A Escola Estadual Dr. Celso Machado, no município de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, o cuidado com o meio ambiente e a geometria são temas que se complementam. Através do projeto Impacto Ecogeométrico, os estudantes desenvolveram iniciativas que tiveram como objetivo estimular a preservação ambiental e o estudo da Matemática. A escola é vinculada à Secretaria de Estado de Educação (SEE).
“Os alunos achavam a geometria uma matéria muito difícil, e para acabar com isso resolvi criar maneiras diferentes de ensinar. Os alunos confeccionaram sólidos geométricos, que são figuras tridimensionais utilizando materiais reutilizados, como pentes de pera e maçã e caixas de papelão”, conta a professora de Matemática, Vilma Ribeiro.
A Matemática foi estudada nos mínimos detalhes, em desafios lógicos, os alunos puderam, por exemplo, dividir um cubo e ver quantos primas cabia nele. Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Yruana Caroline da Silva Guilherme, o projeto ajudou a deixar a Matemática mais clara e fácil. “Aprendi sobre geometria, matéria que antes acha muito difícil. Com o projeto o estudo não fica só no papel. Ao fazer os sólidos aprendi o que é base, aresta, entre outras coisas. Além disso, o contato com os meus colegas melhorou muito. Todo mundo trabalhou junto. O que um precisava, o outro ajudava”, conclui a estudante.
No encerramento do projeto, foi realizado um desfile de roupas feitas com formas geométricas e com materiais recicláveis. Durante as apresentações, os alunos denunciaram o desperdício de água, as queimadas, entre outras coisas. Para Vilma Ribeiro o projeto alcançou seu objetivo. “O Impacto Ecogeométrico não apenas conscientizou sobre o lixo e sua reutilização, mas também promoveu situações que possibilitam a comunidade a pensar propostas de intervenção na realidade que os cercam”. (Fonte: Agência Minas)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE