Começou na manhã desta sexta-feira, 29, em Cataguases, o "Encontro Marcado do Fernando Sabino", que acontece até opróximo dia 29 de julho, na Chácara Dona Catarina e no Centro Cultural Eva Nil, antiga estação ferroviária. O evento é uma iniciativa do produtor cultural Bernardo Sabino, filho daquele escritor mineiro e conta com o patrocínio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Guaraná Antárctica e a Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases. A vinda do projeto para Cataguases surgiu por meio do contato do professor Ricardo Quinteiro de Matos, que trabalha na Casa de Leitura, com a direção da FCA como parte de um programa maior de interação entre ferrovia e população de Cataguases.
Na noite desta quinta-feira, 28, no Eva Nil, aconteceu o coquetel de lançamento do evento, que contou com a presença do prefeito Willian Lobo de Almeida, da Secretária Municipal de Educação, Rosimere Helena Silva Souza, do produtor cultural, Bernardo Sabino, da delegada de polícia, Flávia Granado, do responsável pelo setor de Comunicação e Relações Institucionais da Ferrocia Centro Atlântica, André Elesbão, e do presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Vereador Antônio Batista Pereira, além do artista gráfico e autor da maioria das capas dos livros de Sabino, o cataguasense, Dounê Spínola.
Na manhã desta sexta-feira, 29,o projeto começou com a participação dos alunos da escola do Idaic que ajudaram a pintar uma enorme galinha na Praça da Chácara Dona Catarina. Na verdade é a galinha ao molho pardo, personagem do primeiro capítulo do livro "Menino no Epelho" cujas filmagens em Cataguases começam na próxima semana. Como o projeto é também interativo, ao longo deste mês os alunos da rede escolar irão interagir com os personagens de Sabino, além de assistirem aos filmes que se originaram de sua obra, conta Bernardo. Além disso, os filmes que foram feitos com base na obra de Sabino também serão exibidos ao longo do evento.
Durante toda a sexta-feira, estao previstas as participações dos alunos das escolas municipais, Enedina Prata, Flávia Dutra, Folhinha Verde, Maria José Peloso e Prefeito José Esteves, que deverão fazer apresentações artísticas referentes à obra do escritor mineiro. Até o final do projeto, que acontece no dia 29 de julho, o público que visitar a exposição que acontece no Centro Cultural Eva Nil e na Casa de Leitura da Chácara, vai apreciar a Exposição Fernando Sabino, que é uma cenografia da vida e obra do autor; a Exposição Dounê Spínola mostra as ilustrações de seis obras literárias de Sabino; a Exposição Ricardo Paiva, com telas da vida e obra de Fernando e a Exposição Ricardo Quinteiro, com fotos do escritor em diversos momentos de sua vida.
Veja as fotos do evento que são de autoria de Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC"]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE