Em 04/07/2012 às 19h50 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Forte redução nas exportações obriga a Industrial a demitir 130 funcionários

[caption id="attachment_9079" align="aligncenter" width="400"] Setor de produção da Companhia Industrial Cataguases[/caption]
A Companhia Industrial Cataguases demitiu nesta terça-feira, 3, cento e cinquenta e três funcionários "como uma forma de se adequar à conjuntura do cenário têxtil mundial", conforme nota oficial divulgada pela empresa. Ainda segundo o comunicado que foi distribuido também a todos os funcionários, "esta ação incisiva faz parte de uma série de medidas arrojadas e necessárias à continuidade do negócio, na busca de superar o momento pelo qual estamos vivenciando". A Nota termina afirmando que "a Cataguases continua no mercado, lutando contra as intempéries de maneira consciente e responsável, cumprindo com suas funções sociais e econômicas".
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Industrial, não há previsão de novas demissões e a própria empresa colocou seu setor de Recrutamento para auxiliar na recolocação dos demitidos no mercado de trabalho. As demissões priorizaram funcionários solteiros e sem filhos e atingiram quase todos os setores da empresa, especialmente a área de produção, informou ao Site do Marcelo Lopes, o jornalista Juliano Carvalho, Assessor de Comunicação da empresa. Ele acrescentou que o presidente da Industrial, José Inácio Peixoto Neto, explicou pessoalmente aos funcionários, em reuniões realizadas ontem ao longo do dia, as medidas adotadas anteriormente no sentido de evitar as demissões que, "infelizmente não puderam ser evitadas já que o mercado externo não apresenta - até o momento - nenhuma reação", reproduziu Juliano.
Conforme explicação do assessor, a crise enfrentada pela Companhia Industrial Cataguases e por todo o setor têxtil brasileiro deve-se à concorrência da China, cujos custos de produção são bem menores que os do Brasil. "Além disso, conta ele, a crise econômica na Europa e a Argentina - nossa principal cliente - que cancelou as importações de produtos têxteis, provocaram uma redução nas vendas de cerca de três milhões de metros de tecido. Em maio de 2011 foram exportados onze milhões, oitocentos e setenta e cinco mil metros de tecidos, e no mesmo mês deste ano nove milhões, setecentos e vinte e sete mil metros", informou. O Centro de Distribuição da empresa está no limite de sua capacidade o que forçou a empresa a paralisar parte da produção. Paralelamente, acrescenta Juliano Carvalho, o setor comercial "se esforça para ampliar a participação da empresa no mercado interno". Cerca de 40% da produção da Companhia Industrial Cataguases é voltada para a exportação.
P.S.: A Assessoria de Comunicação da Companhia Industrial Cataguases entrou em contato com o Site do Marcelo Lopes para corrigir uma informação fornecida durante a apuração da matéria. Segundo Juliano Carvalho, "o número de demitidos foi menor, seriam 150, até o último momento, as gerências se uniram e conseguiram manter mais 20 empregos, portanto o número é 130", pedindo que esta correção fosse repassada aos leitores. O Assessor de Comunicação da Industrial reforçou que "a concorrência desleal com a China e o fechamento das importações pela Argentina são as causas da redução nas exportações da empresa". (Atualizada às 19:48h de quarta-feira, 4 de julho de 2012)
 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: