Em 29/06/2012 às 00h05 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Cataguases inaugura sede própria da Casa da Criança e do Adolescente, antiga "Casa de Passagem"


A Administração Municipal inaugurou na noite desta quinta-feira, 28, a sede própria da Casa da Criança e do Adolescente "Maria Giada de Jesus", antiga "Casa de Passagem", agora situada no Bairro Bela Vista, próximo à Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto. A solenidade reuniu representantes dos três Poderes constituídos, além da Defensoria Pública e das Polícias Civil e Militar, além de representantes de diversos setores da sociedade cataguasense.
O abrigo infantil municipal tem capacidade para assistir a 40 crianças, e dentre suas propostas de atendimento está a prática de atividades desportivas, socioculturais e artísticas para proporcionar aos assistidos a socialização, buscando também êxito no desempenho escolar. É destinado a um público na faixa etária de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade, em situação de risco pessoal e social assistido pelo serviço de proteção especial do município. O local possui seis dormitórios, quatro banheiros, cozinha, despensa, salas de estar, jantar e administrativa, espaço para estudo e lavanderia, e ampla área de lazer. O Secretário Municipal de Assistência Social, José Fernando Millane frisou que o novo espaço vai proporcionar "uma vida mais digna e com oportunidades às crianças que forem vítimas de qualquer tipo de negligência, maus tratos, violências física, sexual e psicológica e de abandono".
O primeiro a falar foi Geraldo Luiz Campos Ribeiro, mais conhecido por Geraldo Luchini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que disse significar "um avanço no modo como tratamos as crianças em risco a inauguração desta casa". A representante da Juíza Cristina Bini Lasmar, da Vara da Infância e da Juventude, Natália Sad Cordeiro, revelou o desejo de que o novo recinto "seja sinônimo de dignidade e de futuro para as crianças que ali se abrigarem". Já Aline Calado , psicóloga, que representava o Governo de Minas na solenidade, "o abrigo que agora inauguramos é o começo de um projeto maior de proteção à criança que forma um dos pilares deste governo", destacou. Para a Defensora Pública Regional, Eliana Maria Oliveira Spindola inaugurar um abrigo para crianças e adolescentes  "significa que Cataguases está atenta às questões sociais e sua criação é necessária para dar aos internos tratamento humanizado e para que tenham noções do que é uma família", ressaltou. Para o Presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Vereador Antônio Beleza, "entre todas as inaugurações desta administração, não tenho dúvida em afirmar que esta é a mais importante devido ao seu caráter social e de apoio àqueles que verdadeiramente necessitam de ajuda", afirmou.


O Vice-Prefeito, José Mantovani Neto lembrou que de 2009 até agora, a administração municipal investiu 90% a mais na questão social do que estava previsto. "Há um claro comprometimento com a melhoria da qualidade de vida de nossa população e a construção desta Casa da Criança e do Adolescente, a segunda em Minas Gerais, é a prova de que estamos apoiando quem não tinha sequer o direito de sonhar". E completou dizendo que projetos desta natureza sempre serão tratados com prioridade pela atual administração.
O prefeito Willian Lobo de Almeida falou sobre sua avó, Maria Giada de Jesus, que empresta seu nome à Casa da Criança e do Adolescente. Seu outro neto, Nilson Ramalho Viana, recebeu a homenagem em nome da família. Willian após dizer os exemplos de vida deixados por sua avó, lembrou de outras ações de seu governo na área social como a ampliação de duas para cinco escolas em tempo integral no município. Ele citou a Casa da Criança como um espaço inovador para o acolhimento de menores em situação de risco. "Esta casa não será apenas abrigo para elas dos maus tratos que por ventura sofreram. Queremos que seja o começo de uma nova vida, com dignidade e respeito e que cada criança possa sair saqui com uma perspectiva de vida melhor", ressaltou.
Em seguida foi feito o descerramento da placa que dá nome ao local e na sequência o corte da fita inaugural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: