[caption id="attachment_8515" align="aligncenter" width="400"]
O depósito foi construído no 21º Batalhão da Polícia Militar, no bairro São Sebastião[/caption]
Foi inaugurado no dia 14 de junho, em Ubá, um depósito avançado do Governo de Minas, sob articulação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec-MG). O depósito, construído no 21º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, armazenará material de ajuda humanitária e donativos adquiridos pela Cedec, que serão distribuídos aos municípios atingidos por desastres naturais.
O depósito avançado da Cedec em Ubá, que é o segundo construído com estrutura de PVC (o outro é em Pouso Alegre), tem capacidade de armazenar 1.500 cestas básicas, 500 colchões, 500 cobertores, 300 kits higiênicos, 300 kits de limpeza e dez bobinas de lona. Possui 100 metros quadrados e 6 metros de altura, e atenderá a cerca de 90 municípios próximos a Ubá.
A Zona da Mata, por sua riqueza hídrica, características do relevo e ocupação acelerada do espaço urbano, tem se tornado uma região frequentemente assolada por desastres ambiental no período chuvoso. Vários municípios tem investido em prevenção para que, mesmo na ocorrência do evento adverso, os desastres sejam minimizados.
O Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, explicou que, por meio dos depósitos avançados, é possível fazer com que os materiais de ajuda humanitária cheguem com mais rapidez às populações afetadas.
“A Cedec de Minas atua de forma descentralizada por meio de regionais de Defesa Civil que coincidem com as regiões da Polícia Militar. Temos 13 depósitos avançados que funcionam em instalações da Polícia Militar, para atender prontamente às demandas, além de ficarem mais próximos das comunidades afetadas. O município afetado faz a solicitação de ajuda humanitária pelo meio mais rápido possível, seja telefone, fax ou e-mail e, a partir daí, emitimos a autorização de retirada do material desses depósitos”, disse coronel Martins.
Durante a solenidade de inauguração, o coronel Martins fez uma homenagem especial ao prefeito de Ubá, Vadinho Baião, e ao comandante do 21° batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos José Bratiliere, pelos serviços desempenhados em apoio à Defesa Civil de Minas Gerais.
Distribuição de ajuda humanitáriaNos períodos chuvosos de 2010/2011 e 2011/2012, foram distribuídos pelo antigo depósito de Ubá, quase 32 mil toneladas de alimentos, mais de dois mil colchões, dois mil cobertores, quatro mil telhas, além de kits de produtos de higiene pessoal, rolos de lonas, aos municípios da região afetados pelas chuvas. O armazenamento dos materiais era realizado em um espaço menor e não totalmente estruturado para a função.
Para o coordenador da Defesa Civil de Ubá , Aldeir Ferraz, o depósito é “um ganho importante para nossa cidade, estamos confortavelmente próximos a ele caso haja necessidade, acionaremos a Cedec-MG para atendermos nossa cidade.
O Cel. Eduardo Reis, do 21º Batalhão, a conscientização é a principal ferramenta para prevenção de tragédias: “O depósito regional facilita o acesso rápido à ajuda humanitária, mas a mudança de comportamento só acontecerá com a orientação às pessoas para não construírem em áreas de risco, levando- as a criarem uma cultura de autoproteção”. (Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá)
[caption id="attachment_8516" align="aligncenter" width="400"]
O depósito armazenará material de ajuda humanitária[/caption]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE