Em 16/06/2012 às 11h05 | Atualizado em 27/07/2018 às 17h22

Samba, petiscos deliciosos e bom gosto marcam o "Conversa de Botequim" em Tebas, Distrito de Leopoldina

Começou na última sexta-feira, 15, no distrito de Tebas, Leopoldina, e termina neste domingo, 17, o "Conversa de Botequim: Comida de Buteco, Festival de Doces e Artesanato", evento organizado pela Prefeitura de Leopoldina, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Estúdio A2 e a AMOTE – Associação dos Moradores dos Tebas. Criado em 2010, este ano a festa ganhou uma  nova roupagem no formato de Festival com o objetivo de difundir e fomentar a economia criativa do distrito tebano, conforme explicou a Secretária de Cultura, Rosângela Moreira Lima Costa. O Prefeito Bené Guedes, acompanhado de seus secretários, fez a abertura oficial do evento.
Tendo como homenageado o compositor Noel Rosa, que teve familiares nascidos naquele distrito, o "Conversa de Botequim" - que também é nome de um dos maiores sucessos daquele sambista - tem como principais atrações musicais shows com Noca da Portela, nascido em Leopoldina, Ataulfo Alves Júnior, de Miraí e Maria Alcina, cataguasense. Para abrir a noite o grupo Nó na Madeira fez uma bela apresentação com sambas de raiz que fizeram sucesso no país. Logo em seguida, o show mais agurdado da noite, Noca da Portela, cantou os grandes sucessos do samba, inclusive sambas de enredo, com um vigor invejável para quem está prestes a completar 80 anos de idade. O público não se intimidou e dançou ao som do mestre e no compasso do surdo e dos tamborins.
Tebas é reconhecido internacionalmente por seus doces caseiros que já foram saboreados pela Rainha da Inglaterra e no Vaticano. Além disso, o lugarejo abriga doze botecos "que funcionam o ano inteiro já que muitas pessoas saem de Leopoldina para frequentar os bares daqui", explica Rosângela Costa. Por causa dos doces, muita gente vai a Tebas exclusivamente para comprá-los. Durante este festival, inclusive, a marca Doces Tentações está promovendo uma degustação com os visitantes. Há doces de todos os tipos, em barra, compota e cremoso. Outro atrativo da festa são os belos artesanatos produzidos em Tebas, como roupas femininas e bijuterias que a simpática Valéria, faz questão de mostrar para todos os visitantes, além de pufs, capas para almofadas e travesseiros.
O Projeto, além de fomentar a economia local, através do comércio de doces, do artesanato e das comidas de buteco, também está cuidando da preservação do meio ambiente já que todo o lixo produzido durante a festa está sendo recolhido para ser comercializado pela a AMOTE que com os recursos obtidos vai comprar móveis e equipamentos para sua sede.
Para quem quer fazer um passeio agradável com a família a melhor opção para este fim de semana é o "Conversa de Botequim". As atrações deste sábado e domingo são: Apresentação da Banda Musical Princesa Leopoldina, às 16 horas; às 20 horas, show com o grupo Nó na Madeira e em seguida show com Ataulfo Alves Júnior. Encerrando a noite de sábado, a cantora Maria Alcina promete elevar ainda mais a temperatura com seu repertório dançante. Domingo a festa começa ao meio dia com o grupo Amigos do Choro e às 15 horas é a vez do grupo de samba Kata Kata.
Veja as fotos do primeiro dia de festa que foram feitas por Juliana Junqueira.
[gallery link="file" order="DESC" columns="4"]

 

 

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Todos os direitos reservados a Marcelo Lopes - www.marcelolopes.jor.br
Proibida cópia de conteúdo e imagens sem prévia autorização!
  • Faça Parte!

desenvolvido por: