Na oficina de violão, os alunos aprendem a trabalh
Download
Na Escola Estadual João Xavier da Costa, em Manhuaçu, 56 alunos do ensino fundamental participam do projeto ‘Educação em Tempo Integral’, da Secretaria de Estado de Educação. Para tornar as aulas mais atraentes para os estudantes a escola investe em diferentes oficinas, que só são possíveis graças à parceria entre a escola e outras entidades do município.
Por meio de uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Ação Social da cidade, o Centro de Referencia e Atendimento Social de Manhuaçu disponibiliza à escola oficineiros, que trabalham com os alunos oficinas de violão, percussão, desenho, hip hop, jiu-jítsu e capoeira.
Nas aulas de desenho, os estudantes estão aprendendo desenho artístico. Na oficina de violão, os alunos aprendem a trabalhar com a música e desenvolvem o canto. Já das aulas de jiu-jítsu só podem participar os alunos que têm boas notas.
“Os professores são muito bons. Se não fossem as parcerias os nossos trabalhos não teriam esse sucesso. Com as oficinas, os estudantes estão aprendendo a viver melhor e tendo a oportunidade de ser criança”, ressalta a diretora Vanda Lúcia Carneiro.
O estudante do 5º ano do ensino fundamental, Nicolas do Carmo Silva, conta porque decidiu participar das oficinas. “Eu participo das oficinas de violão, capoeira, hip hop e desenho. Gosto muito delas, porque aprendo muitas coisas novas”. Já o aluno do 4º ano do ensino fundamental, Arthur Emanuel coelho de Souza, conta o que já aprendeu. “Eu gosto de tudo. Nas oficinas já aprendi que é importante respeitar os colegas e que não devemos brigar na escola”.
A escola também investe na preservação ambiental e desenvolve um trabalho com foco nos materiais reciclados. “Na escola fazemos trabalho com materiais reciclados. Já fizemos relógio e muitos outros objetos”, ressalta o aluno do 5º ano do ensino fundamental, Cleiverson Aguiar Dutra.
As parcerias também têm foco na saúde dos estudantes. Dentro da escola funciona um gabinete odontológico e os alunos do Tempo Integral têm prioridade no atendimento. Além disso, os estudantes aprendem a escovar os dentes, a usar fio dental, entre outros. Já a parceria com o Programa Saúde da Família do município, oferece aos estudantes acompanhamento com fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros.
Fonte e Foto: Agência Minas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE