Um forte estrondo foi ouvido no meio da tarde desta sexta-feira, na região do Calçadão, em Cataguases, que assustou moradores e trabalhadores. Imediatamente ocorreu a interrupção no fornecimento de energia. Segundo apurou a reportagem do Site do Marcelo Lopes o barulho, muito parecido com o de uma explosão, teria acontecido em um transformador localizado em um poste no início da parte de baixo do Calçadão. O fato teria ocorrido pouco depois das 16 horas.
Em contato com a Assessoria da Energisa, a empresa emitiu uma Nota confirmando o ocorrido e esclarecendo os fatos. Segundo a empresa, o que aconteceu foi a "queima de um fusível". De acordo ainda com o comunicado, o incidente ocorreu às 16h40min e às 17h uma equipe da companhia estava no local efetuando o conserto no equipamento para restabelecer a energia naquela região. A empresa não informou o que ocasionou o problema. Veja abaixo a nota oficial da Energisa na íntegra.(Foto: Milena Marquisine - Whatsapp)
"Comunicado
A Energisa esclarece que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada em parte da área central de Cataguases nesta sexta-feira, 19, por volta das 16h40, foi motivada por queima de um fusível.
Desde as 17h a equipe da Energisa está trabalhando no local para restabelecer a energia o mais rápido possível. A Energisa agradece a compreensão de seus clientes."{{banner-interno}}
A nova diretoria da 6ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com sede em Cataguases, tomou posse em solenidade realizada no salão nobre do Clube do Remo, na noite desta quinta-feira, 19 de fevereiro, às 21 horas. No primeiro dia útil deste ano, ocorreu a posse formal, como determina o Regimento da entidade, e agora, também foram empossados os advogados das várias comissões que atuam na Subseção da OAB.Estiveram presentes a Vice-presidente da OAB-MG, Helena Delamônica (foto ao lado) e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Sérgio Murilo Diniz Braga; o vice-prefeito Sérgio Recepute Gouvea; a Juíza da Vara do Trabalho em Cataguases, Patrícia Vieira Nunes de Carvalho; o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Major Willian de Oliveira Machado; os promotores de justiça Walter Gomes de Oliveira e Gustavo Garcia Araújo e o Defensor Público Bruno Silva Jardim, entre outros.
Foram empossados o presidente Márcio Fachini Garcia, a vice, Karina de Oliveira Martins Ferreira Carvalho. Secretária Geral Patrícia Soares de Mendonça, Secretário Adjunto João Lopes Braga e Tesoureiro Ernaldo Almeida Monteiro. Como Conselheiros assumiram Agostinho José Freitas Dias, Elis Regina Coelho, Fernanda Leonardo Lucindo, José Inácio Peixoto Parreiras Henriques e Zenaide Liliane Lenti de Campos.Também tomaram posse os advogados que fazem parte das comissões que atuam na Sexta Subseção da OAB em Cataguases. Comissão OAB Jovem assumiram Ivan Eugênio Lima Vieira, Alexandre Silva Barroca, José Francisco de Araújo Campos, Pedro Toaiari de Matos Esterce, Thomaz da Silva Vargas de Faria, Aline Silva Ladeira e Lorena Nicolato Ferreira.Comissão Esporte e Lazer: Luiz Carlos Gonze de Carvalho Filho, Hudson Ribeiro de Resende, Bruno do Vale Rufino, Mateus Alves Moreira Valverde e Paltiel Namorato da Rocha.Comissão de Eventos: Cecília de Araújo Lima, Eduardo Toledo Guesse de Aguiar, Janete Mouzinho, Márcio Oliveira das Chagas, Muriel Duarte Gouvea, Virgínia Fortuna Silva Jardim e Vivian Donato Spíndola.Comissão de Assuntos Penitenciários: RuiBarbosa Meireles de Melo, Laura Rossi de Oliveira, Sílvio Mauro Romero e Denilson Gomes Henriques.Comissão de Direito Sindical: Ernaldo Almeida Monteiro, Fernanda Leonardo Lucindo e Gabriel Veiga PussenteDelegado de Prerrogativas: Adauto César GarciaDelegado da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais: Rodrigo Monteiro MartinsCoordenador da Escola Superior de Advocacia: Leonardo Pinto Vieira.
A solenidade foi aberta pela vice-presidente da OAB de Minas Gerais, Helena Delamônica que comandou o compromisso de posse da diretoria. Ela tambem destacou, posteriormente, em seu pronunciamento a participação efetiva da mulher. "Este é o ano da mulher na OAB e vejo feliz a participação dela aqui nesta diretoria. Isto é importante e tenho certeza, fará diferença, por sua sensibilidade e experiência de vida", salientou. Delamônica, parabenizou Márcio Facchini pela reeleição e desejou a todos os demais empossados um mandato repleto de realizações.
O primeiro a discursar, porém, foi o presidente Márcio Facchini, que procurou fazer um retrato da realidade vivenciada pelo advogado atualmente. Lembrou também da votação expressiva que recebeu de seus pares - maior do que na primeira vez em que concorreu ao cargo - alcançando seu ápice ao fazer uma quase campanha pela cobrança de honorários justos pela categoria, combatendo assim, uma prática que vem se tornando corriqueira e perigosa, segundo ele, por não "cumprir o que já está consolidado legalmente e por desvalorizar o próprio profissional. Ao finalizar, agradeceu a presença de todos, reiterou seu desejo de cumprir as metas traçadas para este mandato e sua vontade de trabalhar "com muito afinco" pela OAB Cataguases.Sérgio Murilo, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais abordou a participação da mulher na OAB e elogiou a presença feminina na direção da entidade em Cataguases. Ele aproveitou o momento para criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal de prender réus condenados em segunda instância. Para ele "isto foi um retrocesso". Quando a solenidade foi declarada encerrada, o vice-prefeito Sérgio Gouvea pediu a palavra para falar sobre justiça e dizer que veio de uma família em que está rodeado por advogados, encerrando com uma citação bíblica.
{{banner-interno}}
Por volta das 5h30min desta sexta-feira, 19 de fevereiro, um homem foi roubado em frente ao portão do CAIC, na Avenida das Indústrias, no Bairro Santa Clara, em Cataguases, quando seguia para o seu trabalho.
Segundo relatou aos policiais militares, ele foi abordado por um homem negro, estatura mediana munido de um facão, que parou na sua frente, impedindo sua passagem. Ainda segundo a vítima, o rapaz levantou o braço com o facão como se fosse desferir um golpe contra ele e gritando disse para que entregasse a bicicleta em que estava e o aparelho celular. Com medo de ser agredido, ele atendeu e o agressor seguiu sentido Tiro de Guerra.No momento do roubo, ainda de acordo com a vítima, o autor estava acompanhado por um rapaz que tentou dissuadir o colega a não praticar o crime, mas não obteve êxito. Com base nas características do autor a Polícia presumiu tratar-se de um conhecido da região contra quem há um mandado de prisão em aberto e foi até à residência dele onde sua mãe autorizou a entrada e lá encontraram a bicicleta, que foi reconhecida pela vítima e o facão na prática do delito. Apenas o celular não foi encontrado.
Diante dos fatos o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante, foi levado até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passou por exames médicos e em seguida, conduzido até à Delegacia de Polícia de Cataguases para prestar depoimento.{{banner-interno}}
Durante moto patrulhamento realizado pelo sargento Fábio pela Ponte Metálica, em Cataguases, avistou um rapaz transitando à pé fumando um cigarro que exalava um forte cheiro parecido com o de maconha. O militar parou seu veículo chamou reforço e fez a abordagem ao cidadão em atitude suspeita, com o apoio dos soldados Túlio e Bastos.
O rapaz foi identificado como sendo W.A.G.L. e após ser submetido a uma busca pessoal foi encontrado em sua cintura uma faca com lâmina de aproximadamente 25 centímetros de comprimento e cabo de madeira, além do suposto cigarro de maconha. Ambos foram apreendidos. Questionado sobre o motivo pelo qual portava aquela faca, disse que recentemente envolveu-se em uma briga com algumas pessoas moradoras do Bairro Guanabara.
Diante dos fatos ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido até o Pronto-Socorro da Hospital de Cataguases onde passou por exames médicos e em seguida foi levado para a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina, juntamente com o material apreendido, para prestar depoimento.
{{banner-interno}}
A fim de informar e capacitar a equipe de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e profissionais auxiliares que atendem na rede pública de Cataguases sobre a epidemia de Zica Virus, a Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases promoveu nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, uma palestra com o médico infectologista, Daniel Licy Gomes Mello, no auditório do Hospital de Cataguases, que ficou completamente lotado, inclusive, contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Celso Benjamim Filho."O objetivo da vinda do doutor Daniel aqui é com intuito preventivo, além disso, é fazermos uma capacitação formando agentes multiplicadores de informação sobre o Zika vírus, as conseqüências que ele traz ao organismo", explicou o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Joseph Freire, responsável também pelo convite ao especialista que atualmente ocupa os cargos de coordenador da clínica médica e terapia intensiva do Hospital do Câncer, médico coordenador do serviço municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, e médico infectologista do Hospital São Paulo, em Muriaé.
Daniel (foto abaixo), em sua palestra, ressaltou a facilidade da Zika, assim como a dengue, em se tornar uma endemia pela capacidade da rápida adaptação do mosquito aedes aegypti. "Ele se tornou extremamente urbano, doméstico, afeito aos comportamentos e mudanças de ambiente pelo ser humano. O mosquito é perfeito deixando a doença com grande capacidade de proliferação", explicou o infectologista sobre o contágio da doença que foi descoberta na floresta africana de Zika, em Uganda, e se proliferou de 2009 a 2015 pela America Latina, principalmente no Brasil.Joseph ainda ressaltou a participação e o comprometimento dos profissionais das dezenove Unidades Básicas de Saúde de Cataguases na palestra, e ainda a presença de diversos médicos especialistas na área de pediatria, ginecologia, obstetrícia e os alunos do curso de enfermagem da Escola Técnica Municipal Joana D’Arc. (Fotos: Samuel Pereira)
{{banner-interno}}