Dois assassinatos em sequência foram registrados no bairro Encoberta, na noite desta sexta-feira, 4 de março. Uma dupla armada matou a tiros um adolescente de 16 anos e, em seguida, um dos atiradores foi morto, também tiros, sob circunstâncias ainda não esclarecidas oficialmente.
O menor foi atingido por sete disparos e ainda chegou a ser socorrido pela Polícia Militar (PM), mas morreu a caminho do Hospital São Paulo (HSP).
Já o atirador morto, que usava luvas e uma camisa amarrada no rosto, levou 4 tiros. A arma que ele usou para balear o jovem foi encontrada junto ao seu corpo e um disparo atingiu uma pequena Bíblia que estava em um de seus bolsos.
A perícia realizou os trabalhos técnicos nas cenas dos crimes e os corpos foram encaminhados para o IML.
A Polícia Civil vai investigar o caso.{{banner-interno}}
No dia 2 de fevereiro, a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, Lívia Machado Milane, revelou ao Site do Marcelo Lopes a suspeita da existência de dois casos de Zika em Cataguases e outros dois de Chikungunya. A confirmação de apenas um caso de Zika, veio nesta sexta-feira, 4 de março, pelo Setor de Epidemiologia daquela Secretaria, no entanto, não deixou o titular da pasta menos preocupado.
Celso Benjamim Filho, o Celsinho, em entrevista exclusiva ao Site, disse, sobre o Zika vírus que o município investiga atualmente "dezoito casos e, como já registramos o primeiro, sabemos que o vírus está aqui e, por isso, esperamos mais resultados positivos de pessoas com esta doença", revelou. Mas, para evitar que este número continue crescendo, o Secretário Municipal de Saúde destacou que determinou ao setor de Endemias reforçar o trabalho de prevenção no bairro Santa Clara onde foi detectado o primeiro caso da doença.
Sobre a primeira vítima do Zika em Cataguases, Celsinho revelou um fato curioso. "Foi uma senhora de meia idade que está curada, passa bem e, inclusive, esteve aqui, hoje, conversando comigo na Secretaria", frisou. "O interessante - continua - é que seu filho teve os mesmos sintomas da doença dela, antes da mãe adoecer, mas como não fez o teste, não podemos afirmar que ele teve Zika e que hoje também está totalmente restabelecido", contou Celsinho.A respeito da Chikungunya, o Secretário de Saúde diz estar um pouco "aliviado" porque estão sendo investigados apenas quatro casos e não houve até o momento nenhuma confirmação da doença no município. Por outro lado, a dengue não lhe dá folga. Até esta sexta-feira, 4, segundo revelou, foram notificados 1.167 casos da doença em Cataguases, números que se configuram uma epidemia. "A campanha de combate ao mosquito é intensa e o trabalho não para", diz Celso Benjamim sobre a doença que mesmo assim continua vendo os números aumentarem.
Na segunda-feira, 29 de fevereiro, a Secretaria de Saúde abriu a Sala de Hidratação para atender aos pacientes de dengue oriundos dos bairros da cidade e para desafogar o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases. "Conseguimos acabar com a fila e dar um atendimento mais rápido ao doente que chega bastante debilitado", disse Celsinho, que avaliou estes primeiros cinco dias de funcionamento da nova unidade de apoio como sendo de "resolutibilidade muito boa". Ele aproveita para reiterar o apoio da população no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. "Vamos fazer a nossa parte e não deixar manter nossos quintais limpos e vasos de plantas sem água parada", conclamou. (Fotos: Arquivo){{banner-interno}}
Começa neste sábado, 5 de março, o funcionamento do Cartório Eleitoral de Cataguases em regime de plantão, para oferecer serviços como emissão de novos títulos, transferência de domicílio eleitoral e revisão da situação do eleitor, além de cadastramento biométrico.
