Em 05/07/2012 às 15h26 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Aterro Sanitário de Cataguases será inaugurado esta noite e entra em operação na próxima segunda-feira, 9

[caption id="attachment_9084" align="aligncenter" width="400"] Vista panorâmica do Aterro Sanitário: o solo é coberto com argila e saibro, e embaixo existem drenos em forma de espinha de peixe para escoar o chorume e os gases que são expelidos por aquelas manilhas verticais e queimados.[/caption]
A Prefeitura de Cataguases inaugura esta noite, em solenidade no Anfiteatro da Policlínica Municipal, o Aterro Sanitário Municipal, que está localizado no mesmo terreno onde hoje está o "lixão". A obra começou há cerca de um ano e consumiu R$1,5 milhão dos cofres do município, segundo informou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva. Na Zona da Mata, segundo ainda o Secretário de Meio Ambiente, somente Juiz de Fora e agora, Cataguases possuem Aterro Sanitário, apesar da legislação obrigar  os municípios com mais de 50 mil habitantes a adotarem este procedimento na destinação de seus resíduos sólidos.
O Aterro Sanitário de Cataguases vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, 9, e terá vida útil de 15 anos, podendo ser ampliada caso a adoção da coleta seletiva seja implantada em todo o município. Construído dentro dos padrões ambientais exigidos pela legislação federal, o Aterro tem sistema de controle de chorume (substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas) de gases que também são originados do processo de putrefação e não vai afetar o lençol freático porque o solo foi impermeabilizado com argila compactada, informou o Fiscal de Vigilância Ambiental daquela Secretaria, Felipe Dutra Ladeira, "garantindo desta maneira a qualidade da água na região", frisou.

Hoje Cataguases produz 47 toneladas de lixo por dia que são despejadas no sítio onde foi construído o Aterro Sanitário. O local é administrado pela empresa Fonte Construções, Serviços e Meio Ambiente Ltda, vencedora da licitação e que também realiza o mesmo serviço em Varginha e Lavras, segundo informou José Emilton Silva. Ele também disse que o Aterro já obteve a Licença  Provisória de Operação e que a partir de sua inauguração Cataguases "estará rigorosamente em dia com a legislação ambiental".


[caption id="attachment_9085" align="aligncenter" width="400"] Vista panorâmica do Lixão antes de ser terceirizado[/caption]

Paralelamente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está ampliando o Programa Piloto de Coleta Seletiva de Lixo iniciado no Bairro Bandeirantes e que agora vai chegar ao Bairro Meneses. "Nosso objetivo é tornar esta prática comum na população porque sabemos que com ela, iremos reduzir a quantidade de lixo, melhorar a qualidade de vida e gerar riquezas, inclusive", salientou Felipe Ladeira.

P.S. O leitor do Site, Thiago, alertou sobre uma informação equivocada na legenda da última foto na referida matéria e o Fiscal de Vigilância Ambiental, Felipe Dutra Ladeira, também teve a mesma atitude. A legenda dizia erroneamente que o lixão obedece às leis ambientais, quando não verdade, não obedece. Por isso o texto foi trocado. (Atualizado às 15:26h de 5 de julho de 2012)


[caption id="attachment_9086" align="aligncenter" width="400"] Vista panorâmica do Lixão atualmente: todo o lixo ali depositado é recoberto com terra e será desativado na próxima segunda-feira.[/caption]

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: