A Igreja Católica dá início neste domingo, 20 de março às comemorações da Semana Santa. Em Cataguases as diversas paróquias suas programações que se intensificam a partir da próxima quinta-feira e terminam no domingo de Páscoa. Missas, procissões e celebrações diversas estão programadas em diversos pontos da cidade. O Site do Marcelo Lopes reuniu a programação da Semana Santa no Santuário de Santa Rita de Cássia e nas matrizes de São José Operário, Nossa Senhora do Rosário, Imaculada Conceição e São Cristovão. Confira:
SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA
20 DE MARÇO – DOMINGO DE RAMOS - Missa no Santuário a partir das 7 h. - Bênção dos Ramos (Praça Rui Barbosa), em seguida, procissão para o Santuário onde será celebrada a Santa Missa, a partir das 8h30. - Missa no Santuário, com benção dos Ramos. Logo após, procissão do Senhor dos Passos, para a Paróquia São José Operário, a partir das 18h. Gesto Concreto da Quaresma: coleta da Campanha da Fraternidade.
21 DE MARÇO – SEGUNDA-FEIRA SANTA – 3ª Segunda feira - Missa no Santuário, logo após, procissão de Nossa Senhora das Dores, em direção à Paróquia Nossa Senhora do Rosário. 18h.
22 DE MARÇO – TERÇA-FEIRA SANTA - Procissões saindo das Paróquias Nossa Senhora do Rosário e São José Operário para o Santuário Santa Rita de Cássia, onde será proferido o sermão do Encontro pelo Padre Rodrigo da Silva Carvalho, a partir das 19h30.
23 DE MARÇO – QUARTA-FEIRA SANTA - Celebração Comunitária de Penitência, às 19h30.
24 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA SANTA - Missa da Unidade, em Leopoldina, a partir das 9h.- Celebração da Ceia do Senhor e Lava-Pés, logo após adoração ao Santíssimo. Das 19h30 às até as 22h.
25 DE MARÇO - SEXTA-FEIRA SANTA (Dia de Jejum e abstinência de carne).- Caminhada Penitencial, saindo do Santuário de Santa Rita em direção ao Horto, às 5h30. - Celebração Comunitária da Penitência, às 9h.- Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, às 15h.- Via-Sacra ao vivo na Praça Santa Rita, logo após procissão do Senhor Morto para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 19h.
26 DE MARÇO - SÁBADO SANTO- Celebração Comunitária da Penitência, às 8h30.- Celebração do Fogo Novo e Vigília Pascal, às 19 h. Obs: trazer velas para a Renovação das Promessas do Batismo.
27 DE MARÇO - DOMINGO DE PÁSCOA - RESSURREIÇÃO DO SENHOR - Procissão saindo do Santuário de Santa Rita com o Santíssimo Sacramento, em direção ao Poliesportivo, a partir das 6h.- Santa Missa da Ressurreição do Senhor às 7h.- Missa no Santuário a partir das 10h. - Santa Missa, logo após procissão do Triunfo de Nossa Senhora, a partir das 18h.
MATRIZ SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Domingo de Ramos: 20 de Março– Benção dos Ramos na São Jorge e Santa Edwiges (Bom Pastor) em seguida procissão para a Igreja Nossa Senhora de Fátima (Beira Rio), onde será celebrada a Santa Missa, a partir das 6h . – Missa na Matriz, às 9h.– Procissão de Ramos no Estado, às 15h - Benção dos Ramos saindo da Capela do Hospital em seguida procissão para Matriz, onde será celebrada a Santa Missa, às 17h30.– Chegada da imagem do Senhor dos Passos na Matriz, vinda do Santuário, às 19h – Missa na Matriz, às 19h30
Segunda-Feira Santa: 21 de Março – Confissão Comunitária dos Homens na Matriz, às 19h.
Terça-Feira Santa: 22 de Março–Missa da Família, em seguida procissão conduzindo a imagem do Senhor dos Passos para o Encontro no Santuário de Santa Rita, às 18h30.
