A Polícia Civil prendeu na tarde desta terça-feira, 16 de fevereiro, o mandante do assassinato do prefeito de Chiador, Moises da Silva Gumieri (PCdoB), morto a tiros no último dia 9 de fevereiro. Ele foi detido no município e levado para a Delegacia em Juiz de Fora.
Tiago Souza Cassaro, de 30 anos, foi identificado pelos investigadores na última sexta-feira (12) e, nesta tarde, foi detido em Chiador, na casa da mãe. Ele é sargento reformado do Exército Brasileiro (EB).
Em entrevista para a imprensa, o delegado regional Saed Divan informou que a motivação foi uma dívida da Prefeitura. "Ele tinha uma dívida com o prefeito no valor de R$ 17 mil, em virtude de notebooks que teria vendido para a Prefeitura uma licitação em 2014. Por isso, tiveram algumas desavenças", explicou.
Os outros dois suspeitos de matar Gumieri foram presos no dia 10 e, desde então, continuam no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora. A polícia também continua procurando outro suspeito de ter contratado os executores de Gumieri, à pedido do sargento. (Foto: Reprodução TV Integração) {{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA - Dois homens provavelmente brancos e armados assaltaram, na tarde desta terça-feira, 16 de fevereiro, a Loja Panacéia, que também é uma lotérica, na Avenida Arthur Cruz, na Granjaria, em Cataguases. Os assaltantes estariam usando camisa social, mas ao fugirem teriam se desfeito dela com o intuito de enganar a Polícia, segundo apurou a reportagem do site.
Segundo informações preliminares da Policia Militar, após efetuar o assalto, a dupla fugiu uma moto CG Titan 150, na cor prata, sem deixar feridos em direção ao bairro Isabel Tavares. De lá, porém, teriam ido em direção ao bairro João Paulo II e Menezes. No começo da noite, a PM estaria procurando dois suspeitos e as buscas se concentravam na região do bairro Menezes e Haidée.
{{banner-interno}}
Cataguases vai receber no dia 8 de março dois automóveis, sendo uma ambulância Fiat Doblô e um Fiat Pálio, frutos de um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. A entrega que inicialmente estava agendada para acontecer nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, foi remarcada, segundo informações repassadas pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Alex Carvalho. O motivo, segundo ele, ainda não havia sido esclarecido pelo governo.
O convênio foi assinado em Belo Horizonte pelo prefeito Cesinha Samor, no dia 3 de fevereiro, com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Celso Benjamim Filho e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alex Carvalho. Ambos os veículos vão ser repassados pelo governo estadual ao município para uso exclusivo na Saúde como doação sem contrapartida.
Para Cesinha, este convênio é fruto do alinhamento com o Governo de Minas Gerais que começa a dar seus primeiros resultados. Ele revelou que vários convênios vêm sendo firmados, acrescentando que sua expectativa é de grandes avanços para o município em diversas áreas ao longo deste ano. Sobre os dois veículos que vai ganhar o prefeito disse que serão muito úteis "pois há carência de automóveis na Saúde". {{banner-interno}}
O Clube do Remo vai promover na sexta-feira, 19 de fevereiro, o primeiro Master Class Zumba Fitness, reunindo diversos profissionais da região que trabalham com esta modalidade que mistura dança e atividade aeróbica e tem ganhado muitos adeptos país afora. A Zumba é uma atividade física com movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais. A mistura permite que os participantes tenham um alto gasto calórico sem sentir que estão se esforçando. As aulas, que duram de 45 minutos à uma hora, podem queimar até mil calorias. O evento coordenado pelo Diretor de Esporte, José Wellington Rodrigues de Oliveira, Zé Pio, vai contar com 11 profissionais convidados pelo Clube. O início do master Class Zumba será com a professora Walquíria Gomes, do Remo; depois participam, de Leopoldina, Raquel Personal e Bianca Mattos; de Ubá vem Leo Personal; de Juiz de Fora estará presente Mary Rocha; Olavo Loures, de Piraúba, e de Cataguases estarão Wildney Carvalho, Dani Tagliati, Renata Leite, Breno Santiago e Carol Lacerda, completam a equipe, contou o Presidente do Clube, Carlos Alberto Barbosa, o Betão, ressaltando que a atividade será aberta a toda comunidade e a entrada será um quilo de alimento não perecível, exceto sal. CarnavalBetão do Remo e o Diretor Social, Guilherme Luis Pinheiro Campos (Pudim), ainda aproveitaram para fazer um balanço sobre as atividades desenvolvidas pelo Clube durante a folia de Momo, e se mostraram muito satisfeitos com o resultado alcançado com os bailes de Carnaval realizados nas noites de sábado e de segunda-feira (6 e 8). "Conseguimos resgatar a alegria desses bailes, reunindo gente bonita e bastante animada", afirmou Pudim, relembrando as noites de festa que reuniram dois mil foliões ao som da Banda Sambacana, dos músicos Jakson e Ismar.
O Bloco do Remo, já tradicional no carnaval de Cataguases, reuniu cerca de 8 mil pessoas entre a concentração na quadra do clube e o desfile da avenida. E também nas Matinês, que trouxe as famílias de associados, oferecendo lazer e segurança aos pais que puderam aproveitar o carnaval com seus filhos. Pudim ainda agradeceu o empenho durante o Carnaval de toda a diretoria e funcionários, e em especial ao Tesoureiro, Francisco Alves Duarte, o Chico Zumzum, com quem dividiu a organização dos festejos.{{banner-interno}}
O jornalista e fotógrafo Juliano Carvalho deu início à exposição "Bem Aventurados", no Corredor Cultural do bar D’Angelo na noite da última sexta-feira, 12, em uma concorrida vernissage que reuniu amigos e presenças ilustres, inclusive, de colegas de profissão. Ele que atualmente faz assessoria de imprensa para a Companhia Industrial Cataguases, tem na fotografia, além de uma ferramenta de trabalho, um lazer que cultiva com carinho.A mostra que retrata sua segunda peregrinação de dez dias pelo Caminho da Luz, percurso turístico entre a cidade de Tombos e o Pico da Bandeira, localizado na cidade de Alto Caparaó, em Minas Gerais, foi prestigiada também por personalidades do cenário artístico de Cataguases, como a cantora Angélica Diniz, o também cantor e compositor Renato Barushi, o intérprete e compositor Marcos Alves, os músicos Murilo de Paula e Guilherme Quirino Andrade, os atores Marco Andrade, Fernanda Godinho e Beatriz Ferreira, o cineasta e fotógrafo Rafaé Aguiar, o DJ Alexandre Elmais, a jornalista Márcia do Vale Machado e o videomaker Gustavo Baldez, além da bailarina e coreógrafa Mariana Martins, entre outros amigos de Juliano.
Dono de uma incrível sensibilidade para retratar paisagem, muitas vezes desapercebida pelo cotidiano, Juliano aproveitou o passeio para revelar, sob as lentes da câmera de seu celular, detalhes da viagem e particularidades da arquitetura e natureza mineira, com uma peculiaridade ímpar. A seleção de fotos revela a riqueza de um trecho desse percurso que só é permitido a um peregrino por causa do tempo necessário que a percepção humana necessita para vislumbrar o que se oferece à sua frente. O olhar privilegiado do fotógrafo complementa a cena e nos brinda com fotos como estas expostas no D’Ângelo.A exposição poderá ser apreciada até dia 29 de março no Corredor Cultural do bar D’Angelo. A curadoria é de Flávia Massena, que merece elogios, porque trabalhou com uma infinidade de pedras preciosas e soube, como poucas, escolher as "gemas" que se diferenciavam das demais nos pequenos detalhes. A exposição foi idealizada pelo próprio Juliano Carvalho, "um sonho antigo desde a primeira vez que trilhei o Caminho", explicou, e a realização é do Instituto Francisca de Souza Peixoto, que começa o ano que começa o ano oferecendo este presente para o público. (Fotos: Juliano Carvalho, Flávia Massena e Marcelo Lopes)
Veja fotos da exposição e de alguns dos visitantes na galeria abaixo.
{{banner-interno}}