Membros integrantes da União das Associações de Moradores de Cataguases (UAMC) se reuniram para homenagear 22 mulheres que contribuem para o desenvolvimento das comunidades do município. A cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira, 11 de março, na Câmara Municipal, e contou com a presença do Prefeito José César Samor, dos vereadores Vinícius Machado e Geraldo Majella Mazini, do ex-prefeito Willian Lobo de Almeida e do empresário e pré-candidato a prefeito, Antônio Lage.Em sua fala, o presidente da UAMC, Cláudio Amâncio, discorreu sobre a importância de princípios como união, metas, desafios, regras, coerência, e respeito mútuo na busca por melhorias sociais. Sobre o Dia Internacional da Mulher ele disse: "Parabenizo a vocês todas, mulheres guerreiras, astutas, amigas, mães e companheiras, mulheres trabalhadoras que muitas vezes deixam seu tempo de lazer para trabalhar em benefício de uma comunidade".
O prefeito Cesinha, também discurso: "Merecidamente vocês estão sendo homenageadas, aqui nesta noite, mulheres que se destacaram por suas ações nas suas respectivas comunidades e a todas elas destino meus parabéns. Sabemos todos da importância do papel desempenhado pelas mulheres no seio da nossa coletividade", disse o Prefeito de Cataguases.De forma inesperada a moradora do bairro Ana Carrara, Maria José, fez uso da palavra, e lembrou a todos o trabalho do ex-presidente da UAMC, Geraldo Luiz Campos Ribeiro, conhecido como Geraldo Luchini, falecido em julho de 2015.
Foram homenageadas:
Etelvina Rosa Silva do Carmo – Ana CarraraNoemi de Abreu Pavão – BandeirantesMariles Simões Melo – Bairro JardimMaristela Capobiango Fernandes – Centro/Rotary ClubRoseli Aparecida Rodrigues – CreasLucia Neto da Silveira – Haidê FajardoVania Aparecida Lopes Teixeira – Granjaria/Horto FlorestalMaria das Graças Vicente da Costa - Justino/RigueteAna Maria Vieira – Lar São VicenteAna Maria Mescolim da Silva – Bairro LeonardoAndreia Aparecida Oliveira da Silva - MaroteLuciana Aparecida Alves Pinholi - PampulhaLúcia Benedita Ferraz – PopularMaria Lucia – PrimaveraMaria Cruz de Almeida Testa – Santa ClaraGuiomar Medeiros Martins – São DinizMaria José Cavalieri Lobo – SerenoMargarida Moreira de Souza – Sol NascenteLucia Helena de Oliveira – Taquara PretaMaria Helena de Oliveira Areias – Bairro ThoméEdineia Pacífica de Oliveira – Vila Domingos LopesIsabel Cristina de Almeida Cruz – Vila Reis{{banner-interno}}
O goleiro cataguasense que defende o Lokomotiv de Moscou, Guilherme Alvim Marinato, 30 anos, foi convocado para integrar o elenco da seleção de futebol da Rússia, nesta sexta-feira, 11 de março. Ele vai jogar os dois próximos amistosos agendados contra a França e Letônia, no final deste mês. Quando pisar o gramado vestindo a camisa da seleção russa, o atleta cataguasense estará escrevendo seu nome na história daquele país porque se tornará o primeiro jogador de futebol naturalizado a fazer parte da seleção da Rússia, conforme revelou com exclusividade ao Site do Marcelo Lopes, em entrevista pela internet.
A divulgação dos convocados para a seleção pegou Guilherme de surpresa."Até então nunca na história do futebol russo um jogador estrangeiro foi convocado. Mas quando ganhei a cidadania (russa) as minhas esperanças aumentaram porque foi muito especulada a minha convocação", revela. E o que você sentiu ao receber a notícia de que havia sido convocado? "A sensação foi de um trabalho de muitos anos aqui sendo reconhecido.Sou brasileiro, claro, mas a minha história no futebol foi praticamente toda aqui na Rússia. Então, nada mais justo do que retribuir todo o carinho do povo russo, atuando pela seleção do país que me acolheu", disse.Feliz com a convocação, Guilherme diz que chegar à seleção é mais um objetivo alcançado na carreira. E como daqui a dois anos a Rússia vai sediar a Copa do Mundo, o atleta cataguasense poderá estar em campo defendendo a seleção do país sede. Sobre esta possibilidade ele prefere não fazer planos. "Acho cedo ainda. Faltam dois anos e muita coisa pode acontecer. Tenho que me manter focado nos trabalhos para continuar sendo convocado", disse. Com relação à repercussão na Rússia de sua convocação, ele disse que "foi muito grande e positiva, especialmente pelo fato de ser o primeiro estrangeiro a fazer parte dela". Sobre as críticas, Guilherme diz que as encara de "maneira normal. Opinião cada um tem a sua. Mas eu tenho certeza que fiz a escolha certa, pois aqui na Rússia o meu futebol é valorizado, é reconhecido", salienta.{{banner-interno}}
As academias de saúde da Vila Tereza e do bairro Ana Carrara serão entregues dentro de mais alguns dias às comunidades locais. Tanto a Academia localizada na Vila Tereza, quanto a que está sendo implantada no bairro Ana Carrara, estão recebendo os últimos retoques, conforme revela o Secretário Municipal de Obras, Alberico Dutra de Siqueira. Além destas, outras duas academias também estão sendo construídas, sendo uma no bairro Ibrahim e outra no Paraíso, acrescentou o Secretário.
A previsão, de acordo com Alberico, é de que a academia do bairro Ibrahim seja entregue à comunidade até o final deste mês. "Já a do bairro Paraíso deve ser concluída em abril. A obra está em andamento, embora em ritmo mais lento que as demais", disse o secretário, considerando que a Academia de Saúde do Paraíso exigiu mais trablajho e um cronograma mais extenso, visto que não havia no local (campo do Paraíso) nenhuma infraestrutura, ao contrário dos demais, cujos projetos foram executados em praças já estruturadas.
As obras foram viabilizadas através de recursos do governo federal, da ordem de R$335.757,19, por meio do Ministério da Saúde/PNAB (Política Nacional de Atenção Básica). Diferentemente das academias ao ar livre, os projetos das academias de saúde são bem mais abran-gentes, envolvendo, não apenas a instalação de equipamentos para a prática das atividades físicas, mas a revitalização de espaços públicos e sua adequação como ambiente de convivência. Embora cada projeto tenha sua peculiaridade, em função do espaço e da infraestrutura disponíveis, todos têm em comum ambientes com cobertura e pisos em concreto, instalações elétricas com postes e luminárias, área verde em gramado, bancos ou jogos de bancos e mesas em concreto.
O Secretário Municipal de Saúde, Celso Benjamim Filho esclarece que as quatro academias são vinculadas ao Programa Estratégia Saúde da Família e, portanto, receberam condições adequadas para o desenvolvimento de atividades físicas e esportivas propostas pelas unidades básicas de saúde, através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. "Além de serem locais propícios para a prática da vida saudável, essas academias vão valorizar esses bairros, proporcionando mais sensação de segurança com mais iluminação e, é claro, incentivando oconvívio social", comentou Celsinho, como é conhecido.
O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2011, como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o programa promove a implantação de espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Todas as academias terão barras horizontal e assimétrica, espaldares, barras marinheiro, pranchas abdominais, além de totens para identificação e orientação para os exercícios. (Fotos: Jornal Cataguases) {{banner-interno}}
Dois homens, um deles vereador em Volta Grande, município da Zona da Mata mineira distante 91 Km de Cataguases, receberam voz de prisão em flagrante por envolvimento no crime de caça de animais silvestres. O fato aconteceu no começo da tarde da última quarta-feira, 9 de março, após uma denúncia anônima feita à Polícia Militar Ambiental de Além Paraíba informar que dois elementos estariam realizando a prática ilegal de caça silvestre na Fazenda Cachoeira da Usina, naquela cidade.
Uma guarnição com os militares Sargento Oliveira e Cabo Maurício foi deslocada para o local informado, onde os policiais depararam com um indivíduo saindo de uma mata, tendo em mãos uma espingarda tipo escopeta de dois canos. A arma estava municiada com dois cartuchos calibre 28 intactos, sem numeração e marca de identificação. Dentro de uma bolsa havia mais sete cartuchos calibre 32 e um de calibre 28 intactos, além de uma foice. Também foram localizados dois cães utilizados para perseguir animais silvestres. A Polícia permaneceu numa estrada de terra batida dentro da propriedade à espera do segundo infrator, o vereador do município de Volta Grande, que também trazia consigo um cachorro.
Os dois indivíduos foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Além Paraíba juntamente com os materiais apreendidos e os cães foram encaminhados para um local apropriado. Os suspeitos poderão responder por crime ambiental e porte ilegal de armas.{{banner-interno}}
A FIEMG Regional Zona da Mata promoveu em sua sede, nesta sexta-feira, 11 de março, o lançamento do Programa Minas Sustentável. O evento, que teve como objetivo apresentar os benefícios do Programa e da Produção Sustentável para as empresas da região, contou coma a presença de cerca de 100 pessoas, entre empresários, lideranças políticas e empresariais.
De acordo com a analista ambiental da FIEMG Regional ZM, Luíza Cortat, o Minas Sustentável, através das visitas técnicas, oferece apoio gratuito a micro e pequenas empresas na área ambiental, visando promover a sustentabilidade da indústria que, ao adotar processos com menos desperdício, se torna ainda mais responsável e competitiva no mercado. "Ações simples e de fácil aplicação são capazes de gerar mais produtividade e economia", afirma.
O lançamento foi realizado nos moldes do evento Café & Negócios, contando com duas palestras: "Apresentação do Programa Minas Sustentável", ministrada pelo gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares Costa; e "Produção Sustentável", pelo diretor adjunto do Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Marlucio Borges.
Criado e desenvolvido pelo Sistema FIEMG, por meio do SESI, o Minas sustentável oferece um amplo mapeamento de impactos ambientais e sociais, capacitações, ações educativas e assessorias que ajudam as empresas participantes a implementarem a gestão sustentável. Isso de forma prática, fazendo delas instrumentos para a geração de negócios rentáveis, ecologicamente corretos e socialmente inovadores, agregando valor às empresas e à sociedade.
O programa está estruturado em segmentos que ajudam o empresário a conhecer seu negócio, adequar seus processos de acordo com a legislação vigente, implementar programas de ecoeficiência com ênfase em conservação de energia, água e gestão de resíduos, e de responsabilidade social, participando da melhoria da qualidade de vida da sua comunidade.
Abrindo o encontro, o presidente da FIEMG Regional ZM, Francisco Campolina, declarou que o Minas Sustentável já teve mais de 3 mil indústrias atendidas e chega agora à Zona da Mata para ajudar de maneira efetiva micro e pequenas empresas na adequação da conformidade legal e capacitação socioambiental. "E a adesão das indústrias ao programa é fundamental para fazer de Minas Gerais uma referência em sustentabilidade e econegócios", disse.
O secretário de Meio Ambiente de Juiz de Fora, Luiz Cláudio Santos, parabenizou a FIEMG pela iniciativa e disse que o Minas Sustentável já se mostrou um programa exitoso em outras cidades. "É preciso conscientização ambiental e que haja um equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento. A sustentabilidade agrega valor a qualquer empresa", declarou.
Em sua palestra, o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Costa, apresentou o programa dizendo que a ideia é orientar as empresas no trato da questão ambiental. "O problema ambiental da nossa indústria é a ineficiência de seu processo", disse. Já Marlucio Borges, diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, falou sobre produção e consumo sustentáveis. "Criado para apoiar, motivar e capacitar a indústria mineira a adotar processos mais sustentáveis, o Programa surge como um apoio fundamental do Sistema FIEMG às indústrias de pequeno porte para planejar seu desenvolvimento", disse. (Fotos: Assessoria de Comunicação da FIEMG Zona da Mata)
{{banner-interno}}