Com o enredo "Sonho e Ilusão" a o Grêmio Recreativo Unidos da Vila Minalda vai encerrar os desfiles no domingo de Carnaval e, assim, conquistar o título de Campeã do Carnaval 2016. A Escola vai contar – na Passarela do Samba - desde o sonho do alquimista de transformar pedra em ouro, aos sonhos de criança, finalizando com o despertar e a hora de jogar para tentar a sorte, contou José Mário, presidente e carnavalesco da agremiação.
A Comissão de Frente será composta por dez pessoas da comunidade, entre jovens e de meia idade, representando os alquimistas. A coreografia ficou a cargo de Ana Lúcia. O casal protetor do pavilhão da escola é Fabiana e Mauro. A Escola vai levar para a Avenida 3 carros alegóricos, que estão sendo preparados no barracão improvisado, que fica em baixo da Igreja de São Sebastião. Dez alas, cujas fantasias estão sendo confeccionadas em outro barracão, localizado na Rua dos Operários, completam a agremiação que promete beleza e criatividade.
O samba enredo composto e interpretado por Luiz Primavera e Diogo, os mesmos compositores do Bloco do Remo, acompanhados por 45 ritmistas sob o comando de Mestre Pedrão, estão em ritmo acelerado de ensaio e com a animação em alta. "Estamos com esta formação de compositores há muitos anos. Eles fazem o samba conforme a diretoria da escola quer. Samba muito extenso acaba ficando pegajoso, enjoativo, o samba tem que ser curto, de forma que todos possam decorar e cantar", ensina o carnavalesco. A madrinha de bateria, que promete alegria, sensualidade e samba no pé, é Jéssica.
Uma das mais antigas agremiações de Cataguases, nascida do antigo "Primeiro de Maio", a diretoria da Vila Minalda está composta por José Mário, presidente e Jeová, vice-presidente; Ana Maria, Yago, Érica, Lurdinha Menezes, Juninho e Diogo completam a equipe para manter acesa a cultura do Carnaval nestes 30 anos de história. Segundo Zé Mário, ainda há fantasias para quem quiser desfilar na escola. Os interessados devem procurá-lo no barracão.{{banner-interno}}
O Diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), médico Pedro César Martins, realizou na manhã da última sexta-feira, 29 de janeiro, na sede da daquela Regional, uma reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde dos quinze municípios à ela vinculados para tratar do combate a dengue. Dois especialistas vieram especialmente à Leopoldina tratar do assunto: O médico veterinário Fernando Campos Avendanho, assessor da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Renata Pereira de Souza, da Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde.
De acordo com os dados apresentados por levantamentos feitos pelos próprios municípios nas útimas quatro semanas, as quinze cidades que compõem a GRS- Leopoldina registraram no período 1.012 prováveis casos de dengue, sendo que em Além Paraíba foram 418; Astolfo Dutra, 142; Cataguases, 218; Recreio, 61; Pirapetinga, 46; Volta Grande, 39; Leopoldina, 33; Santo Antônio do Aventureiro, 19; Dona Euzébia, 18; Argirita, 10; Itamarati de Minas, 4; Estrela Dalva, 3; Laranjal, 1.Ainda de acordo com as informações apresentadas por Fernando Avendanha, a Regional de Leopoldina está entre as de maior incidência de dengue em Minas Gerais (foto ao lado). Conforme o Cenário Epidemiológico 2015/2016, nas últimas quatro semanas dos municípios que a compõem três apresentaram quadro com "muito alta incidência", seis com "alta incidência", dois com "média incidência" e dois com "baixa incidência" de dengue.
O diretor da GRS-Leopoldina, em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, após o evento, disse que o "momento é crítico e é fundamental que a população entenda isso e que os gestores tenham mais rigor no cumprimento das metas. O Ministério da Saúde estabeleceu como meta a visitação em cem por cento dos domicílios, tudo tem que ser visitado", explicou. Ele reiterou que para o combate a dengue é importante que as pessoas recebam o agente em suas casas "como uma pessoa que está querendo contribuir para que não tenha doença na família". Pedro informou que a Regional tem hoje 7 municípios com nível acima do suportável de controle "com mais de trezentos casos de dengue por cem mil habitantes, que é o índice oficial, com Cataguases chegando neste limite, com 294 casos. A cidade, inclusive, está montando um plano de contingência que é pra fazer o atendimento específico dos doentes de dengue, e deverá funcionar onde foi o Pronto-Socorro Municipal, segundo revelou a Secretaria Municipal de Saúde", disse Pedro César.
O diretor da GRS-Leopoldina também alerta sobre outra ameaça transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. "É preciso que a população fique alerta porque nós temos indícios de que há circulação do Zika Vírus na região. Ubá tem um caso confirmado em uma gestante, e nós estamos tendo muitos casos clinicamente parecidos, mas que ainda não tem confirmação científica. Nós pedimos alguns exames e vai para Belo Horizonte para ser apurado", finalizou.{{banner-interno}}
Na madrugada deste domingo, 31 de janeiro, um carro foi incendiado na Rua João Guilherme Ferreira, "antiga Saturnino Braga", em Recreio-MG (59 Km de Cataguases). De acordo com testemunhas, muitos tiros foram ouvidos na sequência, mas não há informações sobre feridos.
Uma guarnição do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina foi acionada, compareceu ao local e controlou rapidamente as chamas no veículo cuja marca e modelo não foram divulgados. Segundo o Site Pólis, parceiro do Site do Marcelo Lopes em Recreio, a Polícia Militar daquela cidade registrou o fato e a Polícia Civil de Leopoldina está investigando o caso. (Fotos: Site Pólis e O Vigilante Online){{banner-interno}}
Após uma salva de palmas foi sepultado no Cemitério São José, às 18h40min deste sábado, 30 de janeiro, o ex-prefeito de Cataguases Tarcísio Henriques. Seu corpo foi velado durante todo o dia na residência da familia na Rua Major Vieira, por onde passou uma multidão de pessoas, entre amigos, admiradores e familiares.
Às 17 horas o padre Jorge Passon ministrou uma celebração religiosa entre os presentes a pedido da família. A viúva, Maria Cristina e os filhos acompanharam a cerimônia com muita devoção e emocionados. O ex-deputado estadual Bené Guedes, colega de Tarcísio na Assembleia Legislativa, a prefeita de Itamarati de Minas, Tarsília Fernandes, o prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro, o Mazinho, e o ex-prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, estiveram presentes ao sepultamento.
O cortejo fúnebre teve ínício seguindo pela contramão da Rua Major Vieira, passou pela Ponte Metálica e chegou ao Cemitério São José pela entrada antiga, ao lado da Matriz de São José Operário, por ser mais próximo do túmulo da família. O sepultamento ocorreu logo após algumas orações, sem discursos de despedida, nem tampouco de agradecimento a um dos maiores líderes políticos da história de Cataguases. {{banner-interno}}
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-MG - promoveu em Cataguases, entre os dias 25 e 29 de janeiro, uma semana de capacitação com palestras, treinamentos e consultoria individual ministrada pelo consultor em Marketing e Gestão Estratégica, Daniel de Miranda. Participaram, 25 empresas, de cada palestra, seis empresas, por oficina e dez procuraram por atendimento individualizado nas consultorias técnicas.
Segundo Daniel, apesar ser uma amostragem pequena de empresas, durante a semana pode se perceber que os profissionais já estão sentindo a necessidade de se capacitar e qualificar em gestão. "Muitos empresários tem percebido que apenas a competência técnica para prestar o serviço não basta. Há a necessidade de se adquirir conhecimento", destacou.
Como dica para alavancar seus negócios, o consultor revela que os empresários que ainda não conhecem, venham conhecer o Sebrae como ferramenta de suporte na área de gestão estratégica e de pessoas, marketing e finanças. Ele garante que a vida da empresa vai mudar após este contato. "Sem contato que o custo de tudo isso é muito baixo", ressalta. Outra dica de Daniel Miranda está na internet. Sites como Veduca [clique aqui] disponibilizam aulas com professores da USP, ou até mesmo cursos gratuitos completos podem ser encontrados no Google "Como Divulgar Sua Empresa" com duração de seis horas. Ou a plataforma do Sebrae na rede [clique aqui] que disponibiliza cursos e treinamento e a inscrição é feita pelo CPF ou CNPJ, orienta.
Por último, Daniel informa que o Sebrae disponibilizará, após o Carnaval, novos treinamentos para a regional de Cataguases. Para mais informações, basta visitar a agência em Cataguases que fica na Rua Nogueira Neves, 22 Loja 8, no Edifício Via 22, ou pelo telefone (32) 3421-6326. (Fotos: Samuel Pereira)
{{banner-interno}}