As águas cor de ferrugem fazem a diferença e encan
Download
As férias estão acabando, mas o inverno ainda vai durar mais um pouco (pelo menos no calendário). Mas, para quem gosta de montanha, serra, ar puro e canto de pássaros e de frio deve agendar uma viagem até Conceição do Ibitipoca, um dos locais preferidos para descansar e se divertir na Zona da Mata mineira. E um dos mais antigos povoados de Minas Gerais. Conhecida também como Vila é distrito de Lima Duarte, com 27 km separando essas duas cidades, e apenas 3 km de distância da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca.
E por falar em frio, a Vila tem como ponto forte o clima, cuja temperatura média anual varia de 18° a 20° com a máxima absoluta de 36°, e a mínima entre 6° a 8°, podendo chegar a -4°. Repetindo: Para quem gosta de frio, mata e cachoeira, não tem lugar melhor.
O passeio em Ibitipoca é dos melhores pois há várias opções em seus diversos pontos turísticos. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no inicio do século XIX pelos escravos que eram impedidos de assistir as cerimônias religiosas na Igreja Matriz, são duas opções obrigatórias para o turista.
Bons lugares para descansar não faltam, já que Ibitipoca conta com uma excelente infraestrutura através de vários hotéis, pousadas e chalés, além de três áreas de camping. A culinária é especial e tem como referência a famosa comida mineira feita em fogão à lenha, como o escondidinho de mandioca com vários recheios à escolha do cliente, feijão tropeiro com temperos típicos da região e os doces como a goiabada, doce de leite, o delicioso queijo de Minas e outras especiarias.
Para os adeptos ao acampamento as três opções são: o “Camping do Parque Estadual do Ibitipoca”, localizado dentro do Parque com cantina, restaurantes e vestiário. Para saber como usar o espaço é bom ler a portaria 88/2010 que está disponível no site do parque e você pode ler clicando neste link: http://www.ibitipoca.tur.br/parque/portariab/. Mas se preferir ligar, o telefone é (32) 3281 1101.
A segunda é o “Camping Reserva Canto da Vida”, localizado a 2,3 km da Vila e a 700 metros do Parque. É uma área de mata de altitude na Serra do Ibitipoca que tem como finalidade preservar o meio ambiente com o turismo sustentável. Possui platôs privativos que acomodam até três barracas, áreas com sombra que possibilitam estacionar o veículo próximo das barracas, vestiários com banheiros privativos, chuveiros elétricos e sanitários, cantina com área para lanche e lazer. Para saber preços entre em contato pelo telefone (32)3281-8136 /8401-1647 ou pelo e-mail:
[email protected].
E a terceira opção é o “Camping Ibitilua”, no centro da Vila, ao lado do restaurante Ibitilua e a 3,1 km do Parque. Oferece camping gramado para 100 barracas. Possui área para lanches, churrasqueiras, fogão à lenha, banheiro com vestiário masculino/feminino com chuveiros elétricos. Além da área de camping há também cabanas de madeiras disponíveis para locação. Para mais informações e preço, entre em contato pelos telefones (32) 3281-8211, (32) 8401-5547 ou (32) 3281-8200.
Ao chegar pela primeira vez em Ibitipoca a melhor dica é ir direto ao Centro de Visitantes do Parque Estadual do Ibitipoca -"Saint-Hilaire". Lá você ficará sabendo de tudo antes de começar o seu passeio. Um equipamento eletrônico está pronto a lhe dar todas as informações sobre o ecossistema do parque, ilustrações do solo, figuras da fauna e flora, gruta virtual, maquete eletrônica, mapas, vídeos educativos e materiais para pesquisa. Também é distribuída sacola de lixo para os visitantes como uma forma de conscientizar e manter o parque limpo, ajudando a se tornar cada vez mais sustentável. O lugar funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 13 h, e nos finais de semana, feriados, das 8 às 12 h e de 13 às 15 h.
Há vários roteiros de passeios dentro e no entorno do parque. Conheça cada um deles.
Passeios dentro do Parque:
• Circuito Janela do Céu. Distância aproximada de ida e volta, 16 km. É o maior circuito, estendendo-se até o topo do Pico da Lombada, onde nos permite visualizar do alto da cachoeira Janela do Céu, as grutas, o cruzeiro e outros visuais.
• Circuito Pico do Pião. Distância aproximada de ida e volta, 10 km. Dá acesso ao segundo ponto mais alto do Parque. Permite visitação a Gruta do Monjolinho, a Gruta do Peão, Ruinas da antiga capela Senhor Bom Jesus da Serra, entre outras atrações.
• Circuito das Águas. Distância aproximada de ida e volta, 5 km. É o mais popular, reúne como atrativos a cachoeira dos macacos, o rio do salto, a ponte de pedra entre outros.
Para esses passeios o melhor é contratar um condutor ambiental para aproveitar com mais segurança. Segue um link dos condutores autorizados pelo parque (http://www.ibitipoca.tur.br/guias/)
Passeios entorno do Parque:
- Travessia Ibitipoca 360° com Trekking, Cavalgadas, passeio de bike, moto e jipe. Trekking com camping selvagem tem roteiros para experientes e trilhas leves. As cavalgadas são fora do Parque e nos vilarejos do entorno, com roteiros curtos. Os passeios de bike e moto são trilhas leves. Os passeios são feitos nos vilarejos de Mogol, Rancharia, Moreiras, São José do Lopes e Bom Jesus do Vermelho. São passeios em propriedades particulares, onde a companhia do condutor ambiental autorizado pelos proprietários das áreas a serem trilhadas é indispensável.
- Na Região dos Campos tem o Passeio de Bote + Land Rover + trekking, ou seja, 3 atividades em um único pacote que consiste em passeio pelos campos, florestas e povoados tradicionais da região que é feito na Land Rover. Uma caminhada pelas formações rochosas da Reserva Particular Fazenda do Cedro, com agradável banho de cachoeira. E para fechar com chave de ouro, passeio de bote que percorre 5 km nas águas mansas do Rio Grande, com matas ciliares em sua extensão com rica avifauna.
- Próximo a Ibitipoca, na Vila dos Moreiras, você vai conhecer os paredões do Parque, as trilhas e a gruta de Água Santa, que moradores dos Moreiras dizem ser milagrosa, pois uma santa já foi vista na gruta e a partir desse dia os fiéis que tomaram a água tiveram suas preces atendidas.
Outra dica é conhecer a Cachoeira Janela do Céu. A parte baixa fica a 3 km de distância da Vila dos Moreiras. E também o Areial e os Paredões do Parque, que por trilha a distância é de 6 km. O mais importante é que essa visita só é permitida com o acompanhamento do condutor ambiental autorizados a realizar esse passeio. A distância do Parque à Vila dos Moreiras é de 12 km, de Lima Duarte 40 km e de Juiz de Fora 110 km.
Como você pode notar, Ibitipoca é um passeio obrigatório em qualquer época do ano. Por isso aquela região atraí tantos turistas. Agora, em agosto, por exemplo, acontece um de seus mais tradicionais eventos, o renomado festival de Blues, Ibitiblues, que costuma levar milhares de pessoas até lá para, em meio a natureza, apreciarem alguns dos melhores grupos de Blues do país. Portanto, se o leitor queria um motivo para conhecer ou voltar a Ibitipoca, taí a dica. Vale ressaltar que é preciso decidir rápido para conseguir encontrar ainda vagas nos hotéis, pousadas e campings. Boa viagem!
Fonte:Ibitipoca Tur - Prefeitura de Lima Duarte -
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE