No dia 05 de março foi realizado um encontro entre lideranças e correligionários dos partidos políticos que defendem a pré-candidatura de Marcinho Pimentel à prefeitura de Leopoldina. Os presidentes do Partido Progressista (Marcos Pimentel Pachá), do Partido Humanista da Solidariedade (Bernardo Guedes), do Partido Democrático Trabalhista (Rosalvo Flauzino) e do Partido Trabalhista Brasileiro (Ricardo Ávila), oficializaram o apoio de suas respectivas agremiações ao nome de Marcinho Pimentel (PHS).Além dos presidentes dos partidos estiveram presentes na reunião os atuais vereadores Rodrigo Pimentel (PP) e Totõe Pimentel, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Bené Guedes, o ex-vereador Antônio César, o ex-presidente do Sinserpu Gilson Carminate, além de dezenas de pretensos candidatos à vereança e militantes.
Durante horas de conversações entre os participantes, em nenhum momento foi dito que a pré-candidatura será imposta a quaisquer outros partidos que pretendam somar forças, demonstrando a intenção do grupo em fazer uma discussão ampla e aberta a todas as possibilidades no decurso da caminhada que culminará nas convenções municipais.
O próprio Marcinho Pimentel em sua fala ao grupo chegou a dizer que "se uma pesquisa no curso da campanha apontar não ser ele o melhor nome, tranquilamente passa a liderança para quem de direito e vai à luta empunhando a bandeira do grupo rumo à prefeitura de Leopoldina".Ao final do encontro, após oficialmente ser lançado pré-candidato à prefeitura de Leopoldina, Marcinho Pimentel fez uma análise política da necessidade de se buscar soluções para os problemas de Leopoldina, colocando seu nome à disposição do grupo como uma via alternativa de governo que atenda, de fato, aos anseios da população leopoldinense, conclamando as pessoas que desejam trilhar esse caminho juntos a se filiarem nesses partidos até o dia 02 de abril. (Fotos; Assessoria de Comunicação Marcinho Pimentel){{banner-interno}}
Trinta e oito pessoas foram beneficiados na tarde deste sábado, 19 de março, com a doação de cadeiras de rodas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A iniciativa foi fruto de uma campanha que começou em 2015 com a inscrição dos interessados em ganhar uma cadeira de rodas. Na ocasião, conforme revelou Françoise Macário Ferreira, Presidente do Ramo Cataguases daquela igreja, poucas pessoas atenderam ao chamado, "e poderíamos ter entregue hoje mais de cem cadeiras se tívessemos recebido uma demanda maior", contou.A solenidade de entrega aconteceu na sede da Apae, no bairro Menezes, entidade que, juntamente com o radialista Jorge Fábio Nascimento, ajudou a divulgar a campanha de doação das cadeiras de rodas. Os beneficiados e seus familiares e membros da igreja participaram de uma breve cerimônia religiosa e em seguida foi feita a entrega simbólica da cadeira de rodas para Roberta Lanziére. Ao final da cerimônia os demais receberam suas cadeiras mediante a conferência da documentação uma vez que elas são personalizadas.
Roberta Lanziére disse que a nova cadeira de rodas é "leve, confortável e muito fácil de manejar". Ela elogiou a campanha promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que definiu como sendo "de grande importância para aqueles que dependem de uma cadeira de rodas para ter qualidade de vida". O presidente do Distrito de Leopoldina daquela Igreja, José Hélio da Silva, informou que na região estão sendo entregues 220 cadeiras de rodas e que em 2017 nova campanha será realizada quando espera aumentar o número de doações.
Françoise Macário finalizou agradecendo a participação de todos, especialmente a equipe da Apae, pela parceria e disse que outras campanhas serão desenvolvidas pela Igreja de ajuda ao próximo. Ele também revelou as pessoas que não compareceram para receber suas cadeiras neste sábado, deverão procurar a Igreja nos próximos dias munidas de documentos. {{banner-interno}}
Simpatizantes e filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PC do B) em Cataguases reuniram-se na manhã deste sábado, 19 de março, na Praça Rui Barbosa, para apoiar o governo federal, contra o processo de impeachment da presidente Dilma e a favor da democracia. Um grupo de vinte pessoas permaneceu na Praça durante toda a manhã, mas a movimentação por lá foi maior durante este período para prestar apoio ao movimento. Um dos primeiros a participar foi o Secretário Municipal de Desenvolvimento Economico, Alex Carvalho, que levou sua mensagem de apoio contra o "projeto golpista em andamento no país". Alex disse que "num país democrático como o Brasil, não podemos aceitar que golpistas que não ganharam no voto, criem no país um cenário de instabilidade e ingovernabilidade".
Outra liderança que discursou foi o presidente do PT de Cataguases, Sebastião Rui de Almeida, o Tatá, que elogiou as manifestações ocorridas em todo o país na noite da última sexta-feira, 18 de março, e reiterou a prevalência da democracia sobre o que chamou de "manobras jurídicas" para enfraquecer o governo da presidente Dilma. Também se manifestou o Diretor da Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra (foto), através de pronunciamento em que criticou o vazamento seletivo de informações, a espetacularização da ação da justiça e a propagação do ódio através da publicidade mentirosa."Nós estamos vivendo um período em que a mídia tenta a todo custo nos emprenhar pelo ouvido aquilo que é do seu interesse, que significa desestabilizar este governo popular que tirou da pobreza quarenta milhões de pessoas", afirmou.
O prefeito Cesinha Samor chegou à Praça Rui Barbosa por volta das 11 horas para prestar solidariedade ao movimento, conforme destacou em seu breve pronunciamento. Filiado ao PC do B, ele estava sozinho e fez questão de manifestar seu apoio ao governo Dilma e também criticou a forma como a justiça tem agido nas investigações da Operação Lava Jato. Ele lembrou uma entrevista do Ministro Teory Zavasky, do Supremo Tribunal Federal, em que recomenda distanciamento da mídia e um julgamento imparcial, acrescentando concordar com ele por entender que assuntos como este precisam de "muita serenidade e distanciamento". Cesinha, durante seu discurso, ouviu um cidadão que passava gritar "mentiroso" e respondeu que "o contraditório é legítimo porque vivemos numa democracia e protestar é um direito de todos", mas que ele estava ali manifestando livremente a sua opnião, completou.
Durante toda a manhã, diversos participantes da manifestação fizeram discursos por meio de um microfone, e vários deles conclamaram as pessoas a não se deixarem levar pelas informações veiculadas pelos grandes meios de comunicação. A maioria dos discursos alertava para um golpe de estado em andamento que - segundo eles - tem como objetivo retirar a presidente Dilma do poder para aqueles que perderam as eleições possam retornar sem passar pelas urnas. A manifestação, segundo informou Sebastião Tatá, estava prevista para terminar entre 12h e 12h30min e transcorreu em clima de tranquilidade.
Veja mais fotos da manifestação abaixo.{{banner-interno}}
Um rapaz de cor parda, vestindo camisa listrada de branco e vermelho, assaltou por volta das 12 horas, deste sábado, 19 de março, uma mercearia na Rua Maurício Murgel, na Vila Domingos Lopes, em Cataguases, fugindo em seguida, em uma motocicleta Honda Titan, preta.
Segundo informações preliminares, o autor estacionou a moto em frente a mercearia e assim que entrou apontou um revólver, possivelmente, calibre 38, para o proprietário do comércio que estava atrás do balcão e exigiu que repassasse todo o dinheiro do caixa. Depois, voltou para o veículo e saiu em alta velocidade em direção ao Bairro Haidée.
A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas atrás do suspeito nas imediações, mas até o fechamento desta matéria ainda não tinha informações sobre seu paradeiro. Ninguém ficou ferido durante o assalto.{{banner-interno}}
Um mototaxista, que faz ponto na Praça Chácara Dona Catarina, foi roubado e baleado na cabeça na noite desta sexta-feira, por volta das 20 horas, na Avenida das Indústrias, no Bairro Santa Clara, em frente ao Caic. A informação foi prestada pela Polícia Militar que atendeu ao chamado. Uma equipe do SAMU prestou socorro à vítima que foi levada para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi atendida e não corre risco de morte.
Segundo relato da PM, o mototaxista Bruno da Silva Alves, 30 anos, foi abordado na Praça Chácara Dona Catarina por um homem branco, magro, aparentando ter também cerca de 30 anos de idade, e questionado se o levaria até o bairro Santa Clara. Ao se aproximarem do CAIC, o passageiro pediu ao condutor para estacionar o veículo e assim que desceu, tirou um revólver da cintura e anunciou o assalto e e a poucos metros de distância de Bruno, sem motivo aparente, efetuou um disparo contra ele que acertou o lado direito de sua cabeça. Em seguida, pegou a motocicleta e fugiu em direção ao Tiro de Guerra. Testemunhas, porém, o viram no Beira Rio, revelou a Polícia à reportagem.
Bruno chegou ao Pronto-Socorro e passou por uma tomografia que constatou a existência de fragmentos de um projétil alojado na lateral de seu crânio e a necessidade de ser submetido a uma cirurgia, apesar de não correr risco de morte e de seu quadro clínico ser estável. Ele deverá ser transferido para outro hospital onde atue um médico neurocirurgião a fim de se submeter a este procedimento, segundo apurou o Site do Marcelo Lopes.
O autor do roubo está foragido e a Polícia Militar vem realizando diligências à sua procura, inclusive com apoio das polícias rodoviárias da região, mas até o fechamento desta matéria ainda não havia sido encontrado.
A motocicleta roubada é uma Honda CG 150 Titan EX, Branca, placa PVX-1064, de Além Paraíba/MG, e quem tiver informações a respeito pode ligar para o número 190 da Polícia Militar. A ligação é gratuíta e não precisa se identificar. {{banner-interno}}