A Liga Independente das Escolas de Samba de Cataguases realiza nesta manhã de terça-feira, 9 de fevereiro, a apuração dos Blocos e Escolas de Samba que participaram dos desfiles de Carnaval de Cataguases. Após uma apuração muito acirrada, em que ficaram empatados inicialmente três blocos, o desempate só veio depois de muita discussão e análise do Regulamento. O primeiro desempate se deu pelos quesitos do desempate que deixou em terceiro lugar o Bloco Pé na Cova.
A disputa mais acirrada foi pelo primeiro lugar porque em todos os quesitos os dois Blocos empatados, Unidos Sem Preconceito e Pé na Cova, receberam a mesma nota. O critério para o desempate foi o sorteio, o que desagradou os torcedores e membros das duas agremiações, mas tiveram de aceitar o que determina o Regulamento. No sorteio foi retirado o nome do Bloco Unidos Sem Preconceito, do Bairro São Vicente, que foi declarado o campeão do Carnaval 2016 na categoria Bloco Caricato. O Vida do Morro, do Bairro Leonardo ficou em segundo lugar. {{banner-interno}}
O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, instalado em Muriaé, no bairro da Gávea, divulgou nota, nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, desmentindo uma falsa notícia, disseminada nos últimos dias através das redes sociais, sobre suposta rachadura em barragem de uma mineradora, na cidade de Miraí, e afirmando que os bombeiros estariam percorrendo ruas, alertando moradores.
O comunicado classifica as informações como um "blefe", e ressalta que a corporação não está emitindo alertas quanto a risco de rompimento em barragens, e tão pouco visitando comunidades para "tratar do assunto".
De acordo com a nota, em virtude da falsa informação, o pelotão recebeu diversas ligações de pessoas preocupadas com o possível rompimento da estrutura e a possibilidade de um desastre.{{banner-interno}}
A Unidos da Vila Minalda encerrou os desfiles da noite de domingo, 7 de fevereiro, com um enredo sobre "Sonhos e Ilusões", que contou sobre a motivação que moveu o ser humano nas grandes descobertas, como a alquimia, que transforma qualquer objeto em ouro.A Comissão de Frente coreografada por Ana Lucia, composta por pessoas de diferentes idades demonstrando a transmissão do conhecimento da alquimia, os sábios mais velhos carregando a arca dourada. O primeiro carro alegórico, trazendo a coroa símbolo da escola, foram alguns dos destaques da agremiação. O segundo simbolizou o mundo dos sonhos das crianças, suas brincadeiras e o mundo encantado. E o terceiro e último carro, o sonho e a ilusão dos jogos de azar, as apostas.
Com cerda de 200 componentes, a Vila Minalda entrou na Passarela do Samba Expedito Liberato pronta para fazer um grande espetáculo e brigar pelo titulo de melhor escola de samba de 2016. O desfile foi aplaudido pelo bom público que compareceu à Passarela do Samba Expedito Liberato e prestigiou o Carnaval de Cataguases. A Vila Minalda é uma das escolas tradicionais da cidade e estão sempre entre as favoritas.
Veja na galeria abaixo as fotos do desfile da agremiação.
{{banner-interno}}
A Dragões da Vila Reis abriu os desfiles do concurso de Escolas de Samba de Cataguases neste domingo, 7 de fevereiro, com o enredo "Levanta, sacode a poeira, dá volta por cima. A Dragões é pura adrenalina!" contando histórias de superação. E foi mesmo esta a palavra de ordem da agremiação, que enfrentou problemas técnicos com a quarta e última alegoria na concentração, o que não a impediu de cumprir seu desfile e surpreender a platéia nas arquibancadas. A mais nova Escola de Samba de Cataguases, que está em seu segundo ano de competição, apresenta-se como forte concorrente ao título."Está tudo pronto! Nosso carnaval vem fruto de uma superação muito grande. Não é só superação minha ou da escola, mas também da comunidade. E juntos vamos resgatar os antigos carnavais da Vila Reis", com essas palavras o carnavalesco Tiago Souza incentivou os foliões. Já na entrada do desfile, a Dragões surpreendeu com uma bem humorada comissão de frente coreografada por Joice Soares, e intitulada "Os pesadelos da Vida", mostrando os medos empurrando o sonhador para dentro da boca do Bicho Papão.
Na primeira alegoria um grande dragão, símbolo da escola, cuspia fumaça enquanto movimentava boca e a cabeça pela avenida. O segundo carro formado, por uma grande aranha negra, simbolizava os medos e fobias humanas. À frente da bateria, fantasiada de pirata, veio o primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Aline e Wesley. A Vila Reis apresentou dois grandes exemplos de superação e busca pela felicidade no segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Nattaly Nihelly e Claudinho, ela uma transexual de Minas a carregar um pavilhão de escola de samba.
O terceiro carro alegórico retratando o "Egito e a fuga de Moisés para o deserto" impressionou a todos pelo acabamento em brocado. E o carro "Filmes de terror", que vinha com grandes esculturas de caveiras e demônios, e que havia tido problemas na concentração, passou pela avenida, encerrando o desfile da Dragões da Vila Reis.
Jurados técnicosPela primeira vez no carnaval de Cataguases a Liga Independente das Escolas de Samba investiu na contratação de jurados técnicos. Confira a lista e um breve resumo apresentado pela Liesca à imprensa.
Bateria: Jorge Sant’Ana – Professor de percussão da Faetec-RJ, ex-baterista da Jazz Band e atual ensaiador de bateria do Grupo de Acesso;
Samba Enredo: Rosangela Santiago – Jornalista, radialista, compositora, e professora de Comunicação;
Harmonia: Viviane Isquierdo – Maitree em Harmonia, Diretora da SUDHESERJ (Associação de Harmonia das Escolas de Samba do Rio de Janeiro);
Evolução: Luiz Gomes da Silva – Empresário, diretor fundador da SUDHESERJ e ensaiador harmônico da Seres Escola de Samba Império da Tijuca;
Enredo: Adryana Lucinda – Professora pós-graduada em Artes Plásticas pela UNI Rio, Palestrante e estudiosa de Carnaval;
Conjunto: Lucyanna Carvalho – Professora de música da Faetec – RJ, ex-diretora de harmonia da Unidos de Padre Miguel e Lins Imperial;
Alegorias e adereços: Lucimar Alves – Professora pós-graduada do Centro Cultural Kalouste, pesquisadora e estudiosa sobre carnaval;
Fantasia: Flávia Ambrósio – Empresária do ramo de confecção, proprietária do atelier "Sonho Fantasia" onde são confeccionadas fantasias de diversos destaques do Carnaval.
Comissão de Frente: Edna Santos Alves – Ensaiadora oficial das escolas do Grupo de Acesso;
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rose Santi – Coreógrafa atual do Grupo de Acesso e ex coreógrafa da Portela e Tradição;
Coordenador de jurados: Paulinho Rosa – Professor, escritor, colunista, colunista e Conselheiro de Carnaval - RJ.
Veja as fotos do desfile da Escola na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
E o Carnaval em Miraí continua "bombando", para usar uma palavra da moda quando se quer dizer algo que é unanimidade no gosto da população. E a noite de domingo repetiu o grande público na Praça da Matriz que foi assistir ao mega show da Banda Salamandra, que dispensa apresentações e cartão de visitas. O nome, por si, já é um atestado de qualidade e garantia de espetáculo, além de certeza de casa cheia, no caso específico, praça e ruas ao redor, lotadas.
Durante todo o dia, especialmente na parte da tarde a movimentação na cidade em torno do Carnaval é grande com o ápice acontecendo à noite com os shows e apresentação de um bloco oficial. Neste domingo foi a vez do Bloco do Gambá, um dos maiores, que trouxe até carro alegórico e uma bateria afinadíssima com mulheres na, digamos, "comissão de frente", comandando os tamborins. Uma apresentação esperada que arrastou centenas de pessoas animadas e apaixonadas pela agremiação. Uma festa espontânea onde os foliões se reúnem por amor ao Carnaval.No palco, a programação oficial começou às 22 horas sob o comando de Ana Cláudia Pimentinha, uma das vozes femininas mais privilegidas da região e radialista competente. Este ano empresta todo o seu talento e ajuda a brilhar ainda mais o carnaval de Miraí. O DJ Dimazim, que se tornou um dos nomes mais comentados no meio em toda a região, assumiu a responsabilidade de tocar para a multidão que tem vindo a Miraí neste carnaval e vem mostrando todo o seu talento e competência. Com uma seleção de músicas de alto nível, o DJ abriu a noite e jogou adrenalina no público.
Depois de uma breve pausa onde o prefeito José Ronaldo Milani fez rápido pronunciamento em que revelou sua emoção de receber "um público recorde em nossa cidade neste carnaval", a Banda Salamandra deu início ao show de três horas e meia de duração, muito dançante, com coreografias bem elaboradas, um repertório recheado de sucessos e, claro, os hits do momento. Comandada pela talentosa Ana Paula Dias, cuja voz já mereceu elogios do apresenador Raul Gil, a Salamandra subiu ao palco com Nanda, Naty, Michel, Juninho, Thom, Beto e Giuly que se revezam nos microfones e na coreografia produzindo um efeito visual que chama a atenção do público. Com uma legião de fãs na região e sinônimo de sucesso onde se apresenta a Salamandra fez um show em que manteve a temperatura elevada o tempo todo, "obrigando" a multidão a não parar de dançar. Neste ritmo frenético e de muita descontração, Ana Paula comandou os foliões até a madrugada com um show que marcou o Carnaval de 2016.
Veja as fotos dos foliões, bloco do Gambá e do super show da Banda Salamandra na galeria abaixo.
{{banner-interno}}