O rio Pomba continua subindo, conforme informou por volta das 20h30min a Defesa Civil de Cataguases. A última medição feita às 20 horas por técnicos daquele órgão marcou 4,85 metros. A partir de 5,50 metros começa o transbordamento, segundo ainda a Defesa Civil. O Pomba também está represando o escoamento do ribeirão Meia Pataca, informou aquele órgão, o que pode provocar alagamento nas imediações daquele importante afluente caso a situação se mantenha neste ritmo.
A equipe da Defesa Civil está avisando moradores próximos das margens do Pomba para iniciarem os procedimentos preventivos para casos de enchente, como levantamento de móveis ou até mesmo a completa retirada deles da residência, "especialmente aqueles que moram no bairro Beira Rio", informou Alexandre Rodrigues, um dos técnicos da Defesa Civil. Segundo revelou, o rio Pomba está começando a receber a água da forte chuva que caiu em Guarani e Rio Novo "o que poderá fazer subir ainda mais o seu nível durante esta noite", previu.
Em Astolfo Dutra, a "Rua de Cima", como é chamada uma das ruas que margeiam o Pomba naquela cidade, continua sendo a mais afetada pela cheia do rio. Segundo apurou a reportagem do Site junto a moradores, a rua continua alagada mas a área atingida pela água não teria aumentado. A reportagem não conseguiu contato com o Coordenador da Defesa Civil, que está monitorando a situação em diversos pontos da cidade.{{banner-interno}}
Um Fiat Uno Vivace, vermelho, ano 2011, placa HEO-6487, Leopoldina-MG, pegou fogo por volta das 15 horas desta sexta-feira, 29 de janeiro, no Km 100 da MG 447, próximo ao Clube Meca, ainda em Cataguases, conforme informou a Polícia Militar Rodoviária (PMR), em Dona Euzébia. Os sargentos Araújo e Marcelo estiveram no local e registraram o fato.
O veículo, que pertence à empresa Damata Bebidas Ltda, estava sendo conduzido por Marcos César Mariano Zamboni. Ele relatou aos policiais, que o carro apresentou uma pane de funcionamento que o obrigou a estacionar à margem da rodovia. Neste momento, ele teria sentido um calor vindo da parte da frente do carro e, ao verificar, percebeu o início do incêndio, inclusive, com bolhas surgindo na tampa do capô.
O sargento Araújo informou ao Site, que o motorista pegou o extintor de incêndio para tentar controlar o fogo e ainda recebeu ajuda de outros dois motoristas com extintores, sem obter êxito, afastando-se em seguida do veículo. Marcos, então acionou o Corpo de Bombeiros, em Leopoldina, que compareceu ao local minutos depois e apagou as chamas. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar de Cataguases fez o primeiro atendimento no local do acidente até a chegada da PMR.
{{banner-interno}}
A Defesa Civil de Astolfo Dutra começou a retirar, no começo da tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, as pessoas que moram nas regiões ribeirinhas do rio Pomba. A informação foi prestada pelo Coordenador da Defesa Civil daquele município, Rafael de Paula. Segundo ele, os moradores estão sendo levados para a casa de parentes, mas caso a situação se agrave, escolas da rede municipal serão utilizadas para abrigar a população.Rafael informou ao Site do Marcelo Lopes que o Rio Pomba está quatro metros acima do seu nível na cidade. "Estamos recebendo água de Guarani onde choveu muito no dia anterior. No final da manhã o rio começou a sair da sua caixa e agora já alcançou a chamada 'Rua de Cima', de onde estamos retirando as pessoas", explicou. Ele completou dizendo esperar que o nível da água continue subindo nas próximas horas, mas prevê que a situação se normalize até sábado.
Em Cataguases a Defesa Civil também decretou estado de alerta devido ao nível elevado do Rio Pomba no município. Em medição feita às 15h marcou 4,53 metros. Carlos Pires Júnior, coordenador daquele órgão informou que a cheia até agora deve-se à agua das chuvas que caíram na região. Ele disse também que a previsão é de que o nível continue a subir nas próximas doze horas "quando deverá chegar a água de Guarani e também de Rio Novo onde choveu muito", destacou. Carlos Pires lembra, no entanto, que o ponto de transbordo do rio Pomba em Cataguases é 5,50 metros, portanto, não dá pra prever uma enchente na cidade. Ainda é muito cedo pra dizer isso e é preciso contar com outros fatores para que isso ocorra, "como por exemplo o volume de vazão e a quantidade de água que vai chegar aqui", tranquilizou o coordenador da Defesa Civil. (Fotos de Astolfo Dutra enviadas por leitores via whatsapp){{banner-interno}}
Teve início nesta quinta-feira, 28 de janeiro e segue nesta sexta, 29, a montagem da infraestrutura que vai dar suporte ao desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2016 em Cataguases. Arquibancadas e banheiros químicos, além de espaço específico para os jurados e palanque para as autoridades, iluminação e sonorização, tudo conforme o padrão técnico de segurança está sendo feito na Passarela do Samba Expedito Liberato, nome que recebe nesta época do ano a Avenida Astolfo Dutra. O Secretário de Cultura, Zeca Junqueira, afirmou estar confiante no sucesso do Carnaval deste ano. Ele ressaltou estar tudo transcorrendo dentro do cronograma.
Segundo o responsável pela empresa GM Pessanha Shows, que ganhou a licitação para realizar este serviço referente ao Carnaval 2016 em Cataguases, DJ Gaguinho, tudo deverá estar concluído até o final de semana, para que para os desfiles de blocos possam começar na quarta-feira, 3, a partir das 20 horas, com programação que se estende até sábado. No domingo, as Escolas de Samba ganham a Passarela do Samba a partir das 22h40min e na segunda, às 21h. Na terça acontece o desfile das escolas e blocos campeões também a partir das 21 horas.
{{banner-interno}}
Comece agora a fazer o curso superior dos seus sonhos, nas Faculdades Integradas de Cataguases-FIC!
O prazo limite para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, se encerra nesta sexta-feira 29/01/2016. Fique atento aos prazos e aproveite a oportunidade de começar a estudar no primeiro semestre de 2016 e financiar as mensalidades do seu curso, inclusive a matrícula.
São 100 bolsas de até 100% para os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Logísticas e Pedagogia. Informações 3421-3109.
Vestibular FIC 2016Provas Agendadas!
{{banner-interno}}