Em 01/07/2012 às 18h34 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Projeto ArtEducação Digital em Cataguases é concluído beneficiando 100 jovens entre 15 e 18 anos

Cerca de 100 jovens entre 15 e 18 anos foram atendidos pelo projeto "ArtEducação Digital" em Cataguases. O resultado desse trabalho será exposto na cerimônia de lançamento do site-obra 'Objetos Fabulados', que acontece nesta sexta-feira, 29, às 20h no auditório da Policlínica. O programa é realizado pela ONG Humanizarte e Universidade Federal de Viçosa, com os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Conta também com o apoio do Instituto Francisca de Souza Peixoto e da Prefeitura Municipal. O objetivo é incentivar a inclusão social dos alunos da rede pública de ensino, através da arte em meio digital.
O Projeto foi lançado em setembro de 2011, na Políclínica Municipal, por meio da união da ONG Humanizarte, de Viçosa (MG) e a Prefeitura de Cataguases. O projeto tem parceria da Universidade Federal de Viçosa, Funarbe e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. A iniciativa conta, ainda, com recursos da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – por meio do apoio do Deputado Federal Rodrigo de Castro e atende, atualmente, quatro municípios da Zona da Mata: Viçosa, Juiz de Fora, Leopoldina e Cataguases.
O ator, bailarino e professor integrante da equipe Marcus Diego (foto), fez uma avaliação sobre o projeto em Cataguases. "Foi ótimo. Durante todo o processo os alunos se mostravam cada vez mais interessados pela linguagem audiovisual. A cidade ganhou muito com a sua realização. Acredito que esta iniciativa deu mais visibilidade e possibilitou também que cada jovem olhasse para o município  e para sua realidade de uma forma poética", avaliou. O projeto, que começou em 2009 em Viçosa, se expandiu também para as cidades de Ponte Nova, Leopoldina e Juiz de Fora.
A idealização do projeto é do presidente da Humanizarte, Marcelo Andrade. A estrutura funcional atende atualmente a 500 alunos, articulados em quatro turmas de 25, totalizando 100 estudantes atendidos, por cidade.  A equipe em Cataguases conta com o articulador José Otônio Ribeiro Pacífico, e com os professores Fhelipe Bruno do Carmo, Hélcio Fagundes Vieira Filho, Marcus Diego de Almeida e Silva e Taiman Santana da Silva. "O evento desta noite é a entrega dos certificados dos alunos que concluíram o curso e produziram vídeos. Todas as obras audiovisuais criadas foram trabalhadas em cima de objetos biográficos e estão no site-obra", explicou Marcus.
Cada turma participou de duas oficinas semanais, com duas horas de duração cada, por um período de três meses. O curso, em sua organização de desenvolvimento de metodologias didático pedagógicas, foi dividido em módulos que contemplaram a formação de repertório estético, laboratórios de informática para a aprendizagem de softwares específicos e práticas orientadas de vídeo e web. "Com esse olhar, cada aluno tirou um pouco do seu mundo e dividiu com o nosso. A rede ganhou muitos trabalhos audiovisuais preciosos. Cada um deles foi realizado com uma identidade, verdade e vida de cada adolescente. Foi excelente participar desse projeto e ter a honra de ser um dos facilitadores de tantas reflexões sobre a vida", finaliza Diego. (Texto de Diogo Andrade com informações dos sites http://paedcataguases.blogspot.com.br e http://www.objetosfabulados.art.br)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: