Demorou muito, mas Cataguases ganhou, finalmente, uma escola técnica de referência: o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, foi inaugurado na manhã deste domingo, 21 de fevereiro, no auditório do Colégio Cataguases, com todas as honras que merece. A alegria só não está completa porque a instituição não vai ter cursos como normalmente acontece nestas ocasiões. Inicialmente, de acordo com a Prefeitura de Cataguases e o próprio o IF Sudeste, o Campus Avançado de Cataguases vai funcionar somente como Polo E-Tec EAD. Aquele que até ano passado funcionava na Escola Municipal Carmelita Guimarães, na Vila Reis.
Mesmo assim, a solenidade da manhã deste domingo teve aula inaugural dos cursos técnicos à distância de Segurança do Trabalho e Administração, os disponibilizados pelo Polo E-Tec EAD. O Campus Avançado do IF Sudeste de Cataguases ocupa o segundo andar da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto. O evento contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e de alunos. "Já adianto que não será um trabalho fácil, já que educação à distância requer fundamentalmente dedicação maior", falou em seu discurso o reitor do IF, Francisco Claret Pereira Vieira, citando as dificuldades desta forma de ensino. O Superintendente Regional de Ensino em Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, destacou os esforços em trazer este braço do IF para o Colégio Cataguases. "Estivemos aqui com o reitor Paulo Rogério (de Araújo Guimarães), viemos aqui e nos reunimos com os professores para convencê-los a fazer essa sessão, esta parceria, e hoje estamos com o Leandro (Borges), nosso diretor nomeado, montando sua equipe para começar os cursos presenciais, porque os a distância já são uma realidade", elencou sinalizando as dificuldades vencidas em cada etapa do projeto. O Prefeito César Samor, por sua vez, declarou-se emocionado com a inauguração do curso, voltou a criticar a oposição, mas não explicou o motivo que o fez inaugurar uma escola sem ter sequer um curso técnico presencial para justificar o ato.
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com 38 Institutos Federais, dois CEFETs e o Colégio Pedro II, oferecendo cursos técnicos na forma de Ensino Médio Integrado e cursos de educação à distância, cursos superiores de tecnologia, bacharelados, licenciaturas, pós-graduações em lato e stricto sensu, formação inicial continuada e Proeja. O Instituto Sudeste de Minas conta com 1200 servidores efetivos, 450 terceirizados, e cerca de 16 mil alunos em 7 campi, 3 campi avançados, já incluindo o de Cataguases e pólos em mais de 30 cidades da região, informou o Diretor do Campus de Cataguases, Leandro da Motta Borges em sua apresentação.
Segundo Leandro, as metas para o Campus Avançado de Cataguases são: Adequação do espaço físico do Colégio Cataguases às necessidades do IF, criação dos curso de Formação Inicial Continuada, Proeja e Pronatec, e a criação de um curso técnico concomitante presencial em uma área que privilegie os arranjos econômicos já desenvolvidos em Cataguases. As opções para este curso são na área de audiovisual, informática e eletricidade, porém, sem data prevista.(Fotos: Samuel Pereira){{banner-interno}}
A reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 22 de fevereiro, tem em sua pauta seis projetos de lei, dois projetos de resolução e dois requerimentos ao Poder Executivo. Um dos projetos mais comentados, a proibição da venda de bebida alcoólica nos postos de combustíveis será votado na noite de hoje.
O primeiro projeto da noite, de número 12/2015, de autoria do Vereador Serafim Couto Spindola, dispõe sobre a fixação de prazos e condições para o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, e dá outras providências. Na seqüência, será votado o projeto de autoria do vereador Walmir Linhares da Costa, de número 97/2015 que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas dentro do espaço físico dos postos de combustíveis e suas lojas de conveniência. E o projeto de número 03/2016, de autoria dos vereadores Geraldo Majella Mazini e Fernando Rodrigues do Amaral, que dispõe sobre a proibição de inauguração, entrega de obras públicas incompletas e sua personalização.
Segue para a segunda votação o Projeto de Lei de número 05/2016, de proposição da Mesa Diretora da Câmara, que altera vencimentos do cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, criado pela Lei Municipal nº 3.815/2010, que "Institui o Plano de Cargos, Carreiras e vencimentos dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Cataguases e dispõe sobre a Reorganização do Quadro de Servidores", alterada pela Lei Municipal nº 4.071/2013. De autoria do presidente da Câmara, Antônio Batista Pereira, o projeto de lei número 06/2016 que institui no Município de Cataguases o Dia Municipal de Conscientização e Alerta sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil e a Semana Dourada passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. E segue para segunda votação o Projeto de Lei Complementar nº 01/2015, de autoria de Geraldo Majella Mazini, e dispõe sobre modificação do Art. 82 da Lei 2.428/1995 tratativa da obrigatoriedade de individualização do medidor de consumo de água em edificações e condomínios.
De autoria do vereador Geraldo Majela, dois projetos de resolução serão votados na tentativa de atualizar o Regimento Interno da Câmara Municipal. O primeiro, sob o número 14/2015, altera a redação do Item VI, alínea f, do Artigo 25 das atribuições do Presidente da Câmara Municipal de Cataguases, para que seja divulgado aos vereadores as pautas com antecedência de três reuniões. Substitutivo ao Projeto de Resolução nº 15/2015, que Altera com inclusão de parágrafos o Art. 215 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases proibindo que os vereadores peçam pedido de vista durante as reuniões.
Serão encaminhados os requerimentos: Nº 12/2016, de autoria do vereador Luiz Carlos da Silva Sodré, pedindo informações a respeito das providências que estão sendo tomadas para atender a solicitação de estudo da construção de uma quadra com alambrado, iluminação pública, parquinho para as crianças terem um lazer e uma academia ao ar livre para os moradores, Bairro Bom Pastor. Estão inscritos no Grande Expediente, os vereadores Serafim Couto Spíndola e Fernando Pacheco Fialho. A reunião da Câmara tem início às 18 horas e trinta minutos e é aberta à toda comunidade.{{banner-interno}}
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, assinou na segunda-feira, 15 de fevereiro, a outorga de permissão do serviço de mototáxi a seis novos licitantes selecionados. O serviço de transporte individual de passageiros em motocicleta, foi instituído nacionalmente nos termos da Lei Federal nº 12.009, de 25 de julho de 2009, e no Município de Leopoldina por força da Lei Municipal nº 3.944, de 30 de dezembro de 2010 e do Decreto Municipal nº 3.525, de 26 de agosto de 2013, Decreto Municipal nº 3.598, de 29 de janeiro de 2014 e demais legislações vigentes.
O ato foi realizado na Secretaria Municipal de Administração, contando com as presenças do Chefe de Gabinete, Luiz Cabral e do Secretário da Pasta, Bruno Flores. Após a assinatura do contrato de Permissão os licitantes devem apresentar os documentos no Setor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda para vistoria das motocicletas e posterior emissão dos alvarás. Por ordem de classificação dos mototaxistas, da 1º a 6º posição, foram selecionados: José Luiz Lourenço Pinheiro para o Ponto base fixo da Avenida Getúlio Vargas e João Batista dos Santos Saudo; João Batista Ferreira, Julio Iglesias Ferrari Sandin, Wanderley Pinto da Silva e Otavio Zangalle Montes para a Praça São José, no bairro Alto do Cemitério. De acordo com as informações do Secretário Bruno Flores, com estas 6 outorgas foi completado o número de 52 mototaxistas com alvará de licença em Leopoldina, capacidade estabelecida pelo Decreto Municipal.
Em Cataguases, ao contrário do que acontece na região, o serviço de mototáxi está empacado e ainda não foi regulamentado nem há prazo previsto para que isto aconteça. Em 2015, tramitou e foi aprovado pelo Poder Legislativo um projeto de autoria do vereador Vinícius Machado regulamentando o serviço de mototaxi e motofrete, mas ao chegar o momento da aprovação por parte do Prefeito José Cesar Samor, a proposta foi vetada por vício de origem (quando o poder legislativo propõe uma Lei que deveria ser de proposição do Poder Executivo).
Os mototaxistas, então, se reuniram e – como forma de protesto - começaram a exercer a profissão abertamente, como forma de protesto pelo veto do prefeito e para forçar o Executivo a agilizar a regularização do exercício da profissão, porém, o gesto lhes acarretou alguns problemas legais e também trouxe resultados positivos. O Executivo criou uma Comissão que está elaborando um projeto de lei neste sentido que será encaminhado à Câmara Municipal. Se aprovado pelos vereadores, o projeto torna-se lei que será sancionada por Cesinha, conforme já garantiu à categoria, cabendo à ele, em seguida conceder as licenças aos profissionais para que possam trabalhar legalmente no município. (Foto: Divulgação/PML)
{{banner-interno}}
A forte chuva que caiu sobre Cataguases nesta noite de domingo, 21 de fevereiro, trouxe os transtornos a que a cidade está acostumada quando ocorre temporais, como alagamento temporário da Avenida Astolfo Dutra e outros que a Defesa Civil passou a manhã desta segunda-feira, 22, fazendo levantamento, conforme informou o coordenador da Defesa Civil, Carlos Henriques Pires Júnior. A equipe esteve no Bairro Santa Clara, onde um muro desabou.Segundo relatos do morador da casa, Yuri Gonçalves, por volta das 23h e 30min um forte estrondo foi ouvido, e ao passar a chuva ele e sua mãe constataram a queda do muro. Vizinhos ajudaram a juntar os entulhos e a terra que se espalhou pela rua para que veículos pudessem passar pelo local. Yuri ainda afirmou já ter notificado a Defesa Civil sobre o perigo das rachaduras que o muro apresentava, durante o período das chuvas em janeiro.
Carlos Pires informou que vai apresentar à tarde um balanço dos prejuízos causados pelo temporal deste domingo na cidade. "Aparentemente, adiantou ao Site do Marcelo Lopes por telefone, o registro mais grave foi a queda deste muro. Árvores também caíram em diversos pontos da cidade, mas sem maiores problemas e não há até o momento registro de vítimas", avaliou preliminarmente.
NOTA DA REDAÇÃO: A Defesa Civil informa que após receber os pedidos de vistoria vai a todos os lugares, sem distinção. Porém, encontra alguns deles sem os moradores, o que impede a realização do procedimento. Neste caso, orienta a população que necessita deste tipo de serviço a manter uma ou mais pessoas dentro do imóvel durate todo o dia até a chegada de sua equipe.{{banner-interno}}
Um homem de 33 anos que cumpria pena na Penitenciária Regional de Muriaé foi assassinado a tiros, no início da manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro, logo após sair do estabelecimento para ir ao trabalho.
Juliandro Tomáz era natural da cidade de Cataguases, e tinha autorização judicial para trabalhar fora do estabelecimento prisional. Ele foi baleado quando seguia de bicicleta pela avenida que liga a penitenciária à BR-356, e encontrado por agentes penitenciários que se dirigiam para mais um turno de trabalho.
O trabalho inicial da perícia apurou que a vítima apresenta duas perfurações na cabeça - na testa e atrás da orelha -, uma nas costas e outra no braço esquerdo, além de duas lesões de raspão no mesmo braço. O celular de Juliandro foi atingido por um tiro e em um de seus bolsos foram encontrados R$60 em dinheiro.De acordo com os agentes penitenciários que encontraram Juliandro caído na avenida, ele tinha passagens por crime de homicídio.
O corpo do detento será encaminhado para o IML de Muriaé e ainda não informações sobre a autoria do crime.
3º assassinato do anoEste é o terceiro homicídio do ano em Muriaé e o segundo no qual a vítima trata-se de detento albergado da Penitenciária Regional.
No fim da tarde do dia 21 de janeiro, Tiago Correa Braga, 25 anos, conhecido como "Tiririca" foi morto com vários tiros, na BR-356, quando retornava para o estabelecimento prisional. (Fotos: Site Silvan Alves){{banner-interno}}