácil manuseio, tendo o contribuinte opções de atendimento online para quaisquer dúvidas.
O prefeito José Roberto considera que o projeto ‘Leopoldina Online’ vai além do cumprimento constitucional de transparência no trato da coisa pública. "Após implantar o portal de transparência e informações na internet de forma que atenda à Lei de Responsabilidade Fiscal bem como à Lei de Acesso a Informação, vamos agora aprimorar e ampliar os recursos de transparência, interatividade e prestação de serviços para o cidadão, empresas e servidores municipais", revelou.
A delegada do Conselho Seccional de Contabilidade de Minas Gerais, Suzana de Araújo dos Reis disse: "Há muito tempo o município precisava desses serviços informatizados. Será benéfico para os contabilistas, para os contribuintes e para a própria prefeitura, que terá um melhor controle e fiscalização", comentou a contadora.
Para Marister Fernandes, da Actel Telecomunicações, a implantação da nota fiscal eletrônica em Leopoldina vai facilitar os trabalhos da empresa. "Tínhamos alguns problemas de extravio de notas, causando alguns transtornos. Agora, vamos ter a certeza de que a nota fiscal vai chegar. Vamos reduzir custos e ter maior agilidade no envio para clientes em outras cidades. É um benefício que já deveria ter sido implantado há muito tempo", disse a empresária.{{banner-interno}}
Quatro pessoas morreram e 53 ficaram feridas vítimas de um total de 44 acidentes automobilísticos ocorridos nas estradas federais da região durante o período das "festas de fim de ano".
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 4 de janeiro, pela delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Leopoldina, responsável por quase 300 km de BR’s na região, e compreendem um total de 14 dias, entre 21 a 27 de dezembro de 2015 (Natal), e 28 de dezembro a 3 de janeiro de 2016 (Ano Novo).
De acordo com o balanço da PRF, no período do Natal foram registrados 17 acidentes, que causaram três mortes e deixaram 25 feridos.
Já no lapso de 7 dias, relativo à virada do ano, foram 27 acidentes, com um óbito e 28 vítimas feridas.
A delegacia relata a ocorrência de chuva ao longo das duas últimas semanas em toda sua área de atuação, com maior incidência no domingo (3), dia em que oito acidentes aconteceram, deixando um morto oito feridos. (Foto: O Vigilante Online){{banner-interno}}
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou um edital para concurso público, com 100 vagas destinadas a profissionais dos níveis médio e superior, em todas as regiões do Estado. O edital do Concurso Público 01/2015 foi publicado no último dia 29 de dezembro no Diário Oficial do Estado e também está disponível no site da empresa: www.emater.mg.gov.br.
Os salários variam de R$ 2.134,46 a R$ 5.194,34, com carga horária de 40 horas semanais. As provas serão realizadas no dia 8 de maio de 2016, nas cidades de Alfenas, Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa.
Para os cargos de nível médio, as vagas são as seguintes: Assistente Administrativo II, Auxiliar Técnico (suporte em informática); Produtor de VT e Audiovisuais, e Extensionista Agropecuário I (técnico em agropecuária ou técnico agrícola).
Já para os graduados em cursos de nível superior, as vagas são para os seguintes cargos: Extensionista Agropecuário II (engenheiro agrônomo, médico veterinário e zootecnista), Extensionista de Bem-Estar Social II (ciências sociais, economia doméstica, nutrição, pedagogia e serviço social), Assistente Técnico I (administração de empresas, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, jornalismo, design gráfico, engenharia de alimentos, engenharia de produção, ciência e tecnologia de laticínios, geografia e psicologia), Analista de Sistemas I (análise de sistemas ou ciência da computação ou engenharia da computação ou informática ou sistemas de informação), Auditor (ciências contábeis ou administração de empresas ou economia) e Assessor Jurídico (advocacia).
InscriçõesO concurso será realizado pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Framinas). As inscrições devem ser feitas pela internet, acessando o site www.gestaoconcurso.com.br, de 1º de março a 6 de abril de 2016. As taxas de inscrição são de R$ 60 (nível médio) e R$ 90 (nível superior). As dúvidas sobre o Edital do Concurso devem ser encaminhadas à Framinas, também pelo site www.gestaoconcurso.com.br.
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