Repovoamento do Rio Pomba será feito com uma espéc
Download
O projeto de repovoamento do Rio Pomba, idealizado pelo Rotary Club de Cataguases, está ganhando força. No dia 2 de agosto, às 11h, próximo à Rodoviária de Cataguases serão soltos 100 mil peixes Curimatá, uma espécie nativa do rio.
Em 2011, ocorreu um projeto piloto com a soltura de quatro mil peixes. Segundo relatos da Polícia Ambiental essa ação fez aumentar o número de pescadores no rio, inclusive de outros municípios.
Segundo o representante do Conselho Diretor do Rotary, Ronaldo Valverde, diversos fatores, como assoreamento do rio, desmatamento ciliar, poluição industrial e doméstica fizeram reduzir drasticamente o número de cardumes no Rio Pomba. "Entendemos que era necessário uma "mão humana" para recompor", disse.
A espécie Curimatá serve como complemento alimentar para as populações ribeirinhas e também como alimento para os peixes predadores. Desta forma, reforça toda a cadeia alimentar. Além disso, o projeto tem um caráter educativo. "Nós esperamos que esse esforço seja reconhecido pelas próximas gerações e que o projeto continue", acrescentou Ronaldo.
O repovoamento irá contar com a participação do Governador do Rotary, José Salvador, que estará visitando aquele clube de serviço de Cataguases naquela data.
O Rotary conta com o apoio operacional das Polícias Militar e Ambiental e o patrocínio da Brookfield Energia Renovável e Energisa Soluções.
Fonte: Mezzo Empresarial
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE