Renata Giraldi* - Agência Brasil
Brasília – Os governos da França, do Reino Unido e da Alemanha defenderam hoje (23) um reforço na ajuda humanitária da União Europeia (UE) aos refugiados sírios que buscam abrigo na Jordânia e no Líbano.“Devemos, a partir de agora, aumentar a nossa ajuda humanitária às pessoas que fogem [da Síria] passando pelas fronteiras”, disse o chefe da diplomacia britânica, William Hague.
O chanceler da França, Laurent Fabius, acrescentou que é necessário também ampliar o apoio aos países vizinhos da Síria, como a Jordânia e o Líbano: “[Países que] são forçados a acolher muitos refugiados”.
O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou que cerca de 120 mil refugiados sírios estão na Jordânia, no Líbano, na Turquia e no Iraque. Os dados são de quarta-feira (18).
Desde o início da crise na Síria, em março de 2011, a Cruz Vermelha Internacional e o Crescente Vermelho Árabe Sírio informaram ter ajudado mais de 600 mil pessoas atingidas pela violência em várias regiões sírias. As áreas mais afetadas do país são Deera, Homs, Idlib, Hama, Alepo e Damasco.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE