A mais jovem das agremiações de Cataguases, a Dragões da Vila Reis, vai abrir os desfiles da competição entre as Escolas de Samba na noite de domingo, 7 de fevereiro, com o enredo "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, a Dragões é pura adrenalina", contando histórias de superação na Passarela do Samba.
"Eu sempre faço meus enredos de acordo com o momento e a situação em que as escolas estão vivendo", explicou o carnavalesco Tiago Souza. A Dragões da Vila Reis estreou no carnaval de 2014, como escola convidada, e no ano seguinte desfilou como concorrente, ficando em quinto lugar. Após ter sido campeão naquele ano pela União dos Bairros, Tiago aceitou o convite para compor o quadro da agremiação da Vila Reis.
"O sentido deste enredo está na vontade de mostrar o valor desta comunidade. Tudo que se propõe na Vila Reis dá certo. Não tem como a escola não dar certo com a força que esta comunidade tem. A escola mostrará histórias de superação, que se pode aprender com as derrotas e que, independente dos tombos, o importante é seguir com perseverança", diz empolgado o carnavalesco.
A Escola trará para avenida quatro carros alegóricos. O primeiro vai mostrar o amor verde e rosa, fazendo alusão à superação vivida pela Dragões. Do segundo carro em diante, medos, grandes dramas, e a luta entre o bem e o mal estarão presentes na Avenida e também nas oito alas de foliões. "O mais interessante é saber que aqui na comunidade descobrimos grandes profissionais de carnaval, artesãos que estão fazendo carros belíssimos, costureiras, tudo produto da Vila Reis", contou Tiago.
O samba será interpretado pelos cantores Bolacha, Deley, Cirilo, Erivelton, Leleo e a cantora Tayllis Carneiro. Sob a batuta de Mestre Victor, 75 ritmistas acompanhados pela rainha de bateria Tamires, a madrinha Juliana, a musa da escola Luana e a musa gay Ágatha D’Carvalho, completam o time que promete levantar o público das arquibancadas.A comissão de frente coreografada por Joycilane, vem simbolizando "O bicho papão e os fantasmas da vida". Vai mostrar, de forma engraçada, os desafios da vida e as conseqüências de quem desiste dos seus sonhos. Este ano a Dragões vai trazer quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira, mas o primeiro deles será escolhido pelo reconhecido casal Silva e Joselice, que no desfile se ocupará da harmonia da agremiação. O presidente da escola, Dejair Lima, otimista com os resultados, diz que poderá ganhar este ano, se mostrou satisfeito com os trabalhos no barracão e nos ensaios de bateria. "Apesar das dificuldades, a comunidade, que não é apenas a Vila Reis, é também o Carijós, São Vicente, Riguete e Justino, vestiu a camisa e está se dedicando a fazer uma apresentação muito bonita", afirmou. O público, com certeza, é que sairá ganhando com o espetáculo.(Fotos: Samuel Pereira){{banner-interno}}
Cartazes e adereços da Organização LGBT de Muriaé, que foram preparados para um trabalho de informação, prevenção e conscientização durante o pré-carnaval daquela cidade que ocorreu neste fim de semana e estavam expostos na Biblioteca Municipal, apareceram com diversas pichações nazistas e homofóbicas.
Os representantes da organização se manifestaram a respeito dos fatos. "É muito triste quando sentimos na pele a dor e a violência das pessoas lgbtfóbicas", comenta Caic Henriques. "Na última semana todos os membros da nossa instituição estiveram em prol da organização do Dia da Visibilidade Trans; cortamos, buscamos caixa de papelão nas lojas, pintamos, enchemos bolas, montamos panfletos, etc – tudo em equipe, do jeito que sempre atuamos", completa.
Ele continua: "Fomos pego de surpresa com a ligação do setor jurídico da Fundarte informando que nosso material, que estava exposto na Biblioteca Municipal, foi pichado com símbolos de repressão e frases lgbtfóbicas", acrescentou Caic Henriques.
A Prefeitura de Muriaé, através do setor jurídico da FUNDARTE está realizando todos os procedimentos administrativos para apurar o fato e a direção da Organização já solicitou apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social e da Diretoria de Proteção e também ao Ministério Público Estadual.
