Os alunos de Ubá, da rede municipal e estadual de ensino, devem fazer o cadastro e a renovação da carteira de transporte escolar até o dia 29 de fevereiro.
Segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar o transporte escolar gratuito para aqueles estudantes que residem a partir de dois quilômetros da escola, ou na zona rural. Antes, a distância mínima exigida era de três quilômetros.
Os interessados devem ir ao Setor de Transporte Escolar, que fica na Rua Coronel Carlos Brandão, nº 108, no Centro, das 7h às 11h. É preciso levar a certidão de nascimento do estudante, a declaração escolar do ano de 2016, o comprovante de residência e, caso o estudante já tenha, a carteirinha de ônibus.{{banner-interno}}
Mais de 90 quilos de maconha foram apreendidos nesta sexta-feira (12) em Teixeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), a droga estava em um sítio em três barris. A corporação informou que três suspeitos de tráfico foram presos, entre eles um pai e um filho.Ainda segundo a polícia, havia também na propriedade vários pés de maconha. A plantação foi assumida por um jovem de 27 anos, conforme a PM. Aos militares, o pai e o filho informaram que o sítio estava alugado e que a droga não pertencia a eles. Cerca de R$ 1.000 foi apreendido com os dois.
Os policiais contaram que chegaram até o sítio por meio de uma denúncia anônima. Conforme a denúncia, moradores de Viçosa usavam a casa para armazenar drogas. Não havia ninguém no imóvel. No quintal, os militares encontraram três barris enterrados com a droga e vários pés de maconha plantados.
De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos foram levados para a Delegacia de Viçosa. {{banner-interno}}
A Delegacia de Polícia Rodoviária Federal em Leopoldina divulgou no final desta manhã de sexta-feira, 12 de fevereiro, o balanço da "Operação Carnaval" que teve início no dia 5 e terminou no último dia 10. De acordo com o relatório apresentado, este ano houve uma expressiva redução no número de acidentes (59%) e de de feridos (74%) no trecho sob sua jurisdição em comparação com o mesmo período do ano passado. No total foram registrados sete acidentes com cinco feridos e apenas uma morte. Em 2015, uma pessoa morreu e 19 ficaram feridas.Vítima fatalA única morte registrada em estradas federais na região pela PRF ocorreu na BR-116, em Muriaé, no dia 10. Um motociclista de 34 anos, seguia para Vieiras quando próximo ao trevo de Itamuri, foi atingido por um VW Golf com placas de Muriaé, que trafegava em sentido oposto e teria invadido a contramão. O motorista, que não se feriu, fez o teste do bafômetro que comprovou estava alcoolizado. Ele foi conduzido até à Delegacia de Polícia Civil onde foi autuado e preso, e vai responder por homicídio culposo, crime cuja pena é detenção de 2 a 4 anos, podendo ser aumentada de 1/3 à metade pelo fato da condução sob efeito de álcool.
Excesso de velocidadeImagens captadas pelos radares móveis da PRF durante a operação mostram que muitos condutores insistem em trafegar acima - e em alguns casos - muito acima dos limites de velocidade máxima das vias.
Segundo os dados divulgados pela Polícia Rodoviária, 308 veículos foram flagrados rodando em excesso de velocidade.
Ainda conforme o balanço, no período carnavalesco a perigosa mistura de álcool e direção foi constatada através de teste de bafômetro em sete casos. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Maurício Barbosa Monteiro (PR) foi empossado nesta tarde de quinta-feira, 11 de fevereiro, como novo prefeito de Chiador, cidade da Zona da Mata que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Ele assumiu o cargo após o assassinato do prefeito Moisés da Silva Gumieri (PC do B), na noite de terça-feira (9). Os suspeitos do crime foram presos e apresentados nessa quarta (10) e o caso continua em investigação na Polícia Civil.
A posse foi realizada em uma cerimônia simples, na Câmara Municipal, por volta das 15h. Monteiro e Gumieri eram amigos pessoais há décadas, estudaram juntos desde a 5ª série e, por isso, o novo prefeito prefere não comemorar o cargo. Ele disse que pretende seguir o planejamento do colega nos próximos meses. "É uma situação em que eu não gostaria de assumir, foi trágico. Sempre o acompanhei de perto e pretendo dar continuidade em todos os projetos e metas que ele criou. Vamos seguir no mesmo ritmo e superar esta adversidade", afirmou.
Maurício Barbosa Monteiro ficará a frente da Prefeitura até o final deste ano. Ele foi eleito na chapa com Moisés da Silva Gumieri no primeiro turno das eleições de 2012, com 52,41% dos votos válidos (1.456 votos). Por causa do crime, a Câmara Municipal da cidade decretou luto oficial de três dias.
Filho do prefeito presenciou crimeDe acordo com a Polícia Militar (PM), o prefeito acompanhava um jogo de futebol entre crianças em um clube da cidade quando foi chamado pelos suspeitos.
Ele foi atingido por cinco disparos de arma de fogo, por volta das 19h, na porta do clube. O filho de Gumieri, de nove anos, presenciou o crime.
Ele foi socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde em Três Rios (RJ), mas não resistiu aos ferimentos.
O velório foi realizado na casa dele e o sepultamento foi no fim da tarde de quarta. Moisés Gumieri tinha 36 anos.PrisãoOs suspeitos, dois jovens de 18 e 19 anos, fugiram em uma motocicleta, mas precisaram abandonar o veículo após sofrerem duas quedas e continuaram a pé. Eles foram detidos na quarta em uma fazenda em Chiador e o dono da motocicleta, de 24 anos, foi encontrado na casa dele, em Três Rios (RJ). Os três são daquela cidade fluminense.
Os dois jovens, que têm passagens pela polícia por tráfico de drogas, disseram aos policiais que receberam uma recompensa de R$ 4 mil de um traficante da cidade para que matassem o prefeito. Ainda segundo a polícia, o rapaz que emprestou a moto para os suspeitos alegou que não sabia que ela seria usada em um crime.
Investigação continuaA motivação do crime ainda não foi esclarecida. As investigações continuam e o foco agora é encontrar e prender o mandante, que já foi identificado. Outras informações não foram divulgadas para não prejudicar o andamento dos trabalhos.
A moto e arma usadas no crime foram apreendidas. Os suspeitos vão responder por homicídio triplamente qualificado, com motivo fútil e emprego de arma de fogo. Após a apresentação nesta quarta, eles prestaram depoimento e foram levados para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Juiz de Fora.(Fotos: Reprodução de TV e G1 Zona da Mata e Arquivo){{banner-interno}}
Com 501 notificações registradas pela Secretaria de Saúde e 45 casos de dengue confirmados até as 13 horas desta quinta-feira, 11 de fevereiro, Cataguases está na lista de municípios da Zona da Mata que vão receber o reforço do efetivo militar para o combate ao mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, zika vírus e febre chikungunya, de acordo com nota oficial emitida pelo Centro de Comunicação do Exército Brasileiro.
Cerca de 220 mil militares da Marinha, Exército, e da Aeronáutica participarão de atividades de combate ao mosquito durante os dias 13 e 19 de fevereiro em todo país. Cataguases, Leopoldina, Juiz de Fora e Ubá são as cidades da Zona da Mata que receberão a visita, e segundo informações repassadas pelo coordenador do Controle de Endemias, Alencar Norte, estarão aqui no sábado para uma ação educativa cerca de 30 militares, e a partir de segunda-feira permanecerão 12 militares. Alencar ainda terá uma reunião na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina para definir como serão feitas estas intervenções.Ainda segundo informações do Centro de Comunicação do Exército, acontecerá no dia 13 de fevereiro, o Dia Nacional de Esclarecimento, com o objetivo de realizar um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema e ao grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. Juntamente com profissionais da área de saúde, todos os militares disponíveis do Exército atuarão em diversos municípios em todo o território nacional.
Entre os dias 15 e 19 de fevereiro acontece o Mutirão de Erradicação de Focos de Proliferação do Mosquito e de Descontaminação junto à população de áreas urbanas e de maior risco. O Exército será empregado, nesta ação, em apoio às autoridades federais, estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito.
Ainda sem data definida, vai acontecer a Campanha de Divulgação nas Escolas, em que o Exército vai integrar uma grande mobilização escolar, nas redes públicas e privadas, de orientação para ampliar a disseminação de informações a respeito da gravidade do problema, dos males causados pelo mosquito, do grau de responsabilidade de cada um dos brasileiros nesta "guerra" e dos procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional, conforme informou o Centro de Comunicação do Exército. {{banner-interno}}