Em julho de 2011 a Incubadora de Empresas Nascente do CEFET – MG do Campus Leopoldina lançou seu primeiro Edital e dois projetos de empreendedores da cidade foram aprovados para receber o apoio de pré-incubação. De acordo com o Coordenador da Incubadora do Campus Leopoldina, professor Rodrigo Lacerda Sales, antes mesmo de completar seu primeiro ano de funcionamento os resultados iniciais da Incubadora são considerados positivos.
Ele comentou que os projetos começaram a ser desenvolvidos efetivamente com o apoio da Incubadora em fevereiro desse ano, ou seja, há cerca de quatro meses. “Em fevereiro conseguimos com a Prefeitura de Leopoldina, um bolsista para nos ajudar no desenvolvimento dos projetos. Nesse momento fizemos um processo seletivo com alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do CEFET – MG - Campus Leopoldina e selecionamos um estagiário, Marlon do Vale Garcia, que vem colaborando sobremaneira com os trabalhos”, conta o professor
Outro ponto destacado pelo Coordenador da Incubadora Nascente de Leopoldina é que além dos empreendedores leopoldinenses, vários alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação estão demonstrando interesse em apresentar projetos para desenvolvimento de novos negócios, como produtos ou serviços inovadores. Porém, hoje, a Incubadora do CEFET em Leopoldina só tem espaço e estrutura física para apoiar dois projetos, o que, neste momento, impossibilita o recebimento de novos projetos, ainda conforme explicação do professor Rodrigo Sales.
Este problema foi tratado recentemente com o Secretário de Desenvolvimento de Leopoldina, Pedro Henrique Correa Vale,com os diretores da ACIL – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Leopoldina, Juarez Ferraz Rodrigues e Jairo Antônio de Souza Seoldo, e os representantes da Nascente do CEFET – MG Belo Horizonte, professores André Luiz Gomes, Washington Magalhães e Sabrina Britsch. Tanto o Secretário de Desenvolvimento de Leopoldina, quanto os representantes da ACIL se mostraram empenhados no apoio e na parceria com o CEFET – MG Campus Leopoldina. Ambos se comprometeram a buscar uma solução conjunta para que a Incubadora Nascente possa receber novos projetos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico deverá disponibilizar mais um bolsista e a ACIL disse que vai se empenhar para conseguir uma sala para que a Incubadora possa receber mais projetos.
“Fortalecer a Incubadora Nascente Leopoldina hoje é plantar uma semente para retermos os talentos e futuros empreendedores na nossa cidade e região. Esta atitude pode gerar, como consequência, trabalho e desenvolvimento econômico para nossa cidade e região” contou Rodrigo Sales. Os representantes da Incubadora de Empresas Nascente do CEFET Belo Horizonte destacaram que o trabalho que está sendo desenvolvido pela instituição em Leopoldina pode ser considerado referência para as demais em outras unidades do CEFET – MG. (Fonte: Jornal Leopoldinense online)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE