Em fase de produção e com filmagens marcadas para acontecer em Cataguases nos próximos dias, o curta-metragem de ficção "Rainha", escrito e dirigido por Sabrina Fidalgo, abordará a temas como o universo do Carnaval, os sacrifícios na busca do sucesso, da idealização do corpo feminino e o lugar da mulher na sociedade.
"O filme é um drama em preto e branco. E conta a história de uma jovem que sonha em ser rainha da escola de samba de sua comunidade. Após muitas tentativas, ao ganhar o titulo ela começa a entrar num processo obscuro na tentativa de transformação de seu corpo", contou Sabrina com exclusividade ao reporter Samuel Pereira, do Site do Marcelo Lopes,. O filme questiona a cultura da objetificação e sexualização do corpo feminino. "Rainha" terá em seu elenco atores como Ana Flavia Cavalcanti, atriz que participou da novela "Além do Tempo", Fabrício Boliveira, protagonista do filme "Faroeste Caboclo" e da série "Suburbia" e a atriz franco-brasileira Bianca Joy Porte, premiada como melhor atriz no Festival do Rio e no Festival de Cinema de Santa Maria da Feira, em Portugal, pelo seu desempenho no longa "Prometo Um Dia Deixar Essa Cidade".
Com cenas rodadas na concentração, momentos antes do desfile da Portela, em barracões das escolas de Cataguases, no Bairro Thomé e no Clube Aexas, a produção contará com a participação de cerca de cem figurantes da cidade. "De linha de frente temos sete personagens, mas em todas as cenas teremos muitas figurações", contou a diretora.
Contemplado com recursos do edital do Projeto Usina Criativa de Cinema do Instituto Fabrica do Futuro e Polo Audiovisual da Zona da Mata, na categoria diretora convidada, "Rainha" ainda conta com patrocínio da Energisa via Lei de Incentivo do Estado do Rio de Janeiro.FilmagensA produção está selecionando pessoas, de ambos os sexos, da cidade e Região para compor o elenco e figuração do filme. As inscrições estão abertas para: atores de 21 a 60 anos; jovens de 16 a 20 anos e crianças de 11 a 13 anos. Os interessados deverão enviar e-mail com foto e dados pessoais, nome completo, data de nascimento e telefone para o seguinte endereço: [email protected]. Outras informações no telefone: (032) 9 8489-2109 com Marco Andrade.
Um pouco da trajetória da diretoraSabrina Fidalgo é uma premiada realizadora do Rio de Janeiro que escreveu, dirigiu, produziu e atuou nos curtas "Sonar 2006 - Special Report" (2006), "Das Gesetz des Staerkeren" (2007), "Black Berlim" (2009), "Cinema Mudo" (2012) e Personal Vivator (2014). Também dirigiu o documentário musical de média-metragem "Rio Encantado" (2014) e uma série de videoclipes. Seus filmes já passaram em mais de 50 festivais nacionais e internacionais em lugares como Los Angeles e Nova York (E.U.A), Tegucigalpa (Honduras), Rosario e Buenos Aires (Argentina), Tóquio (Japão), Munique e Berlim (Alemanha), Praia (Cabo Verde), Maputo e Cabo Delgado (Moçambique), entre outros. Estudou cinema na "Escola de TV e Cinema de Munique", na Alemanha, e especialização em roteiro na "Universidad de Córdoba", na Espanha. Trabalhou ainda em diferentes funções em produções brasileiras e internacionais em países como Alemanha, França e Marrocos e desde 2009 comanda a produtora de cinema independente Fidalgo Produções.{{banner-interno}}
Um caminhão não identificado derramou óleo em grande parte da Avenida Veríssimo Mendonça, no bairro Beira Rio, em Cataguases, por volta das 17 horas, desta quarta-feira, 27 de janeiro. Moradores e comerciantes ligaram para a Polícia Militar informando que pelo menos três pelo motociclistas teriam sofrido quedas por causa do combustível derramado e o motorista perdeu a direção de seu veículo quase provocando um acidente. O trânsito ficou comprometido naquela região e foi controlado pela PM.
A equipe da Defesa Civil foi acionada e está no local onde, até o fechamento desta matéria cobria com serragem a área atingida. Como o trecho afetado pelo óleo é extenso, a Polícia Militar sinalizou também a rua para evitar que novos acidentes aconteçam. O ponto da avenida onde mais recebeu óleo, segundo moradores é próximo ao Posto Modelo, na entrada do bairro Ibrahim onde, o trânsito escoava em meia pista. A PM não informou sobre feridos. O óleo começou a ser derramado sobre a pista próximo à entrada do bairro Ibrahim seguindo até em frente ao supermercado Bahamas, já com menos intensidade.
As fotos que ilustram esta matéria foram enviadas pelo leitor Rafael Moreira, que passava pelo local, por volta das 17h30min e enviadas pelo whatsapp. {{banner-interno}}
Pronta para transformar a Passarela do Samba numa grande festa, a Taquara Preta criou um enredo sobre a cultura nordestina. "Vamos falar da vida, do folclore, danças típicas e das festas do Nordeste, além de trazer um pouco de Lampião e Maria Bonita para a avenida", explicou Fabrício Zulato, presidente da escola e integrante da comissão carnavalesca que também conta com a participação de Binha e Flávio Benzi.
A Taquara será a segunda Escola atravessar a Passarela do Samba Expedito Liberato na noite de segunda-feira, 8 de fevereiro, composta por dez alas e quatro alegorias que estão sendo montadas no pátio do prédio do novo terminal rodoviário, no próprio bairro, e receberão acabamento final da decoradora Josi Amaral. Das dez alas, segundo o carnavalesco, cinco foram compradas em outras cidades, devido ao pouco tempo que as escolas tiveram para preparar seus enredos e as outras cinco confeccionadas na escola.A Comissão de Frente vai fazer homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, informou Fabrício. A coreografia montada pela bailarina e professora de dança, Elisângela Rodrigues, está sendo guardada como trunfo para impressionar aos jurados. Os protetores do pavilhão da escola, os casais de mestre-sala e porta-bandeira, Mirilane e Maicon estão também guardando em segredo detalhes dos ensaios e das fantasias. O samba-enredo foi composto por Macaé e será interpretado por Roberto Taquarão, Braulio e Luizão, com acompanhamento dos 70 ritmistas da bateria e pela madrinha Maiza Ribeiro.
"O segundo lugar em 2015 para a gente, teve gosto de vitória, pela beleza e alegria que a escola trouxe para a avenida", analisou Fabrício, que pretende repetir o feito esse ano, e embora o tempo de preparação tenha sido curto, a perspectiva de unir a comunidade tem sido alcançada. "Hoje temos poucas fantasias disponíveis, pois a procura por moradores da Taquara, São Cristovão e São Marcos tem sido grande, estamos fazendo um desfile para ficarmos nas cabeças", avisa entusiasmado. Os ensaios da escola estão acontecendo a partir das 19 horas no início da Rua Maria Alcina. A majestade da bateriaSegundo o ‘Dicionário do Samba’ a intenção de se colocar uma rainha à frente da bateria é de que ela auxilie o mestre de percussão no comando da ala, levando mais animação, e atraindo a atenção dos espectadores para os instrumentistas. Rainha da bateria verde e branca há seis anos, Maísa Ribeiro, que também desfila no sábado em São Paulo como passista da Império de Casa Verde, se destaca das demais passistas cataguasenses pela postura altiva e performance provocando a arquibancada.
Maísa desfila pela Taquara desde três anos de idade, com incentivo de seu pai, Geraldo, falecido em julho passado. "Ele confeccionava minhas fantasias. Com ele aprendi a sambar e amar o mundo do carnaval", contou emocionada a rainha que assume defender de coração as cores da Escola. Para reinar, a morena mantém uma preparação árdua que se resume em muitos ensaios, aulas de samba e treinos de musculação entre duas a três vezes na semana pra ter um pouco mais de resistência. (Fotos: Samuel Pereira)
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Leopoldina, na Zona da Mata mineira, publicou nesta terça-feira, (26), extrato do edital de concurso público para 140 vagas, com oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 1.658,20, com acréscimos dependendo da carga horária realizada*.
As inscrições terão início no dia 28 de março e seguirão até o dia 05 de maio através do site do organizador do certame, Idecan, www.idecan.org.br. Também será disponibilizado um ponto de inscrição para o candidato no Posto de Atendimento Médico, localizado à Rua Benedito Valadares, nº 52, Praça da Bandeira, nos horários de 8h às 11h e de 13h às 17h. Expecionalmente no primeiro dia as inscrições se inciarão às 14h00.
CargosPara nível superior na área da saúde, há vagas para Enfermeiro PSF (3), Médico PSF (4), Técnico de Nível Superior – Enfermeiro (2), Técnico de Nível Superior – Fisioterapeuta (3), Técnico de Nível Superior – Fonoaudiólogo (2), Técnico de Nível Superior – Psicólogo (5), Técnico de Nível Superior – Nutricionista (1), Técnico de Nível Superior – Terapeuta Ocupacional (1).
Para nível superior na área de educação, há vagas para Especialista de Educação Básica (Supervisão Pedagógica) (3), Professor de Educação Básica II- Educação Infantil, ensino fundamental até o 5 ºano, EJA. (5), Professor de Educação Básica II- Atendimento Educacional Especializado (8), Professor de Educação Básica III – Artes (1), Professor de Educação Básica III – Ciências (1), Professor de Educação Básica III – Educação Física (2), Professor de Educação Básica III – Geografia (1), Professor de Educação Básica III – História (2), Professor de Educação Básica III – Inglês (2), Professor de Educação Básica III – Língua Portuguesa (2), Professor de Educação Básica III – Matemática (1).
Para nível superior nas demais áreas, há vagas para Técnico de Nível Superior – Advogado (1), Técnico de Nível Superior – Assistente Social (8), Técnico de Nível Superior – Bibliotecário (1), Técnico de Nível Superior – Contador (1).
Para nível médio técnico, há vagas para Técnico em Segurança do Trabalho (1) , Oficial de Serviço de Acolhimento Institucional – Cuidador Social (10), Educador em saúde do programa de combate às endemias (1), Oficial de Serviços Administrativos – Auxiliar Administrativo (19), Oficial de Serviços Administrativos – Auxiliar de Secretaria (1), Oficial de Serviços Administrativos – Fiscal Sanitário (1) e Supervisor do Programa de Combate às Endemias (1).
Para ensino fundamental completo, as oportunidades são para Auxiliar de Saúde Bucal - Saúde da Família e Comunidade (6), Agente de Serviços Operacionais – Motorista (6), Agente de Serviços Operacionais – Operador de Máquinas e Equipamentos (2) e Agente de serviços Operacionais – Motociclista (1).
Para ensino fundamental incompleto, há vagas de Agente de Serviços Auxiliares (Limpeza predial, entrega de documentos, ronda e vigilância das dependências da Prefeitura) (7), Agente de Serviços Auxiliares (24).
ProvasAs provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na cidade de Leopoldina/MG, com data inicialmente prevista para o dia 12 de junho de 2016 (Domingo), com duração de 4 (quatro) horas para sua realização para o cargo de Técnico de Nível Superior – Advogado e 3 (três) horas para os demais cargos, em dois turnos, em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
De acordo com o Diário Oficial, o Edital completo estará disponibilizado no endereço eletrônico www.idecan.org.br e no site e quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Leopoldina/MG.{{banner-interno}}
O sistema de bandeiras tarifárias, que aplica uma cobrança extra nas contas de luz quando está mais caro produzir energia no país, terá mudanças a partir de fevereiro. As alterações foram aprovadas nesta terça-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a principal delas é a criação de um novo patamar de cobrança.
A decisão deve levar a um barateamento das contas de luz a partir de 1º de fevereiro. Isso porque o valor da tarifa extra a ser paga pelos consumidores (bandeira vermelha) deve cair dos atuais R$ 4,50 para R$ 3,00 a cada 100 killowatts-hora (kWh) de energia consumidos.
sistema de bandeiras tarifárias entenda (Foto: Editoria de Arte/G1)
O que muda?A Aneel decidiu nesta terça que, a partir de fevereiro, a bandeira vermelha passará a ser dividida em dois patamares: um mais barato, com cobrança extra de R$ 3,00 para cada 100 kWh, e outro mais caro, que mantém o valor de R$ 4,50 por 100 kWh consumidos.
CUSTO DE ENERGIATérmicas ligadas encarecem a conta de luz.bandeiras tarifáriasalta de 51% em 2015chance de bandeira verdeo que faz a conta subir
O sistema hoje tem três patamares, representados pelas bandeiras verde, amarela e vermelha.
Na verde, não há custo adicional e, portanto, os consumidores não pagam nada a mais.
A amarela significa que houve algum aumento no custo para gerar energia e, a vermelha, que esse custo de produção está muito alto.
Na decisão desta terça, a Aneel também decidiu reduzir, em 40%, o valor da tarifa adicional da bandeira amarela: de R$ 2,50 para R$ 1,50.
Por que a cobrança deverá cair em fevereiro?O que define quando uma ou outra entra em vigor é o custo da energia produzida pelas termelétricas (usinas movidas a combustível) em operação no país. O patamar mais caro da bandeira vermelha (R$ 4,50) será aplicado se esse custo for igual ou superior a R$ 610 para cada megawatt-hora (MWh) produzido.
De acordo com o relator do processo na Aneel, diretor André Pepitone, hoje a termelétrica mais cara em operação tem custo de R$ 600 para cada MWh produzido. Se essa situação continuar assim, a partir de fevereiro a taxa extra a ser aplicada nas contas de luz dos brasileiros será a do primeiro patamar da bandeira vermelha, ou seja, R$ 3 para cada 100 kWh.
Como hoje estão sendo cobrados R$ 4,50, haveria uma redução de 33% desconto do custo extra representado pelo acionamento da bandeira vermelha máxima nas tarifas de energia.
A definição da bandeira que vigorará em fevereiro no país deverá ser anunciada oficialmente pela Aneel nos próximos dias.
Bandeira amarelaPela nova regra definida pela Aneel, a bandeira amarela entrará em vigor caso as termelétricas em operação no país tenham custo de produção entre R$ 211,28 e R$ 422,56 para cada megawatt-hora.
A bandeira amarela ainda não vigorou no país desde o início do regime de bandeiras.
Se continuar chovendo forte – e nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país continuar a subir -, existe a possibilidade que a bandeira das contas de luz fique amarela ainda neste ano.
Chuvas e termelétricasPepitone disse que as alterações no sistema de bandeiras se devem à melhora no cenário do setor elétrico brasileiro, principalmente devido ao aumento das chuvas nos últimos meses e que vem garantindo a recuperação dos reservatórios das principais hidrelétricas do país.
Entre 2012 e meados de 2015, a falta de chuvas levou a uma forte redução no armazenamento dessas represas. E, para poupar água das hidrelétricas, todas as termelétricas disponíveis passaram a gerar energia.
As termelétricas, porém, produzem energia mais cara, pois funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo, gás e biomassa.
Sistema de bandeirasEm janeiro de 2015, entrou em vigor o sistema de bandeiras. Além de sinalizar ao consumidor qual o custo de produção da energia, ele permite a cobrança automática de recursos para cobrir o aumento desses custos, por meio de um adicional na tarifa.
Desde então, sempre vigorou a bandeira vermelha. A partir de janeiro de 2015, ela gerou uma cobrança extra de R$ 3. Mas logo em março a Aneel reajustou o valor para R$ 5,50, devido ao aumento dos custos no setor elétrico.
Em agosto, a bandeira vermelha caiu para R$ 4,50, já refletindo a melhora das chuvas e da situação nos reservatórios das hidrelétricas. É esse valor que vigora atualmente.{{banner-interno}}