Em 25/06/2012 às 12h35 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Prefeitura de Ubá desenvolve projeto de incentivo à leitura na zona rural

O programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Um dos objetivos é promover o incentivo a leitura no meio rural. Em Ubá, o projeto funciona desde 2011. As comunidades atendidas recebem um móvel (Arca), com livros, revistas e obras literárias de vários autores, que são adquiridos de acordo com a necessidade de cada região. Essas bibliotecas rurais contam com a participação dos agentes de leitura, que são moradores voluntários à disposição da comunidade.
Por meio deste programa, a Prefeitura de Ubá, através da Secretaria de Educação, tem proporcionado ainda diversas atividades culturais em cada localidade, como aconteceu na última terça-feira (18), para os moradores do Córrego do Emboque. Andréa Dias, coordenadora do programa, destacou o apoio que os moradores do Emboque têm oferecido neste trabalho. “Desde fevereiro temos feito um diagnóstico nas comunidades, e vamos realizar outras ações como sessões de cinema e show de talentos, além de dar continuidade ao projeto no empréstimo de livros”.

A Emater é uma das parceiras da Prefeitura neste trabalho. O extensionista Lucivan Gomes de Oliveira acredita que “a promoção de ações que visem o acesso a livros no campo e a parceria em projetos como a ‘Arca' tem sido uma ferramenta em prol da educação”. Para Maria Aparecida Faria Silva, moradora do Emboque e agente de leitura, o projeto tem ajudado muito: “A comunidade tem despertado o gosto pela literatura e beneficia também aos alunos do Brasil Alfabetizado, é gratificante poder trabalhar para ajudar minha comunidade, incentivando e buscando leitores”, finalizou. (Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: