A segunda reunião ordinária do ano da Câmara Municipal de Cataguases vai contar com a apresentação, para a apreciação dos vereadores, de seis Projetos de Resolução alterando o Regimento Interno da Câmara e três Requerimentos ao Poder Executivo. A sessão está marcada para às 18h30 min desta terça-feira, 16 de fevereiro, e é aberta à toda comunidade. Na sexta-feira, 19, está agendada outra reunião ordinária para compensar a não realizada durante a semana de carnaval.
O vereador Geraldo Majella Mazini está propondo seis alterações no conjunto de regras de funcionamento do Poder Legislativo, o Regimento Interno. O Projeto de Resolução de número 14/2015, altera a redação do Item VI do Artigo 25 que trata das atribuições do Presidente da Câmara obrigando-o a dar conhecimento aos vereador sobre a pauta a ser votada com três reuniões de antecedência. O Projeto de Resolução Nº 15/2015 proíbe ‘Pedido de Vista’ durante as sessões ordinárias a que o projeto compõe a pauta da ordem do dia. No Projeto de Resolução Nº 01/2016, altera o Art. 297 que determina o tempo de uso da palavra. Majella ainda propõe a alteração Nº 02/2016 incluindo o inciso X no Art. 166 do Regimento Interno sobre o recebimento das proposições. No Projeto de Resolução Nº 03/2016, altera com inclusão de parágrafos, além de renumerar os parágrafos seguintes o Art. 235 sobre a Redação Final de projetos. E no Projeto de Nº 04/2016, altera o Art. 264 sobre o uso da Tribuna Livre.
Na reunião ainda serão votados os requerimentos de autoria do vereador João Manoelino da Silva Bolina, sendo o primeiro de número 01/2016, pedindo explicações sobre as providências que estão sendo tomadas para a restauração das estradas rurais nos Distritos de Aracati, Cataguarino, Glória, Sereno e Vista Alegre. E também, o de número 02/2016 sobre as providências estão sendo tomadas para o reinicio da obra do campo São José, no Distrito de Cataguarino.
O vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, o Russo, também está cobrando explicações junto ao Poder Executvo, através do requerimento número 03/2016, sobre as providências que estão sendo tomadas no sentido de providenciar a implantação de três luminárias de braços longos com lâmpadas de vapor de sódio no início da Rodovia Ângelo Rocha, saída de Cataguases para Leopoldina.
Estão inscritos a fazer uso da palavra no Grande Expediente, os vereadores Serafim Couto Spíndola e Fernando Pacheco Fialho.{{banner-interno}}
Após receber denúncia anônima, a Polícia Militar de Cataguases apreendeu sete armas de fogo, no início da tarde de segunda-feira, 15 de fevereiro.
A denúncia levou os policiais até a residência de uma senhora com 90 anos e seu companheiro, o provável proprietário das armas, na Rua Antônio Januário, no bairro São Vicente. A busca teve início com a permissão da moradora, foram encontradas dentro da casa 3 espingardas de calibre ainda não definido, quatro garruchas, sendo 2 com calibre 32 e uma calibre 22.
Participaram da operação os sargentos Alexsandro, Wanderson, e dos Santos, o aspirante Lovisi e o Cabo Rony. O caso está sendo encaminhado para a Polícia Civil, para que sejam tomadas as providências legais.{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo um automóvel e um caminhão aconteceu por volta das 7h45 desta segunda-feira, 15 de fevereiro, no trevo de acesso ao bairro São Cristóvão, altura do Km 762,9 da BR 116 em Leopoldina.
De acordo com informações obtidas no local, o automóvel Fiat Uno placas de Juiz de Fora seguia do trevo do Pórtico da cidade e ao convergir à esquerda para acessar o bairro um caminhão, de Leopoldina, que trafegava em sentido contrário colidiu na parte lateral traseira do veículo.
A Polícia Rodoviária Federal, o SAMU e o 4º Pelotão de Bombeiros Militar foram acionados. Os ocupantes do caminhão não se feriram. As três pessoas que estavam no automóvel foram levadas para o Pronto-Socorro Municipal onde estão sendo atendidas. Não há informações sobre o estado de saúde delas. (Fotos: O Vigilante Online){{banner-interno}}
Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir da próxima terça-feira, 16 de fevereiro. O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 4 de outubro de 1988.
No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 17 para trabalhadores nascidos maio e junho. O mês de março será o último do calendário deste exercício, mas os trabalhadores poderão retirar o recurso até 30 de junho. Os valores não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Direto?Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. Correntistas recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas.
{{banner-interno}}
A região entre os bairros Santa Clara e São Pedro viveu na tarde deste domingo, 14 de fevereiro, mais um momento de tensão provocado por disparos de arma defogo. Foram dois registros em cerca de três horas. Fato semelhante ocorreu recentemente, no dia 8 de janeiro, sem deixar feridos, mas naquela ocasião um veículo foi danificado em decorrência dos tiros.
Desta vez, segundo uma testemunha relatou à Polícia Militar, por volta das 14:40min, dois rapazes em uma motocicleta Tornado preta, cuja placa não foi identificada, passaram pela Rua Domingos Tostes, no Bairro Santa Clara, e ao verem Cosme e "Presuntinho" na rua, teriam efetuado vários disparos de arma de fogo fugindo em seguida. Os tiros, no entanto, não acertaram em ninguém. Cosme e "Presuntinho" não foram localizados pelos policiais para esclarecer os fatos. A PM fez rastreamento em busca dos suspeitos mas não conseguiu localizá-los.
Mais tarde, por volta das 17 horas, a Polícia Militar foi acionada novamente para retornar ao bairro. Ao chegar no local descobriu que uma das vítimas do registro anterior teria efetuado disparos de arma de fogo. Segundo a vítima, estava na varanda de sua casa quando Cosme teria descido da garupa de uma motocicleta Yamaha RD preta, em frente de sua residência e, por motivo ignorado, lhe fez ameaças de morte, levantou a camisa e mostrou-lhe um revólver na cintura, o que o fez correr para dentro de casa. Em seguida voltou para a moto, atirou duas vezes para o alto e o rapaz que dirigia o veículo acelerou tomando rumo ignorado.
A Polícia Militar fez rastreamento e buscas nas imediações à procura dos dois, mas não obteve êxito. {{banner-interno}}