O Sicoob Coopemata deu mais um importante salto no Sistema Cooperativo de Crédito. Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no último dia 31 de março, o atual presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopemata, César Augusto Mattos, foi eleito vice-presidente da Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais Ltda. - Sicoob Central Cecremge, com sede em Belo Horizonte.
Com mais esse passo, o Sicoob Coopemata passa a ter uma importância significativa no âmbito do sistema cooperativista mineiro e adquire novas oportunidades de conhecimento, crescimento e desenvolvimento.
Essa conquista é resultado de um trabalho sólido e transparente, continuamente estimulado pela visão da cooperativa em "ser referência regional no cooperativismo financeiro, e reconhecida como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados". Esse mérito traduz a força de um trabalho engajado, responsável e orientado para a geração de resultados.
Para se tornar vice presidente de uma cooperativa central, um dos requisitos básicos é que o candidato seja presidente de uma cooperativa singular. Neste caso, a presidência do Sicoob Coopemata permanece a cargo de César Mattos, e o Conselho de Administração e Diretoria Executiva desta cooperativa não sofrerão nenhuma alteração em sua estrutura.
Além de presidente do conselho de administração do Sicoob Coopemata e vice presidente do Sicoob Central Cecremge, César Mattos também acumula o cargo de conselheiro fiscal efetivo do Sindicato e Organização das Cooperativas de Minas de Gerais (Sistema Ocemg), órgão de representação máxima do cooperativismo em Minas Gerais.
Sicoob Central Cecremge: Fundada em 1994, a Sicoob Central Cecremge é composta por 70 cooperativas, originárias dos mais diversos segmentos econômicos, sendo comercial, rural, de empregados, profissionais liberais e Livre Admissão. Estão localizadas em todas as regiões do estado de Minas Gerais, distribuídas em 206 pontos de atendimento e prestam serviços financeiros para mais de 413 mil associados. (Foto: Sicoob Coopemata)
Saiba mais: Sicoob Central Cecremge: www.sicoobcentralcecremge.com.brSistema Ocemg: www.minasgerais.coop.br
{{banner-interno}}
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura de Cataguases e Unimed Cataguases comemoraram, na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, na Praça Rui Barbosa, com um grande "aulão" de alongamento, zumba e caminhada monitorada. Dezenas de usuários dos Postos de Saúde da Família de diversas idades participaram do evento em clima de alegria, descontração e muita animação. A iniciativa, que já se tornou tradicional na cidade nesta data, tem como objetivo sensibilizar a todos para a importância da atividade física como forma de prevenção de doenças e manutenção da saúde, afirmou o coordenador do NASF e organizador do evento, Rodrigo Aguiar. "Pesquisas nos mostram que a cada real investido em atividades físicas, são economizados, no futuro, dez vezes mais em gastos com doenças", informou ele que é professor de Educação Física.
Para corroborar a teoria de que atividade física é um poderoso elixir da longevidade, dois participantes do "Viva Bem" - projeto de saúde da Unimed Cataguases - se destacaram nas atividades físicas. Aos 94 anos recém-completados, com direito a parabéns na praça, Seo José Zorzi, e também com 92 anos, Seo Geraldo Morais, eram os mais animados na aula de alongamento do educador físico Matheus Alves – Jackie, e também na aula do instrutor de zumba fitness, Wildney Carvalho.A Coordenadoria de Controle de Endemias também se fez presente realizando o trabalho educativo de combate aos transmissores de doenças como o Aedes Aegypti, responsável hoje pela dengue, zika vírus e chikungunya. Eles também alertaram para o combate aos ratos responsáveis pela leptospirose, o mosquito barbeiro que transmite a doença de Chagas, o mosquito da palha que é o vetor de outra doença perigosa, a leishmaniose visceral e o mosquito prego transmissor da malária. Os alunos da Escola Técnica de Enfermagem Joana D’Arc realizaram a aferição de pressão arterial durante toda a manhã.
Ao final do evento, após a caminhada monitorada pelas ruas do centro de Cataguases, aconteceu o sorteio de diversos brindes, entre eles uma bicicleta. (Fotos: Samuel Pereira)
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 7 de abril, na Creche S.O.S./Escola Municipal Tia Lilia, em Cataguases o "I Seminário AdoleSer", definido pela Secretaria Municipal de Educação como sendo um momento de reflexão para os participantes. A iniciativa consistiu em diversas palestras sobre desafios na educação envolvendo crianças e adolescentes.
O objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes e pré-adolescentes, além de estimular a solidariedade, a cidadania e a participação. Contribuir com a diminuição da gravidez não planejada, doenças sexualmente transmissíveis, uso de drogas, violência e problemas de relacionamento na adolescência, entre outros temas.Participaram do Seminário o prefeito Cesinha Samor; o Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude, Felipe Cancela Júnior, a Secretária Municipal de Educação, Luciana Barbosa Moreira e demais secretários municipais, além de Alexandre dos Santos, coordenador de frequência escolar do MEC.
Durante toda a manhã foram ministradas cinco palestras: "Violência doméstica e prevenção ao uso de drogas por crianças e adolescentes" - Felipe Cancela Júnior (juiz da vara da infância e da juventude da comarca de Cataguases); "As drogas e o cotidiano escolar" - Hugo de Sousa Magalhães (psicanalista, psicólogo do CAPS/AD Cataguases-MG); "Exploração sexual contra crianças e adolescentes" - Patrícia Resende Santiago (psicóloga da Casa da Criança de Cataguases); "Valorização da vida" - Heleneide Brito Torres (pastora metodista, jornalista, escritora doutorada em estudos literários pela UFJF).
Em seu pronunciamento o prefeito Cesinha Samor lembrou que vai inaugurar duas creches ainda este ano na cidade e elogiou o Projeto AdoleSer. "É compromisso da Prefeitura investir na educação e isso é algo que sempre prezei no meu governo. Trouxemos o IFET para Cataguases e ainda neste ano vamos inaugurar duas creches, uma no bairro Taquara Preta e outra no Bairro Popular. Cada uma das creches vai atender 180 crianças em tempo integral. O AdoleSer é um projeto que já ajudou várias crianças e deve ser incentivado, pois busca beneficiar as crianças, que são nosso futuro", afirmou.A Secretária Municipal de Educação, Luciana Moreira, elogiou o apoio que o projeto recebe da atual administração e disse que o resultado advindo dele é muito bom porque é visível a mudança de comportamento do alunos. "O "AdoleSer" é uma árvore que tem nos dado bons frutos. Ele vem sendo incentivado pela gestão atual, que tem dado total apoio". Ficamos felizes ao perceber, que a partir do Programa AdoleSer, temos visto muitos alunos com mudança de comportamento e se valorizando cada dia mais. Esse é o objetivo, educar de forma integral", afirmou Luciana do Carmo, Secretária de Educação. (Fotos: Vera Maciel/Jornal Cataguases)
{{banner-interno}}
A viatura da Polícia Militar que fazia patrulhamento pela Praça Santa Rita na madrugada desta quinta-feira, 7 de abril, surpreendeu uma dupla de homens carregando 22 varas de ferragens de 1/4, usadas na construção civil, e uma garrafa térmica azul. Os policiais, sargento Vilela e sargento Adelir, desconfiados da situação inusitada pelo horário pararam o veículo e imediatamente perceberam que os suspeitos ficaram nervosos. Ao se aproximarem um deles saiu correndo sendo capturado pouco depois dentro do córrego Lava Pés, na Avenida Astolfo Dutra, e o havia sido detido imediatamente.
Questionados sobre o que estavam fazendo com as varas de ferro os abordados, que foram identificados como sendo J.L.D. e E.F.C. o segundo, que tentou fugir disse que caminhava com J.L.D. pela Rua Capitão Marcos quando ao passarem em frente ao número 89 resolveram furtar o conjunto de varas de ferro e a garrafa térmica. Eles arrombaram o portão para entrarem no canteiro de obras pegaram o material que quiseram e no momento em que foram flagrados pelos policiais o estavam levando para o Bairro Leonardo, onde seria vendido, conforme revelou E.F.C. aos PMs. A mesma história foi contada por seu comparsa, segundo o informaram os militares.
Os dois suspeitos foram levados para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde fizeram exame médico e de lá seguiram para a Delegacia de Polícia Civil em Leopoldina onde após prestarem depoimento tiveram o flagrante ratificado pelo delegado de plantão. O responsável pela obra foi comunicado do furto e após confirmar a propriedade do material e ter sido realizada a perícia técnica, recebeu de volta as ferragens.{{banner-interno}}
Os 113 alunos do 1ª ao 5º ano da Escola Municipal Enedina Prata, no bairro Paraíso, em Cataguases, assistiram à pré-estréia do Projeto Cooperarte, realizado pelo Sicoob Coopemata, com apresentação de duas peças teatrais com temas voltados ao cooperativismo, planejamento e organização através de metas. As apresentações aconteceram na quadra esportiva da escola nos períodos da manhã e tarde desta terça-feira, 6 de abril, pelo grupo de atores Girarte, que é de Cataguases e tem um importante trabalho realizado na cidade e região.
Para a supervisora escolar, Rosemery Prata, a iniciativa foi bem-vinda e contribui muito para a vida escolar. "Esses temas são muito importantes para a integração geral de alunos com professores, até dos alunos uns com os outros. É um ajudando ao outro, de forma organizada, para aprender e crescer", avaliou após as duas apresentações.
O Projeto Cooperarte é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicoob Coopemata que tem por objetivo disseminar conhecimento e informação sobre educação cooperativa e financeira para crianças e jovens através da arte cênica, explica Gleice Morais. Além disso, busca fomentar a educação cooperativa e o desenvolvimento de práticas financeiras responsáveis e conscientes por meio das artes cênicas, levando informação e diversão para escolas municipais (públicas e privadas) das cidades onde o Sicoob Coopemata possui Postos de Atendimento.
"Queremos sensibilizar crianças e jovens para os benefícios da prática da cooperação. Permitir aos participantes refletirem sobre ações cotidianas de (re) educação financeira, principalmente no âmbito do orçamento familiar; Difundir os princípios e valores cooperativistas e oportunizar momentos de lazer e diversão aos participantes", explicou ela."A hora do bolo crescer", foi a primeira peça encenada no período da manhã, conta a história de cinco crianças que se divertem na hora do recreio reproduzindo cenas cotidianas da vida adulta. A brincadeira vira festa quando resolvem contribuir com boas ideias para que Das Mercês consiga vender mais bolos. Cada um contribui ao seu modo, de acordo com suas competências e habilidades, para a fabricação e venda dos bolos. Hulck se recusa a participar, não vê vantagens no trabalho coletivo. No final todos que trabalharam coletivamente para o resultado foram beneficiados, exceto Hulck, que ao perceber as vantagens do trabalho em equipe ficou arrependido por não ter participado da "brincadeira".
A segunda apresentação, "Pequenos conselhos, Grandes negócios", conta a rotina de duas irmãs muito amigas, mas que pensam e agem de maneira muito diferente. Ambas estão prestes a se casar e recebem uma carta de seus avós com aquilo de melhor que eles poderiam deixar para as netas (no caso o "conselho mágico" para atingir os sonhos). Cada uma dá um tratamento diferente a esta carta e os resultados são contrastados ao longo da trama. Laurinda tem um perfil de gastadeira e valoriza as coisas supérfluas da vida, já Semíramis é mais controlada e busca realizar seus sonhos por meio de atitudes mais planejadas.
As escolas interessadas em receber apresentações do Projeto Cooperarte podem entrar em contato com o Sicoob Coopemata, com a Analista de Desenvolvimento Cooperativista, Gleice Morais. Não há custos para as escolas, mas as interessadas precisam dispor de local adequado para abrigar os alunos que vão assistir à peça, como por exemplo uma quadra poliesportiva coberta. Será disponibilizada somente uma peça teatral para cada escola, acrescentou Gleice. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3421-4313 ou pelo e-mail [email protected].{{banner-interno}}