O prazo para os eleitores fazerem esses procedimentos termina no dia 4 de maio, conforme informou o chefe do Cartório, Antônio Carlos Gonçalves. Em Cataguases, o Cartório Eleitoral vai funcionar também nos próximos sábados do mês de março (12, 19 e 23), sempre das 12 horas às 18 horas. No dia 26 de março, sábado de aleluia, não haverá expediente que será retomado no sábado seguinte até o dia 30 de abril, acrescentou Antônio.
O Cartório Eleitoral em Cataguases atende na Rua Doutor Lobo Filho, 155, no centro da cidade. Em caso de dúvida, o eleitor pode ligar para o telefone 3421-7554 ou pelo Disque-Eleitor, 148.{{banner-interno}}
Cerca de 105 mil litros de etanol hidratado que eram transportados em três caminhões e uma carreta foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Leopoldina por não ter acobertamento fiscal. A abordagem dos veículos na BR-116 foi feita em conjunto com a Receita Estadual nesta quinta-feira (3).
Os veículos eram monitorados e foram abordados no posto da polícia. Os motoristas dos veículos, com placas do Rio de Janeiro e de São Paulo, eram quatro homens de 38, 39, 43 e 50 anos, que foram liberados.
Segundo a PRF, foi registrado Boletim de Ocorrência e um ofício será enviado à Polícia Civil para dar continuidade à investigação. A ocorrência foi encaminhada para a Receita Estadual de Leopoldina.{{banner-interno}}
"Um novo dia", o novo CD da banda cataguasense "Sistema
Nacional" gravado no Studio HidrataSom, com masterização de Bruno Mahais, estará
disponível aos fãs ainda neste mês de março. Conhecida no cenário musical por
fazer tributos a um dos maiores grupos da música da década de 80, "Legião
Urbana", os rapazes de Cataguases foram escolhidos em 2015 como a "banda
oficial do Memorial Renato Russo", em Brasília.
A inspiração do novo CD com 12 músicas inéditas surgiu dessa
oportunidade de se criar uma vida nova sempre a cada novo desafio. Isto fica
muito claro nas histórias de superação das músicas "La nova vida" e "Um novo
dia", faixa que dá nome ao álbum. E a banda não esconde a felicidade por viver
este momento especial. Sistema Nacional este ano já tem shows agendados em Brasília,
no Skina Halls, e em casas de espetáculo no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo
Horizonte.
A banda foi nomeada oficial do Memorial Renato Russo pela
irmã do músico líder do Legião Urbana, Carmen Manfredini, pela mãe do cantor, Carminha
Manfredini, e por Eliane Maria Teixeira, coordenadora do Memorial que leva o
nome dele morto em outubro de 1996 em decorrência da Aids e divulgadora das
gravadoras EMI ODEON e Universal Music. "A emoção é indescritível! Uma coisa é
você cantar para homenagear seu ídolo, outra coisa é você cantar no memorial
junto com a irmã do cara", conta emocionado, Wanderson Ribeiro, vocalista da
banda, descrevendo o momento em que dividiu o palco com Carmen.
Além de Wanderson, a "Sistema Nacional" conta com Gemilson
Dias (Baixo), Helder Silva (Guitarra e Violão), Jackson Costa (Guitarra e
Violão), Rogério Faria (Bateria) e Rafael Moreira (Teclado). Fundada em
Cataguases no ano de 1999, inicialmente
a banda misturava rock com reggae, posteriormente passou a agregar outros instrumentos
de sopro e percussão. Em 2003 a banda deu início aos shows intitulados "Tributos
a Legião Urbana", com um repertório repleto de sucessos como "Que País é este?",
"Pais e Filhos", "Faroeste Caboclo", "Tempo Perdido" e "Eduardo e Monica". O
público se identificou e lotou as apresentações.
Para ter acesso às musicas e apresentações da banda, o
material audiovisual da banda Sistema Nacional está disponível na página no
facebook https://www.facebook.com/SistemaNacional e no canal do youtube https://www.youtube.com/user/chineshelder.