Na madrugada do dia 17, uma quinta-feira nublada de março, diversos pontos de Cataguases acordaram repletos de borboletas de papel. O estranho fato não passou de uma forma bem humorada que os produtores do filme "Borboletas no Caminho" encontraram para saudar o lançamento do curta metragem do jovem, Igor Fernandez, com a participação das atrizes, mãe e filha, Renata e Carol Abritta, e do ator Murilo Quirino, que será lançado dia 31 de março, às 20 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro. Também será exibido o filme "O caso do vestido", de Eduardo Henriques e Emanuel Messias, baseado na obra de Carlos Drummond de Andrade, e produzido pela Emadu Filmes."O curta é poético e todo baseado numa história de quantas direções você pode tomar dentro de apenas uma vida", explica Igor. Helena é uma fotógrafa que tem um filho autista, e pelas mudanças de direção em sua vida acaba perdendo o filho, e a partir daí, uma série de acontecimentos a deixa à beira de desistir de viver. Até que uma artesã de rua ambulante leva as borboletas como forma de poesia para a vida de Helena.
"O curta é um projeto meu, escrito em 2013, mas, na época não saiu do papel. Até que em 2015, depois que me formei na escola de TV do Rio, voltei pra cá e resolvi colocar o projeto em prática", contou Igor. O orçamento inicial da produção seria em torno de R$ 9 mil reais. "Procurei uma produtora para lançar o projeto, mas o orçamento era muito alto, e eu não tinha condições. Uma semana depois, o Ângelo Perim me procurou, dizendo ter gostado muito do meu roteiro e que se interessava em realizar o projeto sem cobrar nada", completou Igor. A produção do curta ficou por conta de uma equipe de seis pessoas lideradas pela diretora de arte, Claudia Marques, que também é artista plástica, pelo próprio Igor, como roteirista, preparador de elenco e diretor e o Ângelo ficou encarregado da maquinaria, fotografia e entrou com todos os seus equipamentos de última geração, com gravação em 4K, revelou o autor de "Borboletas no Caminho". O projeto teve duração de nove meses, que foi concluída na última semana com o término da pós-produção, completou Igor.
Sobre as intervenções artísticas das borboletas nas ruas, o jovem ator e roteirista comentou. "Muitas dobraduras tem significados especiais, os origamis de borboletas representam a união, autotransformação, liberdade e renascimento. Representa os ciclos da vida, movimento e mudança. A cidade amanheceu com uma chuva leve e nem por isso as borboletas deixaram de embelezar os locais. É que apesar de toda a bagunça vivida nos dias atuais, é sempre bom ter um ato de poesia dentro da cidade, trazendo leveza aos que encontraram com alguma borboleta ao passear pelas ruas de Cataguases.
Assista o teaser do filme https://www.youtube.com/watch?v=Ga_il1mog40{{banner-interno}}
A Polícia Militar do Meio Ambiente realizou uma blitz educativa em frente ao semáforo da Caixa Econômica Federal, região central de Cataguases, na tarde da última segunda-feira, em comemoração ao Dia Mundial da Floresta, que é comemorado no dia 21 de março e pelo Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março. Conforme informou o sargento Dalmo, da Polícia do Meio Ambiente, que esteve à frente da blitz Educativa, "o 5º Pelotão Polícia Militar de Meio Ambiente, sob as orientações do Comandante Paulo Henrique, da 4ª Companhia de Juiz de Fora, está aproveitando a chegada da Semana Santa, e as datas de hoje, Dia das Florestas, e amanhã, Dia da Água, para fazer um trabalho de conscientização dos condutores e pedestres para a preservação das matas e dos recursos hídricos", informou. A abrangência deste trabalho engloba não só o município de Cataguases, mas também toda microrregião, acrescentou.
Dalmo revelou que o objetivo da blitz é prevenir e educar "além de orientar a comunidade sobre os trabalhos da Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais, aliado aos outros parceiros, órgãos ambientais, e também formar em cada cidadão um mentalidade de preservador ambiental", disse Dalmo. A campanha tem apoio da Associação Regional de Proteção Ambiental, Brookfield, Vert Ambiental e Energisa. (Fotos:Samuel Pereira)A Polícia Militar de Meio Ambiente aproveitou para divulgar dicas sobre os recursos naturais.- Contemple as belezas naturais hídricas e não danifique as paisagens visitadas;- Use os recursos naturais com racionalidade, pense nas gerações futuras;- Denuncie desmatamento, especialmente próximos à nascentes, rios, lagos e córregos;- Não jogue lixo em cursos d’água;- Denuncie a aplicação de defensivos agrícolas proibidos, nas proximidades dos recursos hídricos;- Ajude na fiscalização dos recursos hídricos, mobilize a sua vizinhança para esta causa.{{banner-interno}}
A Dermatologia é hoje uma das especialidades da Medicina mais procuradas pela população. Afinal, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia são mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. E Cataguases, por ser uma cidade com sol quase o ano todo e temperatura elevada, os cuidados com a pele devem ser rigorosos. E consultar-se com uma dermatologista deve ser um gesto de rotina que pode evitar sérios problemas de saúde.
Em Cataguases, cuidar da saúde da pele, cabelos e unhas, áreas específicas de um dermatologista, ganhou agora mais uma médica de gabarito: a doutora Gabriela Mendes Mello, cataguasense, filha do também conceituado médico neurologista, Eduardo Saldanha de Mello, que acaba de abrir seu consultório bem no centro cidade, na Praça Rui Barbosa. Gabriela trabalha em uma clínica no Rio de Janeiro há pouco mais de um ano, mas resolveu voltar para a cidade natal. "Fiz a minha especialização no Rio, no Hospital Nossa Senhora da Saúde, além de diversos outros cursos, inclusive na área de Medicina Estética, mas sinto que chegou a hora de voltar", conta com brilho nos olhos.Além da sua especialização em Dermatologia, ela também é especialista em Medicina Estética (Cosmiatria), outra área que vem crescendo muito com o avanço da tecnologia, como revela. "Tanto a Dermatologia quanto a Medicina Estética, hoje, estão muito avançadas como as técnicas de rejuvenescimento, por exemplo, como é o caso da aplicação de toxina botulínica, que vou realizar, entre outros tratamentos nesta área", explica. Com relação à Dermatologia Clínica, Gabriela não esconde o amor pelo que faz. "Gosto do tratamento clínico, do contato com o paciente; amo o que eu faço e procuro fazer o meu melhor", ressalta. E lembra que os cuidados com a pele são essenciais para evitar problemas no futuro: "Prevenir é sempre o melhor remédio, e no caso da pele, use filtro solar!", garante.
Gabriela, por enquanto, informa que está atendendo em Cataguases apenas três vezes por semana e em breve vai aceitar convênios. Os interessados poderão agendar consulta com hora marcada pelos telefones: (32) 3429-2863 e (32) 9 8704-1008. Os dias de atendimento são: Quinta-Feira das 13h às 19 horas; Sexta-Feira das 8h às 11:30h e das 13h às 19 horas e aos sábados das 8h às 11 horas. O consultório está situado à Praça Rui Barbosa, 170 - Sala 203, Centro, Cataguases/MG.{{banner-interno}}
O mototaxista Bruno da Silva Alves, 30 anos, que foi baleado na cabeça na última sexta-feira, 18 de março, no Bairro Santa Clara, após ter sua moto roubada pelo agressor, teve morte cerebral diagnosticada no meio da tarde desta segunda-feira, 21, pelos médicos do Hospital São Paulo, em Muriaé, onde está internado.
Na sexta-feira, ele deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases com o ferimento na cabeça por volta das 20 horas e após passar por uma tomografia e ter o seu quadro clínico estabilizado, foi transferido para aquela unidade em Muriaé no começo da madrugada de sábado, por volta de 1h30min, por uma ambulância do SAMU sob escolta da Polícia Militar.
Segundo apurou a reportagem junto a amigos de Bruno que estão acompanhando seu estado clínico, ao lado de seus familiares no Hospital São Paulo, informaram que ele passou por diversos exames e por uma cirurgia para retirada do projétil e se recuperava quando, ainda segundo eles, teve uma recaída e o levaram novamente para o Centro Cirúgico. Seu quadro, porém, começou a se agravar progressivamente e nesta tarde de segunda-feira, os médicos informaram aos familiares de sua morte cerebral.
Bruno da Silva Alves, 30 anos, nasceu em Além Paraíba (MG), onde tem parentes, mas residia no Bairro Haidée, em Cataguases havia cerca de oito meses, onde trabalhava como mototaxista. Ele deixa 3 filhos e esposa e, segundo seus colegas, era uma pessoa "legal, amiga e companheira". A categoria, que luta para ser reconhecida no município, pede às autoridades empenho nas buscas pelo autor deste crime, pois, segundo eles, "enquanto este homem estiver solto, todos eles correm o mesmo perigo". (Foto: reprodução Facebook)
{{banner-interno}}
Dois rapazes em uma motocicleta assaltaram um caminhão da Distribuidora Nº1 que chegava à sede da empresa no Bairro Popular, em Cataguases, após ter feito as entregas do dia, por volta das 19 horas desta segunda-feira, 21 de março.
Segundo a Polícia Militar informou, os autores seriam dois jovens, sendo um branco e outro pardo. Eles usaram uma motocicleta Honda azul, modelo CG antiga, com tanque redondo, e quando o caminhão estacionou em frente à empresa eles chegaram e anunciaram o assalto com um deles apontando um revólver para o motorista, exigindo dele o dinheiro. Ao seu lado, o ajudante de serviços cumpriu a ordem e em seguida os assaltantes saíram em alta velocidade em direção ao centro da cidade.
A Polícia Militar está analisando as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar os assaltantes. No sábado, 19, foram registrados dois assaltos na cidade, um no final da manhã, em uma mercearia na Vila Domingos Lopes, e outro, à tarde, no mercado no bairro Taquara Preta. O desta noite foi o terceiro, em apenas três dias. {{banner-interno}}