Quarta-Feira Santa: 23 de Março – Confissão Comunitária das Mulheres na Matriz, às 19h.
Quinta-Feira Santa: 24 de Março – Missa com Cerimônia de Lava-Pés na Matriz, após adoração ao Santíssimo, das 20h às 24h.
Sexta-Feira Santa: 25 de Março - Caminhada Penitencial saindo da Matriz de São José Operário, juntamente com o Santuário Santa Rita em direção ao Horto Florestal, às 5h30. – Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.– Via-Sacra na Praça Santa Rita de Cássia, logo após a procissão do Senhor Morto para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 19h.
Sábado Santo: 26 de Março– Vigília Pascal na Matriz (Bênção do Fogo, da Água, Exulte e Batismo), 19h30. Domingo de Páscoa: 27 de Março – Ressurreição do Senhor – Procissão da Ressurreição, saindo da Paróquia São José com o Círio Pascal, em direção ao Poliesportivo, às 6h.
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Dia 20 de Março – DOMINGO DE RAMOS– Bênção dos Ramos na Capela Nossa Senhora das Graças - Haidêe, em seguida, caminhada para a Matriz do Rosário e Santa Missa, a partir das 6h.– Missa em Cataguarino com a Bênção dos Ramos às 11h.– Missa na Matriz (Dia da Coleta da Campanha da Fraternidade), às 19h.
Dia 21 de Março – SEGUNDA-FEIRA SANTA- Missa no Santuário de Santa Rita, logo após, procissão com a Imagem Nossa Senhora das Dores, para a Matriz do Rosário, em seguida, RECITAÇÃO DO TERÇO, pelo Apostolado do Terço dos homens, às 18h.
Dia 22 de Março – TERÇA-FEIRA SANTA– Missa e Unção dos Enfermos na Matriz do Rosário, às 8h.– Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para o Santuário de Santa Rita, com o sermão do Encontro proferido pelo Pe. Rodrigo da Silva Carvalho, às 18h30.
Dia 23 de Março – QUARTA-FEIRA SANTA– Missa com a Celebração Comunitária da Penitência, às 19h.
Dia 24 de Março – QUINTA-FEIRA SANTA– Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Matriz do Rosário, logo após, Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 19h até as 24h.– Missa da Ceia do Senhor em Cataguarino às 19h.
Dia 25 de Março – SEXTA-FEIRA SANTA– Via Sacra saindo da Matriz do Rosário para a Capela de Santa Luzia – Popular, às 5h.– Ação litúrgica, Leitura da Paixão, Beijo da Cruz e Comunhão, às 15h.- Via-Sacra ao vivo na Praça Santa Rita, logo após procissão do Senhor Morto para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, às 19h.
Dia 26 de Março – SÁBADO – VIGÍLIA PASCAL– Bênção do fogo novo, no pátio da Matriz do Rosário, em seguida, Celebração da Vigília Pascal, e logo após, momento de louvor e adoração das 19h até 24h. (sugerimos trazer vela p/ celebração). – Bênção do fogo novo, Celebração da Vigília Pascal em Cataguarino às 19h.
Dia 27 de Março – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO– Procissão com a Imagem de Nossa Senhora em direção ao Poliesportivo, com a Celebração festiva da Ressurreição às 6h.– Missa na Matriz do Rosário às 10h.- Missa em Cataguarino às 11h .- Missa de Páscoa na Matriz do Rosário, celebrando o Triunfo de Nossa Senhora, às 19h.
PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO
20 de Março – Domingo de Ramos (Coleta da Solidariedade 2016)– Bênção dos Ramos e Santa Missa na Matriz Imaculada Conceição – Bairro Vila Reis às 17h.
23 de Março – Quarta-feira Santa– Celebração Penitencial na Matriz Imaculada Conceição – Bairro Vila Reis, às 19h. 24 de Março – Quinta-feira Santa– Santa Missa com a cerimônia do Lava-pés na Matriz Imaculada Conceição – Bairro Vila Reis, às 18h. (Participação das demais comunidades)
25 de Março – Sexta-feira Santa– Celebração da Paixão e Morte de Jesus na Matriz Imaculada Conceição - Bairro Vila Reis às 15h.
27 de Março – Domingo de Páscoa– Procissão saindo da Pracinha do BNH (Policlínica) com a Bíblia, em direção ao Ginásio Poliesportivo às 6h.– Santa Missa da Ressurreição no Ginásio do Poliesportivo às 7h.– Procissão do Triunfo de Nossa Senhora na Matriz Imaculada Conceição, logo após a Santa Missa às 17h.
PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO
20 de Março – Domingo de Ramos (Coleta da Solidariedade 2016)– Bênção dos Ramos e Santa Missa na Matriz São Cristóvão – Bairro Taquara Preta às 19h30.
21 de Março – Segunda-feira Santa– Celebração Penitencial na Matriz São Cristovão – Bairro Taquara Preta, às 19h. 24 de Março – Quinta-feira Santa– Santa Missa com a cerimônia do Lava-pés na Matriz São Cristóvão – Bairro Taquara Preta, às 19h30.
26 de Março – Sábado Santo (Trazer água e vela para benzer)– Vigília Pascal na Matriz São Cristovão – Bairro Taquara Preta às 19h.
27 de Março – Domingo de Páscoa– Missa de Páscoa na Matriz São Cristóvão – Bairro Taquara Preta às 19h30min.{{banner-interno}}
Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo dos Amigos Autistas de Cataguases – GAAC realiza o Simpósio Cataguasense de Autismo, uma síndrome que hoje atinge mais de 2 milhões de brasileiros e no mundo mais de 70 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Aprofundar a discussão sobre o autismo com apresentação de casos práticos e visão do cenário atual e discutir as práticas adotadas e expectativas de desenvolvimento futuro para os autistas são os objetivos principais do encontro. Este ano, serão oito dias de programação, que vai de 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a 09 de abril, no Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM), em Cataguases. A semana começa com um evento de mobilização no sábado, 02 de abril, na Praça Rui Barbosa, em Cataguases, com caminhada entre outras festividades. De 04 a 07 de abril, será realizado um ciclo de palestras com profissionais da região. Sempre no período noturno. E nos dias 08 e 09, acontece, durante todo o dia, o II Simpósio unindo especialistas de várias localidades e com experiências diversas, enriquecendo o encontro. "Temos como objetivo principal disseminar a ideia de que a informação é o melhor caminho para a quebra de paradigmas e do preconceito. Nossa história começou diante da dificuldade de inclusão escolar da minha filha e do tratamento especializado para o autismo aqui na região. Na vivência diária com outros pais, percebemos a necessidade de informação sobre o assunto. Precisamos alertar nossos profissionais de saúde o quanto é determinante o diagnóstico precoce; e que os profissionais de educação se conscientizem de que o processo de inclusão é complexo, mas o sucesso depende apenas de vontade e capacitação", comenta uma das organizadoras do evento e fundadora do GAAC, Fernanda Vidal Magalhães, mãe da Lara de sete anos com autismo. A professora e terapeuta especializada em Autismo, Priscila Machado, acredita que "a falta de informação alimenta o preconceito. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Crianças e adultos especiais são capazes de superar seus limites e ter todas as suas potencialidades plenamente desenvolvidas". O GAAC, criado em 2014, é formado por pais de crianças autistas que se reúnem mensalmente para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos. Para contribuir com o evento que é gratuito e aberto ao público, o GAAC está com um ponto de vendas de camisas com a frase AUTISMO mais informação menos preconceito.
Veja o cartaz do Simpósio abaixo.
{{banner-interno}}
O SEBRAE-MG - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - de Cataguases promoveu na manhã desta quinta-feira, 17 de março, o evento "O SEBRAE acredita na força das mulheres empreendedoras". A iniciativa contou com a palestra "Tendências e desafios para o varejo para os próximos cinco anos", que foi ministrada pela analista técnica em comércio e serviços, Débora de Andrade Souza, e foi acompanhado de um café da manhã para empresárias participantes.
O evento teve como objetivo incentivar o empreendedorismo entre as mulheres e fortalecer as vendas no comércio que tem à frente um grande público feminino, comentou a técnica do Sebrae em Cataguases, Andreia Luíza de Castro Antunes. "Foi também uma forma de homenageá-las pelo Dia Internacional da Mulher comemorado no último dia 8 de março", lembrou. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato das Indústrias, Associação Comercial e Industrial de Cataguases e Câmara e Dirigentes Lojistas de Cataguases. A palestrante Débora Souza (foto) destacou as mudanças ocorridas na forma de se fazer negócios. "Durante muitos anos as pessoas não precisavam fazer muito esforço para efetivar uma venda, porque o varejo estava aquecido, então os clientes chegavam até a loja dispostas a comprar. Hoje percebemos questões ligadas à sustentabilidade, para o consumo consciente e uma mudança de postura do empresário, que busca novas formas para vender seu produto, e o cliente que quer uma loja mais atrativa", revelou. Segundo ela, a dedicação ao negócio e o cuidado com os detalhes são aspectos que criam diferenciais na hora de fechar um negócio. E nesses quesitos, para Débora "a mulher tenta adequar-se mais, ouvir mais, e então ela consegue entender melhor as necessidades do consumidor".
Durante o evento foram apresentadas ainda algumas novas tendências de varejo, e as participantes apresentaram casos de sucesso e experiência de mercado. "Essa troca de experiências é importante para o enriquecimento enquanto empreendedoras e amplia os horizontes, além de mostrar que o mercado é uma grande escola", completou Andreia que elogiou a participação das empresárias. "Se mostraram dedicadas e interessadas em seus negócios e no crescimento profissional", analisou.{{banner-interno}}
Membros do Partido Solidariedade e personalidades políticas de Cataguases, além de dezenas de convidados, reuniram-se na noite desta quinta-feira, 17 de março, no auditório do Educandário Dom Silvério, para a cerimônia de posse da Comissão Provisória e lançamento da pré-candidatura a prefeito de Cataguases do sindicalista e ex-provedor do Hospital de Cataguases, José Eduardo Machado. Em seu discurso, José Eduardo anunciou suas pretensões políticas: "Hoje quero dizer a vocês que estou lançando a minha pré-candidatura pelo Solidariedade a prefeito de Cataguases", disse, iniciando seu pronunciamento. E continuou revelando os próximos passos do que pretende fazer: "Já temos uma equipe estruturada e em breve faremos uma pesquisa para fazer um levantamento das necessidades de cada bairro. Nós não faremos planejamento sem ouvir as comunidades", avisou.
Na sequência o ex-provedor do Hospital disse como será o relacionamento com a população em caso de vitória fazendo um paralelo com sua trajetória à frente daquela Santa Casa: "E se por acaso chegar à Prefeitura, as portas do gabinete do prefeito estarão abertas à comunidade, assim como fiz no Hospital de Cataguases, onde atuei por dez anos como provedor. Lá trabalhei com afinco e dedicação, e conseguimos melhorar muito nosso Hospital de Cataguases, e tenho certeza que tudo faremos para construir uma Cataguases melhor para nós, nossos filhos e nossos netos", afirmou.
Sobre a atual situação financeira do município, José Eduardo não se mostrou assustado e foi bem claro. "Sei que tudo será muito difícil, pois encontraremos uma prefeitura com mais de vinte de milhões de déficit para com a comunidade, mas podem estar certos que quando eu entrei no Hospital, o encontrei sem pagar INSS, Fundo de Garantia, Copasa, férias, décimo terceiro salário, e com a dedicação da equipe que montamos conseguimos sanar as dificuldades", lembrou.Durante o seu discurso, o advogado e ex-deputado federal, Rodrigo Moreira Ladeira Grilo, o popular Dr. Grilo (foto), empossou a Comissão Provisória do Partido Solidariedade em Cataguases que ficou assim constituída: José Isaac de Moraes, presidente; Pedro Marcos de Oliveira, primeiro vice-presidente; Marlon dos Santos Neto, segundo vice-presidente; José Eduardo Machado, secretário; Fábio Caetano Machado, como secretário de meio ambiente desenvolvimento sustentável e agricultura familiar; Eduardo Caetano Machado, secretário do movimento sindical; Mauro Sergio da Silva Júnior, secretário do negro, índio e movimentos sociais; Flávio Carvalho de Oliveira, secretário dos aposentados e pensionistas; Igor Salvaro, secretário dos jovens; Márcio Ribeiro, secretario tesoureiro; Stefany Avelino, secretária da mulher.
Para o presidente do Solidariedade, José Isaac (foto), Cataguases não vai bem há muito tempo. Segundo sua análise, "percebo que nossa cidade, desculpem a expressão, sempre cresceu para baixo como rabo de cavalo. E não é isso que queremos para nós. Então nós temos que construir isso através do trabalho, através de gente comprometida com o futuro da cidade. Tenho certeza que o Solidariedade, com todo esse grupo, vamos caminhar para a cidade evoluir, para que nossos filhos, parentes, amigos e todos os moradores da cidade tenham muito mais oportunidades do que nós tivemos", avaliou. {{banner-interno}}
O Partido Republicano da Ordem Social - PROS - em Cataguases, cuja Comissão Provisória no município é presidida pelo jovem contabilista Hercyl Neto, acaba de definir apoio à pré-candidatura de Antônio Lage à prefeitura de Cataguases e o lançamento apenas de candidatos a vereador. Uma reunião dos membros da direção da legenda com a participação de alguns filiados com o pré-candidato realizada na última semana selou o destino do partido nestas eleições municipais em Cataguases, conforme revelou Hercyl ao Site do Marcelo Lopes.
Hercyl contou que a escolha por um nome para apoiar neste pleito aconteceu de forma democrática. "Nós reunimos os filiados e a direção do Partido e fizemos várias reuniões e votamos entre os nomes que estão surgindo porque nossa idéia é a terceira via, de alguém que nunca se envolveu com política e que tenha ideias novas. Então pensamos em nos unir com o candidato agora e construir com ele a proposta de campanha agora, contribuindo com isto, ou juntaria depois, correndo o risco desse projeto se adequar ou não às nossas ideias. Por isso concluímos por compor hoje e trabalhar junto com o candidato", explicou.Outro ponto que o presidente do PROS destaca neste apoio foi a seriedade com que as conversas foram tratadas. "Tivemos mais de dez reuniões e em nenhum momento o Antônio Lage transformou nossos encontros em um balcão de negócios para receber o apoio do nosso partido. Ao contrário, ele sempre fez questão de frisar que se eleito for irá compor o governo dele com pessoas sérias e competentes para exercer cada cargo", destacou Hercyl, acrescentando que este detalhe veio aoencontro do que seu partido busca uma união "por ideologia e por acreditar no candidato mesmo. E ele mostrou esta boa fé conosco e vamos estar juntos nesta campanha", completou. Além disso, revelou o presidente do PROS, foram discutidos cada ponto de sua proposta de governo, como saúde, educação, esporte, licitação principalmente, que ele tem uma preocupação muito grande porque ele quer uma transparência muito grande.
Sobre uma participação na chapa como vice-prefeito ou até mesmo numa eventual vitória e o partido indicar nomes para ocupar cargos na prefeitura, Hercyl deixa claro que este assunto não é o mais importante para a legenda. Inclusive sugere que se Antônio Lage for eleito há a possibilidade de que alguns funcionários de carreira sejam nomeados secretários "porque sabemos que muitos deles merecem exercê-los e até mesmo por uma questão de economia", disse revelando um novo e surpreendente discurso que segundo ele, tem o total apoio do pré-candidato a prefeito. "Inclusive nós defendemos que o vice-prefeito deve assumir um outro cargo na prefeitura", concluiu. Hercyl informou ainda que pretende ser candidato a vereador.{{banner-interno}}