"O que dói é ver que existem pessoas violentas e cheias de ódio próximas a nós e por causa desse tipo de pessoas, só neste ano, em exatamente um mês, já morreram mais de 50 LGBT no Brasil e seguimos liderando o país que mais mata pessoas LGBT no mundo. A nossa luta, é todo dia, contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia!", concluiu Caic Henriques. (Fotos: Interligado Online){{banner-interno}}
Um caminhão Mercedes Benz, placa de Juiz de Fora-MG, carregado de equipamentos e tecidos para confecções, tombou na Estrada Muriaé-Miraí e deixou três feridos no início da tarde desta segunda-feira, 1º de fevereiro.
O acidente aconteceu em uma curva na MGT-265, quando o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista, tombou e parou com as rodas para cima. O SAMU de Miraí e a Polícia Militar foram para o local e o resgate foi feito de imediato Uma das vítimas foi encaminhada para o Hospital São Paulo, em Muriaé, a 25 Km do local do acidente, com ferimentos diversos e suspeita de fraturas.
Já o motorista e o outro ajudante também estavam feridos e foram levados primeiro para o Hospital de Miraí por um carro da Prefeitura daquela cidade. Um dos ajudantes estava no baú do caminhão. A pista ficou molhada de óleo diesel devido ao tanque ter se rompido, e a Polícia Militar controlava o trânsito para evitar outros acidentes. Uma viatura do Corpo de Bombeiros compareceu no local para auxiliar no resgate das vítimas. (Fotos: Site Silvan Alves)
{{banner-interno}}
O bloco carnavalesco "Pagando Bem, Que Mal Tem" vai encerrar a primeira noite do calendário oficial dos desfiles carnavalescos em Cataguases. Com oito anos de Passarela do Samba Expedito Liberato, fazendo o trajeto no sentido oposto às demais agremiações, o bloco arrasta foliões fantasiados entoando antigos samba enredos e marchinhas ao som da Banda Escolástico, e o que não falta é irreverência, alegria e muito bom humor.O casal Norma e Aluisio Fachini, idealizadores, fundadores, animadores e organizadores do "Pagando Bem..." comemoram o sucesso do bloco, que nasceu de uma iniciativa de amigos e familiares, e acabou se consolidando como uma já tradicional opção para a folia de Momo. "Inicialmente começamos a desfilar as terças-feiras, antes do Bloco da AABB, com o passar do tempo fomos convidados pela Secretaria de Cultura a desfilar na quarta", comentou Aluísio, mostrando a camisa da agremiação que homenageia diversos nomes ilustres que contribuíram para a história do carnaval de Cataguases.
O Bloco é formado basicamente por amigos do casal e tem um número máximo de participantes devido ao local onde acontece a concentração: na casa de Norma e Aluísio que fica na Praça Rui Barbosa. Mas quando ganha as ruas, a participação é livre e muita gente entra na folia, comenta Aluísio. Este ano, o bloco deverá iniciar seu desfile a partir das 23 horas, saindo da Praça Rui Barbosa, descendo em seguida o Calçadão da Rua Coronel João Duarte e subindo a Avenida Astolfo Dutra até a altura do Viking, com apoio da Catrans e da Polícia Militar. (Fotos: Samuel Pereira e Arquivo){{banner-interno}}
Com o fim do recesso parlamentar que se iniciou em dezembro, a Câmara Municipal retoma suas atividades para o ano de 2016 em sessão ordinária com apenas dois Projetos de Lei a serem apreciados pelos vereadores, nesta terça-feira, 2 de fevereiro.
O primeiro projeto (nº39/2014) a ser votado na sessão, de autoria de José Augusto Guerreiro Titoneli, dispõe sobre denominação a logradouro público do Município de Cataguases homenageando Geraldo Rafael Ângelo. Na seqüência, será a apreciado o Projeto de Lei de autoria do vereador João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre, de número 112/2015, que dispõe sobre denominação do Parque de Exposição Comunitária e Agropecuária do Distrito de Aracati, homenageando ao Dr. Lydio de Almeida Lacerda.
Se inscreveram para usar a palavra durante o Grande Expediente os vereadores Serafim Couto Spíndola e Fernando Pacheco Fialho. A sessão da Câmara acontece a partir das 18h30min e é aberta à toda comunidade.{{banner-interno}}